Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.contributor.referee2Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee3Correia, Marina Aparecida Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5321433947150449pt_BR
dc.creatorMachado, Joana Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3215136849475974pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-13T13:19:18Z-
dc.date.available2021-08-10-
dc.date.available2022-06-13T13:19:18Z-
dc.date.issued2021-08-10-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/428-
dc.description.abstractThis research work has as general objective to identify the religions of African matrix present in the quilombo Sítio dos Crioulos, located in Jerônimo Monteiro-ES and understand how these religious practices change throughout the history of the quilombo and influence the religious practice of the municipality nowadays. The specific objectives of the study stand out: to know briefly the history of quilombos; identify the religions present in the quilombo Sítio dos Crioulos, their origin and evolution of the religious practices of the descendants of slaves living in this quilombo; to know the social representations of religions of African matrix in the contemporary history of the municipality of Jerônimo Monteiro-ES and contribute to subsidize an anti-racist educational work that addresses the issues of the locality involving quilombolas, schools and institutions. The method of the study is the bibliographical research for the elaboration of the theoretical framework, followed by a field research through interviews with the leader of the Community Sítio dos Crioulos, 20 quilombolas, the parish priest of the Catholic Church, the Secretary of Education, Culture and Tourism and a School Director of the municipality of Jerônimo Monteiro-ES. Based on the knowledge and identification of the local reality and the historical relevance of the Crioulos Site, the study suggests the construction of educational projects that consider this reality, which contribute to the dissemination of knowledge about the religious practices of quilombolas to the general society to overcome the scenario of denial of these practices that today puts at risk the preservation of culture, the traditions and history of the Maroons.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa tem como objetivo geral identificar as religiões de matriz africana presentes no quilombo Sítio dos Crioulos, localizado em Jerônimo Monteiro-ES e compreender como essas práticas religiosas se alteram ao longo da história do quilombo e influenciam na prática religiosa do município nos dias de hoje. Como objetivos específicos do estudo destacam-se: conhecer brevemente a história dos quilombos; identificar as religiões presentes no quilombo Sítio dos Crioulos, sua origem e evolução das práticas religiosas dos descendentes de escravos que vivem neste quilombo; conhecer as representações sociais das religiões de matriz africana na história contemporânea do município de Jerônimo Monteiro-ES e contribuir para subsidiar um trabalho educativo antirracista que contemple as questões da localidade envolvendo quilombolas, escolas e instituições. O método do estudo é a pesquisa bibliográfica para a elaboração do marco teórico, seguida de uma pesquisa de campo por meio de entrevistas com a líder da Comunidade Sítio dos Crioulos, 20 quilombolas, o pároco da Igreja Católica, o Secretário de Educação, Cultura e Turismo e uma Diretora de Escola do município de Jerônimo Monteiro-ES. A partir do conhecimento e identificação da realidade local e da relevância histórica do Sítio dos Crioulos, o estudo sugere a construção de projetos educativos que considerem esta realidade, que contribuam para disseminação do conhecimento sobre as práticas religiosas dos quilombolas junto à sociedade geral para superar o cenário de negação dessas práticas que hoje coloca em risco a preservação da cultura, das tradições e da história dos quilombolas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-13T13:19:18Z No. of bitstreams: 1 TCC - Joana Maria Machado.pdf: 18222091 bytes, checksum: d2cc547f9b2ad48c4a01ff5c7c5e29a4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-13T13:19:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Joana Maria Machado.pdf: 18222091 bytes, checksum: d2cc547f9b2ad48c4a01ff5c7c5e29a4 (MD5) Previous issue date: 2021-08-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesAGNOLIN, Adone. História das religiões: Perspectiva histórico-comparativa. São Paulo: Editora Paulinas, 2019. BARBOSA, Paulo Sérgio Medeiros. Saberes e Fazeres Sítio dos Crioulos: inventário participativo do ponto de memória. Jerônimo Monteiro: Associação Quilombos Sítio dos Crioulos, 2017. BASTIDE, Roger. The African Religions of Brazil: Toward a Sociology of the Interpretation of Civilizations. London: John Hopkins University Press, 1978. BATISTA, Milena Xibile. Candomblé e Umbanda no Espírito Santo. In. OLIVEIRA, Osvaldo Martins de (org.). Negros no Espírito Santo. 2. ed. Vitória: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2016. BRASIL. Constituição Federal da República do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 25 out. 2019. BRASIL. Ministério da Educação / Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006. BROWN, Diana. Umbanda: Religion and Politics in Urban Brazil. New York: Columbia University Press, 1994. CAMPOS, Adriana Pereira. Escravidão, reprodução endógena e crioulização: o caso do Espírito Santo no Oitocentos. Topoi, v. 12, n. 23, p. 84-96, jul.