Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/425
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee3Hernandez-Piloto, Sumika Soares de Freitas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3864404510904567pt_BR
dc.creatorEleoterio, Josiane Nascimento da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0405212726597509pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-10T17:37:04Z-
dc.date.available2021-06-30-
dc.date.available2022-06-10T17:37:04Z-
dc.date.issued2021-06-30-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/425-
dc.description.abstractThe objective of this work is to analyze to what extent the awakening of religiosity in childhood contributes to the formation of the individual, based on diversity at school. The specific objectives are: a) to conceptualize and relate the religious conscience worked on in Early Childhood Education; b) point out alternative approaches to children's religiosity, to encourage respect for diversity at school; c) identify ways to improve the development of religious awareness in Early Childhood Education, in schools in Vila Velha (ES) and Cariacica (ES). The study is justified by the need to inhibit exclusion trends in the school environment and in life. The research reaches the reality of two municipal public schools dedicated to Early Childhood Education, one in the city of Vila Velha (ES) and the other in Cariacica (ES). As for the research problem: is it possible to provide the student body with the formation of their religious awareness in Early Childhood Education, through interaction/coexistence, to promote more diversity in the school environment? Regarding the methodology, a bibliographic study was adopted, combined with field research, to analyze the issue of religiosity and childhood among students of Early Childhood Education. The research universe is composed of twenty teachers and two hundred fathers/mothers of students enrolled in the mentioned schools. The sample represents about ten percent of the number of teachers and ten percent of the number of parents/mothers. Regarding the methodology, a bibliographic study was adopted, combined with field research, to analyze the issue of religiosity and childhood among students of Early Childhood Education. The data survey heard twenty teachers and two hundred parents of students enrolled in the mentioned schools. The semi-structured questionnaire was the collection instrument, consisting of ten questions in the multiple-choice system, distributed among the sample subjects.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar até que ponto o despertar da religiosidade na infância contribui para a formação do indivíduo, a partir da diversidade na escola. Os objetivos específicos são: a) conceituar e relacionar a consciência religiosa trabalhada na Educação Infantil; b) apontar alternativas de abordagens sobre a religiosidade das crianças, para motivar o respeito à diversidade na escola; c) identificar formas de se melhorar o desenvolvimento da consciência religiosa na Educação Infantil, em escolas de Vila Velha (ES) e Cariacica (ES). O estudo se justifica pela necessidade de se inibir tendências de exclusão no ambiente escolar e na vida. A pesquisa alcança a realidade de duas escolas públicas municipais voltadas à Educação Infantil, sendo uma, na cidade de Vila Velha (ES) e outra, em Cariacica (ES). Quanto ao problema da pesquisa, a questão foi: é possível proporcionar ao corpo discente a formação de sua consciência religiosa na Educação Infantil, por meio da interação/convivência, a fim de promover mais diversidade no ambiente escolar? Em relação à metodologia, adotou-se estudo de cunho bibliográfico, combinado com pesquisa de campo, para analisar a questão da religiosidade e infância entre as crianças, na Educação Infantil. A pesquisa de levantamento de dados ouviu vinte professores/as e duzentos pais/mães de crianças matriculadas nas escolas mencionadas. O questionário semiestruturado foi o instrumento da coleta, constituído por dez perguntas no sistema de múltipla escolha, distribuído entre os sujeitos da amostra.