Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/413
Tipo: Dissertação
Título: MORAL CRISTÃ E EDUCAÇÃO FÍSICA: DA REFORMA DO ENSINO PRIMÁRIO DE 1882 À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE 2017
Autor(es): Oliveira, Rafael Ferreira Pureza de
Primeiro Orientador: Marlow, Sergio Luiz
Primeiro membro da banca: Marlow, Sergio Luiz
Segundo membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Terceiro membro da banca: Brotto, Julio Cesar de Paula
Resumo: A pesquisa toma enquanto tema a influência da moral da fé cristã nos programas de ensino de educação física no Parecer sobre a Reforma do Ensino Primário proposto por Rui Barbosa em 12 de setembro de 1882 à Câmara dos Deputados e, posteriormente, na Base nacional Comum Curricular de 2017. Para tanto, buscou-se apresentar os cenários político, educacional e, sobretudo, religioso percebidos no período oitocentista brasileiro. O objetivo geral deste estudo buscou analisar a influência da moral cristã no pensamento de Rui Barbosa ao produzir o programa de ensino de educação física proposto no Parecer sobre a Reforma do Ensino Primário de 1882 e investigar o reflexo deste sobre a BNCC de Educação Física para o Ensino Fundamental: Anos Iniciais. As discussões empreendidas caminharam no sentido de averiguar se a moral cristã esteve presente nos programas de ensino de educação física do Parecer igualmente se este alcançou a BNCC de Educação Física para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Quanto aos procedimentos metodológicos do trabalho, ergueu-se um estudo bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa. O estudo pormenorizado dos documentos históricos foi realizado através de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados da pesquisa mostraram que os ensinamentos a partir do livro sagrado dos cristãos compareceram nos programas de Educação Física propostos em um e outro documento, de modo que este componente curricular possibilita reconhecer as aprendizagens sobre valores morais e sustenta a tomada de consciência afetiva. A pesquisa concluiu que há evidências de influência da moral da fé cristã nos programas de ensino do Parecer e que esta ainda refletiu na BNCC, logo, à luz da moral da fé cristã, que os princípios, valores e normas cristãs promovidos nos alunos e nas alunas podem favorecer atitudes de caridade, amor, respeito à diferença, tolerância e enfrentamento à discriminação.
Resumo Alternativo: The research takes as a theme the influence of the moral of the Christian faith in physical education teaching programs in the Technical Opinion about the Primary Education Reform proposed by Rui Barbosa on September 12, 1882 to the Chamber of Deputies and, posteriorly, in the National Common Curricular Base in 2017. Therefore, this study presents the political, educational and, mainly, religious scenarios perceived in the Brazilian 19h century. The general aim of this study is to analyze the influence of the Christian Morality in Rui Barbosa’s thought in producing the physical education teaching programs proposed in the Technical Opinion about the Primary Education Reform in 1882 and to inquire the reflection of this Technical Opinion in the National Common Curricular Base of the physical education for the Elementary School: initials years. Discussions were held in order to ascertain whether Christian morality was present in the physical education teaching programs of the Technical Opinion as well if this Technical Opinion reached the Physical Education BNCC for the Initials Years of Elementary School. Regarding to the methodological procedures of this investigation, a bibliographical and documentary study was implemented, with a qualitative approach. The detailed study of historical documents was conducted through Content Analysis by Laurence Bardin. The results of the research revealed that of the holy book of Christians appeared in the physical education teaching programs proposed in some documents, so that, this curricular component allows to recognize the learning about moral values and supports the affective awareness. The research concluded that there are evidences of the influence of the moral of the Christian faith in teaching programs of the Technical Opinion. This Christian morality was reflected in the BNCC, therefore, in the light of the moral of the Christian faith, the Christian principles, values and rules promoted to the students can favor the charitable attitudes, love, respect to the difference, tolerance and coping the discrimination.
Palavras-chave: Moral Cristã
Educação Física
Ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/413
Data do documento: 5-Abr-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rafael Ferreira Pureza de Oliveira.pdfTCC - Rafael Ferreira Pureza de Oliveira3,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.