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Tipo: Dissertação
Título: O COMPONENTE CURRICULAR RELIGIOSO COMO FATOR MOTIVADOR DO CUIDADO PARA COM O OUTRO
Autor(es): Coelho, Valéria Gonçalves
Primeiro Orientador: Adriano Filho, José
Primeiro membro da banca: Adriano Filho, José
Segundo membro da banca: Gonçalves, José Mário
Terceiro membro da banca: Barreira, Marcelo Martins
Resumo: Neste estudo, cujo tema é o Ensino Religioso como fator motivador do cuidado em relação ao outro, desenvolvido por meio de levantamento bibliográfico, o principal objetivo consiste em investigar como o Ensino Religioso pode contribuir com a humanização dos alunos, enfatizando a importância do cuidado para com o outro. Para tanto, parte-se da hipótese de que, no momento em que se tenta aproximar o conteúdo desse componente curricular dos esforços de humanização, mais se contribuirá para o crescimento dos/as alunos/as, enquanto cidadãos. A questão-problema a ser respondida é: de que forma o Ensino Religioso poderá atuar como fator motivador do cuidado para com o outro? Quanto aos objetivos específicos, buscou-se identificar, com base na literatura especializada sobre o tema, as principais metas do Ensino Religioso, a serem aplicadas em escolas do setor público; comparar a teoria literária acerca do Ensino Religioso, com o trabalho desenvolvido nas escolas de Vila Velha (ES), para expor o que há de positivo e o que há de negativo, em termos de ensino humanista; sugerir caminhos que corrijam eventuais disfunções identificadas pela pesquisa de campo, em relação à forma como o Ensino Religioso é ministrado. Como justificativa, acredita-se que a solução para os problemas humanos necessita de trabalho conjunto. Defende-se que o Ensino Religioso, ao oferecer viés prático à sua didática, pode despertar o interesse dos estudantes para a solidariedade. O Ensino Religioso pode despertar a compaixão e cuidado em relação ao outro. Isso porque, o Ensino Religioso aborda temas geradores, tais como: amor ao próximo; caridade; bondade; inteligência; liberdade; responsabilidade; fraternidade; saber colocar-se no lugar do outro; educação da consciência; ser justo, ser amigo, ser sábio; identificar os problemas sociais; ter sentido de justiça; solidariedade; diversidade; como se trabalha com os necessitados; valorização da vida; a importância de pequenos gestos; etc.
Resumo Alternativo: In this study, whose theme is Religious Education as a motivating factor of care in relation to the other, developed through a literature review, the main objective is to investigate how Religious Education can contribute to the humanization of students, emphasizing the importance of care for with the other. Therefore, it is based on the hypothesis that, when trying to bring the content of this curricular component closer to humanization efforts, more will be contributed to the growth of students as citizens. The question-problem to be answered is: how can Religious Education act as a motivating factor in caring for the other? As for the specific objectives, we sought to identify, based on the specialized literature on the subject, the main goals of Religious Education, to be applied in public sector schools; compare the literary theory about Religious Education, with the work developed in schools in Vila Velha (ES), to expose what is positive and what is negative, in terms of humanist teaching; suggest ways to correct any dysfunctions identified by field research, in relation to the way in which Religious Education is taught. As a justification, it is believed that the solution to human problems requires joint work. It is argued that Religious Education, by offering a practical bias to its didactics, can awaken students' interest in solidarity. Religious Education can awaken compassion and care towards others. This is because Religious Education addresses generative themes, such as: love of neighbor; charity; kindness; intelligence; freedom; responsibility; fraternity; knowing how to put oneself in the other's shoes; conscience education; be fair, be friend, be wise; identify social problems; have a sense of justice; solidarity; diversity; how to work with the needy; valorization of life; the importance of small gestures; etc.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Cidadania
Cuidado
Humanismo
Solidariedade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/421
Data do documento: 28-Jun-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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