Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/408
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Francisco de Assis Souza dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.contributor.referee3Kitzinger, Ângela Maringoli-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8390327358652467pt_BR
dc.creatorDias, Rosa Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0550854606953556pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-09T13:49:38Z-
dc.date.available2021-02-26-
dc.date.available2022-06-09T13:49:38Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/408-
dc.description.abstractThe main objective is to analyze whether there is pluralism and interreligious dialogue in the public schools of Cariacica and Vila Velha (ES). Based on the exercise of citizenship and social coexistence based on respect for differences, on the flow of school relations with a complex contemporaneity, in a country marked by cultural and religious diversity and plurality, the question-problem that was tried The answer is: how is Religious Education being taught in public schools in the municipalities of Cariacica (ES) and Vila Velha (ES)? This work is justified in the opportunity to test, on a practical level, the knowledge acquired throughout the course, on a theoretical basis. Thus, it is possible to assess not only the interference of religions in public schools, but also to learn about the existence of pluralism and interreligious dialogue in public schools in Cariacica and Vila Velha (ES). Among the main methodological procedures adopted, two were the methods of procedure adopted: historical and monographic, characterized by theoretical research, configured in bibliographic research, as well as field research, through which it was analyzed how the pluralism and interfaith dialogue in public schools in Cariacica (ES) and Vila Velha (ES). The research universe consisted of 9th grade students, enrolled in Religious Education, taught at the Municipal Elementary Education Unit (UMEF) Gil Bernardes, from Vila Velha (ES) and at the Municipal Elementary School (EMEF) Ângelo Zani, from Cariacica (ES). Among the main findings of this study is that the discipline Religious Education has fulfilled its educational function, awakening the criticality of students, as well as prompting them to reflect on the behaviors that best suit the construction of a more just and peaceful, where plurality and religious tolerance are factors widespread by all.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo é analisar se há pluralismo e diálogo inter-religioso nas escolas públicas de Cariacica e Vila Velha (ES). Tomando-se por base o exercício da cidadania e o convívio social fundamentado no respeito às diferenças, no fluir de relações da escola com uma contemporaneidade complexa, em um país marcado pela diversidade e a pluralidade cultural e religiosa, a questão-problema que se tentou responder é: como é ministrado o Ensino Religioso nas escolas públicas dos municípios de Cariacica (ES) e Vila Velha (ES)? Este trabalho encontra justificativa na oportunidade de se testar, em âmbito prático, os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, em caráter teórico. Assim, pode-se aferir não apenas a interferência das religiões na escola pública, como se aprenderá sobre a existência do pluralismo e do diálogo inter-religioso nas escolas públicas municipais de Cariacica e Vila Velha (ES). Entre os procedimentos metodológicos adotados, dois foram os principais: o histórico e o monográfico, caracterizados pela pesquisa de caráter teórico, configurados na pesquisa de cunho bibliográfico, bem como pela pesquisa de campo, através da qual se analisou como ocorrem o pluralismo e o diálogo inter-religioso em escolas públicas de Cariacica (ES) e Vila Velha (ES). O universo da pesquisa foi composto