Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/417
Tipo: Dissertação
Título: A INSERÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL II DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO AMAPÁ A PARTIR DAS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES
Autor(es): Façanha, Marta do Socorro Tourinho Braga
Primeiro Orientador: Stephanini, Valdir
Primeiro membro da banca: Stephanini, Valdir
Segundo membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Terceiro membro da banca: Reis, Marcos Vinicius de Freitas
Resumo: A dissertação apresenta como objetivo investigar a inserção do Ensino Religioso no Ensino Fundamental II de escolas públicas localizadas no Estado do Amapá com destaque: aos fundamentos das Ciências das Religiões que consideram o Ensino Religioso como disciplina que faz parte da área do conhecimento humano; o artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional criada em 1996; e a Lei nº 9475/1997 que a partir da escola destaca a educação e a religião, e, vincula-o à diversidade cultural ao local delimitado. Com esse propósito, propôs-se responder o seguinte problema: De que forma o Ensino Religioso, a partir das Ciências das Religiões, pode contribuir para a compreensão do fenômeno religioso alusiva aos alunos(as) do Ensino Fundamental II de escolas públicas localizadas no Estado do Amapá? Acredita-se, como hipótese que será confirmada ou refutada, que a compreensão do fenômeno religioso nas escolas públicas no Estado do Amapá, ainda não aloca todos os fundamentos das Ciências da Religião, mostrando que faltam investimentos na oferta de cursos de formação (inicial e continuada). E, se não há investimentos, certamente, há déficits no ensino, principalmente, em relação: ao respeito à diversidade religiosa e aos direitos humanos dos(as) alunos(as); à garantia de ensino igualitário, libertador e superador do proselitismo; e, ainda, impedimentos ao ensino multicultural e contextualizado à realidade dos(as) alunos(as) de ER do fundamental II das escolas públicas. A metodologia adotou o uso do método pesquisa bibliográfica baseada na seleção e leituras de livros, artigos científicos, dissertações e teses relacionadas à temática em estudo. Tornando possível organizar as perspectivas teóricas defendidas, sendo as principais: Rubem Alves, Anísia de Paulo Figueiredo, Sérgio Junqueira, Joaõ Passos com estudos destacando as contribuições do ER no Brasil, no processo de escolarização e como proposta de ensino; Daniel Lelis, Luzia Sena, Gisela Streck, Marilza Vanessa Rosa Suanno, José Roberto de Vasconcelos que apresentaram estudos e abordagens sobre o ER na formação do professor e na construção da atuação ética e multicultural do docente em sala de aula; Gilbraz Aragão e Mailson Souza, Hans Greschat, Bruno Nascimento, Soraya Monteiro Neves, Basarab Nicolescu, Sandra Nogueira, Claudete Beise e Edeson Silva que abordaram a transdisciplinaridade e o campo das CRs e sua aplicação no ER de forma plural e como área do conhecimento humano em consolidação; Moisés de Jesus Prazeres dos Santos Bezerra, Piedade Lino Videira e Elivaldo Custódio, Edna Maria Biz Pasini das Chagas, Elivaldo Serrão Custódio, Sebastiana Souza Dias por abordarem o ER e a prática pedagógica dos(as) professores(as) desenvolvida nos municípios e escolas públicas do Estado do Amapá. Além da pesquisa bibliográfica, fez-se levantamento documental, para identificar as principais legislações que abordam diretrizes operacionais, curriculares e legais para a inserção do ER no EF II de escolas públicas brasileiras e amapaenses. Logo, com os resultados foram construídos três capítulos: no primeiro foi abordado sobre o desenvolvimento histórico do Ensino Religioso no Brasil; no segundo capítulo foi dado ênfase sobre o Ensino Religioso na Educação Básica e no terceiro capítulo foi apresentado sobre o Ensino Religioso no Ensino Fundamental II de escolas públicas do Estado do Amapá, a partir das Ciências das Religiões.
Resumo Alternativo: The dissertation aims to investigate the insertion of Religious Education in Elementary Education II of public schools located in the State of Amapá, highlighting: the foundations of Science of Religions that consider Religious Education as a discipline that is part of the area of human knowledge; Article 33 of the Law of Guidelines and Bases for National Education created in 1996; and Law No. 9475/1997 that, from the school onwards, emphasizes education and religion, and links it to cultural diversity to the delimited location. With this purpose, it was proposed to answer the following problem: How Religious Education, from the Science of Religions, can contribute to the understanding of the religious phenomenon alluding to Elementary School II students from public schools located in the State of the Amapá? It is believed, as a hypothesis that will be confirmed or refuted, that the understanding of the religious phenomenon in public schools in the State of Amapá, still does not allocate all the fundamentals of the Sciences of Religion, showing that there is a lack of investments in the offer of training courses (initial and continued). And, if there are no investments, there are certainly deficits in education, mainly in relation to: respect for religious diversity and the human rights of students; the guarantee of egalitarian teaching, liberating and overcoming proselytism; and, also, impediments to multicultural teaching and contextualized to the reality of elementary school RE students in public schools. The methodology adopted the use of the bibliographic research method based on the selection and reading of books, scientific articles, dissertations and theses related to the subject under study. Making it possible to organize the theoretical perspectives defended, the main ones being: Rubem Alves, Anísia de Paulo Figueiredo, Sérgio Junqueira, Joaõ Passos with studies highlighting the contributions of RE in Brazil, in the schooling process and as a teaching proposal; Daniel Lelis, Luzia Sena, Gisela Streck, Marilza Vanessa Rosa Suanno, José Roberto de Vasconcelos who presented studies and approaches on RE in teacher education and in the construction of the ethical and multicultural performance of the teacher in the classroom; Gilbraz Aragão and Mailson Souza, Hans Greschat, Bruno Nascimento, Soraya Monteiro Neves, Basarab Nicolescu, Sandra Nogueira, Claudete Beise and Edeson Silva who addressed transdisciplinarity and the field of CRs and their application in the RE in a plural way and as an area of human knowledge in consolidation; Moisés de Jesus Prazeres dos Santos Bezerra, Piedade Lino Videira and Elivaldo Custódio, Edna Maria Biz Pasini das Chagas, Elivaldo Serrão Custódio, Sebastiana Souza Dias for approaching RE and the pedagogical practice of teachers developed in municipalities and schools of the State of Amapá. In addition to the bibliographical research, a documental survey was carried out to identify the main legislations that address operational, curricular and legal guidelines for the insertion of ER in EF II of Brazilian and Amapa public schools. Therefore, with the results, three chapters were built: in the first one, the historical development of Religious Education in Brazil was discussed; in the second chapter, emphasis was given to Religious Education in Basic Education and in the third chapter was presented on Religious Education in Elementary Education II of public schools in the State of Amapá, based on the Science of Religions.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Transdisciplinaridade
Ciência das Religiões
Amapá
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/417
Data do documento: 21-Jun-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marta do Socorro T. B. Façanha.pdfTCC - Marta do Socorro T. B. Façanha2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.