Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/409
Tipo: Dissertação
Título: CULTIVANDO VALORES E RESPEITANDO A DIVERSIDADE RELIGIOSA: O USO DA POESIA NA PROMOÇÃO DE UM AMBIENTE ESCOLAR PACÍFICO
Autor(es): Zumak, Elza Maria Falqueto
Primeiro Orientador: Marlow, Sergio Luiz
Primeiro membro da banca: Marlow, Sergio Luiz
Segundo membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Terceiro membro da banca: Brotto, Julio Cezar de Paula
Resumo: A presente pesquisa reflete sobre o contexto da educação brasileira, onde se convive com a violência tanto no ambiente de aprendizagem quanto em outros ambientes frequentados pelos (as) alunos(as), cada qual em sua própria realidade. Sendo o ambiente de aprendizagem, a escola, o principal meio de convivência de crianças e jovens, esta atmosfera é de grande influência para a formação do indivíduo. Desacordos são comuns em qualquer relacionamento de qualquer natureza. Estes fazem parte da interação entre indivíduos no seio da sociedade. Entretanto, ao extrapolar determinados limites, tendem a culminar em violência. Assim, ao se considerar o caráter de construção da cidadania que pode ser observado na escola, é necessário estabelecer no ambiente de aprendizagem uma prática pedagógica que possa valorizar devidamente o discente, refletindo sobre as diferenças encontradas em qualquer lugar de convívio, bem como sobre a noção de respeito a tais diferenças. Sendo a escola um local de convivência entre diversas pessoas oriundas de diversas famílias, cada qual com suas próprias características, os valores e convicções religiosas também tendem a ser levados ao ambiente escolar. Neste sentido, é imperativo que todos os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem se alinhem e busque estabelecer o respeito e a paz entre os(as) alunos(as) em suas diferenças como um objetivo comum. Com as assertivas de autores como Manoel Jorge da Silva Neto, Milton Ribeiro, Paulo Freire, Ulysses de Araujo, Piaget, Helder Pinheiro, entre outros, bem como as reflexões do dia-a-dia do ambiente de aprendizagem, do qual a autora da presente pesquisa faz parte, se constata que a violência em ambiente escolar experimenta um aumento significativo e perigoso nos últimos anos, contexto no qual urge a necessidade de ações que possam promover uma cultura de paz, empatia e respeito pelas diferenças. A presente pesquisa tem o objetivo de refletir sobre o uso da poesia em sala de aula a fim auxiliar na transmissão de valores, especificamente tratando do respeito a diversidade religiosa. Trata-se de estudo documental, onde foram analisadas informações contidas no Projeto Político Pedagógico de uma escola pertencente a rede municipal da cidade de Vitória, no Espírito Santo, além de informações extraídas do Conselho Participativo, assim como a Avaliação Institucional, respondida por estudantes, familiares e funcionários da Escola por meio de uma plataforma para questionários eletrônicos. Além disso, consta no presente estudo o projeto interdisciplinar de produção de textos poéticos sobre o respeito a diversidade religiosa em ambiente de aprendizagem.
Resumo Alternativo: This research reflects on the context of Brazilian education, where violence is experienced both in the learning environment and in other environments frequented by students, each in its own reality. As the learning environment, the school, is the main means of coexistence for children and young people, this atmosphere has a great influence on the formation of the individual. Disagreements are common in any relationship of any kind. These are part of the interaction between individuals within society. However, when extrapolating certain limits, they tend to culminate in violence. Thus, when considering the character of citizenship construction that can be observed at school, it is necessary to establish in the learning environment a pedagogical practice that can properly value the student, reflecting on the differences found in any place of interaction, as well as on the notion of respect for such differences. Since the school is a place of coexistence between different people from different families, each with its own characteristics, religious values and convictions also tend to be taken to the school environment. In this sense, it is imperative that all actors involved in the teaching and learning process align themselves and seek to establish respect and peace among students in their differences as a common goal. With the assertions of authors such as Manoel Jorge da Silva Neto, Milton Ribeiro, Paulo Freire, Ulysses de Araujo, Piaget, Helder Pinheiro, among others, as well as reflections on the daily life of the learning environment, of which the author of This research is part of the evidence that violence in the school environment has experienced a significant and dangerous increase in recent years, a context in which there is an urgent need for actions that can promote a culture of peace, empathy and respect for differences. This research aims to reflect on the use of poetry in the classroom in order to help transmit values, specifically dealing with respect for religious diversity. This is a documentary study, where information contained in the Political Pedagogical Project of a school belonging to the municipal network in the city of Vitória, Espírito Santo, was analyzed, as well as information extracted from the Participatory Council, as well as the Institutional Evaluation, answered by students, family members and employees of the School through a platform for electronic questionnaires. In addition, this study includes an interdisciplinary project for the production of poetic texts on respect for religious diversity in a learning environment.
Palavras-chave: Diversidade Religiosa
Violência Escolar
Escola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/409
Data do documento: 29-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Elza Maria Falqueto Zumak.pdfTCC - Elza Maria Falqueto Zumak6,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.