-dez. 2011. CASSAB, Latif Antonia. Subjetividade e Pesquisa: expressão de uma identidade. Revista Katálysis, v. 7, n. 2, p. 181-191, 2004. CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999. CAVALLEIRO, Elaine dos Santos. (Org.). Racismo e antirracismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001. CECCHETTI, Elcio; OLIVEIRA, Lílian Blanck de. Diversidade religiosa e direitos humanos: conhecer, respeitar e conviver. RIDH, Bauru, n. 4, p. 181-197, jun. 2015. COUTINHO, José Pereira. Religião e outros conceitos. Sociologia, Porto, v. 24, dez. 2012. CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão. Expressões religiosas de matriz africana em quilombo protestante no Amapá-AP. PLURA, Revista de Estudos de Religião, v. 10, n. 1, p. 71-90, 2019. DESPLAND, Michel. Les hiérarchies sont ébranlées: Politiques et théologies au XIX e siècle, Québec, Fides, 1998. ENGLER, Steven. Teoria da Religião Norte-americana: Alguns Debates Recentes. Revista de Estudos da Religião, n. 4, p. 27-42, 2004. FLORENTINO, Manolo Garcia. Novas notas sobre o mercado de escravos para o brasil - séculos XVIII E XIX. Disponível em: http://www.abphe.org.br/arquivos/manolo-garcia-florentino.pdf. Acesso em: 09 abr. 2021. FURTADO, Marcella Brasil; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira; ALVES, Cândida Beatriz. Cultura, identidade e subjetividade quilombola: uma leitura a partir da psicologia cultural. Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 106-115, 2014. GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Movimento negro e educação. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 15, p. 134-158, 2000. JENSEN, Tina Gudrun. Discursos sobre as religiões afro-brasileiras: da desafricanização para a reafricanização. Revista de Estudos da Religião, 1, p. 1-21, 2001. LAMAS, Rita Suriani. A formação das religiões afro-brasileiras: A interferência do sincretismo religioso. Sacrilegens, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 222-232, jan-jun. 2019. LEITE, Ilka Boaventura. Os quilombos no Brasil: questões conceituais e normativas. Etnográfica, v. 4, n. 2, p. 333-354, 2000. LOPES, Helena Theodoro; SIQUEIRA, José Jorge; NASCIMENTO, Beatriz. Negro e Cultura Negra no Brasil. Rio de Janeiro: UNIBRADE/UNESCO, 1987. MACIEL, Cleber. Origens dos Negros Capixabas. In: MARTINS, Osvaldo Martins de (org.). Negros no Espírito Santo. 2. ed. Vitória: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2016. MOURA, Clóvis. Rebeliões da Senzala: quilombos, insurreições e guerrilhas. Porto Alegre: Mercado0 Aberto, 1988. MUNANGA, Kabengele. Origem e Histórico do Quilombo na África. Revista da USP, n. 28, p. 56-63, 1996. NASCIMENTO, Abdias do. O quilombismo. Brasília: Fundação Palmares, 2002. NEGRÃO, Lísias Nogueira. Umbanda e Questão moral: Formação e Atualidade no Campo Umbandista em São Paulo. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993. OLVEIRA, Osvaldo Martins. Comunidades quilombolas no estado do Espírito Santo. Ruris, v. 5, n. 2, set. 2011. PRANDI, Reginaldo. O Brasil com axé: Candomblé e Umbanda no mercado religioso. Estudos Avançados, v. 18, n. 52, p. 223-238, 2004. RIBEIRO, Osvaldo Luis. Teorias (e quase teorias) da religião: um olhar descritivo. Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 17, n. 53, p. 723-756, ago. 2019. ROSENDAHL, Zeny. Geografia da Religião: uma proposição temática. GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, 11, p. 9-19, 2002. ROSENDAHL, Zeny. Território e territorialidade: uma perspectiva geográfica para o estudo da religião. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina, 20 a 26 de março de 2005, Universidade de São Paulo. SANCHIS, Pierre. As religiões dos brasileiros. Horizonte, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 28-43, 1997. SANTANA-FILHO, Diosmar M., GERMANI, Guiomar Inez. Análise do Estado Nacional constitucionalidade dos territórios quilombos na Bahia. In: ENCUENTRO DE GEÓGRAFOS DE AMÉRICA LATINA, REENCUENTRO DE SABERES TERRITORIALES LATINO AMERICANOS, XIV, Anais… XIV Encuentro de Geógrafos de América Latina, Peru, 2013, Unión Geográfica Internacional, Peru, v. 1, 2013. SANTANA-FILHO, Diosmar M.; GERMANI, Guiomar Inez. A identidade política e social quilombo no Brasil do século XXI. Revista da ABPN, Goiânia, v. 6, n. 12, p. 78-101, 2014. SILVA, Adalmir José da; OLIVEIRA, Edivania Granja da Silva Oliveira. Conceição das crioulas: território e identidade no processo decolonial. Revista Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 3, n. 8, 169-183, 2017. SIMÕES, Jaqueline de Souza et. al. A vivência da fé sob o estigma na percepção de praticantes de religiões afro-brasileiras em Montes Claros. Sacrilegens, Juiz de Fora, v. 17, n. 1, p. 262-275, jan-jun. 2020. STEIL, Carlos Alberto; TONIOL, Rodrigo. A crise do conceito de religião e sua incidência sobre a antropologia. In: GIUMBELLI, Emerson; BÉLIVEAU, Verónica Gimenéz. (Orgs.). Religión, cultura y política en las sociedades del siglo XXI. Buenos Aires: Biblos Editora, 2013. TADVALD, Marcelo. Identidade e diversidade religiosa no Brasil. Latitude, v. 9, n. 2, 2015. VELHO, Otávio. Globalização: antropologia e religião. In: ORO, Ari Pedro; STEIL, Carlos Alberto (Orgs.). Globalização e Religião. Petrópolis: Vozes, 1997.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectQuilombopt_BR
dc.subjectAfrodescendentespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleRELIGIÕES BRASILEIRAS DE MATRIZ AFRICANA E HISTÓRIA: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS A PARTIR DA RELIGIOSIDADE DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO SÍTIO DOS CRIOULOS NO MUNICÍPIO DE JERÔNIMO MONTEIRO – ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Joana Maria Machado.pdfTCC - Joana Maria Machado17,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.