Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/416
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee2McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee3Brotto, Julio Cezar de Paula-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1572132876854513pt_BR
dc.creatorMonteiro, Alessandra de Aguiar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4578715110639074pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-10T14:28:33Z-
dc.date.available2021-05-17-
dc.date.available2022-06-10T14:28:33Z-
dc.date.issued2021-05-17-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/416-
dc.description.abstractStudy on the Religious Education discipline in the Political Pedagogical Project (PPP) of the Municipal Elementary Education Unit (UMEF) Professor Nice de Paula Agostini Sobrinho in Vila Velha - ES, with the problem question being: The inclusion of the Religious Education discipline in the PPP of UMEF Professor Nice de Paula Agostini Sobrinho meets what is foreseen in the Curriculum Guidelines of the Municipal Education Network of Vila Velha from the 1st to the 9th year of SEMED? Having as general objective was to analyze the UMEF PPP in the light of the Curriculum Guidelines of the Municipal Education Network of Vila Velha with the purpose of verifying if the PPP configures the curricular contents of the discipline Religious Education as SEMED establishes. For this, the methodological procedures used an exploratory, bibliographic and documentary study, with a qualitative approach. The analysis of the UMEF's PPP was carried out through Bardin's Content Analysis. The first chapter analyzed the process of preparing the UMEF's PPP, identifying the ethical, political, didactic and pedagogical foundations. The second were categories and content indicators based on Bardin's Content Analysis in an attempt to propose the axis of values and the axis of relationships, with the main analysis document being the UMEF PPP for the year 2018. The third chapter, the researcher identified how and to what extent the UMEF PPP can be considered a path for the recognition of identities, alterities and overcoming religious intolerance. The researched UMEF PPP presents Religious Education geared to identities and alteralities in search of religious tolerance, according to municipal guidelines, but it needs to bring the objectives of the Common National Curriculum (BNCC) into the discussion.pt_BR
dc.description.resumoEstudo sobre a disciplina Ensino Religioso no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Professora Nice de Paula Agostini Sobrinho em Vila Velha – ES, tendo como pergunta-problema foi: A inclusão da disciplina Ensino Religioso no PPP da UMEF Professora Nice de Paula Agostini Sobrinho atende o que está previsto nas Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha do 1º ao 9º ano da SEMED? Tendo como objetivo geral foi analisar o PPP da UMEF à luz das Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha com a finalidade de constatar se o PPP configura os conteúdos curricular da disciplina Ensino Religioso como a SEMED estabelece. Para isso, os procedimentos metodológicos recorreram-se ao estudo exploratório, bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa. A análise do PPP da UMEF foi realizada por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. O primeiro capítulo analisou o processo de elaboração do PPP da UMEF identificando os fundamentos éticos, políticos, didáticos e pedagógicos. O segundo foram categorias e indicadores de conteúdo a partir da Análise de Conteúdo de Bardin em busca de propor o eixo dos valores e o eixo das relações, tendo como documento principal de análise o PPP da UMEF do ano de 2018. O terceiro capítulo, a pesquisadora identificou de que maneira e em que medida o PPP da UMEF pode ser considerado um caminho para o reconhecimento de identidades, de alteridades e de superação da intolerância religiosa. O PPP da UMEF pesquisada apresenta o Ensino Religioso voltado para as identidades e alteralidades bem busca da tolerência religiosa, conforme diretrizes municipais, mas precisa trazer no bojo a discussão os objetivos da Base Nacional Comum Currilar (BNCC).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-10T14:28:33Z No. of bitstreams: 1 TCC - Alessandra de Aguiar Monteiro.pdf: 3802561 bytes, checksum: 38ff88c7a35a7b561cd81ea16122d363 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-10T14:28:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Alessandra de Aguiar Monteiro.pdf: 3802561 bytes, checksum: 38ff88c7a35a7b561cd81ea16122d363 (MD5) Previous issue date: 2021-05-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, Ivani C. Currículo do Ensino Religioso da rede municipal de ensino de Vila Velha – ES. Revista Último Andar, São Paulo, v. 23, n. 36, p. 44-60, 2020. ANDRADE, Marcelo. Tolerar é pouco? Pluralismo, mínimos éticos e prática pedagógica. Rio de Janeiro: Nova América, 2009. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BARROSO, Roberto. Ensino Religioso em escolas públicas: informativo nº 875. In: STF [Site institucional]. 28 ago. a 1 set. 2017. Disponível em: http://www.stf.jus.br/arquivo/ informativo/documento/informativo875.htm. Acesso em: 10 ago. 2020. BASSEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa; SOLE, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. BELTRÃO, Monique F. M. Investindo na Pedagogia com projetos visão acadêmica. São Paulo: Delicatta, 2012. BELTRÃO, Monique F. M. O papel do pedagogo consultor e mediador: desafio do trabalho pedagógico no contexto escolar da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Milton Trancoso de Aguiar. In: BURIL, Deborah (org.). Escola, escolarização e educação. Vila Velha: Above Publicações, 2017. p. 114-133. BILAC, Olavo. Poemas de Olavo Bilac. São Paulo: Melhoramentos, 2014. BOURGEY, L. Observation et expérience chez les médecins de la Collection hippocratique. Paris: Vrin, 1953. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao.htm. Acesso em: 8 ago. 2020. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. [Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional]. Brasília: Presidência da República. [online]. [n.p.]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 ago. 2020. BRASIL. Casa Civil. Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014. [Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educa cao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 08 abr. 2020. BREPOHL, Marion. Estado laico e pluralismo religioso. Revista Estudos de Religião, São Bernardo do Campo, v. 30, n. 1, p. 127-144, 2016. CEDAC. Projeto Político Pedagógico: Orientações para o gestor escolar. São Paulo: Fundação Santillana, 2016. CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber. Porto Alegre: Artmed, 2000. CHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. A filosofia explica Bolsonaro. São Paulo: Leya, 2019. COMPARATO, Fábio K. A afirmação histórica dos direitos humanos. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. CORBISIER, Roland. Hegel: textos escolhidos. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1991. CORDEIRO, Darcy. Diversidade religiosa, direitos humanos e ensino religioso. In: POZZER, Adecir; PALHETA, Francisco; PIOVEZANA, Leonel; HOLMES, Maria José T. (orgs.). Ensino Religioso na educação básica: fundamentos epistemológicos e curriculares. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015. CURY, Carlos R. J. A formação de professores e a laicidade no ensino superior. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 27, n. 65, p. 311-327, 2018. DE SORDI, José O. Desenvolvimento de projeto de pesquisa. São Paulo: Saraiva, 2017. DEMO, Pedro. Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 1994. DIAS, Sônia M.; ANDRADE, Ivani C. Projeto Clique da Diversidade Cultural e Religiosa na rede municipal de ensino do município de Vila Velha – ES. In: SENHORAS, Elói M. (org.). Políticas públicas na educação e a construção do pacto social e da sociabilidade humana 2. Ponta Grossa: Atena, 2021. DOMINGOS, Marília. F. N. Ensino Religioso e estado laico: uma lição de tolerância. Revista Rever, v. 1, n. 1, p. 45-70, 2009. FUV. Mestrado Profissional em Ciências das Religiões. [s.d.]. Disponível em: https://fuv.edu. br/cursos-vida-academica/cursos-presenciais/mestrado-profissional-em-ciencias-das-religioes. Acesso em: 15 jun. 2020. FERREIRA, Aurélio B. de H. Miniaurélio Século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. FILATRO, Andrea. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015. FISCHMANN, Roseli. Estado laico, educação, tolerância e cidadania: para uma análise da concordata Brasil-Santa Sé. São Paulo: Factash, 2012. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo; OLIVEIRA, Rosiska D.; OLIVEIRA, Miguel D.; CECCON, Claudius. Vivendo e aprendendo. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1983. GADOTTI, Moacir. O projeto político-pedagógico na escola: na perspectiva de uma educação para a cidadania. Brasília: Cortez, 1994. GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Práxis. São Paulo: Cortez, 1995. GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. GAIGHER, Elorania K. A. Educação e religião: as manifestações religiosas no ambiente escolar e a construção de uma cultura de paz. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2018. GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 1985. GANDIN, Danilo. Soluções de planejamento para uma prática estratégica e participativa. Petrópolis: Vozes, 2013. GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010. GARDNER, Howard. A nova ciência da mente. São Paulo: EDUSP, 1994. GOVERNO FEDERAL. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. 21 jan. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/janeiro/min isterio-celebra-o-dia-mundial-da-religiao-e-dia-nacional-de-combate-a-intolerancia-religiosa/. Acesso em: 28 fev. 2021. GUSMÃO, Neusa M. M. Linguagem, cultura e alteridade: imagens do outro. Revista Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 107, p. 41-78, 1999. HABERMAS, Jürgen. Entre naturalismo e religião: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009. HIPÓCRATES. Connaître soigner, aimer: le serment et autres textes. Paris: Seuil, 2002. HOLMES, Maria José T.; PALHETA, Francisco. Ensino Religioso no currículo da Educação Básica. In: POZZER, Adecir (org.). Ensino Religioso na Educação Básica: fundamentos epistemológicos e curriculares. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015. p. 253-273. HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de S. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. JODELET, D. A alteridade como processo e produto psicossocial. In: Arruda Angela (org.). Representando a alteridade. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 47-67. KOCH, Ingedore V. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2017. KURY, Adriano da G. Minidicionário Gama Kury da língua portuguesa. São Paulo: FTD, 2001. LEITE, Fábio C. Liberdade religiosa e objeção de consciência: o problema do respeito aos dias de guarda. In: ORO, Ari Pedro; STEIL, Carlos Alberto; CIPRINAI, Roberto; GIUMBELLI, Emersono. (orgs.). A religião no espaço público: atores e objetos. São Paulo: Terceiro Nome, 2012. p. 17-36. MARTINS; Ranniery F. M. A gestão escolar como parte fundamental da eficácia no ensino-aprendizagem. In: BURIL, Deborah (org.). Escola, escolarização e educação. Vila Velha: Above Publicações, 2017. p. 9-23. MEDEIROS, João B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Conselho Escolar, gestão democrática da educação e escolha do diretor. Brasília: MEC; SEB, 2004a. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Conselho escolar e o aproveitamento significativo do tempo pedagógico. Brasília: MEC; SEB, 2004b. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania. Brasília: MEC; SEB, 2004c. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Conselho Escolar e a aprendizagem na escola. Brasília: MEC; SEB, 2004d. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC; CNE, 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. BNCC na escola – Guia para gestores escolares: orientação para formação continuada e revisão do Projeto Pedagógico à luz dos novos currículos. Brasília: MEC; UNDIME; CONSED, 2019. NETO, Alberto P. A tolerância religiosa como princípio jurídico-político. In: PERONDI, Ildo; NETO, Alberto Paulo (orgs.). Intolerância e tolerância religiosa: análise e perspectiva. São Paulo: Edições Fons Sapientiae, 2017. p. 121-148. OLIVEIRA, Angelita C. Ensino Religioso na educação básica: desafios e perspectivas. Revista da Graduação, Uruguaiana, v. 5, n. 1, p. 1-58, 2012. OLIVEIRA; Maria A. M.; SOUZA, Maria I. S.; BAHIA, Maria G. M. Projeto Político-Pedagógico: da construção à implementação. In: OLIVEIRA, Maria A. M. Gestão educacional: novos olhares, novas abordagens. (org.). 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos. In: UNICEF [Site institucional]. 10 dez. 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 10 jan. 2020. ORLANDI, Eni P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 2. ed. Campinas: Pontes, 1987. ORO, Ari Pedro. A laicidade no Brasil e no Ocidente: algumas considerações. Revista Civitas, Porto Alegre, v. 11 n. 2, p. 221-237, 2011. ORO, Ari Pedro. Liberdade religiosa no Brasil: as percepções dos atores sociais. In: ORO, Ari Pedro; STEIL, Carlos Alberto; CIPRINAI, Roberto; GIUMBELLI, Emersono. (orgs.). A religião no espaço público: atores e objetos. São Paulo: Terceiro Nome, 2012. p. 173-196. PADILHA, Paulo R. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. 7. ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2007. PAIXÃO, Sofia. Identidade. In: E-DICIONÁRIO DE TERMOS LITERÁRIOS [Site institucional]. 29 dez. 2009. [n.p.]. Disponível em: https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/ identidade/#:~:text=Termo%20de%20origem%20latina%2C%20formado,de%20um%20estado%20ou%20qualidade. Acesso em: 10 fev. 2021. PIMENTA, Selma G. O pedagogo na escola pública. São Paulo: Loyola, 1991. QEDU. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. [s.d.]. Disponível em: https://www. qedu.org.br/ideb?gclid=CjwKCAjwp-X0BRAFEiwAheRui6XG3fPOMNsemmr5QNi_yXi2 vwipv-j1-WwsWIosBuKWA5Wu0ScsWBoCfeEQAvD_BwE#o-que-e. Acesso em: 18 abr. 2020. QUINO, Joaquim S. L. Toda Mafalda. 