Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/419
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee3Sousa Filho , Vicente Gregório de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2102658538115652pt_BR
dc.creatorMazzocco, Izabel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5513096116145135pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-10T14:45:41Z-
dc.date.available2021-06-28-
dc.date.available2022-06-10T14:45:41Z-
dc.date.issued2021-06-28-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/419-
dc.description.abstractThe work aims to describe about religiosity, through bibliographic and documentary research, in order to reflect on the duo “school and family: religious influences on Early Childhood Education in the municipal network of Vila Velha”. To carry out this analysis, we sought to relate the contributions of professionals working in early childhood education and those responsible for students with the theory about religion and culture described by Marilena Chauí, Clifford Geertz, Paul Tillich, among others. The articulation between family and school in the child's education process is related to the family's responsibility regarding religious orientations, according to their beliefs and dogmas. And although teachers profess their religions, they try not to influence their students, however, their practices that demonstrate that in everyday life it is difficult to maintain the neutrality prescribed in the orientation of a secular school. And about the “contributions of the relationship between family and school through religiosity in the education of the child”, it was interesting to realize that although the teachers affirm that they develop some religious practices at school, for families this is not verified, understood or identifiable, that is , for families, the school has presented itself as secular, when it respects their opinions or when they simply prefer not to work on some issues related to religious diversity, which would greatly contribute to the identity formation of the child as a historical subject, in addition to promoting the otherness and tolerance. The answers, often loaded with preconceptions, show that families lack information, as much as their children, about the importance of religious diversity, to face intolerant practices, based on the premise that in childhood the child receives guidance and knowledge that helped her in her training as a historical subject and critical citizen.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho possui o objetivo de descrever sobre a religiosidade, através de pesquisa bibliográfica e documental, a fim de refletir a respeito do duo: Escola e Família: influências religiosas na Educação Infantil da rede municipal de Vila Velha. Para a realização da referida análise, buscou-se relacionar as contribuições dos profissionais que atuam na educação infantil e dos responsáveis pelos alunos com a teoria acerca da religião e cultura descritas por Marilena Chauí, Clifford Geertz, Paul Tillich, dentre outros. A articulação entre família e escola, no processo de formação da criança, se relaciona à responsabilidade que a família possui quanto às orientações religiosas, de acordo com as suas crenças e dogmas. E apesar das professoras professarem suas religiões, elas tentam não influenciar seus alunos, entretanto, suas práticas demonstram que no cotidiano é difícil manter a neutralidade prescrita na orientação de uma escola laica. E sobre as “contribuições da relação família e escola por meio da religiosidade na formação da criança”, foi interessante perceber que apesar das professoras afirmarem que desenvolvem algumas práticas religiosas na escola, para as famílias isso não é verificado, compreendido ou identificável, ou seja, para as famílias, a escola tem se apresentado como laica, quando respeita suas opiniões ou quando simplesmente não trabalha com assuntos relacionados à diversidade religiosa. O que em muito contribuiria para a formação identitária na criança como sujeito histórico, além de promover a alteridade e tolerância. As respostas, muitas vezes carregadas de pré-conceitos, evidencia que as famílias carecem de informações, tanto quanto aos filhos/as, sobre a importância da diversidade religiosa, para o enfrentamento de práticas intolerantes, partindo da premissa de que na infância a criança recebe orientações e conhecimentos que ajudaram na sua formação enquanto