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dc.contributor.advisor1McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee1McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee2Adriano Filho, José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Patrícia Elaine Pereira dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6208537112955727pt_BR
dc.creatorPrazeres, Paulo Joviniano Alvares dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8219143137437690pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-09T14:39:28Z-
dc.date.available2021-04-05-
dc.date.available2022-06-09T14:39:28Z-
dc.date.issued2021-04-05-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/412-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the impacts of the decision issued by the Brazilian Supreme Court at the judgment of Direct Action of Unconstitutionality nº 4439 in 2017. In the decision it was decided that public schools can promote confessional religious education. In view of this, the question is: will confessional religious education cause positive impacts on students and the society in which they live? How will the State implement the discipline of religious education? Will there be economic, as well as political and social impacts? Faced with such questioning, we seek to analyze the challenges that Brazilian municipal schools will face to restructure confessional religious education in their curriculum, as well as the impact that this new perspective will provide to students and Brazilian society. In addition, the study is still concerned with analyzing the political impacts of that decision, analyzing how politics and religion can walk together towards an increasingly consolidated democracy. The work was divided into two chapters, each subdivided into three subsections. The present work sought to answer the questions listed, addressing the role of education and teaching as the main mechanism for the transformations raised through the aforementioned decision emanating from Direct Action of Unconstitutionality nº 4439.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos da decisão emanada pelo o Supremo Tribunal Federal brasileiro em sede de julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4439 no ano de 2017. Na decisão resolveu que as escolas públicas podem promover o ensino religioso confessional. Diante disso, questiona-se: o ensino religioso confessional ocasionará impactos positivos nos alunos e na sociedade em que vivem? Como ocorrerá a implementação pelo Estado da disciplina de ensino religioso? Haverá impactos econômicos, além de político e social? Diante de tal questionamento busca-se analisar os desafios que as escolas municipais brasileiras enfrentarão para reestruturar o ensino religioso confessional em sua grade curricular, bem como o impacto que essa nova perspectiva proporcionará aos alunos e a sociedade brasileira. No mais, o estudo ainda se preocupa em analisar os impactos políticos da referida decisão, analisando como a política e religião podem caminhar juntos ruma a uma Democracia cada vez mais consolidada. O trabalho foi dividido em dois capítulos, cada um subdividido em três subseções. O presente trabalhou buscou responder os questionamentos elencados, abordando o papel da educação e do ensino como mecanismo principal para as transformações levantadas através da referida decisão emanada na ADI nº 4439.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-09T14:39:28Z No. of bitstreams: 1 TCC - Paulo Joviniano A. Prazeres.pdf: 2272977 bytes, checksum: 83bf8c789d88db750c4f06f34d9427cb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-09T14:39:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Paulo Joviniano A. Prazeres.pdf: 2272977 bytes, checksum: 83bf8c789d88db750c4f06f34d9427cb (MD5) Previous issue date: 2021-04-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religioso Confessionalpt_BR
dc.subjectEstado Laicopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleINSTITUIÇÕES PÚBLICAS E ENSINO RELIGIOSO: ANÁLISE DOS IMPACTOS DA DECISÃO DO STF SOBRE O ENSINO RELIGIOSO CONFESSIONAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS E NA SOCIEDADE BRASILEIRApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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