Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Adriano Filho, José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee1Adriano Filho, José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee3Barreira, Marcelo Martins-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0690909917220112pt_BR
dc.creatorCoelho, Valéria Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8735508548294004pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-10T16:50:06Z-
dc.date.available2021-06-28-
dc.date.available2022-06-10T16:50:06Z-
dc.date.issued2021-06-28-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/421-
dc.description.abstractIn this study, whose theme is Religious Education as a motivating factor of care in relation to the other, developed through a literature review, the main objective is to investigate how Religious Education can contribute to the humanization of students, emphasizing the importance of care for with the other. Therefore, it is based on the hypothesis that, when trying to bring the content of this curricular component closer to humanization efforts, more will be contributed to the growth of students as citizens. The question-problem to be answered is: how can Religious Education act as a motivating factor in caring for the other? As for the specific objectives, we sought to identify, based on the specialized literature on the subject, the main goals of Religious Education, to be applied in public sector schools; compare the literary theory about Religious Education, with the work developed in schools in Vila Velha (ES), to expose what is positive and what is negative, in terms of humanist teaching; suggest ways to correct any dysfunctions identified by field research, in relation to the way in which Religious Education is taught. As a justification, it is believed that the solution to human problems requires joint work. It is argued that Religious Education, by offering a practical bias to its didactics, can awaken students' interest in solidarity. Religious Education can awaken compassion and care towards others. This is because Religious Education addresses generative themes, such as: love of neighbor; charity; kindness; intelligence; freedom; responsibility; fraternity; knowing how to put oneself in the other's shoes; conscience education; be fair, be friend, be wise; identify social problems; have a sense of justice; solidarity; diversity; how to work with the needy; valorization of life; the importance of small gestures; etc.pt_BR
dc.description.resumoNeste estudo, cujo tema é o Ensino Religioso como fator motivador do cuidado em relação ao outro, desenvolvido por meio de levantamento bibliográfico, o principal objetivo consiste em investigar como o Ensino Religioso pode contribuir com a humanização dos alunos, enfatizando a importância do cuidado para com o outro. Para tanto, parte-se da hipótese de que, no momento em que se tenta aproximar o conteúdo desse componente curricular dos esforços de humanização, mais se contribuirá para o crescimento dos/as alunos/as, enquanto cidadãos. A questão-problema a ser respondida é: de que forma o Ensino Religioso poderá atuar como fator motivador do cuidado para com o outro? Quanto aos objetivos específicos, buscou-se identificar, com base na literatura especializada sobre o tema, as principais metas do Ensino Religioso, a serem aplicadas em escolas do setor público; comparar a teoria literária acerca do Ensino Religioso, com o trabalho desenvolvido nas escolas de Vila Velha (ES), para expor o que há de positivo e o que há de negativo, em termos de ensino humanista; sugerir caminhos que corrijam eventuais disfunções identificadas pela pesquisa de campo, em relação à forma como o Ensino Religioso é ministrado. Como justificativa, acredita-se que a solução para os problemas humanos necessita de trabalho conjunto. Defende-se que o Ensino Religioso, ao oferecer viés prático à sua didática, pode despertar o interesse dos estudantes para a solidariedade. O Ensino Religioso pode despertar a compaixão e cuidado em relação ao outro. Isso porque, o Ensino Religioso aborda temas geradores, tais como: amor ao próximo; caridade; bondade; inteligência; liberdade; responsabilidade; fraternidade; saber colocar-se no lugar do outro; educação da consciência; ser justo, ser amigo, ser sábio; identificar os problemas sociais; ter sentido de justiça; solidariedade; diversidade; como se trabalha com os necessitados; valorização da vida; a importância de pequenos gestos; etc.