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-10T17:37:04Z No. of bitstreams: 1 TCC - Josiane Nascimento da Silva Eleoterio.pdf: 4085600 bytes, checksum: b868ef2ee2985119cd2b60824101fdc6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-10T17:37:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Josiane Nascimento da Silva Eleoterio.pdf: 4085600 bytes, checksum: b868ef2ee2985119cd2b60824101fdc6 (MD5) Previous issue date: 2021-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesABUCHAIM, Beatriz de Oliveira. Panorama das políticas de educação infantil no Brasil. Brasília: UNESCO, 2018. AGUIAR, Beatriz Carmo Lima. A epistemologia do educador infantil de creche. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2002. ALCÂNTARA, Lucy Aparecida Gutiérrez de; QUARTIER, Marli Teresinha; SCHWERTNER, Suzana Feldens; SCHUCK, Rogério José; DULLIUS, Maria Madalena. A função da escola na sociedade contemporânea: concepções de uma professora da educação básica. Revista Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 6, n. 16, p. 118-133, 2015. ALMEIDA, Karla Wanessa Carvalho de; RODRIGUES, Cibele Maria Lima. O MIEIB e a política da educação infantil. Revista Educação em Questão, Natal, v. 58, n. 56, p. 1-21, 2020. ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 2003. BARRIOS, Alia; MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria; BRANCO, Ângela Uchôa. Formação continuada do professor: desenvolvendo competências para a promoção do desenvolvimento moral. Revista Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 91-99, 2011. BELTRAME, Mauria Bontorin; MOURA, Graziella Ribeiro Soares. Edificações escolares: infraestrutura necessária ao processo de ensino e aprendizagem escolar. Revista Travessias, São Carlos, v. 3, n. 2, p. 1-15, 2009. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/ index.php/travessias/article/view/3378/2663. Acesso em: 30 mai. 2021. BIAGGIO, Rita de. A inclusão de crianças com deficiência cresce e muda a prática das creches e pré-escolas. Revista Criança do Professor de Educação Infantil, Brasília, n. 44, p. 19-26, 2017. BOFF, Leonardo. O cuidado especial: princípio de um novo ethos. Revista Inclusão Social, Brasília, v. 1, n. 1, p. 28-35, 2005. BORGES, Edson; MEDEIROS, Carlos Alberto; DADESK, Jacques. Racismo, preconceito e intolerância. São Paulo: Atual, 2002. BRANCO, Jordana Castelo. “Quem vai orar?!”: os discursos religiosos entre adultos e crianças em uma escola pública de educação infantil. Revista Horizontes, Itatiba, v. 34, n. 1, p. 81-90, 2016. BRANCO, Jordana Castelo; CORSINO, Patrícia. O discurso religioso em uma escola de educação infantil: entre o silenciamento e a discriminação. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 9, n. 3, p. 128-142, 2015. Disponível em http://www.reveduc.ufscar.br/ index.php/reveduc/article/view/1162/440. Acesso em: 28 jan. 2020. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007. BRANDENBURG, Laude. E. O ensino religioso e a educação infantil. In: WACHS, Manfredo Carlos; FUCHS, Henri Luiz; BRANDENBURG, Laude Erandi; KLEIN, Remí (orgs.). Práxis do ensino religioso na escola. São Leopoldo: Sinodal, 2007. p. 102-107. BRASIL. Lei Federal n. 9.394/1996 – Diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1996. BRASIL. Ministério da Educação e da Cultura. Secretaria da Educação Básica. Resolução n. 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Brasília: DOU, 18 de dezembro de 2009. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Educação é base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 28 out. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 30 mai. 2021. BRASIL. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasília: MEC, 2006. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao.htm. Acesso em: 20 jun. 2020. BRASILEIRO, Marislei de Sousa Espíndula. As ciências das religiões: uma alternativa para o ensino religioso. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010. Disponível em: http://localhost:8080/tede/handle/tede/753. Acesso em: 30 mai. 2021. BREGALDA, Regiano. Educar para o cuidado: um desafio contemporâneo. In: SEMANA DO CONHECIMENTO, II, UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO. Anais... Passo Fundo: UPF, 2015, p. 1-3. Disponível em: http://semanadoconhecimento.upf.br/download/anais-2015/ciencias-humanas/regiano-bregalda-educar-para-o-cuidado.pdf. Acesso em: 30 mai. 2021. BRENELLI, Rosely Palermo. O jogo como espaço para pensar. Campinas: Papirus, 2007. CAMPOS, Maria Malta. A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileiras. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 142, p. 20-54, 2011. CAMPOS, Rosânia; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. BNCC e educação infantil: quais as possibilidades? Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 353-366, 2015. CÂNDIDO, Viviane Cristina. Aprendendo a ensinar. Revista Diálogo, São Paulo, v. 7, n. 27, p. 35-45, 2002. CÂNDIDO, Viviane Cristina. Ensino religioso na educação infantil: ênfase na construção de uma área de conhecimento pela proposição de temas específicos. Revista Lusófona de Ciências das Religiões, Belém, v. 4, n. 12, p. 263-270, 2007. CENCI, Angelo Vitório. Aristóteles e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. CLARO, Ana Lúcia de Araújo; CITTOLIN, Simone Francescon. O currículo na Educação Infantil: uma análise teórica. Curitiba: UFPR, 2014. CÔCO, Valdete; VIEIRA, Maria Nilceia de Andrade; GIESEN, Karian de Fátima. Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia. Revista Momento – Diálogos em Educação, Porto Alegre, v. 28, n. 1, p. 417-435, 2019. COSTA, Fátima Neves do Amaral. O cuidar e o educar na educação infantil. In: ANGOTTI, Maristela (org.). Educação infantil: para que, para quem e por quê. Campinas: Alínea, 2006, p. 61-86. COUTO, Fernanda Maria do; COUTO, Daniela Paula do; BRUNHEROTTI, Marisa Afonso Andrade. O ambiente coletivo na educação infantil: a importância da recreação para o desenvolvimento integral da criança. Revista Aletheia, São Paulo, v. 52, n. 1, p. 50-65, 2019. CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão; KLEIN, Remi. Ensino Religioso e o diálogo inter-religioso nas escolas públicas: um desafio a ser enfrentado. Protestantismo em Revista, São Leopoldo, v. 36, n. 1, p. 64-79, 2015. Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/ view/2425/2321. Acesso em: 15 jul. 2021. DEL-MASSO, Maria Cândida Soares. Metodologia do trabalho científico: aspectos introdutórios. São Paulo: Cultura Acadêmica/CAPES, 2012. FERNANDES, Madalena. Afinal, o que é o ensino religioso? Sua identidade própria em contraste com a catequese. São Paulo: Paulus, 2000. FLEURI, Reinaldo Matias. Interculturalidade, educação e desafios contemporâneos: diversidade religiosa, decolonialidade e construção da cidadania. In: POZZER, Adecir; PALHETA, Francisco; PIOVEZANA, Leonel; HOLMES, Maria José Torres (orgs.). Ensino religioso na educação básica: fundamentos epistemológicos e curriculares. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015. FLEURI, Reinaldo Matias. Relações interculturais, diversidade religiosa e educação: desafios e possibilidades. In: FLEURI, Reinaldo Matias; HARDT, Lúcia Schneider Hardt; OLIVEIRA, Lilian Blanck de Oliveira; RISKE-KOCH, Simone; CECCHETTI, Élcio. Diversidade religiosa e direitos humanos: conhecer, respeitar, conviver. Blumenau: Edifurb, 2013. FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. FRANCO, Augusto de. Ação local: a nova política da contemporaneidade. Rio de Janeiro: Ágora, 2015. GIACOMITTI, Penélope. Cultura da paz em sala de aula. Curitiba: UFPR, 2007. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 1999. GILZ, Claudino; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. A coleção “Redescobrindo o universo religioso” – “O quê?” e o “para quê?” do ensino de religião na escola e na formação do professor. Revista Lusófona de Ciência das Religiões, Belém, v. 6, n. 12, p. 177-184, 2017. GONDIM, Ricardo. Missão integral: em busca de uma identidade evangélica. São Paulo: Fonte, 2010. HARTWIG, Fátima Bandeira. O respeito à laicidade da escola pública na perspectiva de gestão democrática. Monografia (Especialista em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/9211/1/2014 _FatimaBandeiraHartwig.pdf. Acesso em: 30 mai. 2021. KADLUBITSKI, Lidia; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Cultura e diversidade religiosa: diálogo necessário em busca da fraternidade universal. Revista Interações – Cultura e Comunidade, Uberlândia, v. 5, n. 8, p. 123-139, 2010. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos, brinquedos e brincadeiras do Brasil. Revista Espacios en Blanco, Tandil, n. 24, p. 81-106, 2014. KLEIN, Remí. O lugar e o papel dos símbolos no processo educativo-religioso. Revista Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 46, n. 2, p. 74-83, 2006. KRAMER, Sônia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. São Paulo: Cortez, 2001. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001. LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1992. LIMA, Andreza Maria de; CARVALHO, Maria Jaqueline Paes de; MONTEIRO, Luciana Oliveira Freitas. Um estudo sobre currículo na Educação Infantil na produção científica da ANPEd nos últimos dez anos. Eccos – Revista Científica, São Paulo, n. 39, p. 115-130, 2016. LIMA, Anne Elen de Oliveira. A ética e o ensino infantil: o desenvolvimento moral na pré-escola. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2003. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/91263/lima_aeo_me _mar.pdf?sequence=. Acesso em: 30 mai. 2021. LIMA, Dariely Lays Monteiro de; CUNHA JÚNIOR, Williams Nunes da. Ética e cidadania na educação infantil: o que diz o discurso oficial. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS (EPEAL), IX, Maceió. Anais... Maceió: EPEAL, 2019, p. 1-8. Disponível em: https://doity.com.br/anais/ixepeal/trabalho/125816. Acesso em: 30 mai. 2021. LIMA, Juliana dos Santos; SANTOS, Gilberto Lima dos. Valores, educação infantil e desenvolvimento moral: concepções dos professores. EduFor – Revista Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, p. 153-170, 2018. LIMA, Maria Betania Barbosa de Silva; DORZIAT, Ana. Cenas do cotidiano nas creches e pré-escolas: um olhar sobre as práticas de inclusão. In: ANPED, 36, Goiânia. Anais... Goiânia: ANPED, 2013, p. 1-16. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos _aprovados/gt15_trabalhos_pdfs/gt15_2721_texto.pdf. Acesso em: 30 mai. 2021. LOURENÇO, Cristina Sílvia Alves; GUEDES, Maurício Sullivan Balhe. O STF e o ensino religioso em escolas públicas: pluralismo educacional, laicidade estatal e autonomia individual. Revista de Investigações Constitucionais, Curitiba, v. 4, n. 3, p. 145-165, 2017. LOUZADA, Virgínia; GOMES, Lisandra Ogg. Educação Infantil como direito, alegria e possibilidade de criação e encontros. Revistae-Curriculum, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 241-260, 2021. LÜDKE, Menga. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, Marli. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 5. ed. Campinas: Papirus, 2006. p. 27-54. LUI, Janayna de Alencar. Em nome de Deus: um estudo sobre a implementação do ensino religioso nas escolas públicas de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Florianópolis, 2006. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/ 123456789/88373. Acesso em: 30 mai. 2021. MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia; PASSOS, Norimar. Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artmed, 2006. MADUREIRA, Joana Cristina Macedo; BAPTISTA, Nuno Jorge Mesquita. Promoção do desenvolvimento integral inclusivo da criança em creche e jardim de infância. Psicologia.pt, São Paulo, p. 1-22, 24 abr. 2016. Disponível em: http://www.psicologia.pt/ artigos/textos/A0978.pdf. Acesso em: 15 mai. 2020. MADURO, Otto. Religião e luta de classes. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1983. MALUF, Ângela Cristina. Brincar: prazer e aprendizado. Petrópolis: Vozes, 2003. MANZINI-COVRE, Maria de Lourdes. O que é cidadania. São Paulo: Brasiliense, 2006. MARCHETTO, Glória Lourdes Alessi. Educação para paz: um caminho necessário. São Paulo: Paulinas, 2009. MARTINS, Maria Helena. Educar para a paz: importância de promover os pilares da resiliência educacional. Cadernos do GREI, Faro, v. 1, n. 30, p. 4-24, 2015. MEDINA, Antonia da Silva. Supervisor escolar: parceiro político-pedagógico do professor. In: RANGEL, Mary; SILVA JUNIOR, Celestino Alves. Nove olhares sobre a supervisão. São Paulo: Papirus, 1997. MILANI, Noeli Zanatta. A escola a favor da diversidade religiosa: importância dessa abordagem em sala de aula. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE), XI, Curitiba. Anais... Curitiba: EDUCERE, 2013, p. 18614-18626. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/pdf/9410_4926.pdf. Acesso em: 30 mai. 2021. MIRA, Ane Patrícia de; FOSSATTI, Paulo; JUNG, Hildergard Susana. A concepção de educação humanista: interfaces entre a UNESCO e o Plano Nacional de Educação. Revista Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 41, n. 1, p. 1-13, 2019. MONTEIRO, Jéssica de Sousa; SILVA, Diego Pereira da. Influência da estrutura escolar no processo de ensino-aprendizagem: uma análise baseada nas experiências do estágio supervisionado em Geografia. Revista Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 19, n. 3, p. 19-28, 2015. MORENO, Lupion Gilmara. Organização do trabalho pedagógico na instituição de educação infantil. In: PASCHOAL, Jaqueline Delgado (org.). Trabalho pedagógico na educação infantil. Londrina: Humanidades, 2007. p. 54-62. MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. NEVES, Leonor Maria Bernardes. Ensino religioso, fraternidade e saúde pública: subsídios para o professor. São José do Rio Preto: DSJRP, 2012. NOGUEIRA, Celeide Agapito Valadares. Educação infantil religiosa no Brasil: ressonâncias das políticas públicas. Revista Eletrônica Correlatio, Belém, v. 16, n. 2, p. 229-254, 2017. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/COR/article/view File/8443/6143. Acesso em: 30 out. 2020. OLIVEIRA, André Henrique Mendes. Compaixão e solidariedade: um diálogo entre Schopenhauer e Rorty. Griot – Revista de Filosofia, Terezina, UFPI, v. 6, n. 2, 2012. OLIVEIRA, Maria Izete de. Educação infantil: legislação e prática pedagógica. Revista Psicologia da Educação, São Paulo, v. 1, n. 27, p. 53-70, 2008. OLIVEIRA, Zélia Maria Freire de. Fatores influentes no desenvolvimento do potencial criativo. Revista Estudos de Psicologia, Campinas, v. 27, n. 1, p. 83-92, 2010. PAINE, Scott Randall. Exclusivismo, inclusivismo e pluralismo religioso. Revista Brasileira de História das Religiões, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 100-110, 2010. PANASIEWICZ, Roberlei; ARAGÃO, Gilbraz. Novas fronteiras do pluralismo religioso: apontamentos sobre o pós-religional e o transreligioso. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 13, n. 40, p. 1841-1869, 2015. PARRA FILHO, Domingos; SANTOS, João Almeida. Apresentação de trabalhos científicos: monografia, TCC, teses e dissertações. São Paulo: Futura, 2000. PASQUALINI, Juliana Campregher. O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: UNESP; Cultura Acadêmica, 2010, p. 161-191. Disponível em: http://books.scielo.org/ id/ysnm8/pdf/martins-9788579831034-10.pdf. Acesso em: 30 mai. 2021. PEREIRA, Maria Eveline de Castro; JURBERG, Claudia; BORBA, Cíntia de Moraes. A construção de estratégia lúdica para o ensino de biossegurança. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 14, n. 3, p. 295-311, 2015. PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? Trad. Ivette Braga. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1973. PINTO, Cibele Lemes; TAVARES, Helenice Maria. O lúdico na aprendizagem: aprender e aprender. Revista da Católica, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 226-235, 2010. PONCE, Branca Jurema; DURLI, Zenilne. Currículo e Identidade da Educação Infantil. Revista Currículo Sem Fronteiras, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 775-792, 2015. PONTES, M. M. Ensino religioso como educação cidadã. In: REBLIN, Iuri Andréas (org.). 