Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Osvaldo Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee3Maciel Júnior, Edson-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0593971079410326pt_BR
dc.creatorSilva , Veruska Sidronil da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8947043761599244pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-09T14:25:21Z-
dc.date.available2021-03-31-
dc.date.available2022-06-09T14:25:21Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/411-
dc.description.abstractThis research sought to address the laws that version on Religious Education in Brazil, from colonial Brazil to the present day. Its general objective was to bring a discussion around legislation pertinent to Religious Education at the national and local level, that is, Brazil and the municipality of Vila Velha-ES, seeking to point out some actors involved as managers, teachers and students. The specific objectives revolved around: researching national laws on Religious Education; study the Religious Education legislation in the municipality of Vila Velha-ES. It points out laws and legal parameters in the pedagogical scope of the Religious Education for managers, teachers and students. The problem question was: What legislation did Religious Education go through in Brazilian education from the colonial period to the year 2020? The study took place through bibliographic survey and document analysis. Its structure has three chapters, the first of which presents works that discuss the perspective of Religious Education legislation in Brazil, in the second an analysis from the point of view of managers and teachers in terms of legislation and also in the preparation of the curriculum of the discipline / area of knowledge of Religious Education in public schools, the third deals with the legislation of the Religious Education in relation to the student, addressing a discussion of the curriculum in general and a small section of the curriculum of the municipal school system in Vila Velha-ES. It is concluded that despite the dichotomies and challenges of the Religious Education throughout Brazilian education and that the maintenance of this curricular component in Basic Education is of its importance in the construction of citizenship, based on the discussion of human rights and freedom of belief and worship, but it is still a challenge to the school routine.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa procurou abordar legislações que versão sobre o Ensino Religioso no país, desde o Brasil colonia aos dias atuais. Teve como objetivo geral trazer uma discussão em torno de legislações pertinentes ao Ensino Religioso no âmbito nacional e local, ou seja, Brasil e município de Vila Velha-ES, buscando pontuar alguns atores envolvidos como gestores, docentes e alunos. Os objetivos específicos giraram em torno de: pesquisar legislações nacionais sobre o Ensino Religioso; estudar legislações Ensino Religioso no município de Vila Velha-ES. Aponta legislações e parâmetros legais no âmbito pedagógico do Ensino Religioso para gestores, docentes e alunos. A questão problema foi: Quais legislações o Ensino Religioso perpassou na educação brasileira desde o período colonial até o ano de 2020? O estudo ocorreu por meio de levantamento bibliográfico e análise documental. Sua estrutura conta com três capítulos, sendo que no primeiro apresenta trabalhos que discutem a perspectiva da legislação do Ensino Religioso no Brasil, no segundo uma análise do ponto de vista dos gestores e dos docentes no que tange as legislações e também na elaboração do currículo da disciplina/área do conhecimento de Ensino Religioso nas escolas públicas, no terceiro trata da legislação do Ensino Religioso com relação ao aluno, abordando uma discussão sobre currículo de maneira geral e um pequeno recorte do currículo da rede municipal de ensino de Vila Velha-ES. Conclui-se que apesar das dicotomias e desafios do Ensino Religioso ao longo da educação brasileira e que a manutenção desse