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-10T16:50:06Z No. of bitstreams: 1 TCC - Valéria Gonçalves Coelho.pdf: 4039213 bytes, checksum: fc95ad68cf680ef24abf2e8dc84b34cd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-10T16:50:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Valéria Gonçalves Coelho.pdf: 4039213 bytes, checksum: fc95ad68cf680ef24abf2e8dc84b34cd (MD5) Previous issue date: 2021-06-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesABRAMOWICZ, Anete; TEBET, Gabriela Guarnieri de Campos. Educação Infantil: um balanço a partir do campo das diferenças. Revista Pro.posições, Campinas, v. 28, n. 1, p. 182-203, 2017. ABREU, Sandra Elaine Aires de. O ensino da escrita, da leitura, do cálculo e da doutrina religiosa nas escolas de primeiras letras da província de Goiás no século XIX. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, v. 1, n. 18, p. 13-48, 2008, Disponível em: http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/87. Acesso em: 2 out. 2019. ALVES, Rubem. O que é religião? 11. ed. São Paulo: Loyola, 2010. ANDRADE, Eliane Oliveira de; GIVIGI, Luiz Renato Paquiela; ABRAHÃO, Ana Lúcia Abrahão. A ética do cuidado de si como criação de possíveis no trabalho em Saúde. Revista Interface – Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu, v. 22, n. 64, p. 67-76, 2018. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. São Paulo: Moderna, 1996. ARAÚJO, Marta do Socorro Sousa de. Solidariedade social: as ponderações de Émile Durkheim. Revista de Políticas Públicas, São Luís, v. 9, n. 2, p. 51-70, 2005. AZZI, Riolando. História da igreja no Brasil. Tomo II. Petrópolis: Vozes, 2002. BARRIOS, Alia; MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria; BRANCO, Ângela Uchôa. Formação continuada do professor: desenvolvendo competências para a promoção do desenvolvimento moral. Revista Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 91-99, 2011. BARROS, Luiz Sérgio Cativo. A influência de um sistema de planejamento e a pesquisa sobre a criatividade dos pesquisadores. Brasília: UnB, 2001. BECKER, Michael Reinhard. As teologias do cuidado no Ensino Religioso inter-religioso: novas perspectivas para a educação ambiental. Kairós – Revista Acadêmica da Prainha, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 316-326, 2008. BOFF, Leonardo. O cuidado especial: princípio de um novo ethos. Revista Inclusão Social, Brasília, v. 1, n. 1, p. 28-35, 2005. BOFF, Leonardo. Saber cuidar. Ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 2005. BONI, Valdete; QUERESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-graduandos em Sociologia Política da UFSC, São Carlos, v. 2, n. 1, p. 65-78, 2005. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 35. ed. São Paulo: Brasiliense, 2007. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1998, art. 210. In: BONAVIDES, Paulo; AMARAL, Roberto. Textos políticos da História do Brasil, v. IX. Brasília: Senado Federal, 1996. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. BRASIL. Constituição Política do Império do Brasil, 1824. Artigo 179 alíneas 32 e 33. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm. Acesso em: 02 out. 2019. BRASIL. Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso – parâmetros curriculares nacionais: Ensino Religioso. São Paulo: AM Edições, 1997. BRASIL. Lei Federal n. 9.394/96 – Diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1996. BRASIL. Lei Federal n. 9.475/97 – Dá nova redação ao artigo 33 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1997. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil.3/leis/L9394.htm. Acesso em: 02 out. 2019. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular – Educação é base. 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 07 abr. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 22 abr. 2020. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição Brasileira de 1937. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao46.htm. Acesso em: 02 out. 2019. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, 1891. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ constituicao/constituicao91.htm. Acesso em: 02 out. 2019. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, 1934. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ constituicao/constituicao34.htm. Acesso em: 02 out. 2019. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil, 1967. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao67.htm. Acesso em: 02 out. 2019. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao.htm. Acesso em: 02 out. 2019. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 9.475. Brasília, 22 jul. 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ Leis/l9475.htm. Acesso em: 02 out. 2019. