Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/427
Tipo: Dissertação
Título: O FENÔMENO RELIGIOSO NA VERTENTE DA PSICOLOGIA DE CARL GUSTAV JUNG: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO
Autor(es): Oliveira, Robson Prati Neves de
Primeiro Orientador: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Primeiro membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Segundo membro da banca: Marlow, Sergio Luiz
Terceiro membro da banca: Souza, Juliana Marcondes Pedrosa de
Resumo: A presente dissertação com fundamento na área de concentração, Religião e Espaço Público e Linha de Atuação: Religião e Esfera Pública propôs a perseguir o objetivo geral a partir do pensamento de Carl Gustav Jung (1875- 1961), fundador da Psicologia Analítica, na intenção de compreender a relação entre fenômeno religioso, os seus reflexos e possíveis influências nas atitudes comportamentais dos sujeitos inseridos no processo educacional brasileiro. As questões específicas de estudo apresentam a conceituação de religião, concepção histórica e elementos do fenômeno religioso à luz da perspectiva de Jung, o influxo desta no processo educacional; a importância simbólica dos dogmas religiosos e da irracionalidade das crenças e suas implicações na psique dos sujeitos, inferindo nas fragilidades comportamentais do campo educativo. A justificativa se constrói diante do problema levantado em que a Educação escolar deva se organizar como elemento primordial no desenvolvimento humano. As políticas públicas expressas pelas legislações, metodologias e currículos vigentes, ainda não têm sido o suficiente para o enfrentamento da exclusão social e a garantia do desenvolvimento das potencialidades psicológicas dos sujeitos. A metodologia utilizada é bibliográfica, com referencial teórico pautado pelo próprio Jung, ao apresentar conceitos, origem, evolução, características, eficácia, princípios da Psicologia Analítica e a ênfase que esta atribui ao religioso ao apontar que este fenômeno se apresenta de acordo com a função psíquica envolvida, por isso, ressalta a importância em observar as formas do pensamento religioso na contribuição do processo educativo. Conclui-se que as dificuldades enfrentadas na educação brasileira exigem um professor preparado no campo da inteligência emocional e as contribuições de Jung despontam o perfil do docente tomado pelo arquétipo do mestre-aprendiz potencializando a escola cidadã. Ademais, o processo transferencial dos conteúdos inconscientes envolvidos na relação educador-aluno sugere a importância de atuação sobre a personalidade do educador, no sentido de desenvolver, não somente o aspecto cognitivo, mas, principalmente, a afetividade e a sensibilidade, a fim de possibilitar a capacidade de o aluno ensinar e do professor aprender.
Resumo Alternativo: The present dissertation based on the area of concentration, Religion and Public Space and Line of Action: Religion and Public Sphere proposed to pursue the general objective based on the thought of Carl Gustav Jung (1875-1961), founder of Analytical Psychology, in the intention to understand the relationship between religious phenomenon, its reflexes, phenomena and possible influences on the behavioral attitudes of the subjects inserted in the Brazilian educational process. The specific study questions present the conceptualization of religion, historical conception and elements of the religious phenomenon in the light of Jung's perspective, the influence of this in the educational process; the symbolic importance of religious dogmas and the irrationality of beliefs and their implications in the psyche of the subjects, inferring in the behavioral weaknesses of the educational field. The justification is built in the face of the problem raised in which school education must be organized as a fundamental element in human development, the Public Policies expressed by the laws, methodologies and curricula in force have not yet been enough to face social exclusion and guarantee the development of the subjects' psychological potential. The methodology used is bibliographic, with a theoretical framework guided by Jung himself, when presenting concepts, origin, evolution, characteristics, effectiveness, principles of Analytical Psychology and the emphasis that this attributes to the religious when pointing out that this phenomenon presents itself according to the function psychic involved, therefore, emphasizes the importance of observing the forms of religious thought in the contribution of the educational process. It is concluded that the difficulties faced in Brazilian education require a teacher prepared in the field of emotional intelligence and Jung's contributions emerge the profile of the teacher taken by the archetype of the master-apprentice enhancing the citizen school. Furthermore, the transference process of the unconscious contents involved in the educator-student relationship suggests the importance of acting on the educator's personality, in order to develop, not only the cognitive aspect, but, mainly, affectivity and sensitivity, in order to enable the capacity of the student to teach and the teacher to learn.
Palavras-chave: Religião
Visão
Jung
Psicologia Analítica
Educação
Personalidade
Função Psíquica
Avanço
Práticas Públicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/427
Data do documento: 30-Jun-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Robson Prati Neves de Oliveira.pdfTCC - Robson Prati Neves de Oliveira23,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.