Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/411
Tipo: Dissertação
Título: ENSINO RELIGIOSO NA PERSPECTIVA DA LEGISLAÇÃO
Autor(es): Silva , Veruska Sidronil da
Primeiro Orientador: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Primeiro membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Segundo membro da banca: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Terceiro membro da banca: Maciel Júnior, Edson
Resumo: A presente pesquisa procurou abordar legislações que versão sobre o Ensino Religioso no país, desde o Brasil colonia aos dias atuais. Teve como objetivo geral trazer uma discussão em torno de legislações pertinentes ao Ensino Religioso no âmbito nacional e local, ou seja, Brasil e município de Vila Velha-ES, buscando pontuar alguns atores envolvidos como gestores, docentes e alunos. Os objetivos específicos giraram em torno de: pesquisar legislações nacionais sobre o Ensino Religioso; estudar legislações Ensino Religioso no município de Vila Velha-ES. Aponta legislações e parâmetros legais no âmbito pedagógico do Ensino Religioso para gestores, docentes e alunos. A questão problema foi: Quais legislações o Ensino Religioso perpassou na educação brasileira desde o período colonial até o ano de 2020? O estudo ocorreu por meio de levantamento bibliográfico e análise documental. Sua estrutura conta com três capítulos, sendo que no primeiro apresenta trabalhos que discutem a perspectiva da legislação do Ensino Religioso no Brasil, no segundo uma análise do ponto de vista dos gestores e dos docentes no que tange as legislações e também na elaboração do currículo da disciplina/área do conhecimento de Ensino Religioso nas escolas públicas, no terceiro trata da legislação do Ensino Religioso com relação ao aluno, abordando uma discussão sobre currículo de maneira geral e um pequeno recorte do currículo da rede municipal de ensino de Vila Velha-ES. Conclui-se que apesar das dicotomias e desafios do Ensino Religioso ao longo da educação brasileira e que a manutenção desse componente curricular na Educação Básica é de sua importância na construção da cidadania, a partir da discussão dos direitos humanos e liberdade de crença e de culto, mas ainda constitui-se em desafio ao cotidiano escolar.
Resumo Alternativo: This research sought to address the laws that version on Religious Education in Brazil, from colonial Brazil to the present day. Its general objective was to bring a discussion around legislation pertinent to Religious Education at the national and local level, that is, Brazil and the municipality of Vila Velha-ES, seeking to point out some actors involved as managers, teachers and students. The specific objectives revolved around: researching national laws on Religious Education; study the Religious Education legislation in the municipality of Vila Velha-ES. It points out laws and legal parameters in the pedagogical scope of the Religious Education for managers, teachers and students. The problem question was: What legislation did Religious Education go through in Brazilian education from the colonial period to the year 2020? The study took place through bibliographic survey and document analysis. Its structure has three chapters, the first of which presents works that discuss the perspective of Religious Education legislation in Brazil, in the second an analysis from the point of view of managers and teachers in terms of legislation and also in the preparation of the curriculum of the discipline / area of knowledge of Religious Education in public schools, the third deals with the legislation of the Religious Education in relation to the student, addressing a discussion of the curriculum in general and a small section of the curriculum of the municipal school system in Vila Velha-ES. It is concluded that despite the dichotomies and challenges of the Religious Education throughout Brazilian education and that the maintenance of this curricular component in Basic Education is of its importance in the construction of citizenship, based on the discussion of human rights and freedom of belief and worship, but it is still a challenge to the school routine.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Legislação
Currículo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/411
Data do documento: 31-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Veruska Sidronil da Silva.pdfTCC - Veruska Sidronil da Silva3,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.