Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/410
Tipo: Dissertação
Título: O COMPONENTE CURRICULAR ENSINO RELIGIOSO, A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ
Autor(es): Ferreira, Sandra Campos
Primeiro Orientador: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Primeiro membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Segundo membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Terceiro membro da banca: Freitas, Eliane de Maura Littig Milhomem de
Resumo: No presente estudo, o principal objetivo é identificar as vantagens de se associar o Ensino Religioso às técnicas de mediação de conflitos, aplicadas ao ambiente escolar. Como objetivos específicos buscou-se, por meio de pesquisa bibliográfica, elencar conceitos sobre técnicas de mediação de conflitos; identificar as vantagens e os problemas mais comuns inerentes à aplicação de técnicas de mediação de conflitos na escola; desenvolver pesquisa de campo, para aferir os efeitos da mediação de conflitos, quando aplicadas ao cotidiano escolar; identificar formas de associação dos conteúdos do componente curricular Ensino Religioso à mediação de conflitos no ambiente escolar; apresentar sugestões de mudança que contribuam para elevar a eficácia da mediação de conflitos na escola. No que diz respeito ao Ensino Religioso, buscou-se também abordar a questão da influência da justiça restaurativa no ambiente escolar. A questão-problema a ser resolvida é: em que medida o Ensino Religioso pode contribuir com as práticas restaurativas e a mediação de conflitos? O presente trabalho encontra justificativa na urgente necessidade de se minimizarem os conflitos nas escolas, rompendo com o paradigma em que a superação de problemas se baseia na identificação de culpados e na aplicação de punições. Tomando por base os ideais relacionados à humanização, o que aqui se pretende é quebrar a cadeia do ódio. Embora a mediação de conflitos em ambiente escolar seja novidade no município de Vila Velha (ES), as conclusões apontam para resultados positivos, sugerindo que há indícios de que esta seja a melhor opção para que se alcance a minimização da violência escolar. Quanto ao universo da pesquisa, é composto por professores/as, estudantes (e seus familiares) matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, encaminhados ao Núcleo de Mediação, o qual atende estudantes advindos das escolas públicas municipais, supervisionadas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Vila Velha (ES).
Resumo Alternativo: In the present study, the main objective is to identify the advantages of associating Religious Education with conflict mediation techniques, applied to the school environment. The specific objectives were sought: through bibliographic research, to list concepts on conflict mediation techniques; to identify the most common advantages and problems inherent in the application of conflict mediation techniques at school; develop field research, to assess the effects of conflict mediation, when applied to school daily life; identify ways of associating the contents of the Religious Education curricular component with the mediation of conflicts in the school environment; present suggestions for change that contribute to increasing the effectiveness of conflict mediation at school. With regard to Religious Education, we also sought to address the issue of the influence of restorative justice in the school environment. The problem question to be solved is: to what extent can Religious Education contribute to restorative practices and conflict mediation? The present work finds justification in the urgent need to minimize conflicts in schools, breaking with the paradigm in which the overcoming of problems is based on the identification of culprits and the application of punishments. Based on the ideals related to humanization, what is intended here is to break the chain of hatred. Although the mediation of conflicts in a school environment is new in the municipality of Vila Velha (ES), the conclusions point to positive results, suggesting that there is evidence that this is the best option to achieve the minimization of school violence. As for the research universe, it is made up of teachers, students (and their families) enrolled from the 6th to the 9th grade of Elementary Education II, sent to the Mediation Center, which serves students from municipal public schools, supervised by the Municipal Secretary of Education (SEMED) of Vila Velha (ES).
Palavras-chave: Conflitos na escola
Ensino Religioso
Justiça terapêutica
Mediação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/410
Data do documento: 31-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sandra Campos Ferreira.pdfTCC - Sandra Campos Ferreira2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.