sujeito histórico e cidadão crítico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-10T14:45:41Z No. of bitstreams: 1 TCC - Izabel Mazzocco.pdf: 3610487 bytes, checksum: fd8746034fe7a879f433bee16d3f553a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-10T14:45:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Izabel Mazzocco.pdf: 3610487 bytes, checksum: fd8746034fe7a879f433bee16d3f553a (MD5) Previous issue date: 2021-06-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesABBAGNANO, Nicola. Educação. In: ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007. ALVES, Maria L. B. Tolerâncias e intolerâncias religiosas no cotidiano familiar. Revista Brasileira de História das Religiões, Maringá, a. I, n. 3, p. 3-21, 2009. Disponível em: http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pdf2/texto%201.pdf. Acesso em: 02 mar. 2020. ARCE, Alessandra; MARTINS, Lígia M. A Educação Infantil e o ensino fundamental de nove anos. In: ARCE, Alessandra; MARTINS, Lígia M. (orgs.). Quem tem medo de ensinar na Educação Infantil? Em defesa do ato de ensinar. 3. ed. Campinas: Alínea, 2013. p. 38-49. AZEVEDO, Francisco F. S. Cuidar. In: AZEVEDO, Francisco F. S. Dicionário Analógico da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2010. BARRETO, Maria A. O. C.; BARRETO, Flávia O. C. Educação inclusiva: contexto social e histórico, análise das deficiências e tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: Érica, 2014. BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. Modernidade, pluralismo e crise de sentido: a orientação do homem moderno. Petrópolis: Vozes, 2004. BIASOLI-ALVES, Zélia M. M. Cuidado e negligência na educação da criança na família. In: MOREIRA, Lúcia V. C.; CARVALHO, Ana M. A. (orgs.). Família e educação: olhares da psicologia. São Paulo: Paulinas, 2008. p. 14-27. BITTENCOURT FILHO, José. Matriz religiosa brasileira: religiosidade e mudança social. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: Koinonia, 2003. BRANDENBURG, Laude E. A espiritualidade na escola e a tradição religiosa familiar. In: KRONBAUER, Selenir C. G.; SOARES, Afonso M. L. Educação e religião: múltiplos olhares sobre o ensino religioso. São Paulo: Paulinas, 2013. p. 57-72. BRANT, Leonardo. Diversidade cultural: globalização e culturas locais – efeitos e perspectivas. São Paulo: Escrituras; Instituto Pensarte, 2005. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao.htm. Acesso em: 24 jun. 2020. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. [Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 20 jan. 2020. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. [Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 jan. 2020. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília: MEC; SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro101.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020. CHAUI, Marilena. Cultura e democracia. Revista Crítica y emancipación, Buenos Aires, a. 1, n. 1. p. 53-76, 2008. COELHO, Elisângela M. Práxis do ensino religioso na escola: perspectivas de novos olhares em formação. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2014. CORRÊA, Rosa L. T. Cultura e diversidade. Curitiba: Ibepex, 2008. CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 1999. CURY, Carlos R. J. Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 27, p. 183-191, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/ch8ZMxtpx7ZshtgZW355HtP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 out. 2020. CURY, Carlos R. J. Ensino religioso e escola pública: o curso histórico de uma polemica entre a Igreja e o Estado no Brasil. Revista Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 17, p. 20-37, 1993. CURY, Munir; VERONESE, Josiane R. P.; SILVEIRA, Mayra. Estatuto da Criança e do adolescente comentado: comentários jurídicos e sociais. 5. ed. São Paulo: Malheiros, 2002. DESSEN, Maria A.; POLONIA, Ana C. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Revista Paideia, Ribeirão Preto, v. 17, n. 36, p. 21-32, 2007. DONATI, Pierpaolo. Família no século XXI: abordagem relacional. São Paulo: Paulinas, 2008. DROOGERS, André. A religiosidade mínima brasileira. Revista Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 61-81, 1987. DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2006. FONSECA, João José S. Metodologia da pesquisa científica: manual de orientações. Ceará: EdUECE, 2002. FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO (FONAPER). Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso. São Paulo: Ave Maria, 1997. FRAAS, Hans-Jürgen. A religiosidade humana: compêndio de psicologia da religião. São Paulo: Sinodal, 1997. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes à prática educativa. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008. GAIGHER, Elorania K. A. Educação e religião: as manifestações religiosas no ambiente escolar e a construção de uma cultura de paz. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2018. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1889. GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. GODOY, Arilda S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995. GOMES, Jerusa V. Socialização: um problema de mediação. Revista de Psicologia, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 57-65, 1990. HÖFFE, Otfried. Valores em Instituições democráticas de ensino. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 463- 479, 2004. IBGE. Vila Velha. [s.d.]. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/es/vila-velha/panorama. Acesso em: 20 dez. 2020. JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; RODRIGUES, Edile M. F. A formação do professor de Ensino Religioso: o impacto sobre a identidade de um componente curricular. Revista Pistis & Praxis, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 587-609, 2014. KRAMER, Sonia. Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a Educação Infantil. São Paulo: Ática, 1991. KRONBAUER, Selenir C. G.; SOARES, Afonso M. L. Educação e religião: múltiplos olhares sobre o ensino religioso. São Paulo: Paulinas, 2013. LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Marina A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2001. MINAYO, Maria Cecília de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: HUCITEC, 2007. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DEPORTO. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular para a educação infantil. Brasília: MEC; SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em: 25 ago. 2020. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília: MEC; SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 23 jun. 2020. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC; SEB, 2017. NICOLAU, Marieta L. M. Textos básicos da educação pré-escolar. São Paulo: Ática, 1990. NOGUEIRA, Celeide A. V. Educação Infantil religiosa no Brasil: ressonâncias das políticas públicas. Revista Correlatio, São Bernardo do Campo, v. 16, n. 2, p. 229-254, 2017. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/COR/article/viewFi le/8443/6143. Acesso em: 24 dez. 2020. OLENIKI, Marilac L. R.; DALDEGAN, Viviane M. Encantar: uma prática pedagógica do Ensino Religioso. Petrópolis: Vozes, 2003. OMOTE, Sadao. Diversidade, educação e sociedade inclusiva. In: OLIVEIRA, Anna A. S.; OMOTE, Sadao; GIROTO Claudia R. M. (orgs.). Inclusão Escolar: as contribuições da educação especial. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. p. 15-31. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaração de princípios sobre a tolerância. Paris: UNESCO, 1995. Disponível em: https://www.oas.org/dil/port/1995%20Declara%C3%A7%C3%A3o%20de% 20Princ%C3%ADpios%20sobre%20a%20Toler%C3%A2ncia%20da%20UNESCO.pdf. Acesso em: 24 set. 2020. ORLANDI, Eni P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed. Campinas: Pontes, 1996. PASSOS, João D. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas. 2007. PINTO, Antonio L. T.; WINDT, Márcia C. V. S.; SIQUEIRA, Luiz E. A. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 26. ed. São Paulo: Saraiva, 2000. PNE. Plano Nacional de Educação: lei nº 13.005/2014. [s.d.]. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 01 ago. 2020. PUHL, Antônio. A família constrói o sucesso. Revista de Educação, Brasília, v. 23, n. 93, p. 18-32, 1994. RIBEIRO, Claudio O. Pluralismo e libertação. São Paulo: Paulinas, 2014. RIBEIRO, Jorge C. Religiosidade jovem: pesquisa entre universitários. São Paulo: Olho d’Água; Loyola, 2009. RIBEIRO, Wesley S. Intolerância religiosa e violência frente às práticas religiosas, no Brasil, no século XXI. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2016. ROCHA, Abdruschin S. Espiritualidade em ambientes corporativos: uma nova modalidade de retorno do religioso. In: ROCHA, Abdruschin S.; OLIVEIRA, David M.; MARLOW, Sergio L. (orgs.). Espiritualidades contemporâneas. Vitória: Unida, 2013. p. 13-26. SÁNCHEZ, Pilar. Psicomotricidade na educação infantil: uma prática preventiva e educativa. Porto Alegre: Artmed, 2003. SANTOS, Antonia P. Educação Infantil e religiosidade: papel pedagógico do professor. São Leopoldo: Novas Edições Acadêmicas, 2015. SANTOS, Silvana F. Ensino religioso: uma perspectiva para a Educação Infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. Curitiba: IBPES, 2009. SARAMAGO, José. O conto da ilha desconhecida. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. SCURO, Pedro N. Sociologia ativa e didática: um convite ao estudo da ciência do mundo moderno. São Paulo: Saraiva, 2004. SILVA, Airton V.; ULRICH, Claudete B. Pluralidade religiosa brasileira: a importância do diálogo inter-religioso. Revista Protestantismo em Revista, São Leopoldo, v. 43, n. 1, p. 83-94, 2017. SILVA, Eliane M. S. Religião, diversidade e valores culturais: conceitos teóricos e a educação para a cidadania. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, n. 2. p. 1-14, 2004. SILVA, Kalina V.; SILVA, Maciel H. Cultura. In: SILVA, Kalina V.; SILVA, Maciel H. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2006. SILVA, Isaac P. Ensino religioso em sala de aula: contribuições à formação do aluno e à aprendizagem de valores. Revista Unitas, Vitória, v. 2, p. 166-174, 2014. Disponível em: http://revista.faculdadeunida.com.br/index.php/unitas/article/view/225. Acesso em: 27 jul. 2020. SILVA, Isaac P. Um estudo sobre o Ensino Religioso: a relação entre o ensino religioso e a educação no município de Serra e o processo de construção e aprendizagem dos valores humanos. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2015. SILVA, Katia B. A religiosidade na educação básica: uma prática naturalizada em duas escolas de Vila Velha (ES). Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2018. SILVEIRA, Emerson J. S. Intolerância, laicidade e Ensino Religioso. In: REIS, Marcos V. F.; SARDINHA, Antonio C.; JUNQUEIRA, Sérgio. (orgs.). Diversidade e o campo da educação: diálogos sobre (in) tolerância religiosa. Macapá: UNIFAP, 2017. p. 102-116. SOUSA, Francisca R. F. R. Formação continuada de professores de ensino religioso: concepção do professor. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013. STRECK, Gisele W. O Ensino Religioso e a diversidade religiosa no Brasil: desafios para a educação. Revista Pistis & Práxis, Curitiba, v. 4, n. 1, p. 261-276, 2012. TEIXEIRA, Faustino. Diálogo inter-religioso e educação para a alteridade. In: SCARLATELLI, Cleide C. S. STRECK, Danilo; FOLLMANN, José I. (orgs.). Religião, cultura e educação. São Leopoldo: Unisinos, 2006. p. 29-40. TEIXEIRA, Faustino. Teologia e diálogo inter-religioso. In: ALMEIDA, Edson F.; LONGUINI NETO, Luiz (orgs.). Teologia para quê? Rio de Janeiro: Mauad, 2007. p. 69-83. THOMAZ, Paulo R. V. As influências religiosas no contexto escolar. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2014. TILLICH, Paul. Dinâmica da fé. São Leopoldo: Sinodal, 1985. TILLICH, Paul. Teologia da Cultura. São Paulo: Fonte Editorial, 2009. TOURAINE, Alain. Poderemos viver juntos? São Paulo: Paulinas, 1999. TRIVINOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. VALE, Rosangela M. A Dimensão da Fé na Perspectiva de Paul Tillich. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (ANPTECRE), V, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: ANPTECRE, 2015. p. 742-743. VATTIMO, Gianni. O vestígio do vestígio. In: VATTIMO, Gianni; DERRIDA, Jacques. (orgs.). A religião: o seminário de Capri. São Paulo: Estação Liberdade, 2000. p. 89-103. VILA VELHA (Cidade). Secretaria Municipal de Assistência Social. Plano Municipal de Assistência Social: 2018-2021. Vila Velha: Prefeitura Municipal, 2018. VILA VELHA (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Relatório de Gestão 2020. Vila Velha: Prefeitura Municipal, 2020a. VILA VELHA (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Plano Municipal de Educação. Vila Velha: Prefeitura Municipal, 2020b. VYGOTSKY, Lev S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscola de Educação Infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleESCOLA E FAMÍLIA: INFLUÊNCIAS RELIGIOSAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE VILA VELHA - ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Izabel Mazzocco.pdfTCC - Izabel Mazzocco3,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.