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Tipo: Dissertação
Título: A GEOGRAFIA ESCOLAR E TEMAS RELIGIOSOS: COMBATENDO A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
Autor(es): SANTOS, MURILO SILVA
Primeiro Orientador: Filho, José Adriano
Primeiro membro da banca: Brotto, Julio Cezar de Paula
Segundo membro da banca: Barreira, Marcelo Martins
Terceiro membro da banca: Filho, Jose Adriano
Resumo: A presente pesquisa de mestrado configura-se como um trabalho no domínio do Pensamento Geográfico no qual centra-se a afinidade geografia e religião sugerida no subcampo da geografia cultural: geografia da religião. Para tanto, como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica exploratória. Seu objetivo central é compreender a dinâmica de desenvolvimento da geografia e sua respectiva ligação com a religião, além de dar ênfase às práticas de intolerância religiosa que são pautadas nos valores eurocêntricos. Um dos grandes desafios atuais é a liberdade religiosa, necessitando-se recorrer à Constituição e a outros acordos para manter a ordem em um ambiente cada vez mais plural, que enfrenta o desrespeito aos praticantes de uma religião diferente da celebrada pela maioria. A partir do reconhecido avanço do número de adeptos das religiões neopentecostais, os casos de intolerância religiosa contra os seguidores das religiões afro-brasileiras têm crescido bastante. Associaremos todas essas questões de intolerância a geografia, buscando dessa forma uma maior participação desta nos temas relacionados a religião. A interdisciplinaridade é o meio pelo qual a geografia coopera para o Ensino Religioso. A fim de que a interdisciplinaridade se consolide no espaço escolar, é necessário que a educação esteja voltada para a influência mútua entre as diversas disciplinas, num procedimento de diálogo de opiniões, harmonia de princípios, temáticas, métodos e finalidades, com intenção de planejar e coordenar o procedimento de estruturação do conhecimento. Por fim, apresentaremos a geografia e sua relação com temas religiosos, e analisaremos como a Geografia focaliza na diversidade cultural, além de abordar as questões dos conflitos religiosos que apresentam fundamentos culturais. Entender como refletir sobre o espaço como um ambiente de conflitos é pertinente a disciplina, pois são temas de destaque na sociedade contemporânea, expondo a diversidade de vínculos espaciais na ótica da cultura e da religião. Serão focados os casos de intolerância praticados pelos neopentecostais às religiões afro-brasileiras, principalmente as cometidas pela Igreja Universal do Reino de Deus. A importância dessa proposta é entender a necessidade do estudo desses temas na Geografia escolar, especialmente apresentando o tópico das relações étnico-raciais para a discussão, interessados em fornecer uma compreensão das distintas religiosidades e a importância que cada uma delas exerce sobre os seus fiéis, desta forma combatendo a intolerância religiosa.
Resumo Alternativo: The present master's research is configured as a work in the field of Geographical Thought which focus the affinity geography and religion and it is suggested in the subfield of cultural geography: geography of religion. For this, as a methodology, the exploratory bibliographic research was used. Its central purpose is to understand the dynamics of the development of geography and its respective connection with religion, in addition to emphasizing the practices of religious intolerance that are based on Eurocentric values. One of the greatest challenges today is religious freedom, what leads us torequiring recourse to the Constitution and other agreements to maintain order in an increasingly plural environment, which faces disrespect to practitioners of a religion other than the one held by the majority. Based on the acknowledged advance in the number of adherents of neo-Pentecostal religions, cases of religious intolerance against the followers of Afro-Brazilian religions have grown considerably. We will associate all these issues of intolerance to geography, seeking in this way a greater participation of this in the subjects related to religion. Interdisciplinarity is the means by which geography cooperates for religious teaching.In order for interdisciplinarity to be consolidated in the school space, it is necessary that education be directed to the mutual influence between the different disciplines, in a procedure of opinions dialogue, harmony of principles, themes, methods and purposes, with the intention of planning and coordinate the process of structuring knowledge. Finally, we will present the geography and its relation with religious themes, and analyze how geography focuses on cultural diversity, as well as address issues of religious conflicts that have cultural foundations. Understanding how to think of space as an environment of conflicts is pertinent to discipline, as they are highlighted themes in contemporary society, exposing the diversity of spatial links from the point of view of culture and religion. The cases of intolerance carried out by the Neo-Pentecostals will be focused as they target on those of the Afro-Brazilian religions, especially those performed by the Universal Church of God’s Kingdom. The importance of this proposal is to understand the need to study these themes in school geography, especially presenting the topic of ethnic-racial relations for discussion, interested in providing an understanding of the different religions and the importance that each of them exerts on their believers, thus fighting religious intolerance.
Palavras-chave: Geografia da Religião. Intolerância Religiosa. Interdisciplinaridade. Religiões afro-brasileiras. Neopentecostais.
Geography of Religion. Religious intolerance. Interdisciplinarity. Afro-Brazilian religions. Neopentecostals.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: BERGER, Peter L. Os múltiplos altares da modernidade rumo a um paradigma da religião numa época pluralista. Petrópolis: Editora Vozes, 2017. ______. Rumor de Anjos: a sociedade moderna e a redescoberta do sobrenatural. Petrópolis: Vozes, 1997. BORGES, Luzineide Miranda; CAPUTO, Stela Guedes; OLIVEIRA, Raimundo Nunes. A organização geográfica do terreiro de Candomblé contribuindo para ensino da Geografia. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, Salvador, v. 5, n. 2, p. 79-94, 2016. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/15043>. Acesso em: 17 maio. 2017. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007. BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei nº 9394/96. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 14 out. 2017. ______. Ministério da Educação. Lei nº 9475, de 22 de julho de 1997. 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Data do documento: 7-Dez-2017
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