10 Teses sobre religião e educação. São Leopoldo: Faculdades EST, 2017, p. 09-18. RIBEIRO, Angélica Ferreira; KLEBIS, Augusta Boa Sorte; BOSCOLI, Olga Maria de Andrade. O diálogo e a tolerância no como fatores contribuintes para a cultura da paz. Revista Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 12, n. esp., p. 1337-1345, 2015. RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. ROCKENBACH, Ramon Roberto Barbosa. O xadrez escolar e sua relação com a satisfação familiar. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade Educacional de Dois Vizinhos, Dois Vizinhos, 2010. RODRIGUES, Adriana Aparecida. A finalidade da educação infantil na sociedade contemporânea. Revista Arakuaa de Educação, Londrina, v. 1, n. 1, p. 95-108, 2018. ROSEMBERG, Fúlvia. Políticas de educação infantil e avaliação. Revista Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 148, p. 44-75, 2013. RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1996. SALLES, Walter; GENTILINI, Maria Augusta. Desafios do Ensino Religioso em um mundo secular. Revista Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 169, p. 856-875, 2018. SALOMÃO, Hérica Aparecida Souza; MARTINI, Marilaine. A importância do lúdico na educação infantil: enfocando a brincadeira e as situações de ensino não direcionado. Psicologia.pt, São Paulo, p. 1-21, 07 set. 2007. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0358.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020. SANTOS, Antônia Pereira dos. Educação infantil e religiosidade: papel pedagógico do professor. São Leopoldo: NEA, 2015. SANTOS, Antônio Roberto Rocha. Espírito esportivo – fair play e a prática de esportes. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 4, n. 4, p. 13-28, 2005. SANTOS, Bruna Caroline dos; SILVA, Tarcia Regina; OLIVEIRA, Emanoel Magno A. de. O direito à diversidade cultural e religiosa desde a educação infantil. Revista Diálogos, Cuiabá, v. 1, n. 20, p. 494-513, 2018. SANTOS, Joedson Brito dos. O financiamento da Educação Infantil a partir da implementação do FUNDEB: avanços e limites. Revista Notandum, Maringá, v. 22, n. 50, p. 19-43, 2019. SANTOS, Nathália Fernanda Ribeiro dos. Educação infantil no Brasil: o paradigma entre o cuidar e o educar no centro de educação infantil. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010. SANTOS, Sandro Vinicius Sales dos; SILVA, Isabel de Oliveira e. Crianças na educação infantil: a escola como lugar de experiência social. Revista Educação em Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 131-150, 2016. SANTOS, Silvana Fortaleza dos. Ensino religioso: uma perspectiva para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. Curitiba: IBPEX, 2009. SARMENTO, Manuel Jacinto. Imaginário e culturas da infância. Revista Cadernos de Educação, Pelotas, v. 12, n. 21, p. 51-59, 2003. Disponível em: http://www.titosena.faed.udesc.br/Arquivos/Artigos_infancia/Cultura%20na%20Infancia.pdf. Acesso em: 24 out. 2020. SAVATER, Fernando. Ética para meu filho. São Paulo: Martins Fontes, 2016. SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica.15. ed. Campinas: Autores Associados, 2004. SCUSSEL, Marcos André. O ser e o fazer no ensino religioso. Revista Lusófona de Ciências das Religiões, Belém, v. 4, n. 12, p. 251-262, 2007. SEEHABER, Liliana Cláudia; LONGHI, Miguel. Ethos e cultura no ensino religioso. Revista Lusófona de Ciências das Religiões, Belém, v. 4, n. 12, p. 241-250, 2007. SILVA, Dulcilene Rodrigues da; TAVARES, Daniel Moreira. Educação infantil: avanços e desafios, onde o discurso e a prática se encontram. Revista Estação Científica, Juiz de Fora, v. 1, n. 15, p. 1-14, 2016. SILVA, Elaine Costa Soares da; ALVES, Lorrayne Aparecida Ferreira; GUISSO, Sandra Maria. O desenvolvimento da autonomia em crianças da creche, a partir de propostas metodológicas para trabalhar os campos de experiências previstos na BNCC. Revista Interdisciplinar da FARESE, Santa Maria de Jetibá, v. 1, n. 01, p. 43-68, 2019. SILVA, Isaac Pinto da. Ensino Religioso na sala de aula: contribuições à formação do aluno e à aprendizagem de valores. Revista Unitas, Vitória, v. 2, n. 1, p. 166-174, 2014. Disponível em: http://revista.faculdadeunida.com.br/index.php/unitas. Acesso em: 28 jan. 2020. SILVA, Luciana do Nascimento; BRITO, Rosiene Santos; JESUS, Thamyres Madureira de. Socialização