Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/416
Tipo: | Dissertação |
Título: | A DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA UNIDADE MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL (UMEF) PROFESSORA NICE DE PAULA AGOSTINI SOBRINHO EM VILA VELHA-ES |
Autor(es): | Monteiro, Alessandra de Aguiar |
Primeiro Orientador: | Marlow, Sergio Luiz |
Primeiro membro da banca: | Marlow, Sergio Luiz |
Segundo membro da banca: | McGeoch, Graham Gerald |
Terceiro membro da banca: | Brotto, Julio Cezar de Paula |
Resumo: | Estudo sobre a disciplina Ensino Religioso no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Professora Nice de Paula Agostini Sobrinho em Vila Velha – ES, tendo como pergunta-problema foi: A inclusão da disciplina Ensino Religioso no PPP da UMEF Professora Nice de Paula Agostini Sobrinho atende o que está previsto nas Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha do 1º ao 9º ano da SEMED? Tendo como objetivo geral foi analisar o PPP da UMEF à luz das Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha com a finalidade de constatar se o PPP configura os conteúdos curricular da disciplina Ensino Religioso como a SEMED estabelece. Para isso, os procedimentos metodológicos recorreram-se ao estudo exploratório, bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa. A análise do PPP da UMEF foi realizada por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. O primeiro capítulo analisou o processo de elaboração do PPP da UMEF identificando os fundamentos éticos, políticos, didáticos e pedagógicos. O segundo foram categorias e indicadores de conteúdo a partir da Análise de Conteúdo de Bardin em busca de propor o eixo dos valores e o eixo das relações, tendo como documento principal de análise o PPP da UMEF do ano de 2018. O terceiro capítulo, a pesquisadora identificou de que maneira e em que medida o PPP da UMEF pode ser considerado um caminho para o reconhecimento de identidades, de alteridades e de superação da intolerância religiosa. O PPP da UMEF pesquisada apresenta o Ensino Religioso voltado para as identidades e alteralidades bem busca da tolerência religiosa, conforme diretrizes municipais, mas precisa trazer no bojo a discussão os objetivos da Base Nacional Comum Currilar (BNCC). |
Resumo Alternativo: | Study on the Religious Education discipline in the Political Pedagogical Project (PPP) of the Municipal Elementary Education Unit (UMEF) Professor Nice de Paula Agostini Sobrinho in Vila Velha - ES, with the problem question being: The inclusion of the Religious Education discipline in the PPP of UMEF Professor Nice de Paula Agostini Sobrinho meets what is foreseen in the Curriculum Guidelines of the Municipal Education Network of Vila Velha from the 1st to the 9th year of SEMED? Having as general objective was to analyze the UMEF PPP in the light of the Curriculum Guidelines of the Municipal Education Network of Vila Velha with the purpose of verifying if the PPP configures the curricular contents of the discipline Religious Education as SEMED establishes. For this, the methodological procedures used an exploratory, bibliographic and documentary study, with a qualitative approach. The analysis of the UMEF's PPP was carried out through Bardin's Content Analysis. The first chapter analyzed the process of preparing the UMEF's PPP, identifying the ethical, political, didactic and pedagogical foundations. The second were categories and content indicators based on Bardin's Content Analysis in an attempt to propose the axis of values and the axis of relationships, with the main analysis document being the UMEF PPP for the year 2018. The third chapter, the researcher identified how and to what extent the UMEF PPP can be considered a path for the recognition of identities, alterities and overcoming religious intolerance. The researched UMEF PPP presents Religious Education geared to identities and alteralities in search of religious tolerance, according to municipal guidelines, but it needs to bring the objectives of the Common National Curriculum (BNCC) into the discussion. |
Palavras-chave: | Ensino Religioso Projeto Político Pedagógico Análise de Conteúdo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/416 |
Data do documento: | 17-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Alessandra de Aguiar Monteiro.pdf | TCC - Alessandra de Aguiar Monteiro | 3,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.