Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/408
Tipo: Dissertação
Título: PLURALISMO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CARIACICA E DE VILA VELHA (ES)
Autor(es): Dias, Rosa Mendes
Primeiro Orientador: Oliveira, David Mesquiati de
Primeiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Segundo membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Terceiro membro da banca: Kitzinger, Ângela Maringoli
Resumo: O objetivo é analisar se há pluralismo e diálogo inter-religioso nas escolas públicas de Cariacica e Vila Velha (ES). Tomando-se por base o exercício da cidadania e o convívio social fundamentado no respeito às diferenças, no fluir de relações da escola com uma contemporaneidade complexa, em um país marcado pela diversidade e a pluralidade cultural e religiosa, a questão-problema que se tentou responder é: como é ministrado o Ensino Religioso nas escolas públicas dos municípios de Cariacica (ES) e Vila Velha (ES)? Este trabalho encontra justificativa na oportunidade de se testar, em âmbito prático, os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, em caráter teórico. Assim, pode-se aferir não apenas a interferência das religiões na escola pública, como se aprenderá sobre a existência do pluralismo e do diálogo inter-religioso nas escolas públicas municipais de Cariacica e Vila Velha (ES). Entre os procedimentos metodológicos adotados, dois foram os principais: o histórico e o monográfico, caracterizados pela pesquisa de caráter teórico, configurados na pesquisa de cunho bibliográfico, bem como pela pesquisa de campo, através da qual se analisou como ocorrem o pluralismo e o diálogo inter-religioso em escolas públicas de Cariacica (ES) e Vila Velha (ES). O universo da pesquisa foi composto por alunos/as do 9º ano, matriculados/as no Ensino Religioso, ministrada na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Gil Bernardes, de Vila Velha (ES) e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ângelo Zani, de Cariacica (ES). Entre as principais constatações desse estudo, tem-se que a disciplina Ensino Religioso tem cumprido importante função educacional, despertando a criticidade dos/as estudantes, bem como os/as suscitando a refletir sobre os comportamentos que melhor se adéquam à construção de uma sociedade mais justa e pacífica, onde a pluralidade e a tolerância religiosa sejam fatores difundidos por todos.
Resumo Alternativo: The main objective is to analyze whether there is pluralism and interreligious dialogue in the public schools of Cariacica and Vila Velha (ES). Based on the exercise of citizenship and social coexistence based on respect for differences, on the flow of school relations with a complex contemporaneity, in a country marked by cultural and religious diversity and plurality, the question-problem that was tried The answer is: how is Religious Education being taught in public schools in the municipalities of Cariacica (ES) and Vila Velha (ES)? This work is justified in the opportunity to test, on a practical level, the knowledge acquired throughout the course, on a theoretical basis. Thus, it is possible to assess not only the interference of religions in public schools, but also to learn about the existence of pluralism and interreligious dialogue in public schools in Cariacica and Vila Velha (ES). Among the main methodological procedures adopted, two were the methods of procedure adopted: historical and monographic, characterized by theoretical research, configured in bibliographic research, as well as field research, through which it was analyzed how the pluralism and interfaith dialogue in public schools in Cariacica (ES) and Vila Velha (ES). The research universe consisted of 9th grade students, enrolled in Religious Education, taught at the Municipal Elementary Education Unit (UMEF) Gil Bernardes, from Vila Velha (ES) and at the Municipal Elementary School (EMEF) Ângelo Zani, from Cariacica (ES). Among the main findings of this study is that the discipline Religious Education has fulfilled its educational function, awakening the criticality of students, as well as prompting them to reflect on the behaviors that best suit the construction of a more just and peaceful, where plurality and religious tolerance are factors widespread by all.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Diálogo Inter-Religioso
Pluralidade
Tolerância
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/408
Data do documento: 26-Fev-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rosa Mendes Dias.pdfTCC - Rosa Mendes Dias2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.