por alunos/as do 9º ano, matriculados/as no Ensino Religioso, ministrada na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Gil Bernardes, de Vila Velha (ES) e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ângelo Zani, de Cariacica (ES). Entre as principais constatações desse estudo, tem-se que a disciplina Ensino Religioso tem cumprido importante função educacional, despertando a criticidade dos/as estudantes, bem como os/as suscitando a refletir sobre os comportamentos que melhor se adéquam à construção de uma sociedade mais justa e pacífica, onde a pluralidade e a tolerância religiosa sejam fatores difundidos por todos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-09T13:49:38Z No. of bitstreams: 1 TCC - Rosa Mendes Dias.pdf: 2569450 bytes, checksum: 16c9c8286f44467121c0a78d0a84b72e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-09T13:49:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Rosa Mendes Dias.pdf: 2569450 bytes, checksum: 16c9c8286f44467121c0a78d0a84b72e (MD5) Previous issue date: 2021-02-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALVES, José Eustáquio; CAVENAGHI, Suzana; BARROS, Luiz Felipe; CARVALHO, Angelita de. Distribuição espacial da transição religiosa no Brasil. Tempo Social, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 215-242, 2017. ARAGÃO, Gilbraz de Souza; SOUZA, Mailson Fernandes Cabral de. Trajetórias e modelos do Ensino Religioso. Paralellus, Recife, v. 7, n. 15, p. 425-438, 2016. ARANHA, Maria Lúcia Arruda. História da educação. São Paulo: Moderna, 1996. ARROYO, Miguel Gonzáles. Indagações sobre currículo: educandos e educadores – seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, 2008. ÁVILA, Maria Betânia de Melo. Reflexões sobre laicidade. In: BATISTA, Carta; MAIA, Mônica (orgs.). Estado laico e liberdades democráticas. Recife: UFPE, 2006. p. 17-19. BARROS, L. S. C. A influência de um sistema de planejamento e a pesquisa sobre a criatividade dos pesquisadores. Brasília: UnB, 2001. BESSA, Bráulio. Tolerância religiosa. [YouTube, 02 mar. 2017]. (2min 4s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0KsMlc30BK0&t=45s. Acesso em: 10 jul. 2020. BOBBIO, Norberto. Elogio da serenidade e outros escritos morais. São Paulo: UNESP, 2002. BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese, Santa Catarina, v. 2, n. 1, p. 65-78, 2005. BORGES, Alexandre Walmott; ALVES, Rubens Valtecides. O Estado laico e a liberdade religiosa na experiência constitucional brasileira. Estudos Políticos, Belo Horizonte, v. 8, n. 107, p. 227-265, 2013. BRASIL. IBGE. Censo 2010. Brasília: IBGE, 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo?id=3&idnoticia=2170&view=noticia. Acesso em: 02 mai. 2020. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. BRASIL. Lei Federal n.º 9.394/1996 – Diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1996. BRASIL. Lei n.º 9.475/1997 – Dá nova redação ao artigo 33 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1997. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Educação é base. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 21 out. 2020. BRASILEIRO, Marislei de Sousa Espíndula. Ensino Religioso na escola: o papel das ciências das religiões. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010. BREPOHL, Marion. Estado laico e pluralismo religioso. Estudos de Religião, São Bernardo do Campo, v. 30. n. 1, p. 127-144, 2016. BROTTO, Júlio Cezar de Paula; STEPHANINI, Valdir. Ensino Religioso: por uma prática que promova conscientização. Horizonte, Belo Horizonte, v. 18, n. 55, p. 106-121, 2020. CALDAS FILHO, Carlos Ribeiro. Diálogo inter-religioso: perspectivas a partir de uma teologia protestante. Horizonte, Belo Horizonte, v. 15, n. 45, p. 112-133, 2017. CARDOSO, Clodoaldo Meneguello. Tolerância e seus limites: um olhar latino-americano sobre diversidade e desigualdade. São Paulo: UNESP, 2003. CARLETTI, Anna. O internacionalismo vaticano e a nova ordem mundial a diplomacia pontifícia da Guerra Fria aos nossos dias. Brasília: FUNAG, 2012. CARON, Lurdes. Ensino Religioso: currículo, programa e formação. Pistis & Praxis, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 627-647, 2014. CASTRO, Raimundo Márcio Mota de. Tocar em frente as ensinhanças da dúvida: a busca da identidade do Ensino Religioso. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba, Uberaba, 2009. CECCHETTI, Élcio. Ensino Religioso: contexto e perspectivas atuais. Horizonte, Belo Horizonte, v. 18, n. 55, p. 10-14, 2020. COELHO, Antônio Carlos. Por outro Ensino Religioso: uma proposta a partir da diversidade religiosa, pluralidade cultural e dos direitos humanos. SCIAS, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 72-94, 2020. COELHO, Maria F. Pinheiro. O público e o privado na educação: um conflito fora de moda? In: FÁVERO, Osmar (org.). A educação nas constituintes brasileiras 1823-1988. Campinas: Autores Associados, 1996. p. 255-291. CUNHA, Luiz Antônio; OLIVA, Carlos Eduardo. Sete teses equivocadas sobre o estado laico. Brasília: Ministério Público, 2014. CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino Religioso e escola pública: o curso histórico de uma polêmica entre a igreja e o estado no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 17, p. 20-37, 1993. CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão; KLEIN, Remi. Ensino Religioso e o diálogo inter-religioso nas escolas públicas: um desafio a ser enfrentado. Protestantismo em Revista, São Leopoldo, v. 36, n. 1, 2015. Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp. Acesso em: 20 jan. 2020. DIAS, Júlio César Tavares. Da tolerância religiosa e do intolerável. Páginas de Filosofia, São Bernardo do Campo, v. 6, n. 2, p. 37-50, 2014. DOMINGOS, Marília de Franceschi Neto. Ensino religioso e estado laico: uma lição de tolerância. Rever, São Paulo, a. 9, p. 45-70, 2009. Disponível em: www.pucsp.br/rever/ rv3_2009/t_domingos.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020. FERNANDES, Nathalia Vince Esgalha. A raiz do pensamento colonial na intolerância religiosa contra religiões de matriz africana. Calundu, Brasília, v. 1, n. 1, p. 117-136, 2017. FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. Ensino Religioso. Petrópolis: Vozes, 1994. FLEURI, Reinaldo Matias. Relações interculturais, diversidade religiosa e educação: desafios e possibilidades. In: FLEURI, Reinaldo Matias; OLIVEIRA, Lilian Blanck de; HARDT, Lúcia Schneider; CECCHETTI, Elcio; KOCH, Simome Riske (orgs.). Diversidade religiosa e Direitos Humanos: conhecer, respeitar e conviver. Blumenau: Edifurb, 2013. p. 57-80. FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO (FONAPER). Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Religioso. São Paulo: AM, 1997. GIL FILHO, Sylvio Fausto. O Ensino Religioso nas escolas públicas do Brasil: discurso e poder frente ao pluralismo religioso. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 5, n. 16, p. 121-145, 2005. GONÇALVES, Daniel Abreu; PRATES, Daniela Medeiros de Azevedo. O Ensino Religioso na rede pública de ensino: (re)abrindo o debate. Thema, Charqueadas, v. 15, n. 4, p. 1318-1334, 2018. HOLANDA, Ângela Maria Ribeiro. Ensino Religioso no contexto das legislações: entre conquistas, desafios e perspectivas. Pistis & Praxis, Curitiba, v. 10, n. 30, p. 291-307, 2010. JAMES, William. As variedades da experiência religiosa. São Paulo: Cultrix, 1995. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira; HOLANDA, Ângela Maria Ribeiro. Ensino Religioso: aspecto legal e curricular. São Paulo: Paulinas, 2007. JUNQUEIRA, Sérgio; WAGNER, Raul. O Ensino Religioso no Brasil. 