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição Política do Império do Brasil, 1824. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm. Acesso em: 02 out. 2019. BRASILEIRO, Marislei de Sousa Espíndula. As ciências das religiões: uma alternativa para o ensino religioso. In: Ensino religioso na escola: o papel das ciências das religiões. Goiânia: PUC-GO, 2010. BREGALDA, Regiano. Educar para o cuidado: um desafio contemporâneo. Passo Fundo: UPF, 2015. CÂNDIDO, Viviane Cristina. Do Ensino Religioso ao estudo da religião: uma proposta epistemológica. Revista Interações – Cultura e Comunidade, São Paulo, v. 4, n. 5, p. 227-235, 2009. CARLETTI, Anna. O internacionalismo vaticano e a nova ordem mundial a diplomacia pontifícia da Guerra Fria aos nossos dias. Brasília: FUNAG, 2012. CARNEIRO, Sandra. Liberdade religiosa, proselitismo ou ecumenismo: controvérsias acerca da (re)implantação do Ensino Religioso nas escolas públicas. Rio de Janeiro: ANPOCS, 2004. CARON, Lurdes (Org.). O Ensino Religioso na Nova LDB. Petrópolis: Vozes, 1997. CARRILHO, Marília Manuel Rosado. A fundamentação filosófica das noções de cuidado e de responsabilidade no pensamento de Maria de Lourdes Pintassilgo. Évora: Universidade de Évora, 2015. CARVALHO, Liliane Brandão; ALVES, Ana Maria Ferreira; PASSOS, Clarissa Ale; LOPES, Fernanda Gomes; HOLANDA, Renata Bessa; MOREIRA, Virginia. A ética do cuidado e o encontro com o outro no contexto de uma clínica-escola em Fortaleza. Revista da Abordagem Gestáltica – Estudos Fenomenológicos, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 1-12, 2015. CASTRO, Raimundo Márcio Mota de. Tocar em frente as ensinhanças da dúvida: a busca da identidade do Ensino Religioso. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2009. CAVALLIN, Paul Clemens. Ciência da Religião aplicada: quatro tipos ideais. REVER – Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 171-189, 2021. CURY, Carlos Roberto Jamil e outros. A relação educação-sociedade-Estado pela mediação jurídico-constitucional. In: FAVERO, Osmar (Org). A educação nas constituintes brasileiras: 1823-1988. São Paulo: Autores Associados, 2001. CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino religioso e escola pública: o curso histórico de uma polêmica entre a igreja e o estado no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 1, n. 17, p. 20-37, jun. 1993. DALBOSCO, Cláudio Almir. O cuidado como conceito articulador de uma nova relação entre filosofia e pedagogia. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 97, p. 1113-1135, 2006. DANTAS, Douglas Cabral. O Ensino Religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã. Horizonte: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 112-124, 2004. DUBOIS, Christian. Heidegger: introdução a uma leitura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. FERNANDES, Madalena. Afinal, o que é o Ensino Religioso? Sua identidade própria em contraste com a catequese. São Paulo: Paulus, 2000. FERNANDES, Marcos Aurélio. O cuidado como amor em Heidegger. Revista da Abordagem Gestáltica, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 158-171, 2011. FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. Ensino religioso. Petrópolis: Vozes, 1994. FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. O Ensino Religioso no Brasil: tendências, conquistas e perspectivas. Petrópolis: Vozes, 2010. FRANCO, Augusto de. Ação local: a nova política da contemporaneidade. Rio de Janeiro: Ágora, 2015. HABERMAS, Jurgen. Consciência moral e agir comunicativo. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. JORGE, Wellington Junior; TERUYA, Teresa Kazuko; SOUZA, Izaque Pereira de. Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): possibilidades de desafios. Canoas: ULBRA, 2017. Disponível em: http://www.sbece.com.br/resources/anais/7/1495548082_ ARQUIVO_Ensinoreligiosonabasenacionalcomumcurricular(BNCC).pdf. Acesso em: 02 out. 2019. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira; HOLANDA, Ângela Maria Ribeiro. Ensino religioso: aspecto legal e curricular. São Paulo: Paulinas, 2007. JUNQUEIRA, Sérgio. A presença do Ensino Religioso no contexto da educação. In: JUNQUEIRA, Sérgio; WAGNER, R. O Ensino Religioso no Brasil. Curitiba: Champagnat, 2011, Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/livro0901?ss1=4535&dd99=pdf. Acesso em: 02 out. 2019. JUNQUEIRA, Sérgio; WAGNER, Raul. O Ensino Religioso no Brasil. Curitiba: Champagnat, 2011. KOHL, Manfred e BARROS, Antônio Carlos (Orgs.). Missão integral transformadora. 2. ed. Londrina: Descoberta, 2006. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. In: Coleção Magistério 2º Grau. São Paulo: Cortez, 1992. LUI, Janayna de Alencar. Em nome de deus: um estudo sobre a implementação do Ensino Religioso nas escolas públicas de São Paulo. Florianópolis: UFSC, 2006. MAGALHÃES, Gilcéia Freitas. Ação Católica, ação política: as influências do grupo católico durante o Estado Novo. ANPUH – XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, Londrina, 2005. Disponível em: http://anais.anpuh.org/wp-content/uploads/mp/pdf/ ANPUH.S23.0412.pdf. Acesso em: 02 out. 2019. MANDELI, Maíra de Lima. Liberdade religiosa. Revista Intertemas, São Paulo, v. 16, n. 16, p. 14-21, 2008. Disponível em: http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/Juridica/ article/view/688/706. Acesso em: 02 out. 2019. MANZINI-COVRE, Maria de Lourdes. O que é cidadania. São Paulo: Brasiliense, 2006. MARTINS, Ernesto Candeias; MARTINS, Susana Bartolo Martins. A gravitação da ética do cuidado na mediação: intervenção social e escolar nas escolas. POIÉSIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, v. 10, n. 18, p. 371-388, 2016. MARTINS, Leonilda Maria Cardoso. Estado laico e Ensino Religioso nas escolas públicas: entre os discursos da lei e as práticas de ensino. Uberlândia: UFB, 2014. MCDONALD, Brendan Coleman. O Ensino Religioso nas escolas públicas de Ensino Fundamental do Ceará. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 1, n. 47, p. 48-57, 2004. MEDINA, Antonia da Silva. Supervisor escolar: parceiro político-pedagógico do professor. In: RANGEL, Mary e SILVA JR., Celestino Alves. Nove olhares sobre a supervisão. São Paulo: Papirus, 1997. MIRANDA, Jorge. Estado, liberdade religiosa e laicidade. Revista Gaudium Sciendi, Lisboa, v. 1, n. 4, p. 40-48, 2013. MUNIZ, Tamiris Alves. A disciplina Ensino Religioso no currículo escolar brasileiro: institucionalização e permanência. Catalão: UFG, 2014. NASCIMENTO, Bruno Rafael Machado. O Ensino Religioso e seus modelos epistemológicos. Revista Educa, Porto Velho, v. 3, n. 6, p. 1-17, 2016. NERY, José Israel. O Ensino Religioso no Brasil no contexto da história e das leis. Brasília: AEC, 1993. NEVES, Leonor Maria Bernardes. Ensino Religioso, fraternidade e saúde pública: subsídios para o professor. São José do Rio Preto: DSJRP, 2012. NOBRE, Francisco Edileudo; SULZART, Silvano. O papel social da escola. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, v. 3, n. 8, p. 103-115, 2018. NÖRNBERG, Marta. A ética do cuidado numa instituição de educação de crianças e jovens do meio popular. Revista Textura, Canoas, v. 20, n. 19 p. 14-31, 2009. OCTAVIAN, Rosiu Ovidiu Petra; PAULESCU, Doina; MUNIZ, Adir Jaime de Oliveira. Monografia – cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas e turismo. Brasília: UniCEUB, 2003. OLIVEIRA, André Henrique Mendes. Compaixão e solidariedade: um diálogo entre Schopenhauer e Rorty. Griot – Revista de Filosofia, Terezina, v. 6, n. 2, p. 65-81, 2012. OLIVEIRA, Aurenéa Maria de e SANTOS, Vanessa Nicolau Freitas dos. LDBEN, Ensino Religioso e temas transversais em escolas públicas de Pernambuco. Curitiba: PUC-PR, 2015. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17952_9262.pdf. Acesso em: 02 out. 2019. OLIVEIRA, Jakson José Gomes de; OLIVEIRA, Ana Lúcia Almeida de. Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): caminhos para sua efetivação no município de Senador José Porfírio no Pará. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 41, n. 79, p. 156-169, 2019. OLIVEIRA, Lidiane Duarte Silva de; PINTO, Sandra Regina da Rocha. A importância do trabalho voluntariado no desenvolvimento de competências do estudante. Rio de Janeiro: PUC, 2010. OLIVEIRA, Lilian Blank de. Ensino Religioso no Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2007. OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007. PADILLA, René. Missão integral: ensaios sobre o reino e a igreja. São Paulo: Temática Publicações, 1982. PASQUALINI, Juliana Campregher. O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin. São Paulo: UNESP, 2010. PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PENTEADO, Luiz Gonzaga Moura. Entre dizeres, saberes e fazeres: os espaços vivenciados pelo Ensino Religioso no currículo da escola pública de Recife, no período de 1996 a 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015. PERDIGÃO, Antônia Cristina. A ética do cuidado na intervenção comunitária e social: os pressupostos filosóficos. Revista Análise Psicológica, Lisboa, v. 4, n. 21, p. 485-497, 2003. PINHEIRO, Maria F. O público e o privado na educação: um conflito fora de moda? In: FÁVERO, O (Org.). A educação nas constituintes brasileiras 1823-1988. Campinas: Autores Associados, 2001. PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo; CATARINO, Elisângela Maura; SANTANA, Maria Luzia da Silva; TEIXEIRA, Filomena. A Tríade Religiosidade, Gênero e Direitos Humanos: diálogo com professoras membros da Congregação Cristã do Brasil (CCB). Revista Religare, João Pessoa, v. 15, n. 2, p. 670-686, 2018. REMEDIO, José Antônio. Os direitos de solidariedade, o princípio da solidariedade, a solidariedade social e a filantropia como instrumentos de inclusão social. Argumenta Journal Law, Jacarezinho, n. 24, p. 251-280, 2016. Disponível em: http://seer.uenp.edu.br/index.php/ argumenta/article/view/696. Acesso em: 22 abr. 2021. RIBEIRO, Elizabeth da Costa. Existência humana e responsabilidade: definindo uma ética heideggeriana a partir de ser e tempo. Rio de Janeiro: UGF, 2000. RICHARDSON, Roberto Jarry (Org.). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999. RODRIGUES, Elisa. Questões epistemológicas do ensino religioso: uma proposta a partir da ciência da religião. Revista Interações – Cultura e Comunidade, Belo Horizonte, v. 8, n. 14, p. 230-241, 2013. SANTOS, Thaís Araújo. A influência da educação religiosa no desenvolvimento da moral. Brasília: UnB, 2013. SAVATER, Fernando. Ética para meu filho. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2016. SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, ideologia e contra ideologia. Temas básicos de educação e ensino. São Paulo: EPU, 2006. SILVA, Fabiana Maria Lobo da. Liberdade de religião e o Ensino Religioso nas escolas públicas de um estado laico: perspectiva jusfundamental. Revista de Informação Legislativa, Brasília, v. 52, n. 206, p. 271-298, 2015. SILVA, Joyce Mary; ASSIS, Simone Gonçalves. Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 1, p. 1-13, 2018. SILVA, Nyrluce Marília Alves da; FREITAS, Alexandre Simão de. A ética do cuidado de si no campo pedagógico brasileiro: modos de uso, ressonâncias e desafios. Revista Pro-Posições, Campinas, v. 26, n. 1, p. 217-233, 2015. SOARES, Afonso Maria Ligorio. Ciência da religião, Ensino Religioso e profissão docente. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 1-18, 2009. Disponível em: http://www.pucsp.br/rever/rv3_2009/t_soares.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020. SOTER – Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Org.). Religião e transformação social no Brasil hoje. São Paulo: Paulinas, 2007. SOUZA, Marselha Evangelista de; OLIVEIRA, Geovane Lopes de. A mediação escolar como instrumento auxiliar de construção da tolerância/respeito à diversidade religiosa. Revista Sacrilegens, Juiz de Fora, v. 15, n. 2, p. 1509-1594, 2018. SOUZA, Virgínio Cândido Tosta de; PESSINI, Leo; HOSSNE, William Saad. Bioética, religião, espiritualidade e a arte do cuidar na relação médico-paciente. Revista Bioethikos, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 181-190, 2012. SUÁREZ, Adolfo Semo. Aprendizagem e Ensino Religioso: modelo de um ensino crítico que forme estudantes solidários. São Paulo: UNASP, 2015. VALENTE, Gabriela Abuhab. Laicidade, Ensino Religioso e religiosidade na escola pública brasileira: questionamentos e reflexões. Revista Pro-Posições, Campinas, v. 29, n. 1, p. 107-127, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072018000100107&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 8 abr. 2020. VALLS, Álvaro Luiz Montenegro. O que é ética. Coleção Primeiros Passos. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 2000. VON, Cristina. Cultura de paz: o que os indivíduos, grupos, escolas e organizações podem fazer pela paz no mundo. São Paulo: Peirópolis, 2003. WALDOW, Vera Regina; BORGES, Rosália Figueiró. Cuidar e humanizar: relações e significados. Revista Acta Paul Enfermagem, São Paulo, v. 24, n. 3, p. 414-418, 2011. XAVIER, Antônio Roberto. História e filosofia da educação: da paideia grega ao pragmatismo romano. Revista Dialectus, Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 81-89, 2016. ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavone. A redescoberta da ética do cuidado: o foco e a ênfase nas relações. Revista da Escola de Enfermagem, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 17-25, 2004.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectCuidadopt_BR
dc.subjectHumanismopt_BR
dc.subjectSolidariedadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO COMPONENTE CURRICULAR RELIGIOSO COMO FATOR MOTIVADOR DO CUIDADO PARA COM O OUTROpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Valéria Gonçalves Coelho.pdfTCC - Valéria Gonçalves Coelho3,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.