Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/431
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Osvaldo Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Osvaldo Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee2Adriano Filho, José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee3Kawaguti, Cristiane Naomi-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2744858821244919pt_BR
dc.creatorDamasceno, Leila Miranda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9674712618718667pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-13T13:48:59Z-
dc.date.available2021-08-19-
dc.date.available2022-06-13T13:48:59Z-
dc.date.issued2021-08-19-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/431-
dc.description.abstractThe Physical Education School (PE) has action beyond in the formation of the body, affecting the social and the spiritual dimension. In general, religions support its practice. However, some religious followers who are more controlling and austere regarding the social life of their followers perceive Physical Education as inadequate, for religious reasons. The research follows in search of possible mutual relationship between Physical Education and religion from the nursery age group to the youth. The central question of the research is: what kind of ideal relationship between religion and PE one would expect in the school environment? Considering that the practice of PE since the first year of life contributes to the students' health, the working hypothesis is that religions can help in this process, caring for people's physical and spiritual well-being. The methodology used was a bibliographic review, seeking to connect the development of Physical Education with the reflections of the Science of Religions about the possible relations between PE and religion.pt_BR
dc.description.resumoA Educação Física Escolar (EFE) atua para além da formação corporal, afetando integradamente o social e a dimensão do espírito humano. Geralmente, as religiões apoiam a prática da mesma. Sem embargo, alguns seguimentos religiosos mais controladores e austeros em relação à vida social dos seus adeptos, percebem a Educação Física como inadequada, por razões religiosas. A pesquisa segue em busca dos possíveis entrelaces entre Educação Física e religião desde a faixa etária do berçário até a juventude. A questão central da pesquisa é: qual o tipo de relação ideal entre religião e EFE que se esperaria no ambiente escolar? Considerando-se que a prática da EFE desde o primeiro ano de vida contribui para a saúde dos estudantes, a hipótese de trabalho é que as religiões podem auxiliar no processo, zelando pelo bem-estar físico e espiritual das pessoas. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, buscando conectar a produção da Educação Física com as reflexões das Ciências das Religiões sobre as possíveis relações entre a EFE e religião.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-13T13:48:59Z No. of bitstreams: 1 TCC - Leila Miranda Damasceno.pdf: 2702009 bytes, checksum: 9165f891c7cb68e9844eb39354d3b7c3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-13T13:48:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Leila Miranda Damasceno.pdf: 2702009 bytes, checksum: 9165f891c7cb68e9844eb39354d3b7c3 (MD5) Previous issue date: 2021-08-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALVES, Maria do Carmo D. A dinâmica da imagem do corpo: da criança ao idoso: “do tato ao contato: uma experiência de diálogo corporal”. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE [Site institucional]. [s.d.]. [n.p.]. Disponível em: https://www.psicomotricidade.com.br/artigos/artigos-dinamica-da-imagem.htm. Acesso em 20 dez. 2019. ARAÚJO, Ana Beatriz Carvalho; DEVIDE, Fabiano Pries. “Gênero” e “sexualidade” na formação em educação física: uma análise dos cursos de licenciatura das instituições de ensino superior públicas do Rio de Janeiro. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 25-41, 2019. ASSIS, Renata M.; MACIEL, Lívia M. O professor de educação física na escola: consensos e conflitos. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, XIII ENDIPE, 2006, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2006, p. 01-12. BANDEIRA, Ana Paula R. M.; SOUZA, Artur E. F.; SOARES, Rafael da S.; LOBO, Wellington G.; ROCHA, Edson L. A abordagem pedagógica saúde renovada nas aulas de Educação Física Escolar. Revista EFDeportes.com, Buenos Aires, a. 19, n. 196, p. 3-4, 2014. Disponível em: https://efdeportes.com/efd196/saude-renovada-nas-aulas-de-educacao-fisica-escolar.htm. Acesso em: 22 mai. 2021. BETTI, Mauro; LIZ, Marlene T. F. Educação Física Escolar: a perspectiva de alunas do ensino fundamental. Revista Motriz, Rio Claro, v. 9, n. 3, p. 135-142, 2003. BETTI, Mauro; FERRAZ, Osvaldo L.; DANTAS, Luiz E. P. B. T. Educação Física Escolar: estado da arte e direções futuras. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v. 25, p.105-115, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbefe/v25nspe/11.pdf. Acesso em: 05 mai. 2021. BISSOLI, Michelle de Freitas. Development of children's personality: the role of early childhood education. Psicol. estud., Maringá, v. 19, n. 4, p. 587-597, 2014. Disponível em https://doi.org/10.1590/1413-73722163602. Acesso em: 04 fev. 2021. BORGES, Carlos Nazareno Ferreira. Esporte e religião. In: ATLAS DO ESPORTE NO BRASIL. Rio de Janeiro: CONFEF, 2006, [n.p.]. Disponível em: http://www.atlasesportebrasil.org.br/textos/291.pdf. Acesso em: 22 mai. 2021. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: Educação física. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf. Acesso em: 23 nov. 2020. CAMARGO, André Luiz Lopes. O mover do corpo sagrado: implicações para a educação física escolar em face da religiosidade de estudantes evangélicos no município de Vila Velha (ES). Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2018. Disponível em: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/ prefix/256. Acesso em: 05 dez. 2020. CAMILO; Filipe C.; PITOMBEIRA, Leymar P.; DEBIEN, Jurema B. P.; CANTANHEDE, Aroldo L. I. Abordagens pedagógicas na Educação Física: um estudo na educação infantil de Belo Horizonte. Revista EFDeportes.com, Buenos Aires, n. 146, [n.p.], 2010. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd146/abordagens-pedagogicas-da-educacao-fisica.htm. Acesso em: 15 mar. 2020. COSTA, A. S. Desporto e conhecimento do homem. In: Congresso de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. As ciências do desporto e a prática desportiva no Espaço da Língua Portuguesa, II, Porto-Portugal. Anais... Porto: Univ. do Porto, 1991, [n.p.]. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/desporto-conhecimento-homem. Acesso em: 22 mai. 2021. DEL PRIORE, M. Corpo a corpo com a mulher: pequena história das transformações do corpo feminino no Brasil. São Paulo: SENAC, 2000. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio século XXI: o dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. FERREIRA, Heraldo Simões; SAMPAIO, José Jackson Coelho. Tendências e abordagens pedagógicas da Educação Física Escolar e suas interfaces com a saúde. Revista EFDeportes.com, Buenos Aires, a. 18, n. 182, [n.p.], 2013. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd182/tendencias-pedagogicas-da-educacao-fisica-escolar.htm#:~:text=Ghiraldelli%20(1998)%2C%20explica%20que,Competitivista%20(1964%20a%201985).&text=A%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20F%C3%ADsica%20Popular%20se%20desmembra%20em%20v%C3%A1rias%20abordagens%5B2%5D. Acesso em: 23 nov. 2020. FERREIRA, Lucas V. O. Educação física, esporte e religião: interferências e relações. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: http://www.eeffto.ufmg.br/biblioteca/1839.pdf Acesso em: 05 mai. 2021. FERREIRA, Maria E. M. P. O corpo segundo Merleau-Ponty e Piaget. Revista Ciência e Cognição, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 47-61, 2010. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/424/233. Acesso em: 23 nov. 2020. FERREIRA, Norma S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, a. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/ pdf/es/v23n79/10857.pdf. Acesso em: 05 mai. 2021. FREIRE, I. M.; DANTAS, M. H. de A. Educação e corporeidade: um novo olhar sobre o corpo. Revista Holos, Natal, a. 28, v. 4, p. 148-157, p. 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4815/481549278012.pdf. Acesso em: 02 dez. 2020. GARCIA, R. P; LEMOS, K. Temas (quase éticos) de desporto. Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2005. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. GEERTZ, Clifford. Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. GEERTZ, Clifford. Religion as a cultural system. In: BANTON, M. (org.) Anthropological approaches to the study of Religion. Londres: Tavistock, 1966. p. 01-46. GHIRALDELLI JÚNIOR, P. Educação Física progressista. São Paulo: Loyola, 1998. GÓIS JÚNIOR, E. G.; MELO V. A.; SOARES, A. J. G. Para a construção da nação: debates brasileiros sobre a educação do corpo na década de 1930. Educação e Sociedade, Campinas, v. 36, n. 131, p. 343-360, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200343. Acesso em: 15 dez. 2020. GONÇALVES, Andreia S.; AZEVEDO, Aldo A. A Re-significação do corpo pela Educação Física Escolar, face ao estereótipo do corpo ideal construído na contemporaneidade. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 201-219, 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/1083/1679. Acesso em: 01 dez. 2020. GUIRRA, Frederico J. S. A Educação Física no Contexto escolar: novos olhares, velhas práticas. Revista Facisa, Barra do Garças, v. 2, n. 1, p. 45-55, 2013. Disponível em: http://periodicos.unicathedral.edu.br/revistafacisa/article/view/24/20. Acesso em: 01 dez. 2020. HABERMAS, Jürgen. Entre naturalismo e religião: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007. HARO, Guilherme K. Futebol e valores religiosos: uma revisão da literatura. Monografia (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/18900/ 000732415.