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dc.contributor.advisor1Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee2Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Juliana Marcondes Pedrosa de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9107526288043362pt_BR
dc.creatorOliveira, Robson Prati Neves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5177401771145512pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-13T12:37:58Z-
dc.date.available2021-06-30-
dc.date.available2022-06-13T12:37:58Z-
dc.date.issued2021-06-30-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/427-
dc.description.abstractThe present dissertation based on the area of concentration, Religion and Public Space and Line of Action: Religion and Public Sphere proposed to pursue the general objective based on the thought of Carl Gustav Jung (1875-1961), founder of Analytical Psychology, in the intention to understand the relationship between religious phenomenon, its reflexes, phenomena and possible influences on the behavioral attitudes of the subjects inserted in the Brazilian educational process. The specific study questions present the conceptualization of religion, historical conception and elements of the religious phenomenon in the light of Jung's perspective, the influence of this in the educational process; the symbolic importance of religious dogmas and the irrationality of beliefs and their implications in the psyche of the subjects, inferring in the behavioral weaknesses of the educational field. The justification is built in the face of the problem raised in which school education must be organized as a fundamental element in human development, the Public Policies expressed by the laws, methodologies and curricula in force have not yet been enough to face social exclusion and guarantee the development of the subjects' psychological potential. The methodology used is bibliographic, with a theoretical framework guided by Jung himself, when presenting concepts, origin, evolution, characteristics, effectiveness, principles of Analytical Psychology and the emphasis that this attributes to the religious when pointing out that this phenomenon presents itself according to the function psychic involved, therefore, emphasizes the importance of observing the forms of religious thought in the contribution of the educational process. It is concluded that the difficulties faced in Brazilian education require a teacher prepared in the field of emotional intelligence and Jung's contributions emerge the profile of the teacher taken by the archetype of the master-apprentice enhancing the citizen school. Furthermore, the transference process of the unconscious contents involved in the educator-student relationship suggests the importance of acting on the educator's personality, in order to develop, not only the cognitive aspect, but, mainly, affectivity and sensitivity, in order to enable the capacity of the student to teach and the teacher to learn.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação com fundamento na área de concentração, Religião e Espaço Público e Linha de Atuação: Religião e Esfera Pública propôs a perseguir o objetivo geral a partir do pensamento de Carl Gustav Jung (1875- 1961), fundador da Psicologia Analítica, na intenção de compreender a relação entre fenômeno religioso, os seus reflexos e possíveis influências nas atitudes comportamentais dos sujeitos inseridos no processo educacional brasileiro. As questões específicas de estudo apresentam a conceituação de religião, concepção histórica e elementos do fenômeno religioso à luz da perspectiva de Jung, o influxo desta no processo educacional; a importância simbólica dos dogmas religiosos e da irracionalidade das crenças e suas implicações na psique dos sujeitos, inferindo nas fragilidades comportamentais do campo educativo. A justificativa se constrói diante do problema levantado em que a Educação escolar deva se organizar como elemento primordial no desenvolvimento humano. As políticas públicas expressas pelas legislações, metodologias e currículos vigentes, ainda não têm sido o suficiente para o enfrentamento da exclusão social e a garantia do desenvolvimento das potencialidades psicológicas dos sujeitos. A metodologia utilizada é bibliográfica, com referencial teórico pautado pelo próprio Jung, ao apresentar conceitos, origem, evolução, características, eficácia, princípios da Psicologia Analítica e a ênfase que esta atribui ao religioso ao apontar que este fenômeno se apresenta de acordo com a função psíquica envolvida, por isso, ressalta a importância em observar as formas do pensamento religioso na contribuição do processo educativo. Conclui-se que as dificuldades enfrentadas na educação brasileira exigem um professor preparado no campo da inteligência emocional e as contribuições de Jung despontam o perfil do docente tomado pelo arquétipo do mestre-aprendiz potencializando a escola cidadã. Ademais, o processo transferencial dos conteúdos inconscientes envolvidos na relação educador-aluno sugere a importância de atuação sobre a personalidade do educador, no sentido de desenvolver, não somente o aspecto cognitivo, mas, principalmente, a afetividade e a sensibilidade, a fim de possibilitar a capacidade de o aluno ensinar e do professor aprender.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-13T12:37:58Z No. of bitstreams: 1 TCC - Robson Prati Neves de Oliveira.pdf: 24102766 bytes, checksum: f1b2ffe2b948719e7b845467f887c165 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectVisãopt_BR
dc.subjectJungpt_BR
dc.subjectPsicologia Analíticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPersonalidadept_BR
dc.subjectFunção Psíquicapt_BR
dc.subjectAvançopt_BR
dc.subjectPráticas Públicaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO FENÔMENO RELIGIOSO NA VERTENTE DA PSICOLOGIA DE CARL GUSTAV JUNG: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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