Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/419
Tipo: Dissertação
Título: ESCOLA E FAMÍLIA: INFLUÊNCIAS RELIGIOSAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE VILA VELHA - ES
Autor(es): Mazzocco, Izabel
Primeiro Orientador: Stephanini, Valdir
Primeiro membro da banca: Stephanini, Valdir
Segundo membro da banca: Gonçalves, José Mário
Terceiro membro da banca: Sousa Filho , Vicente Gregório de
Resumo: O trabalho possui o objetivo de descrever sobre a religiosidade, através de pesquisa bibliográfica e documental, a fim de refletir a respeito do duo: Escola e Família: influências religiosas na Educação Infantil da rede municipal de Vila Velha. Para a realização da referida análise, buscou-se relacionar as contribuições dos profissionais que atuam na educação infantil e dos responsáveis pelos alunos com a teoria acerca da religião e cultura descritas por Marilena Chauí, Clifford Geertz, Paul Tillich, dentre outros. A articulação entre família e escola, no processo de formação da criança, se relaciona à responsabilidade que a família possui quanto às orientações religiosas, de acordo com as suas crenças e dogmas. E apesar das professoras professarem suas religiões, elas tentam não influenciar seus alunos, entretanto, suas práticas demonstram que no cotidiano é difícil manter a neutralidade prescrita na orientação de uma escola laica. E sobre as “contribuições da relação família e escola por meio da religiosidade na formação da criança”, foi interessante perceber que apesar das professoras afirmarem que desenvolvem algumas práticas religiosas na escola, para as famílias isso não é verificado, compreendido ou identificável, ou seja, para as famílias, a escola tem se apresentado como laica, quando respeita suas opiniões ou quando simplesmente não trabalha com assuntos relacionados à diversidade religiosa. O que em muito contribuiria para a formação identitária na criança como sujeito histórico, além de promover a alteridade e tolerância. As respostas, muitas vezes carregadas de pré-conceitos, evidencia que as famílias carecem de informações, tanto quanto aos filhos/as, sobre a importância da diversidade religiosa, para o enfrentamento de práticas intolerantes, partindo da premissa de que na infância a criança recebe orientações e conhecimentos que ajudaram na sua formação enquanto sujeito histórico e cidadão crítico.
Resumo Alternativo: The work aims to describe about religiosity, through bibliographic and documentary research, in order to reflect on the duo “school and family: religious influences on Early Childhood Education in the municipal network of Vila Velha”. To carry out this analysis, we sought to relate the contributions of professionals working in early childhood education and those responsible for students with the theory about religion and culture described by Marilena Chauí, Clifford Geertz, Paul Tillich, among others. The articulation between family and school in the child's education process is related to the family's responsibility regarding religious orientations, according to their beliefs and dogmas. And although teachers profess their religions, they try not to influence their students, however, their practices that demonstrate that in everyday life it is difficult to maintain the neutrality prescribed in the orientation of a secular school. And about the “contributions of the relationship between family and school through religiosity in the education of the child”, it was interesting to realize that although the teachers affirm that they develop some religious practices at school, for families this is not verified, understood or identifiable, that is , for families, the school has presented itself as secular, when it respects their opinions or when they simply prefer not to work on some issues related to religious diversity, which would greatly contribute to the identity formation of the child as a historical subject, in addition to promoting the otherness and tolerance. The answers, often loaded with preconceptions, show that families lack information, as much as their children, about the importance of religious diversity, to face intolerant practices, based on the premise that in childhood the child receives guidance and knowledge that helped her in her training as a historical subject and critical citizen.
Palavras-chave: Religião
Cultura
Educação
Família
Escola de Educação Infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/419
Data do documento: 28-Jun-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Izabel Mazzocco.pdfTCC - Izabel Mazzocco3,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.