Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/413
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee3Brotto, Julio Cesar de Paula-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1572132876854513pt_BR
dc.creatorOliveira, Rafael Ferreira Pureza de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6284100609550189pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-09T16:23:11Z-
dc.date.available2021-04-05-
dc.date.available2022-06-09T16:23:11Z-
dc.date.issued2021-04-05-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/413-
dc.description.abstractThe research takes as a theme the influence of the moral of the Christian faith in physical education teaching programs in the Technical Opinion about the Primary Education Reform proposed by Rui Barbosa on September 12, 1882 to the Chamber of Deputies and, posteriorly, in the National Common Curricular Base in 2017. Therefore, this study presents the political, educational and, mainly, religious scenarios perceived in the Brazilian 19h century. The general aim of this study is to analyze the influence of the Christian Morality in Rui Barbosa’s thought in producing the physical education teaching programs proposed in the Technical Opinion about the Primary Education Reform in 1882 and to inquire the reflection of this Technical Opinion in the National Common Curricular Base of the physical education for the Elementary School: initials years. Discussions were held in order to ascertain whether Christian morality was present in the physical education teaching programs of the Technical Opinion as well if this Technical Opinion reached the Physical Education BNCC for the Initials Years of Elementary School. Regarding to the methodological procedures of this investigation, a bibliographical and documentary study was implemented, with a qualitative approach. The detailed study of historical documents was conducted through Content Analysis by Laurence Bardin. The results of the research revealed that of the holy book of Christians appeared in the physical education teaching programs proposed in some documents, so that, this curricular component allows to recognize the learning about moral values and supports the affective awareness. The research concluded that there are evidences of the influence of the moral of the Christian faith in teaching programs of the Technical Opinion. This Christian morality was reflected in the BNCC, therefore, in the light of the moral of the Christian faith, the Christian principles, values and rules promoted to the students can favor the charitable attitudes, love, respect to the difference, tolerance and coping the discrimination.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa toma enquanto tema a influência da moral da fé cristã nos programas de ensino de educação física no Parecer sobre a Reforma do Ensino Primário proposto por Rui Barbosa em 12 de setembro de 1882 à Câmara dos Deputados e, posteriormente, na Base nacional Comum Curricular de 2017. Para tanto, buscou-se apresentar os cenários político, educacional e, sobretudo, religioso percebidos no período oitocentista brasileiro. O objetivo geral deste estudo buscou analisar a influência da moral cristã no pensamento de Rui Barbosa ao produzir o programa de ensino de educação física proposto no Parecer sobre a Reforma do Ensino Primário de 1882 e investigar o reflexo deste sobre a BNCC de Educação Física para o Ensino Fundamental: Anos Iniciais. As discussões empreendidas caminharam no sentido de averiguar se a moral cristã esteve presente nos programas de ensino de educação física do Parecer igualmente se este alcançou a BNCC de Educação Física para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Quanto aos procedimentos metodológicos do trabalho, ergueu-se um estudo bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa. O estudo pormenorizado dos documentos históricos foi realizado através de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados da pesquisa mostraram que os ensinamentos a partir do livro sagrado dos cristãos compareceram nos programas de Educação Física propostos em um e outro documento, de modo que este componente curricular possibilita reconhecer as aprendizagens sobre valores morais e sustenta a tomada de consciência afetiva. A pesquisa concluiu que há evidências de influência da moral da fé cristã nos programas de ensino do Parecer e que esta ainda refletiu na BNCC, logo, à luz da moral da fé cristã, que os princípios, valores e normas cristãs promovidos nos alunos e nas alunas podem