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 22 mai. 2021. IBAÑES, R. Valores, objetivos y actitudes en educación. Valladolid: Miñon, 1976. JOÃO PAULO II. O desporto é um dom de Deus. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2000. KAWASHIMA, L. B.; MOREIRA, E. C. A pesquisa-ação em educação física escolar: um estudo exploratório nos programas de pós-graduação. Pensar a Prática, Goiânia, a. 19, v. 3, p. 639-652, 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/39400/pdf. Acesso em: 15 mai. 2021. KERSCNER, Vanusa; CAUDURO, Maria T. O conhecimento sobre o corpo da Educação Física. Revista EFDeportes.com, Buenos Aires, a. 18, n. 180, [n.p.], 2013. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd180/o-conhecimento-sobre-o-corpo-nas-aulas.htm. Acesso em: 12 mar. 2020. LEE, Jason W. An Overview of the Reciprocal Relationship between Sport and Religion. Smart Online Journal, Jacksonville-Florida, v. 1, n. 1, p. 26-30, 2004. Disponível em: http://www.thesmartjournal.com/SMART-religion.pdf. Acesso em: 05 mai. 2021. MAGALHÃES, Lúcia Maria Azevedo. Teoria da personalidade em Carl Gustavo Jung. In: REIS, Alberto Olavo Advincula; GONÇALVES, Waldir Lourenço; MAGALHÃES, Lúcia Maria Azevedo. Teorias da personalidade em Freud, Reich e Jung. São Paulo: EPU, 1984. MANSUR, Ofelia Machado. A evasão nas aulas de educação física escolar na percepção, dos/das docentes de educação física em função da expressão religiosa discente. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2019. Disponível em: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/283. Acesso em: 05 dez. 2020. MARIANO, Marina; ALTMANN, Helena. Educação Física na Educação Infantil: Educando crianças ou meninos e meninas? Cadernos Pagu, Campinas, n. 46, p. 411-438, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cpa/n46/1809-4449-cpa-46-0411.pdf. Acesso em: 22 mai. 2021. MATTOS, Rafael da Silva; GRIVET, Eliane; CASTRO, Juliana Brandão Pinto; ESPÍRITO SANTO, Wecisley Ribeiro; SABINO, César; RETONDAR, Jeferson José Moebus; GAMA, Dirceu. Sobrevivendo ao estigma da hipertrofia: notas etnográficas sobre o fisiculturismo feminino. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 97-113, 2019. MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 1998. MEDEIROS, Rosie; RAMOS, Thays A. M. S. Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociais. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 69, p. 311-324, 2018. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_ 110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 mai. 2021. MONTEIRO, Alberto O. Desporto: da excelência à Virtude. Um caminho para crianças, jovens e adultos. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade do Minho, Braga, 2007. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/11319/ 000612922.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 22 mai. 2021. NOGUEIRA, Quéfren W. C. Educação Física, cultura e a produção de significados. Revista Educar, Curitiba, n. 26, p. 197-214, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ er/n26/n26a14.pdf. Acesso em: 02 dez. 2020. NOVAES, Joana de Vilhena; IANNELLI, Adriana Machado. A dimensão simbólica do corpo e o fenômeno social da corpolatria. Revista Desafios, Palmas, v. 2, n. 1, p. 176-189, 2015. RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. RIGONI, Ana Carolina Capellini. Marcas da religião evangélica na educação do corpo feminino: implicações para a educação física escolar. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/275140. Acesso em: 05 mai. 2021. RIGONI, Ana Carolina C. Religião e educação do corpo feminino. Revista EFDeportes.com, Buenos Aires, a. 14, n. 133, p. 1-2, 2009. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd133/ religiao-e-educacao-do-corpo-feminino.htm. Acesso em: 21 nov. 2020. RIGONI, Ana Carolina C. Corpos na escola: (des) compassos entre a Educação Física e a Religião. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013a. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/296870778.pdf. Acesso em: 23 nov. 2020. RIGONI, Ana Carolina C. Corpo e religião: aproximações possíveis. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (CONBRACE), XVIII; CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (CONICE), V, 2013. Anais... Brasília: CONBRACE; CONICE, 2013b. p. 1-13. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/ index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/4832/2913. Acesso em: 03 dez. 2020. RIGONI, Ana Carolina C.; DAOLIO, Jocimar. Corpos na escola: reflexões sobre Educação Física e religião. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 875-894, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/40678/31580. Acesso em: 02 dez. 2020. RIGONI, Ana Carolina C. Um breve ensaio sobre corpo e religião: relações e transformações ao longo da história. Revista Ciências da Religião, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 127-145, 2016. RIGONI, Ana Carolina C.; PRODÓCIMO, E. Corpo e religião: marcas da educação evangélica no corpo feminino. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 1, p. 227-243, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbce/v35n1/a17v35n1.pdf. Acesso em: 01 ago. 2020. ROBLE, Odilon José; MOREIRA, Maria Inês Badaró; SCAGLIUSI, Fernanda Baeza. A educação física na saúde mental: construindo uma formação na perspectiva interdisciplinar. Interface, Botucatu, v. 16, n. 41, p. 567-578, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/icse/v16n41/aop3112.pdf. Acesso em: 05 dez. 2020. RODRIGUES, Leonardo L.; BRACHT Valter. As culturas da Educação Física. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 32, n. 1, p. 93-107, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbce/v32n1/v32n1a07.pdf. Acesso em: 02 dez. 2020. RYAN, Thomas. Para uma espiritualidade dos esportes. Concilium, Petrópolis, n. 225, n. 5, p. 116-125, 1989. SACRISTÁN, J. Gimeno. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional do professor. In: NÓVOA, António (org.). Profissão professor. 2. ed. Lisboa: Porto, 1995. p. 63-92. SANTANA, Dayane Pereira de; COSTA, Célia Regina Bernardes. Educação Física escolar na promoção da saúde. Revista Núcleo do Conhecimento, São Paulo, a. 1, v. 10, p. 171-185, 2016. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/escolar-promocao-saude?pdf=6042. Acesso em: 22 mai. 2021. SETTON, Maria G. J.; VALENTE, Gabriela A. Religião e educação: um desafio para o trabalho docente – entrevista com Françoise Lantheaume. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, p. 1-15, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v44/1517-9702-ep-44-e201844002002.pdf. Acesso em: 15 mai. 2021. SEVERINO, Cláudio Delunardo; CORREA, Amanda Santos R. C. Educação Física em creches: um estudo de caso a partir da percepção de professoras do município de Pinheiral. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 13, n. 38, p. 109-120, 2018. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/view/1547. Acesso em: 22 mai. 2021. SILVA FILHO, José Carlos Almeida. Capoeira, religião e educação física: amálgama entre religiosidade, cultura e pessoalidade. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2018. Disponível em: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/160. Acesso em: 05 dez. 2020. SILVA, Bruno Machado Belisario. O problema do dualismo corpo e alma: por uma visão integral do ser humano nas aulas de educação física. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2018. Disponível em: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/299. Acesso em: 05 dez. 2020. SILVA, Letícia Rodrigues Teixeira. As práticas corporais na Renovação Carismática Católica: orações, danças e aventura no Projeto Juventude Fiel. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/37859/1/2019_Let%C3%ADciaRodriguesTeixeiraeSilva.pdf. Acesso em: 05 dez. 2020. SIMÕES, A. C; CONCEIÇÃO, P. F. M. Gestos e expressões faciais de árbitros, atletas e torcedores em um estádio de futebol: uma análise das imagens transmitidas pela televisão. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 18, n. 24, p. 343-361, 2004. p. 357. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16574/18287. Acesso em: 22 mai. 2021. SOARES, C.; TAFFAREL, C.; ESCOBAR, M. A educação física escolar na perspectiva do século XXI. In: MOREIRA, Wagner Wey (org.). Educação física e esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 1993, p. 211-224. SOUZA, Alexandre Rocha. A influência da religião na prática das aulas de Educação Física. Revista Digital EFDeportes.com, Buenos Aires, a. 20, n. 208, [n.p.], 2015. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd208/a-influencia-da-religiao-na-educacao-fisica.htm. Acesso em: 22 mai. 2021. VARGAS, Nairo de Souza. Símbolo e psicossomática: o corpo simbólico. Revista Junguiana, São Paulo, n. 20, p. 29-34, 2002. VELOZO, E. L., Educação física, ciência e cultura. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 31, n. 3, p. 79-93, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbce/v31n3/v31n3a06.pdf. Acesso em: 02 dez. 2020. WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Rio de Janeiro: Andes, 1974.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E RELIGIÃO: DO BERÇÁRIO À JUVENTUDEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Leila Miranda Damasceno.pdfTCC - Leila Miranda Damasceno2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.