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http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/412
Tipo: | Dissertação |
Título: | INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E ENSINO RELIGIOSO: ANÁLISE DOS IMPACTOS DA DECISÃO DO STF SOBRE O ENSINO RELIGIOSO CONFESSIONAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS E NA SOCIEDADE BRASILEIRA |
Autor(es): | Prazeres, Paulo Joviniano Alvares dos |
Primeiro Orientador: | McGeoch, Graham Gerald |
Primeiro membro da banca: | McGeoch, Graham Gerald |
Segundo membro da banca: | Adriano Filho, José |
Terceiro membro da banca: | Santos, Patrícia Elaine Pereira dos |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos da decisão emanada pelo o Supremo Tribunal Federal brasileiro em sede de julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4439 no ano de 2017. Na decisão resolveu que as escolas públicas podem promover o ensino religioso confessional. Diante disso, questiona-se: o ensino religioso confessional ocasionará impactos positivos nos alunos e na sociedade em que vivem? Como ocorrerá a implementação pelo Estado da disciplina de ensino religioso? Haverá impactos econômicos, além de político e social? Diante de tal questionamento busca-se analisar os desafios que as escolas municipais brasileiras enfrentarão para reestruturar o ensino religioso confessional em sua grade curricular, bem como o impacto que essa nova perspectiva proporcionará aos alunos e a sociedade brasileira. No mais, o estudo ainda se preocupa em analisar os impactos políticos da referida decisão, analisando como a política e religião podem caminhar juntos ruma a uma Democracia cada vez mais consolidada. O trabalho foi dividido em dois capítulos, cada um subdividido em três subseções. O presente trabalhou buscou responder os questionamentos elencados, abordando o papel da educação e do ensino como mecanismo principal para as transformações levantadas através da referida decisão emanada na ADI nº 4439. |
Resumo Alternativo: | The present work aims to analyze the impacts of the decision issued by the Brazilian Supreme Court at the judgment of Direct Action of Unconstitutionality nº 4439 in 2017. In the decision it was decided that public schools can promote confessional religious education. In view of this, the question is: will confessional religious education cause positive impacts on students and the society in which they live? How will the State implement the discipline of religious education? Will there be economic, as well as political and social impacts? Faced with such questioning, we seek to analyze the challenges that Brazilian municipal schools will face to restructure confessional religious education in their curriculum, as well as the impact that this new perspective will provide to students and Brazilian society. In addition, the study is still concerned with analyzing the political impacts of that decision, analyzing how politics and religion can walk together towards an increasingly consolidated democracy. The work was divided into two chapters, each subdivided into three subsections. The present work sought to answer the questions listed, addressing the role of education and teaching as the main mechanism for the transformations raised through the aforementioned decision emanating from Direct Action of Unconstitutionality nº 4439. |
Palavras-chave: | Ensino Religioso Confessional Estado Laico Educação Política |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/412 |
Data do documento: | 5-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
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