componente curricular na Educação Básica é de sua importância na construção da cidadania, a partir da discussão dos direitos humanos e liberdade de crença e de culto, mas ainda constitui-se em desafio ao cotidiano escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-09T14:25:21Z No. of bitstreams: 1 TCC - Veruska Sidronil da Silva.pdf: 3539984 bytes, checksum: 2f38c635d250147e7b959009f1dafdd6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-09T14:25:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Veruska Sidronil da Silva.pdf: 3539984 bytes, checksum: 2f38c635d250147e7b959009f1dafdd6 (MD5) Previous issue date: 2021-03-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesADRAGÃO, Paulo Pulido. Crucifixos e Minaretes: a Religião no Espaço Público. A garantia da liberdade religiosa e a prevenção de conflitos religiosos. Revista de Direito Público, n. 03, p. 463-473, jan./jun. 2010. ANDRADE, Ivani Coelho [et al.]. Invisibilidade de crianças na instituição escolar de educação infantil. In: OLIVEIRA, Lucas Rodrigues de. (Org.). Educação [recurso eletrônico]: dilemas contemporâneos: volume II. Nova Xavantina: Pantanal, 2020. AQUINO, Maurício de. A formação da laicidade do estado brasileiro no prelúdio da ordem republicana (1889-1930). In: BRITO, Jaime Domingues Brito; RIGOLDI, Vivianne; JANINI, Tiago Cappi (Orgs.). Responsabilidade do Estado. Jacarezinho: UENP; Instituto Ratio Juris, 2014. ARANHA, Antônia Vitória Soares. Gestão e organização do trabalho escolar: novos campos e espaços de aprendizagem. In: OLIVEIRA, Maria Auxiliadora. (Org.). Gestão educacional: novos olhares, novas abordagens. Petrópolis: Vozes, 2014. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2016. ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. BALERA, José Eduardo Ribeiro. Pluralismo, tolerância e reconhecimento: o direito de liberdade de consciência e de religião no cenário democrático contemporâneo. Dissertação (Mestrado em Ciência Jurídica) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2018. BAPTISTA, Myrian Veras. Prefácio – Determinações sociais da violência: sua expressão em face da infância e adolescência. In: GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; COELHO, Maria Carlota de Rezende (Orgs.). Investigações sobre violência e sociabilidade: desafios transdisciplinares. São Paulo: Veras, 2015. BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira. Ciências da Religião e Ensino Religioso: o desafio histórico da formação docente de uma área de conhecimento. Rever, Ano 15, n. 02, p. 107-125, 2015. BOBSIN, Oneide. Correntes religiosas e globalização. São Leopoldo: IEPG, 2002. BORTOLETO, Edivaldo José; MENEGHETTI, Rosa Gitana K. Ensino Religioso e a legislação da educação no Brasil: desafios e perspectivas. In: Pozzer, Adecir et al. (Orgs.). Diversidade religiosa e Ensino Religioso no Brasil: memórias, propostas e desafios. Obra Comemorativa aos 15 anos do FONAPER. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2010. p. 63-82. BRANDENBURG, Laude Erandi. A Epistemologia do Ensino Religioso, suas limitações e abrangências: a confluência da Educação e da Religião na escola. Revista Interações – Cultura e Comunidade, Belo Horizonte, Brasil, v. 8, n. 14, p. 221-229, 2013. BRANDENBURG, Laude Erandi; [et al.] (Org.). Ensino Religioso na escola: bases, experiências e desafios, 24 a 26 de novembro de 2005. São Leopoldo: Oikos, 2005. BRASIL. Base Nacional Curricular Comum, 2017. Disponível em: <bit.ly/2O06Vu1>. Acesso em: 26 out. 2020. p. 431-437. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal; Centro Gráfico, 1988. BRASIL. Lei n° 13.005/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/ 543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014>. Acesso em: 08 abr. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <bit.ly/2O0690a>. Acesso em: 26 out. 2020. BRASIL. Parecer 8/2012, Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. In: BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. BRASIL. Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. 