na educação infantil e o papel dos jogos educativos. São Paulo: EDUSP, 2008. SILVA, Luiz Henrique Gomes da; STRANG, Bernardete de Lourdes Streisky. A obrigatoriedade da Educação Infantil e a escassez de vagas em creches e estabelecimentos similares. Revista Pro-Posições, Campinas, v. 31, n. 1, p. 1-19, 2020. SILVA, Patrícia Andrade da; TIMBÓ, Raimunda Cid. O papel da escola no processo da socialização na educação infantil. Revista PLUS FRJ, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 68-77, 2017. SILVA, Stefânia da; MONTEIRO, Stephanie Souza; RODRIGUES, Marinéa Figueira. A importância da educação infantil para o pleno desenvolvimento da criança. Revista Mosaico, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 30-38, 2017. TEIXEIRA, Léia Gadelha Teixeira; MATOS, Natalia Cabrera; ABREU, Yuri Medina; ROCHA, Gabrielle Karen Almeida; LIMA, Carlos Eduardo Arruda; GIESTA, Rogerio Pinto. Utilização de pré-teste e pós-teste como ferramenta de avaliação da aprendizagem, em oficina de primeiros socorros. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 4581-4583, 2018. TIRIBA, Léa; FLORES, Maria Luíza Rodrigues. A educação infantil no contexto da base nacional comum curricular: em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras. Revista Debates em Educação, Maceió, v. 8, n. 16, p. 157-183, 2016. TRABACH, Marli; FERRAZ, José Carlos; ROSÁRIO, Antônio do. Diversidade religiosa e o ensino religioso no CMEI Professora Leila Theodoro. Revista Unitas, Vitória, v. 7, n. 1, p. 34-51, 2019. Disponível em: http://revista.faculdadeunida.com.br/index.php/unitas/ article/view/937/795. Acesso em: 30 mai. 2021. ULRICH, Claudete Beise; GRASSELLI, Martinélia Rodrigues de Almeida. Cuidar, brincar e educar na educação infantil: educação para a paz – aprender a respeitar a diversidade. Revista Caminhos, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 492-507, 2019. VALENTE, Gabriela Abuhab. A religiosidade na prática docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 98, n. 248, p. 198-211, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v98n248/2176-6681-rbeped-98-248-00198.pdf. Acesso em: 24 out. 2020. VALLS, Álvaro Luiz Montenegro. O que é ética. São Paulo: Brasiliense, 2000. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2000. VICENTE, Maximiliano Martin. Cultura(s) da paz: uma introdução. RIDH – Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 1, n. 4, p. 13-19, 2015. VIGOTSKY, Lev Semyonovich. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001. VILA NOVA, Mary Luíza, Silva Carvalho; MELO, José Carlos de. A gestão da educação e seu papel na qualidade da educação infantil. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 8, n. 34, p. 246-459, 2021. VIONET, Roseliene Mary Zippinotte. O processo educativo religioso através do lúdico: das brincadeiras aos valores religiosos. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2019. VITÓRIA (ES). Secretaria Municipal de Educação Infantil: um outro olhar. Vitória: Multiplicidade, p. 75-76, 2006. VITTA, Fabiana Cristina Frigieri de. A inclusão da criança com necessidades especiais na visão de berçaristas. Revista Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 139, p. 75-93, 2010. VRIES, Rheta de; ZAN, Betty. A ética na educação infantil – o ambiente sócio-moral na escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. WINTERHALTER, Diolinda Franciele. A presença da educação infantil nas políticas educacionais: da Constituição de 1988 ao PNE (2011-2020). In: ANPED SUL - A pesquisa em educação na Região Sul: percursos e tendências (26 a 29 out. 2014), X, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANPED, 2014, p. 1-16. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/ arq_pdf/1064-0.pdf. Acesso em: 30 mai. 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectValores religiosospt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleRELIGIOSIDADE E INFÂNCIA: A FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Josiane Nascimento da Silva Eleoterio.pdfTCC - Josiane Nascimento da Silva Eleoterio3,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.