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dc.contributor.advisor1Adriano Filho, José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee1Adriano Filho, José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee2Terra, Kenner Roger Cazotto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.contributor.referee3Barreira, Marcelo Martins-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0690909917220112pt_BR
dc.creatorCassaro, Alessandra Dias Barreto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9699834565012830pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-10T16:56:18Z-
dc.date.available2021-06-29-
dc.date.available2022-06-10T16:56:18Z-
dc.date.issued2021-06-29-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/422-
dc.description.abstractThe work received the title “The ludic like instrument to study religion in kindergarten” for demonstrating the author's interest in making such expression possible, considering that Religious Education is not a curricular component of this stage of basic education. For consolidation, the exploratory, documentary and bibliographic research model was chosen, whose theoretical structure was based on Kramer, Araujo, Del Priore, Arroyo, Weill, Walzer, Ariès, Ruedell, and other references distributed in articles, dissertations and theses, whose researches relate the theme in focus. The objectives were treated under the presentation of four categories: 1. describe the relationship of religious education in early childhood education; 2. relate the importance of early childhood and child development in the learning process; 3. identify what types of resources can be used to boost the pedagogical work related to religiosity in Early Childhood Education; and 4. outline how the interdisciplinary approach can be correlated to the issue of religiosity. It can be inferred, therefore, that the actions of interactions and play, are very similar to the binomials teaching-learning and teacher-student relationship, whose set, therefore, cause significant changes in interpersonal and intrapersonal relationships. Even if associated with religious education in early childhood, that is, in Early Childhood Education, an interesting proposal has been delimited that manages to reflect on ethical values, through the themes: solidarity, harmony, respect, trust, fraternity and brotherhood of plural forms, which will reflect in social and cultural contexts.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho recebeu o título “O lúdico como ferramenta do Ensino Religioso na Educação Infantil” por demonstrar o interesse da autora em tornar possível tal expressão, tendo em vista que o Ensino Religioso não é componente curricular dessa etapa da educação básica. Para consolidação optou-se pelo modelo de pesquisa exploratória, documental e bibliográfica, cuja estrutura teórica se fundamentou em Kramer, Araujo, Del Priore, Arroyo, Weill, Walzer, Ariès, Ruedell, e outras referências distribuídas em artigos, dissertações e teses, cujas pesquisas relacionam a temática em foco. Os objetivos foram tratados sob a apresentação de quatro categorias: 1. descrever a relação do ensino religioso na educação infantil; 2. relacionar a importância da primeira infância e o desenvolvimento infantil no processo de aprendizagem; 3. identificar que tipos de recursos podem ser usados para dinamizar o trabalho pedagógico referente à religiosidade na Educação Infantil; e 4. delinear como que o enfoque interdisciplinar pode ser correlacionada à questão da religiosidade. Pode-se inferir, portanto, que as ações das interações e brincadeiras, em muito se assemelham aos binômios ensino-aprendizagem e relação professor-aluno, cujo conjunto, por conseguinte, provocam mudanças significativas nas relações interpessoais e intrapessoais. Inclusive se associadas ao ensino religioso ainda na primeira infância, ou seja, na Educação Infantil, tem-se delimitada uma interessante proposta que consegue refletir sobre os valores éticos, por intermédio das temáticas: solidariedade, harmonia, respeito, confiança, fraternidade e irmandade de formas plurais, que irá refletir nos contextos sociais e culturais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-10T16:56:18Z No. of bitstreams: 1 TCC - Alessandra Dias B. Cassaro.pdf: 2577783 bytes, checksum: 5088b33a8405181b39272c467cf84456 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiosidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO LÚDICO COMO FERRAMENTA NO ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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