2010. Disponível em: <bit.ly/2xxvyew>. Acesso em: 26 out. 2020. BRAY, Cristiane Toler; LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro. As queixas escolares na compreensão de docenteas de escolas públicas e privadas. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 15, n. 2, p. 251-261, 2011. BREGA FILHO, Vladimir; ALVES, Fernando de Brito. Da liberdade religiosa como direito fundamental: limites, proteção e efetividade. Argumenta Journal Law, n. 11, 2009. p. 82. BRIGHENTE, Miriam Furlan. Paulo Freire: da denúncia da educação bancária ao anúncio de uma pedagogia libertadora. Pro-posições, v. 27, n. 1(79), p. 155-177, 2016. BRUNO. Lucia. Poder e administração no capitalismo contemporâneo. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade. Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. Petrópolis: Vozes, 2015. CABRAL, Carine Graziela da Luz. Evasão escolar: O que a escola tem a ver com isso? UNIEDU – Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina, 2017. CARON, Lurdes. Políticas e Práticas Curriculares: Formação de Docentes de Ensino Religioso. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. CECCHETTI, Elcio; POZZER, Adecir. Entre fechamentos e aberturas: o ensino religioso no currículo escolar. In: POZZER, Adecir; PALHETA, Francisco; PIOVEZANA, Leonel; HOLMES, Maria José Torres. Ensino Religioso na educação básica: fundamentos epistemológicos e curriculares. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015. CHALITA, Gabriel Benetido Issaac. Os dez mandamentos da ética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003. CHALITA, Gabriel Benetido Issaac. Pedagogia da amizade – bullying: o sofrimento das vítimas e dos agressores. São Paulo: Gente, 2008. COSTA, Antônio Marcos Ferreira. Um breve histórico do Ensino Religioso na Educação Brasileira. Centro de Ciências Humanas, Letras e Arte. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Anais... 2009. p. 40 COSTA, Everton de Brito Oliveira; RAUBER, Pedro. História da educação: surgimento e tendências atuais na universidade no Brasil. Revista Jurídica Unigran, Dourados, v. 11, n. 21. 2009. Disponível em: <bit.ly/2PQhb5i>. Acesso em: 26 out. 2020. COSTA, Raquel Rodrigues da; BORBA, Patrícia de Carvalho Silva; PRODÓCIMO, Elaine. Violência e Educação Religiosa. Interações, n. 45, p. 24-41, 2017. CUNHA, Luiz Antônio. A entronização do Ensino Religioso na Base Nacional Curricular Comum. Educ. Soc., Campinas, v. 37, n. 134, jan.-mar. 2016. Disponível em: <bit.ly/2QQKGWf>. Acesso em: 26 out. 2020. CUNHA, Luiz Antônio. Hegemonia e confronto na produção da segunda LDB: o Ensino Religioso nas escolas públicas. Pro-Posições, v. 25, n. 1, p. 141-159, jan./abr., 2014. p. 144. CUNHA, Luiz Antônio. O projeto reacionário de educação. Rio de Janeiro: Edição do autor, 2016. CUNHA, Luiz Antônio; FERNANDES, Vânia. Um acordo insólito: Ensino Religioso sem ônus para os poderes públicos na primeira LDB. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 4, out./dez., p. 849-864, 2012. p. 862. CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino Religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro. n. 27, p. 183-213, 2004. p. 190. DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. 1948. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos>. Acesso em: 26 dez. 2020. DEMO, Pedro. Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 1994. DIAS, Sônia Maria. Ensino Religioso no Município de Vitória-ES. 72f. Dissertação. (Mestrado em Teologia). Programa de Pós- Graduação em Teologia – Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, 2012. DICKIE, Maria Amélia S.; LUI, Janayna de A. O Ensino Religioso e a interpretação da lei. Horizontes Antropológicos, v. 13, p. 237-252, 2007. DINIZ, Débora; [et al.]. Laicidade e Ensino Religioso no Brasil. Brasília: UNESCI, Letras Livres: EdUnB, 2010. DOMINGOS, M. F. N. Ensino Religioso e estado laico: uma lição de tolerância. Rever – Revista de Estudos da Religião, v. 1, n. 1, p. 45-770, set. 2009. p. 46. ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Currículo ES 2020. v. 07, Ensino Fundamental, Anos Finais Área de Ciências Humanas & Área de Ensino Religioso. Disponível em: <https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2020/04/Curr%C3%ADculo-ES-2020-Vol-07-Ensino-Fundamental-Anos-Finais-%C3%81rea-de-Ci%C3%AAncias-Humanas-e-Ensino-Religioso-Miolo.pdf>. Acesso em: 26 dez. 2020. ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Parecer nº 2197/2009, aprovado em 18 de dezembro 2008 e baixada a Resolução 1900/2009. Dispõe sobre a oferta do Ensino Religioso no Ensino Fundamental das Escolas Públicas do Estado do Espírito Santo. 2008. FIGUEIRÊDO, Adriana Guilherme Dias. O Ensino Religioso no espaço público escolar: Uma análise da tradição cristã na abordagem pós-colonial. Dissertação (Mestre em Ciências da Religião) – Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2017. FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. Primeiros passos do FONAPER: um sonho que se tornou realidade em tempos de novos projetos educacionais. In: POZZER, Adecir [et al.]. (Orgs.). Diversidade religiosa e Ensino Religioso no Brasil: memórias, propostas e desafios. Obra Comemorativa aos 15 anos do FONAPER. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2010. p. 19-36. FILHO, Lourival José Martins. Ensino Religioso nos anos iniciais do ensino fundamental: entre a solidão e a ousadia. Educere – XII Congresso Nacional de Educação – PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2015. FISCHMANN, Roseli. As escolas públicas devem ter Ensino Religioso? Não. Escola laica, liberdade e igualdade. Tendências/Debates. São Paulo, 2011. Disponível em: <bit.ly/2xwt8GB>. Acesso em: 26 out. 2020. FISCHMANN, Roseli. Estado laico, educação, tolerância e cidadania: para uma análise da concordata Brasil-Santa Sé. São Paulo: Factash, 2012. FREITAS, Eliane Maura Littig Milhomem de Freitas. Bem-me-quer, Malmequer: um estudo sobre a presença do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. GADOTTI, Moacir. O projeto político-pedagógico na escola: na perspectiva de uma educação para a cidadania. Brasília: Cortez, 1994. GAIGHER, Elorania Kellis A. Educação e religião: as manifestações religiosas no ambiente escolar e a construção de uma cultura de paz. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Programa de pós-graduação em Ciências da Religião, Faculdade Unida, Vitória, 2018. GANDIN, Danilo. Soluções de planejamento para uma prática estratégica e participativa. Petrópolis: Vozes, 2013. GIUMBELLI, Emerson; CARNEIRO, Sandra de Sá (Orgs.). Religião nas escolas públicas - questões nacionais e a situação no Rio de Janeiro. Revista Contemporânea de Educação, v. 1, n. 2, p. 155-177, 2006. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/ view/1502/1351>. Acesso em: 24 dez. 2020 GLÓRIA, Dília Maria Andrade; CHAVES, Luiza Santana. A vez e a voz do aluno na educação básica: práticas em curso na escola contemporânea. Revista Espaço Acadêmico, v. 16, n. 190, p. 90-99, 2017. GONÇALVES, Daniel Abreu; PRATES, Daniela Medeiros de Azevedo. O Ensino Religioso na rede pública de ensino: (re)abrindo o debate. Revista Thema, v. 15, n. 4, 2015, p. 1318-13334. GONÇAVES, Jorge Carvalho. A gestão escolar frente ao desafio em ofertar o componente curricular Ensino Religioso na escola pública. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Programa de pós-graduação em Ciências da Religião, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2017. HABERMAS, J. Entre naturalismo e religião: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009. HOLANDA, Ângela Maria Ribeiro. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso: O currículo do Ensino Religioso em debate. In: POZZER, Adecir [et al.]. (Orgs.). Diversidade religiosa e ensino religioso no Brasil: memórias, propostas e desafios. Obra comemorativa aos 15 anos do FONAPER . São Leopoldo: Nova Harmonia, 2010. IBGE. Censo demográfico. 2010. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ pesquisa/23/22107. Acesso em: 17 nov. 2020. s/p. JUNIOR SILVA, Romualdo S. Um olhar direcionado para a aprendizagem significativa do aluno. Caderno de Física da UEFS, v. 12, n. 02, p. 07-10, 2014. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Educação e História do Ensino Religioso. Pensar a Educação em Revista, v. 1, n. 2, p. 5-26, 2015. KRAMER, Sonia. O que é básico na escola básica? Contribuições para o debate sobre o papel da escola na vida social e na cultura. In: KRAMER, Sonia; LEITE, Maria; Pereira, Isabel Ferroz. (Orgs). Infância e produção cultural. Campinas: Papirus, 1998. LIBERATI, Wilson Donizeti. Direito da criança e do adolescente. 5. ed. São Paulo: Rideel, 2011. LUCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. MACEDO, Roberto Sidnei. Currículo: campo, conceito e pesquisa. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2017. MAI, João Felipe Reali; SAQUETTO, Diemerson. Ensino “do” Religioso e laicidade: princípios para uma educação de liberdade religiosa. In: V Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso (SEFOPER) e III Seminário Regional do Ensino Religioso no Espírito Santo, 15 ed., 2018, Vitória/ES. Anais... Florianópolis: FONAPER, 2019. v. 1, p. 147-152. MARTINS, Ranniery Fernandes M. A gestão escolar como parte fundamental na eficácia no ensino-aprendizagem. In: BURIL, Deborah. Escola, escolarização e educação. Vila Velha: Abobe Publicações, 2017. MATOTZ, Lynn R.; LAWSON, Amy. Gestão e motivação em Educação Infantil. São Paulo: Cengage Learning, 2012. MENDES, Gilmar Ferreira; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria. (Orgs). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008. NAVARRO, Lisienne; GERVAI, Solange; NAKAYAMA, Antônia; PRADO, Alice da S. A dificuldade de aprendizagem e o fracasso escolar. Joursen - Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, n. 1, p. 46-50, 2016. NEGREIROS, Fauston; BRITO, Mirlanne da Silva. Queixas escolares e desenvolvimento infantil no ciclo alfabetizador: uma experiência de extensão universitária. RECEI – Revista Ensino Interdisciplinar, v. 2, n. 6. p. 107-120, 2016. NETO, Alberto Paulo. A tolerância religiosa como princípio jurídico-político. In: PERONDI, Ildo; NETO, Alberto Paulo (Orgs.). Intolerância e tolerância religiosa: análise e perspectiva. São Paulo: Edições Fons Sapientiae, 2017. OLIVEIRA, Angelita Correa. Ensino Religioso na educação básica: desafios e perspectivas. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Uruguaiana, 2011. OLIVEIRA, Lino Batista de. Tolerância/intolerância: da crítica à alteridade. In: PERONDI, Ildo; NETO, Alberto Paulo (Orgs.). Intolerância e tolerância religiosa: análise e perspectiva. São Paulo: Edições Fons Sapientiae, 2017. OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro; SOUZA, Maria Inês Salgado de; BAHIA, Maria Gisélle Marques. Projeto Político Pedgógico: da construção à implementação. In: OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Gestão Educacional: novos olhares, novas abordagens. Petrópolis: Vozes, 2014. OLIVEIRA, Pedro. A. Ribeiro. Uma sociedade de bem viver. Jornal Mundo Jovem, v. 14, abr. 2012. p. 18. ORO, Ari Pedro. Liberdade religiosa no Brasil: as percepções dos atores sociais. In: ORO, Ari Pedro; STEIL, Carlos Alberto; CIPRINAI, Roberto; GIUMBELLI, Emerson. (Orgs.). A religião no espaço público: atores e objetos. São Paulo: Terceiro Nome, 2012. PACHECO, Terezinha de Souza. A visão dos docentes sobre o Ensino Religioso: diversidade e interdisciplinaridade. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012. PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. 7. ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2007. PARANÁ (Estado). Diretrizes Curriculares da Educação Básica - Ensino Religioso, 2008, p. 43. Disponível em: <www.bit.ly/2190hfS>. Acesso em: 26 out. 2020. PARO, Vitor Henrique. Diretor Escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez, 2015. PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PIVA, Elói Dionisio (red.). Diálogo e identidade religiosa: reflexões sobre a base teológica para um encontro positivo entre o Candomblé e o Cristianismo. Revista Eclesiástica Brasileira. Petrópolis: Vozes, fascículo 221, p. 5-44, 1996. POZZER, Adecir; WICKERT, Tarcísio Alfonso. Ensino Religioso inetercultual: reflexões, diálogos e implicações curriculares. In: POZZER, Adecir; PALHETA, Francisco; PIOVEZANA, Leonel; HOLMES, Maria José Torres. Ensino Religioso na educação básica: fundamentos epistemológicos e curriculares. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA. Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha - 1º ao 9º ano. Vila Velha: Prefeitura Municipal de Vila Velha, Secretaria Municipal de Educação, 2012. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA. Diretrizes curriculares da rede municipal de ensino de Vila Velha. Vila Velha: Secretaria Municipal de Educação (SEMED), 2008. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA. Lei nº 5.629/2015. Plano municipal de educação. Disponível em: <http://www.vilavelha.es.gov.br/legislacao/Arquivo/Documents/ legislacao/html/L56292015.html> Acesso em: 23 jan. 2020. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA. Lei nº 5.938 de 29 de novembro de 2017. Disciplina a gestão democrática da educação no sistema municipal de ensino de vila velha e dá outras providências. Disponível em: <https://www.vilavelha.es.gov.br/legislacao/Arquivo/ Documents/legislacao/html/L59382017.html>. Acesso em: 10 ago. 2020. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA. Proposta Pedagógica de Educação do Município de Vila Velha. Vila Velha: Prefeitura Municipal de Vila Velha, Secretaria Municipal de Educação, 2008. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA. Resolução nº 60/2020, dispõe sobre o Ensino Religioso na Rede Pública Municipal de Vila Velha. Diário Oficial da Prefeitura de Vila Velha, ed. 1091, p. 9, 21 dez. 2020. RIBEIRO, Claudio de Oliveira. O princípio pluralista: bases teóricas, conceituais e possibilidades de aplicação. Revista de Cultura Teológica. Ano XXV, n. 90, p. 234-257, 2017. p. 241. RIVERA, Dario Paulo Barrera. Laicidade, religião e direitos cidadãos. In: ROSSI, Luiz Alexandre Solano; JUNQUEIRA, Sérgio (Orgs.). Religião, direitos humanos e laicidade. São Paulo: Fonte Editorial, 2015. ROCHA, José Geraldo da; ROCHA, Marcos Porto Freitas da. BNCC para o ensino religioso, possível proposta educacional inclusiva de promoção de respeito à diversidade. In: V Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso (SEFOPER) e III Seminário Regional do Ensino Religioso no Espírito Santo, 15 ed., 2018, Vitória/ES. Anais... . Florianópolis: FONAPER, 2019. v. 1, p. 128-136. RODRIGUES, Elisa. Formação dos docentes para o ensino de religião nas escolas: dilemas e perspectivas. Ciências da Religião: história e sociedade, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 19-46, 2015. RUDELL, Pedro. Educação religiosa: fundamentação antropológico-cultural da religião segundo Paul Tillich. São Paulo: Paulinas, 2007. SALLA, Fernanda. Ensino Religioso e Escola Pública: uma relação delicada. Nova Escola. São Paulo, maio, 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/74/ensino-religioso-e-escola-publica-uma-relacao-delicada. Acesso em: 17 nov. 2020. SANCHEZ, 2010, apud CORDEIRO, Darcy. Diversidade religiosa, direitos humanos e Ensino religioso. In: POZZER, Adecir; PALHETA, Francisco; PIOVEZANA, Leonel; HOLMES, Maria José Torres. Ensino Religioso na educação básica: fundamentos epistemológicos e curriculares. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015. SARLET, Ingo Wolfgang. Direitos fundamentais em espécie. In: SARLET, Ingo Wolfgang; MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO. Curso de Direito Constitucional. 2. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013. SARQUIZ, Moisés Manir. Boas notas na escola. 18. ed. Vila Velha: Edição do autor, 2012. SAUCEDO, Kellys Regina Rodio. Revista Eletrônica Pesquisa educa, Santos, v. 5, n. 10, p. 244-261, 2013. SILVA, Marcos Rodrigues da. Ensino Religioso e ciência(s) da(s) religião(ões): tensões, desafios e perspectivas. In: POZZER, Adecir; PALHETA, Francisco; PIOVEZANA, Leonel; HOLMES, Maria José Torres. (Org.). Ensino religioso básica: fundamentos epistemilógicos e curriculares. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015. SILVA, Rubens Dornelas da. A formação do cidadão perpassa pelo estudo da disciplina de ensino religioso. In: V Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso (SEFOPER) e III Seminário Regional do Ensino Religioso no Espírito Santo, 15 ed., 2018, Vitória/ES. Anais... . Florianópolis: FONAPER, 2019. v. 1, p. 18-25. SMARJASSI, Célia. Ensino Religioso e a gestão educacional: uma análise a partir da ética complexa de Edgar Morin. Revista Pistis Praxis, v. 6, n. 2, p. 24-32, 2014. SOUZA, Janaína Moreira Pacheco; SENNA, Luiz Antônio Gomes. Lugar de aluno é na escola que desenvolva conhecimentos. Revista Exitus, Santarém, v. 7, n. 1, p. 269-288, 2017. STEFFEN, Carlos José Monteiro. A Religião no espaço público da sociedade plural: considerações iniciais sob a ótica da fé em Jesus Cristo. Teocomunicação; Revista de Teologia da PUCRS. Porto Alegre, v. 48. n. 2, p. 193-202, jul.-dez. 2018. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Ensino religioso em escolas públicas. Brasília, 28 de agosto a 1º de setembro de 2017 Informativo nº 875. Disponível em: https://conteudojuridico.com.br/consulta/Informativos%20dos%20Tribunais/50899/informativo-875-do-stf-2017. Acesso em 10 ago. 2020. SZEUCZUK, Anderson. Das origens do Ensino Religioso no Brasil: a sua implementação nas escolas estaduais do Paraná. Analecta, Guarapuava, Paraná, v. 11, n. 2, p. 41-54, 2010. TAVARES, Alexandre Camelo; VENDRAMINE, Maria de Fátima dos Santos de Almeida; ANDRADE, Ivani Coelho. Ensino Religioso no Município de Vila Velha/ES. In: Anais X Congresso Nacional de Ensino Religioso (CONERE), XIV Congresso Internacional de Teologia da PUCPR, II Congresso de Pós-graduação em Teologia (PPGT/PUCPR) e II Congresso Latino-Americano de Educação e Ciências da Religião (CLAECIR), 10, 2019, Curitiba/PR. Anais... . Florianópolis: FONAPER, 2020. v. 1, p. 119-127. TAVARES, Alexandre Camelo; ANDRADE, Ivani Coelho. Religião na esfera pública: questões pedagógicas, técnicas e socioculturais do Ensino Religioso no município de Vila Velha. In: PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo; CATARINO, Elisângela Maura; CARNEIRO, Éverton Nery. A educação no âmbito do político e de suas tramas [Recurso eletrônico]. Ponta Grossa: Atena, 2020. TAVARES, André Ramos. Curso de direito constitucional. 10. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2012. TOSTES, Patrícia da Silva Gouvêa. Ensino Religioso e diversidade religiosa: um estudo de caso na rede Municipal de Vila Velha/ES. In: Anais X Congresso Nacional de Ensino Religioso (CONERE), XIV Congresso Internacional de Teologia da PUCPR, II Congresso de Pós-graduação em Teologia (PPGT/PUCPR) e II Congresso Latino-Americano de Educação e Ciências da Religião (CLAECIR), 10, 2019, Curitiba/PR. Anais... . Florianópolis: FONAPER, 2020. v. 1, p. 110-118. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico: uma construção possível. 12. ed. Campinas: Papirus, 1995. VIEIRA, Ingrid Câmara Luiz. A intolerância religiosa como elemento norteador do ensino da cultua afro-brasileira na escola. Unitas, v. 5, n. 2, 2017, p. 394-411. Disponível em: <https://docplayer.com.br/70973710-A-intolerancia-religiosa-como-elemento-norteador-do-ensino-da-cultura-afro-basileira-na-escola-1.html>. Acesso em: 24 mar. 2020. ZANONE. Valério. Laicismo. In: BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. vol. 1 Trad. Carmen C. Varriale [et al.]; coord. Trad. João Ferraia; rev. geral João Ferraia e Luís Guerreiro Pinto Cacais. 11. ed. Brasília: Universidade de Brasileira, 1998. p. 670-174.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleENSINO RELIGIOSO NA PERSPECTIVA DA LEGISLAÇÃOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Veruska Sidronil da Silva.pdfTCC - Veruska Sidronil da Silva3,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.