favorecer atitudes de caridade, amor, respeito à diferença, tolerância e enfrentamento à discriminação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-09T16:23:11Z No. of bitstreams: 1 TCC - Rafael Ferreira Pureza de Oliveira.pdf: 3284806 bytes, checksum: 7da73c4e73d8a6f73f97b709e1f838bc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-09T16:23:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Rafael Ferreira Pureza de Oliveira.pdf: 3284806 bytes, checksum: 7da73c4e73d8a6f73f97b709e1f838bc (MD5) Previous issue date: 2021-04-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, J. É preciso educar o povo! A influência da ação missionária protestante na educação escolar brasileira (século XIX). In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 23., 2000, Caxambu. Anais.... Caxambu: MG, 2000, p. 1-15. Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/trabtit1.htm#gt2. Acesso em: 02 dez. 2020. ALVARENGA, A.; GUERRINI, D.; ROCHA, Z. A Educação Física escolar e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC: o ensino pautado em uma perspectiva crítica. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS, 6., 2018, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: UTFPR, 2018, p. 1-12. Disponível em: http://www.sinect.com.br/2018/down.php?id=4045&q=1. Acesso em: 29 jun. 2020. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia. São Paulo: Moderna, 2013. ARAÚJO, Ulisses F. A dimensão afetiva da psique humana e a educação em valores. In: ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade na Escola: Alternativas Teóricas e Práticas. São Paulo: Summus, 2003. p. 153-169. ARAUJO, Ulisses F. O ambiente escolar cooperativo e a construção do juízo moral infantil: sete anos de estudo longitudinal. Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2001. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/63744. Acesso em: 04 jun. 2020. ARAUJO, Ulisses F. Escola, democracia e a construção de personalidades morais. Educação e Pesquisa, Campinas, v. 26, n. 2, p. 91-107, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ ep/v26n2/a07v26n2.pdf. Acesso em: 04 jun. 2020. ARAUJO, Ulisses F. Conto de escola: a vergonha como regulador moral. Campinas: Moderna, 1999. ARRIADA, E.; NOGUEIRA, G. M.; VAHL, M. M. A sala de aula no século XIX: disciplina, controle, organização. Conjectura, Caxias do Sul, v. 17, n. 2, p. 37-54, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1649. Acesso em: 02 dez. 2020. ASSIS, C. B. Desenvolvimento moral na perspectiva de uma educação cristocêntrica. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, v. 3, n. 1, p. 13-18, 2003. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgdd/article/view/11113/6858. Acesso em: 04 jun. 2020. AUBERT, R. Nova História da Igreja. Petrópolis: Vozes, 1975. AZZI, R. O catolicismo popular no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1978. AZZI, R. O episcopado do Brasil frente ao catolicismo popular. Petrópolis: Vozes, 1977. AZZI, R. O Altar unido ao Trono. São Paulo: Edições Paulinas, 1992. BAPTISTA, S. Religião e Sociologia. Revista Caminhando, v. 9, n. 1, p. 169-186, 2004. BARBOSA, Rui. Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública. Obras Completas. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, v. X, t. I, 1947a. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/168784/. Acesso em: 06 mai. 2020. BARBOSA, Rui. Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública. Obras Completas. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, v. X, t. II, 1947b. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/168784/. Acesso em: 06 mai. 2020. BARBOSA, Rui. Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública. Obras Completas. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, v. X, t. III, 1947c. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/168784/. Acesso em: 06 mai. 2020. BARBOSA, Rui. Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública. Obras Completas. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, v. X, t. IV, 1947d. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/168784/. Acesso em: 06 mai. 2020. BARBOSA, Rui. Discurso na sociedade acadêmica beneficente. Obras completas. Rio de Janeiro: MEC/Casa de Rui Barbosa, v. I, t. I, 1940. BARBOSA, Rui. O Papa e o Concílio. Rio de Janeiro: MEC, 1977. BARBOSA, Rui. Secularização dos Cemitérios. Obras Completas. Rio de Janeiro: Ministério da Educação, v. 7, t. I, 1950. BARROSO, A. L.; DARIDO, S. C. A pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 20, n. 2, p. 281-289, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/ 277066659_A_pedagogia_do_esporte_e_as_dimensoes_dos_conteudos_conceitual_procedimental_e_atitudinal__DOI_104025reveducfisv20i23884. Acesso em: 28 jun. 2020. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2009. BERGER, P. O Dossel Sagrado: Elementos para uma teoria sociológica da religião. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2003. BERGER, M. Educação e dependência. São Paulo: Difel, 1984. BITTENCOURT, J. A Base Nacional Comum Curricular: uma análise a partir do ciclo de políticas. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE), 13., 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2017, p. 553-569. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24201_12678.pdf. Acesso em: 01 jul. 2020. BOBBIO, N. Dicionário de política. Brasília: UnB, 1994. BOCK, A.; TEIXEIRA, M.; FURTADO, O. Psicologias: Uma introdução ao estudo de Psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 1999. BOSCATTO, J. D.; IMPOLCETTO, F. M.; DARIDO, S. C. A Base Nacional Comum Curricular: uma proposição necessária para a Educação Física? Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 96-112, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ motrivivencia/article/view/21758042.2016v28n48p96/32565. Acesso em: 05 mai. 2020. BOTTOMORE, T. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 1988. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm/. Acesso em: 20 fev. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/ BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf//. Acesso em: 04 abr. 2020. BRASIL. Diretrizes Curriculares para a Educação Básica. Brasília, 2013. BRASIL. Lei Federal n° 13.005: Plano Nacional de Educação - PNE. Brasília, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 24 jul. 2020. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 27 jul. 2020. BREDA. M.; GALATTI, L.; SCAGLIA, A.; PAES. Pedagogia do esporte aplicada às lutas. São Paulo: Phorte, 2010. CAILLOIS, R. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990. CAIRNS Earle E. O Cristianismo através dos séculos: Uma história da Igreja Cristã. São Paulo: Edições Vida Nova, 2008. CAMARGO, Cândido Procópio Ferreira de. Católicos, Protestantes, Espíritas. Petrópolis: Vozes, 1973. CAMPOS, B. M. Convergência de interesses: liberalismo e protestantismo no Brasil do século XIX. Protestantismo em Revista, São Leopoldo, v. 29, p. 2-13, 2012. Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/347/474. Acesso em: 18 mai. 2020. CAMPOS, Leonildo S. As origens norte-americanas do pentecostalismo brasileiro: observações sobre uma relação ainda pouco avaliada. Revista USP, São Paulo, n. 67, p. 100-115, 2005. CARNEIRO, Júlio C. de Maria. A Igreja e a república. Brasília: UnB, 1981. CARVALHO, A. M. P. Os Estágios nos Cursos de Licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012. CASAROTTE, J. B.; TORTELLA, J. C.B. Conteúdos atitudinais: análise documental. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PUC-CAMPINAS, 18, 2013, Campinas. Anais... Campinas, 2013, p. 1-6. Disponível em: https://wl.sis.puc-campinas.edu.br/websist/ portal/pesquisa/ic/pic2013/html/resumos.htm/. Acesso em: 10 mai. 2020. CASTANHA, A. P. Programa de Ensino da Escola Normal da Corte. Revista HISTEDBR, Campinas, n. 32, p. 254-285, 2008. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/5106/doc02_32.pdf. Acesso em: 05 abr. 2020. CASTRO, Monica Rabello de; FERREIRA, Giselle; GONZALEZ, Wania. Metodologia da Pesquisa em Educação. Nova Iguaçu: Marsupial, 2013. CHAGAS, Valnir. Educação brasileira: o ensino de 1° e 2° graus. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1980. CHAUÍ, Marilena. Introdução à História da Filosofia 1: Dos Pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. COLL, C.; SARABIA, J.; VALLS, E. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 2000. COLVERO, K. S. Laicidade, Educação Escolar e Interculturalidade: concepções em disputa. 2016. 186 f. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação do Centro de Teologia e Ciências Humanas, Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. CORRÊA, A.; MORGADO, J. C.; A construção da Base Nacional Comum Curricular no Brasil: tensões e desafios. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO (COLBEDUCA), 4., 2018, Braga e Paredes de Coura. Anais.... Braga e Paredes de Coura, 2018, p. 1-12. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/ view/12979/8307. Acesso em: 30 jun. 2020. COSTA, Emília Viotti. Da Monarquia à República. São Paulo: UNESP, 1999. COSTA, Joaquim. Sociologia da religião: uma breve introdução. Aparecida: Editora Santuário, 2009. COSTA, Waldney de Souza Rodrigues. Religião na perspectiva sociológica clássica: considerações sobre Durkheim, Marx e Weber. Revista Sacrilegens, Juiz de Fora, v. 14, n. 2, p. 03-24, 2017. CUNHA, L. A. A universidade temporã. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986. CUCHE, Denys. A noção de cultura nas Ciências Sociais. 2. ed. Bauru, EDUSC, 2002. CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação básica no Brasil. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 80, p. 168-200, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12929.pdf. Acesso em: 24 jul. 2020. CURY, C. R. J. A organização da Educação Básica e a Base Nacional Comum. Revista do Instituto de Ciências Humanas PUC-Minas, Belo Horizonte, v. 11, n. 14, p. 1-14, 2015. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/revistaich/article/view/12960. Acesso em: 24 jul. 2020. DAEHNDART, R. A missão templária nos descobrimentos. Lisboa: Nova Acrópole, 1993. DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: conteúdos, suas dimensões e significados. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP), Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral, v. 16, p. 51-75, 2012. Disponível em: http://acervodigital.unesp. br/handle/123456789/41549. Acesso em: 12 mai. 2020. DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. DARIDO, S.C; RANGEL. I. C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. DELORS, J. (org.). A Educação para o século XXI: questões e perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 2005. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa. 7. ed. Curitiba: Positivo, 2008. FILORAMO, Giovanni; PRANDI, Carlo. As Ciências das Religiões. São Paulo: Paulus, 1999. FINOCCHIO, J. L. Trabalho, tempo livre e cultura física: aspecto do desenvolvimento humano. 1991. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 1991. FONSECA, A. B. A função da Religião no pensamento de Rui Barbosa. Revista Intellectus, v. II, ano 3, p. 1-11, 2004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ intellectus/article/view/27583/. Acesso em: 07 mai. 2020. FONSECA, Alexandre Brasil. Relações e privilégios: estado, secularização e diversidade religiosa no Brasil. São Paulo: Novos Diálogos, 2011. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1986. FOUCAULT, M. Vigiar e punir. História da Violência nas Prisões. Petrópolis: Vozes, 2007. FRANCA, S.J., Leonel. O método pedagógico dos jesuítas: o "Ratio Studiorum”. Rio de Janeiro: Livraria Agir, 1952. FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011a. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011b. FREITAS, Dirce Ney. A avaliação da educação básica no Brasil: dimensão normativa, pedagógica, e educativa. Campinas: Autores Associados, 2007. GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Ática, 2004. GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 2006. GARDNER, Paul. Quem é quem na bíblia sagrada. São Paulo: Vida, 1999. GERELUS, S. H.; MACHADO, M. C. G. A educação física integrada ao projeto educacional de Rui Barbosa de 1883. In: Jornada do HISTEDBR – reconstrução histórica das instituições escolares no Brasil, 6., 2005, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: UEPG, 2005, v. 1, p. 1-23, Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada6/trabalhos/ 961/961.pdf. Acesso em: 16 jun. 2020. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997. GONDRA, José Gonçalves; SCHUELLER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008. Disponível em: http://www.mprj.mp.br/ documents/20184/1330165/Educacao_poder_e_sociedade_no_imperio_brasileiro.pdf. Acesso em: 04 fev. 2020. GRANDO, D.; LABIACK, O.; MATTES, V.; MADRID, S. A Educação Física na Base Nacional Comum Curricular: pressupostos, avanços e retrocessos. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (CONPEF), 9., 2019, Londrina. Anais.... Londrina: UEL, 2019, p. 1-16. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/conpef/ portal/pages/arquivos/ANAIS%202019%20-%20ARTIGOS%20COMUNICACAO% 20ORAL%20E%20CARTAZ/A%20EDUCACAO%20FISICA%20NA%20BASE%20NACIONAL%20COMUM%20CURRICULAR.pdf. Acesso em: 30 jun. 2020. HAIDAR, M. O ensino secundário no Império brasileiro. São Paulo: Grijalbo, 1972. HAUK, João Fagundes et.al. Historia da Igreja no Brasil: ensaios e interpretação a partir do povo: segunda época, século XIX. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. HELAL, R. O que é sociologia do esporte. São Paulo: Brasiliense, 1990. HOBSBAWM. Eric J. A era das Revoluções: 1789-1848. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. HUBNER, M. M. Algumas questões éticas da Bíblia Hebraica. Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG, Belo Horizonte, v. 6, n. 10, p. 82-92, 2012. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/maaravi/article/view/1839/1896/. Acesso em: 07 mai. 2020. HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE (IFF). Conheça o IFFluminense, apresentação. Disponível em: http://portal1.iff.edu.br/ conheca-o-iffluminense/apresentacao/. Acesso em: 27 abr. 2020. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE (IFF). Coordenação de Políticas Esportivas: Câmara de Políticas Esportivas. Disponível em:http://portal1.iff.edu.br/reitoria/diretorias-sistemicas/diretoria-de-desenvolvimento-de-politicas-estudantis-culturais-e-esportivas/coordenacao-de-politicas-esportivas/. Acesso em: 27 abr. 2020. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE (IFF). Fórum de Educação Física Escolar e Esportes do IFFluminense. Disponível em: http://portal1.iff.edu.br/reitoria/noticias/forum-de-educacao-fisica-escolar-e-esportes-do-iffluminense-e-aberto-oficialmente-com-debate-sobre-o-ensino-medio-integrado/. Acesso em: 27 abr. 2020. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE (IFF). Curso de Licenciatura em Educação Física do IFFluminense. Disponível em: http://portal1.iff.edu.br/nossos-campi/campos-centro/cursos/licenciatura-1/educacao-fisica/licenciatura-em-educacao-fisica/. Acesso em: 27 abr. 2020. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE (IFF). Coordenação de Esporte e Lazer Campus Santo Antônio de Pádua. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/248026932/dou-secao-2-21-06-2019-pg-27/. Acesso em: 27 abr. 2020. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE (IFF). Curso de Administração, Ensino Médio/Técnico Integrado Campus Santo Antônio de Pádua. Disponível em: http://portal1.iff.edu.br/nossos-campi/santo-antonio-de-padua/cursos/tecnico-integrado/. Acesso em: 27 abr. 2020. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE (IFF). Curso de Automação Industrial, Ensino Médio/Técnico Integrado Campus Santo Antônio de Pádua. Disponível em: http://portal1.iff.edu.br/nossos-campi/santo-antonio-de-padua/cursos/tecnico-integrado/. Acesso em: 27 abr. 2020. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE (IFF). Curso de Edificações, Ensino Médio/Técnico Integrado Campus Santo Antônio de Pádua. Disponível em: http://portal1.iff.edu.br/nossos-campi/santo-antonio-de-padua/cursos/ tecnico-integrado/. Acesso em: 27 abr. 2020. IWASHITA, Pedro K. Moral e ética cristã: caminho de sabedoria em um mundo fluido e em conflito. Revista de Cultura Teológica, n. 84, p. 324-335, 2014. Disponível em: http://ken.pucsp.br/culturateo/article/view/21655/15905. Acesso em: 05 mai. 2020. JURKEVICS, V. I. Quando nosso mundo se tornou cristão (312-394). MNEME - REVISTA DE HUMANIDADES, Caicó, v. 11, n. 28, p. 89-92, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1063. Acesso em: 04 jun. 2020. LACOMBE, Américo Jacobina. O pensamento vivo de Rui Barbosa. São Paulo: Martins, 1961. LA TAILLE, Y. A deliberação moral: dimensões intelectuais e afetivas. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 24, n. 1, p. 5-14, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4232. Acesso em: 10 mai. 2020. LA TAILLE, Y. A construção da consciência moral. Acervo Digital da UNESP, p. 1-18. 2010. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/225. Acesso em: 11 mai. 2020. LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990. LEITE, Rosana Franzen. A perspectiva da análise de conteúdo na pesquisa qualitativa: algumas considerações. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 539-551, 2017. Disponível em: https://ojs.netlink.com.br/index.php/rpq/article/view/129/98. Acesso em: 07 out. 2020. LIBERAL, M. M. C. A religião como fonte de ética: revisitando alguns paradigmas. Revista Portuguesa de Ciências das Religiões, a. I, n. 2, p. 65-68, 2002. LONERGAN, B. Método em Teologia. São Paulo: É Realizações Editora, 2013. LUDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. LUZURIAGA, Lorenzo. História da educação e da Pedagogia. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1959. MACHADO, M. C. G. Sociedade, estado e educação: As várias facetas de Rui Barbosa. Revista HISTEDBR, v. 11, n. 41, p. 32-60, 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639834. Acesso em: 04 fev. 2020. MACHADO, M. C. G. Rui Barbosa: pensamento e ação. Campinas: Autores Associados; Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2002. MADURO, Otto. Religião e luta de classes: quadro teórico para a análise de suas interrelações na América Latina. Trad. Clarêncio Neotti e Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1981. MARINHO, A. Natureza, tecnologia e esportes: novos rumos. Conexões: revista da faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campi¬nas, v. 1, n. 2, p. 62-74, 1999. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8638030/5717. Acesso em: 23 jul. 2020. MARSIGLIA, A.; PINA, L.; MACHADO, V.; LIMA. Base Nacional Comum Curricular: um novo episódio de esvaziamento da escola no Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 1, p. 107-121, 2017. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/ index.php/revistagerminal/article/view/21835. Acesso em: 28 jun. 2020. MARTELLI, Stefano. A religião na sociedade pós-moderna: entre secularização e dessecularização. Trad. Euclides Martins Balancin. São Paulo: Paulinas, 1995. MAUSS, M. Sociologia e antropologia. Sexta parte: As Técnicas do Corpo. São Paulo: EPU/EDUSP, 1974. MENDICOA, Gloria E. Sobre tesis y tesistas: lecciones de enseñanza-aprendizaje. Buenos Aires: Espacio, 2003. MENDONÇA, Antonio G. A “questão religiosa”: conflito Igreja vs. Estado e expansão do protestantismo. In: MENDONÇA, Antonio G.; VELASQUES FILHO, Prócoro. Introdução ao protestantismo no Brasil. São Paulo: Loyola, 1990. p. 61-79. MENDONÇA, Antonio G. O Protestantismo no Brasil e suas encruzilhadas. REVISTA USP, São Paulo, n. 67, p. 48-67, 2005. MERGULHÃO, R.; COUTINHO JUNIOR, B.; MACHADO, Elton. A Constituição Imperial de 1824: Uma breve análise dos aspectos sociais, políticos, econômicos jurídicos. Revista Iberoamericana de Filosofía, Política y Humanidades, ano 13, n. 26, p. 101-118, 2011. MESQUIDA, P. Educação e hegemonia católica no Brasil (1870-1900). Revista Diálogo Educacional, v. 2, n. 3, p. 113-128, 2001. MESQUIDA, P. Hegemonia norte-americana e educação protestante no Brasil. São Paulo: Editeo, 1994. MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 2. ed. São Paulo; Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco, 1993. MINAYO, M. C. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. MORAES, R. Análise de Conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Disponível em: http://cliente.argo.com.br/~mgos/analise_de_conteudo_moraes.html. Acesso em: 07 de out. 2020. MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2013. MORAIS, A. J. de Melo. A Independência e o Império do Brasil; ou, a Independência comprada por dous milhões de libras esterlinas e o Império do Brasil com dous imperadores no seu reconhecimento, e cessão; seguido da história da constituição política do patriarcado, e da corrupção governamental, provado com documentos autênticos. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, v. 18, 2004. p. 116-118. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/sf000045.pdf. Acesso em: 14 mai. 2020. MOREIRA, A.F; SILVA, T.T. Sociologia e Teoria crítica do currículo: uma introdução. São Paulo: Editora Cortez, 1994. MORMUL, N. M.; MACHADO, M. C. G. Rui Barbosa e a educação brasileira: os pareceres de 1882. Cadernos de História da Educação, v. 12, n. 1, p. 277-294, 2013. NOGUEIRA, T. M.; TORTELLA, J. C.B. Conteúdos atitudinais: um desafio ao processo educacional. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PUC CAMPINAS, 18., 2013, Campinas. Anais... Campinas, 2013, p. 1-7. Disponível em: https://wl.sis.puc-campinas.edu.br/websist/portal/pesquisa/ic/pic2013/html/resumos.htm/. Acesso em: 10 mai. 2020. NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 13-33. NÓVOA, A. Religião e dominação. Petrópolis: Vozes, 1985. OLIVEIRA, M. A. T. Educação do corpo na escola brasileira. Campinas: Autores Associados, 2006. OLIVEIRA, M. S.; NUNOMURA, M. A produção histórica em ginástica e a constituição desse campo de conhecimento na atualidade. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 10, n. Especial, p. 80-97, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp. br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637663/5354. Acesso em: 25 jul. 2020. OLIVEIRA, R. F. P. ; GOMES JUNIOR, E. S.; SOUZA, M. F. M. Fundamentos da educação corporal em Platão. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió. Anais... Maceió: AL, 2020, p. 1-11. Disponível em: http://editorarealize.com.br/ artigo/visualizar/68664. Acesso em: 03 dez. 2020. ISSN 2358-8829. OLIVEIRA, T. A. C.; MEDEIROS, R. Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociais. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 69, p. 311-324, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/v34n69/0104-4060-er-34-69-311.pdf. Acesso em: 25 jul. 2020. ORNELLAS, J. F. DE; SILVA, L. C. O Ensino Fundamental da BNCC: proposta de um currículo na contramão do conhecimento. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 12, n. 2, p. 309-325, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ ufpb.1983-1579.2019v12n2.43516/22624. Acesso em: 1 jul. 2020. PACHECO, R. L. A influência da prática das artes marciais na redução da agressividade em adolescentes nas aulas de educação física. POLÊM!CA, v. 11, n. 3, p. 414-424, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/3732/2614. Acesso em: 25 jul. 2020. PAIVA, José Maria. Catequese e colonização. São Paulo: Cortez, 1982. PEREIRA, A. M. Resíduos dos valores morais cristãos da Idade Média na obra Helena, de Machado de Assis. 2010. 151f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, 2010. PERES, T. R. Educação Brasileira no Império. In: PALMA FILHO, J. C. Cadernos de Formação: formação de professores, educação, cultura e desenvolvimento. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 1, 2010, p. 48-70. PIAGET, J. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994. PILETTI, N. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 1990. PILLOTTO, S. S.; SILVA, C. C. Ética, estética e política na educação pela infância. Revista de Letras, Artes e Comunicação, Blumenau, v. 10, n. 3, p. 461-475, 2016. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/download/5977/3409. Acesso em: 02 jul. 2020. RAMOS, T. A. M. S.; MEDEIROS, R. Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociais. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 69, p. 311-324, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/v34n69/0104-4060-er-34-69-311.pdf. Acesso em: 05 jan. 2021. RAMPAZZO, Lino. Antropologia, religiões e valores cristãos. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004. REALI, Giovani. Platão. São Paulo: Edições Loyola, 2007. REALI, Giovani; ANTISERI, Dario. História da Filosofia: Filosofia Pagã Antiga. v. 1. São Paulo: Paulus, 2007. RIBEIRO, D. As Américas e a civilização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970. RIBEIRO, M. História da Educação Escolar no Brasil: notas para uma reflexão. Paidéia Ribeirão Preto, n. 4. p. 15-30, 1993. Disponível em: https://www.scielo.br/ scielo.php?pid=S0103-863X1993000100003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 04 fev. 2020. RICHTER, A. C.; GONÇALVES, M. C.; VAZ, A. F. Considerações sobre a presença do esporte na educação física infantil: reflexões e experiências. Educar em Revista, Curitiba, n. 41, p. 181-195, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n41/12.pdf. Acesso em: 25 jul. 2020. RIGONI, A. C. C.; DAOLIO, J. Corpos na escola: reflexões sobre Educação Física e religião. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 875-894, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/ Movimento/article/view/40678. Acesso em: 20 out. 2020. SAMUELSON, Norbert M. Rethinking Ethics in the Light of Jewish Thought and the Life Sciences. The Journal of Religious Ethics, v. 29, n. 2, p. 209-233, 2001. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/40015285. Acesso em: 03 jun. 2020. SANT’ANNA, D. B.. É Possível Realizar uma História do Corpo? In: SOARES, C. L.. Corpo e História. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 3-24. SANT’ANNA, D. B.. Políticas do corpo: elementos para uma história das práticas corporais. São Paulo: Estação Liberdade, 2005. SAVIANI, D. Educação brasileira: estrutura e sistemas. São Paulo: Cortez Editora e Autores Associados, 2007. SAVIANI, D. Pedagogia Histórico ‐ Crítica: Primeiras aproximações. 7. ed. Campinas, 2000. SAVIANI, D. História da história da educação no Brasil: um balanço prévio e necessário. Revista EccoS, São Paulo, v. 10, p. 147-167, 2008. SAVIANI, D. Pedagogias e políticas educacionais no Império Brasileiro. In: COLUBHE. 6. ed. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, 2013. SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2010. SILVA, M. P.; MARTINS, K. D. A Igreja e o Estado no Brasil oitocentista – uma relação conflituosa. In: ENCONTRO REGIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA, 18, 2012, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: UFOP, 2012, p. 1-15. Disponível em: http://www.encontro2012.mg.anpuh.org/resources/anais/24/1340715764_ARQUIVO_Txtcompleto.pdf/. Acesso em: 07 mai. 2020. SILVA, Frankleudo Luan de Lima. Raciocínios morais de justiça e de perdão em padres e sua relação com os ensinamentos do catecismo da igreja católica. 