27. ed. Buenos Aires: De la Flor. 2013. RIBEIRO, Géssica L. C.; ANDRADE, Gislaine B. Educação infantil: possibilidades e desafios na atuação docente na Pré-escola I da rede pública municipal de Cascavel PR. In: OLIVEIRA, Lucas R. (org.). Educação: dilemas contemporâneos. Nova Xavantina: Pantanal, 2020. p. 5-19. RIVERA, Dario P. B. Laicidade, religião e direitos cidadãos. In: ROSSI, Luiz A. S.; JUNQUEIRA, Sérgio (orgs.). Religião, direitos humanos e laicidade. São Paulo: Fonte Editorial, 2015. p. 9-27. RODRIGUES, Eder B. Estado laico e símbolos religiosos no Brasil: as relações entre estado e religião no constitucionalismo contemporâneo. Curitiba: Juruá, 2014. ROLNIK, S. Subjetividade e história. São Paulo: Instituto Sedes Sapientiae, 1992. SANCHEZ, Wagner L. Pluralismo Religioso: As religiões no mundo atual. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2010. SANCOVSKY, Renata R. Intolerância, religião e relações humanas: uma proposta de análise. In: SANTOS, Ivanir dos.; ESTEVES FILHO, Astrogildo. (orgs.). Intolerância religiosa X democracia. Rio de Janeiro: CEAP, 2009. p. 99-119. SANTOS, Ivanir dos; SEMOG, Éle. Apresentação. In: SANTOS, Ivanir dos; FILHO, Astrogildo E. (orgs.). Intolerância Religiosa x Democracia. Rio de Janeiro: CEAP, 2009. p. 7-13. SILVA, Kátia B. Um olhar sobre a prática da religiosidade em duas escolas públicas em Vila Velha (ES): da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2018. SIQUEIRA, Giseli do P. O Ensino Religioso nas escolas públicas do Brasil: implicações epistemológicas em um discurso conflitivo, entre laicidade e a confessionalidade num estado republicano. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012. UMEF PROFESSORA NICE DE PAULA AGOSTINI SOBRINHO (UMEF PNPAS). Plano de Desenvolvimento da Escola - PDE. Vila Velha: UMEF PNPAS, 2012a. UMEF PROFESSORA NICE DE PAULA AGOSTINI SOBRINHO (UMEF PNPAS). Projeto Político Pedagógico. Vila Velha: UMEF PNPAS, 2012b. UMEF PROFESSORA NICE DE PAULA AGOSTINI SOBRINHO (UMEF PNPAS). Plano de Desenvolvimento da Escola - PDE. Vila Velha: UMEF PNPAS, 2012c. UMEF PROFESSORA NICE DE PAULA AGOSTINI SOBRINHO (UMEF PNPAS). Projeto Político Pedagógico. Vila Velha: UMEF PNPAS, 2018. VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 5. ed. São Paulo: Liberdad, 2004. VEIGA, Ilma P. A. Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1997. VEIGA, Ilma P. A. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. São Paulo: Papirus, 2002. VEIGA, Ilma P. A. Projeto político-pedagógico: uma construção possível. 12. ed. Campinas: Papirus, 1995. VIEIRA, Ingrid C. L. A intolerância religiosa como elemento norteador do ensino da cultua afro-brasileira na escola. Revista Unitas, Vitória, v. 5, n. 2, p. 394-411, 2017. VILA VELHA (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica de Educação do Município de Vila Velha. Vila Velha: Prefeitura Municipal, 2008. VILA VELHA (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha: 1º ao 9º ano. Vila Velha: Prefeitura Municipal, 2012. VILA VELHA (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Lei nº 5.629, de 24 de junho de 2015.[Aprova o plano nacional de educação – PME e dá outras providências]. Vila Velha: Prefeitura Municipal. Disponível em: http://www.vilavelha.es.gov.br/legislacao/Arquivo/ Documents/legislacao/html/L56292015.html. Acesso em: 23 jan. 2020. VILA VELHA (Cidade). Poder Executivo. Lei nº 5.938 de 29 de novembro de 2017. [Disciplina a gestão democrática da educação no sistema municipal de ensino de vila velha e dá outras providências]. Vila Velha: Prefeitura Municipal. Disponível em: https://www.vila velha.es.gov.br/legislacao/Arquivo/Documents/legislacao/html/L59382017.html. Acesso em: 10 ago. 2020. VINAGRE SILVA, Marlise. Liberdade, democracia e intolerância religiosa. In: SANTOS, Ivani dos; FILHO, Astrogildo E. (orgs.). Intolerância Religiosa x Democracia. Rio de Janeiro: CEAP, 2009. p. 123-137. WIESEL, Elie. A Intolerância: foro internacional sobre a intolerância. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. ZANELLA, Andréa V. Sujeito e alteridade: reflexões a partir da psicologia histórico-cultural. Revista Psicologia & Sociedade, Porto Alegre, v. 17, p. 99-104. 2005. ZVEITER, Luiz. Direitos humanos e liberdades religiosas. In: SANTOS, Ivanir dos; FILHO, Astrogildo Esteve (orgs.). Intolerância Religiosa x Democracia. Rio de Janeiro: CEAP, 2009. p. 14-26.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectAnálise de Conteúdopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA UNIDADE MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL (UMEF) PROFESSORA NICE DE PAULA AGOSTINI SOBRINHO EM VILA VELHA-ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Alessandra de Aguiar Monteiro.pdfTCC - Alessandra de Aguiar Monteiro3,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.