Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/425
Tipo: Dissertação
Título: RELIGIOSIDADE E INFÂNCIA: A FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Eleoterio, Josiane Nascimento da Silva
Primeiro Orientador: Stephanini, Valdir
Primeiro membro da banca: Stephanini, Valdir
Segundo membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Terceiro membro da banca: Hernandez-Piloto, Sumika Soares de Freitas
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar até que ponto o despertar da religiosidade na infância contribui para a formação do indivíduo, a partir da diversidade na escola. Os objetivos específicos são: a) conceituar e relacionar a consciência religiosa trabalhada na Educação Infantil; b) apontar alternativas de abordagens sobre a religiosidade das crianças, para motivar o respeito à diversidade na escola; c) identificar formas de se melhorar o desenvolvimento da consciência religiosa na Educação Infantil, em escolas de Vila Velha (ES) e Cariacica (ES). O estudo se justifica pela necessidade de se inibir tendências de exclusão no ambiente escolar e na vida. A pesquisa alcança a realidade de duas escolas públicas municipais voltadas à Educação Infantil, sendo uma, na cidade de Vila Velha (ES) e outra, em Cariacica (ES). Quanto ao problema da pesquisa, a questão foi: é possível proporcionar ao corpo discente a formação de sua consciência religiosa na Educação Infantil, por meio da interação/convivência, a fim de promover mais diversidade no ambiente escolar? Em relação à metodologia, adotou-se estudo de cunho bibliográfico, combinado com pesquisa de campo, para analisar a questão da religiosidade e infância entre as crianças, na Educação Infantil. A pesquisa de levantamento de dados ouviu vinte professores/as e duzentos pais/mães de crianças matriculadas nas escolas mencionadas. O questionário semiestruturado foi o instrumento da coleta, constituído por dez perguntas no sistema de múltipla escolha, distribuído entre os sujeitos da amostra.
Resumo Alternativo: The objective of this work is to analyze to what extent the awakening of religiosity in childhood contributes to the formation of the individual, based on diversity at school. The specific objectives are: a) to conceptualize and relate the religious conscience worked on in Early Childhood Education; b) point out alternative approaches to children's religiosity, to encourage respect for diversity at school; c) identify ways to improve the development of religious awareness in Early Childhood Education, in schools in Vila Velha (ES) and Cariacica (ES). The study is justified by the need to inhibit exclusion trends in the school environment and in life. The research reaches the reality of two municipal public schools dedicated to Early Childhood Education, one in the city of Vila Velha (ES) and the other in Cariacica (ES). As for the research problem: is it possible to provide the student body with the formation of their religious awareness in Early Childhood Education, through interaction/coexistence, to promote more diversity in the school environment? Regarding the methodology, a bibliographic study was adopted, combined with field research, to analyze the issue of religiosity and childhood among students of Early Childhood Education. The research universe is composed of twenty teachers and two hundred fathers/mothers of students enrolled in the mentioned schools. The sample represents about ten percent of the number of teachers and ten percent of the number of parents/mothers. Regarding the methodology, a bibliographic study was adopted, combined with field research, to analyze the issue of religiosity and childhood among students of Early Childhood Education. The data survey heard twenty teachers and two hundred parents of students enrolled in the mentioned schools. The semi-structured questionnaire was the collection instrument, consisting of ten questions in the multiple-choice system, distributed among the sample subjects.
Palavras-chave: Educação Infantil
Diversidade
Valores religiosos
Ética
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/425
Data do documento: 30-Jun-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Josiane Nascimento da Silva Eleoterio.pdfTCC - Josiane Nascimento da Silva Eleoterio3,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.