2018. 215 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2018. SHIROMA, E. O.; Moraes, M.; Evangelista O. Política Educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011. SOARES, Carmen Lúcia. Imagem da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 1998. SOARES, Carmen Lúcia. Educação Física: raízes europeias e Brasil. Campinas: Autores Associados, 2001. SOARES, Carmen Lúcia. Corpo e História. Campinas: Autores Associados, 2006. SOARES, Carmen Lúcia. Da arte e da ciência de movimentar-se: primeiros momentos da ginástica no Brasil. In: PRIORE, Mary Del; MELO, Victor Andrade de (org.). História do Esporte no Brasil: do Império aos dias atuais. São Paulo: Editora UNESP, 2009. p. 133-178. SOUZA JÚNIOR, Marcílio Barbosa Mendonça de; MELO, Marcelo Soares Tavares de; SANTIAGO, Maria Eliete. A análise de conteúdo como forma de tratamento dos dados numa pesquisa qualitativa em Educação Física escolar. Movimento, v. 16, n. 3, p. 31-49, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/11546. Acesso em: 03 nov. 2020. SOUZA, R. F. Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil. Cadernos do CEDES, v. 20, n. 51, p. 9-28, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v20n51/a02v2051.pdf/. Acesso em: 06 mai. 2020. TAHARA, A. K.; CARNICELLI FILHO, S. A Presença de Atividades de Aventura na Educação Física Escolar. Arquivos de Ciências do Esporte - UFTM, Uberaba, v. 1, n. 1, p. 60-66, 2012. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/aces/article/ view/245/366. Acesso em: 25 jul. 2020. TANURI, Leonor. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, v. 14, p. 61-89, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/ n14a05.pdf/. Acesso em: 06 mai. 2020. TEIXEIRA, Anísio. Valores proclamados e valores reais nas instituições escolares brasileiras. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 7, n. 86, p. 1-42, 1962. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/arquivo-pessoal/AT/textual/valores-proclamados-e-valores-reais-nas-instituicoes-escolares-brasileiras-rio-de-janeiro. Acesso em: 04 fev. 2020. TEIXEIRA, F. A.; SILVEIRA, B. A problemática do corpo no processo histórico da Educação Física. Da dicotomia de Platão à nova dicotomia: corpolatria. EFDeportes. Buenos Aires, ano 16, n. 164, p. 1-16, 2012. Disponível em: http://www.efdeportes.com/. Acesso em: 10 out. 2020. VENANCIO FILHO, A. O liberalismo nos Pareceres de Educação de Rui Barbosa. Estudos Avançados, São Paulo, v. 21, n. 61, p. 267-276, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/ pdf/ea/v21n61/a17v2161.pdf. Acesso em: 16 jun. 2020. VEYNE, Paul. Quando nosso mundo se tornou cristão (312-394). 2. ed. Tradução de Marcos de Castro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. VIDAL, Marciano. Dicionário de Moral: dicionário de ética teológica; Trad. A. Maia da Rocha, J. Sameiro. Aparecida: Editora Santuário, 1996. VIEIRA, Cesar Romero Amaral. Contribuição Protestante à reforma da Educação Pública de São Paulo. Piracicaba: Universidade Metodista de Piracicaba, 2002. VIEIRA, David Gueiros. O Protestantismo, a Maçonaria e a Questão Religiosa no Brasil. Brasília: UNB, 1980. VILLELA, Heloisa de Oliveira. Da palmatória à lanterna mágica: a Escola Normal da Província do Rio de Janeiro entre o artesanato e a formação profissional. (1868-1876). 2002. 291 f. Tese (Doutorado em Educação – História e Historiografia da Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. VILLELA, Heloisa de Oliveira. O mestre-escola e a professora. In: LOPES, E.; FARIA FILHO, L.;VEIGA, Cyntia (org.). 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 95-134. VOVELLE, Michel. A Revolução Francesa e seu eco. Estudos Avançados, São Paulo, v. 3, n. 6, p. 25-45, 1989. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext& pid=S010340141989000200003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mai. 2020. ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMoral Cristãpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleMORAL CRISTÃ E EDUCAÇÃO FÍSICA: DA REFORMA DO ENSINO PRIMÁRIO DE 1882 À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE 2017pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rafael Ferreira Pureza de Oliveira.pdfTCC - Rafael Ferreira Pureza de Oliveira3,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.