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metadata.dc.type: Dissertação
Title: EXPERIÊNCIAS SOBRE A FORMAÇÃO E A DOCÊNCIA NA ÁREA DE ENSINO RELIGIOSO EM CARIACICA-ES
metadata.dc.creator: SILVA, RUBENS DORNELAS DA
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, David Mesquiati de
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Osvaldo Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, David Mesquiati de
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação pretende avaliar a contribuição da disciplina de Ensino Religioso Escolar na formação integral de crianças e jovens do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Cariacica-ES, a partir das experiências dos docentes, relatadas nas formações continuadas, bem como, levantar pistas para o aprimoramento da formação docente. A metodologia adotada serviu-se de dois recursos de análise qualitativa: uma pesquisa teórica e documental da história da disciplina no cenário nacional, com destaque para a legislação federal e estadual, além de questões teóricas sobre Filosofia do Ensino Religioso Escolar e uma pesquisa de campo com professores da disciplina, todos da rede pública municipal de Cariacica-ES, por meio de entrevistas semi-estruturadas e questionário, a fim de recolher reflexões e experiências sobre a formação e sobre a docência nesta área. Foram entrevistados 11 professores em 11 escolas municipais, totalizando 11 entrevistas entre o período de março de 2015 a outubro de 2016. A análise dos resultados considerou significativa a contribuição particular do Ensino Religioso Escolar (ERE) na grade curricular da escola pública, levantou algumas questões de ordem legal relacionadas à interpretação dos pressupostos e objetivos da disciplina e sugeriu pistas de ação para um aprimoramento da capacitação e formação permanente oferecida pela Coordenação de Formação Continuada do Município.
Abstract: The present dissertation intends to evaluate the contribution of the Religious Education subject in the integral formation of children and young people in Elementary School of the public network of Cariacica - ES, from the experiences of teachers, related in continuing education meetings, as well as to do a research in order to improve the teachers' formation. The methodology adopted was based on two qualitative analysis resources: Theoretical and documentary discipline history research in national scenario, highlighting federal and state legislations, besides theoretical questions about Religious Education Philosophy and in the camp research with discipline, all of Cariacica municipal public network, through sine- structured interviews and questionnaire, in order to collect reflections and experiences about training and teaching in this area. Eleven teachers were interwed in eleven public schools, in a total of eleven interviews between March 2015 an October 2016. The analysis of the results considered significant the particular contribution of Religious Education in the school curriculum, raised some legal issues related to the interpretation of the order for good improvement in the Training and Permanent Formation offered by the Coordination of Continued Formation of the Municipality.
Keywords: Ensino Religioso. Escola Pública. Formação Docente
Religious Education. Public School. Teacher training.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Ciências da Religiões
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/43
Issue Date: 30-Nov-2017
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