2. ed. Curitiba: Champagnat, 2011. KADLUBITSKI, Lidia; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Cultura e diversidade religiosa: diálogo necessário em busca da fraternidade universal. Interações, Uberlândia, v. 5, n. 8, p. 123-139, 2010. KADLUBITSKI, Lidia; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Diversidade religiosa na educação do Brasil. Caminhos, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 370-385, 2014. MARCOS, Wilian Ramos. Modelos do Ensino Religioso: contribuição das ciências da religião para a superação da confessionalidade. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte: PUCMG, 2010. Disponível em: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/CiencReligiao_ MarcosWR_1.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020. MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Loyola, 2005. MARTINS, Ives Gandra da Silva. Educação religiosa nas escolas públicas. Jurisprudência dos Estados, São Paulo, v. 145, n. 20, p. 81-91, 1996. MARTINS, Sueli. A (in)diferença e (in)tolerância religiosa em escolas públicas municipais de Juiz de Fora. Sacrilegens, Juiz de Fora, v. 10, n. 2, p. 15-34, 2013. MIRANDA, Jorge. Estado, liberdade religiosa e laicidade. Gaudium Sciendi, Lisboa, n. 4, p. 20-48, 2013. MONTEIRO, Paula. Religião e esfera pública no Brasil. Novos Estudos CEBRAP, Rio de Janeiro, v. 1, n. 74, p. 47-65, 2006. MOURA, Paulo Hamurabi Ferreira. A religião e o estado laico no Brasil. Rio de Janeiro: ESG, 2014. NASCIMENTO, Bruno Rafael Machado. O Ensino Religioso e seus modelos epistemológicos. Educa, Porto Velho, v. 3, n. 6, p. 1-17, 2016. NEGRÃO, Lísias Nogueira. Pluralismo e multiplicidades religiosas no Brasil contemporâneo. Sociedade e Estado, Brasília, v. 23, n. 2, p. 261-279, 2008. NERY, José Israel. O Ensino Religioso no Brasil no contexto da história e das leis. Brasília: AEC, 1993. NOGUEIRA, Sidnei. Intolerância religiosa. São Paulo: Pólen, 2020. OLIVEIRA, Aurenéa Maria de. Preconceito, estigma e intolerância religiosa: a prática da tolerância em sociedades plurais e em estados multiculturais. Estudos de Sociologia, Recife, v. 13, n. 1, p. 219-244, 2007. OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007. OCTAVIAN, Rosiu Ovidiu Petra; PAULESCU, Doina; MUNIZ, Adir Jaime de Oliveira. Monografia. Brasília: UniCEUB, 2003. PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PAULY, Evaldo Luís. O dilema epistemológico do ensino religioso. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, v. 1, n. 27, p. 172-212, 2004. PIERUCCI, Antônio Flávio. Estado laico, fundamentalismo e a busca da verdade. In: BATISTA, Carta; MAIA, Mônica (orgs.). Estado laico e liberdades democráticas. Recife: UFPE, 2006. p. 5-7. RANQUELAT JÚNIOR, César Alberto. Laicidade, laicismo e secularização: definindo e esclarecendo conceitos. Tempo da Ciência, Toledo, v. 15, n. 30, p. 59-72, 2008. REIS, Daiane do Carmo. Liberdade religiosa o estado laico: a relação entre religião, estado, política e cultura na contemporaneidade. Direito e Política, Itajaí, v. 7, n. 2, p. 1588-1619, 2012. Disponível em: www.univali.br/direitoepolitica. Acesso em: 02 mai. 2020. ROCHA, Maria Zélia Borba. A luta político-cultural pelo Ensino Religioso no Brasil. História da Educação, Campinas, v. 13, n. 2, p. 217-248, 2013. RODRIGUES, Elisa. A formação do estado secular brasileiro: notas sobre a relação entre religião, laicidade e esfera pública. Horizonte, Belo Horizonte, v. 11, n. 29, p. 149-174, 2012. RICHARDSON, Roberto Jarry (org.). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999. SANCHIS, Pierre. A religião dos brasileiros. Horizonte, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 28-43, 1997. SANTOS, Rodrigo Oliveira dos; SEIBT, Cezar Luís. Ciências da religião e o Ensino Religioso na Amazônia. Pistis & Praxis, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 373-397, 2014. SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. SILVA, Airton Vitorino da; ULRICH, Claudete Beise. Pluralidade religiosa brasileira: a importância do diálogo inter-religioso. Protestantismo em Revista, São Leopoldo, v. 43, n. 1, p. 83-94, 2017. SILVA, Diogo Bacha. Laicidade e estado democrático de direito: sobre a relação entre direito, religião e o agir prático. RDF, Rio de Janeiro, v. 1, n. 31, p. 69-85, 2017. SILVA, Fabiana Maria Lobo. Liberdade de religião e o Ensino Religioso nas escolas públicas de um estado laico: perspectiva jusfundamental. Informação Legislativa, Brasília, v. 52, n. 206, p. 272-298, 2015. SILVA, Luís Gustavo Teixeira da. Laicidade do Estado: dimensões analítico-conceituais e suas estruturas normativas de funcionamento. Sociologias, Porto Alegre, v. 21, n. 51, p. 278-304, 2019. SMARJASSI, Célia. Ensino Religioso e a gestão educacional: uma análise a partir da ética complexa de Edgar Morin. Pistis & Praxis, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 497-519, 2014. SOARES, Afonso Maria Ligório. Ciência da religião, Ensino Religioso e profissão docente. Rever, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 15-19, 2009. Disponível em: http://www.pucsp.br/ rever/rv3_2009/t_soares.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020. SOARES, Afonso Maria Ligório. Religião & educação: da ciência da religião ao ensino religioso. São Paulo: Paulinas, 2010. SOUZA, Ana Paula Hilgert de. Relações de gênero e educação: crítica aos projetos de lei Escola Sem Partido. História Hoje, São Paulo, v. 7, n. 13, p. 204-224, 2018. SOUZA, Mailson Fernande6s Cabral de. Laicidade e liberdade religiosa no Brasil: situando a discussão entre religião e política. Interações, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 77-93, 2017. SOUZA, Marina Duarte. Denúncias de intolerância religiosa aumentaram 56% no Brasil em 2019. Brasil de Fato, São Paulo, 21 jan. 2020. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/01/21/denuncias-de-intolerancia-religiosa-aumentaram-56-no-brasil-em-2019. Acesso em: 20 mar. 2020. SOUZA, Rodrigo Augusto de. Novas perspectivas para o Ensino Religioso: a educação para a convivência e a paz. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 21, n. 1, p. 25-49, 2013. STRECK, Gisela Waechter. O Ensino Religioso e a diversidade religiosa no Brasil: desafios para a educação. Pistis & Praxis, Curitiba, v. 4, n. 1, p. 261-276, 2012. TEIXEIRA, Faustino. Diálogo inter-religioso: o desafio da acolhida da diferença. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, v. 3, n. 34, p. 155-177, 2002. ULRICH, Claudete Beise; GONÇALVES, José Mario. O estranho caso do ensino religioso: contradições legais e questões epistemológicas. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 58, n. 1, p. 14-27, 2018. VALENTE, Gabriela Abuhab. Laicidade, Ensino Religioso e religiosidade na escola pública brasileira: questionamentos e reflexões. Pro.Posições, Campinas, v. 29, n. 1, p. 107-127, 2018. VASCONCELOS, José Antônio. Fundamentos epistemológicos da história. Curitiba: IBPEX, 2009. VILAS-BOAS, Magda Lúcia; PEREIRA, Otaviano José. Ensino Religioso em questão: uma leitura de dez escolas em Uberaba-MG. Trilhas Pedagógicas, Pirassununga, v. 8, n. 2, p. 19-34, 2018. ZANONE, Valério. Laicismo. In: BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco (orgs.). Dicionário de política. 5. ed. Brasília: UnB, 2004. p. 670-674.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectDiálogo Inter-Religiosopt_BR
dc.subjectPluralidadept_BR
dc.subjectTolerânciapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titlePLURALISMO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CARIACICA E DE VILA VELHA (ES)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rosa Mendes Dias.pdfTCC - Rosa Mendes Dias2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.