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Tipo: Dissertação
Título: INCLUSÃO DIGITAL E DIVERSIDADE RELIGIOSA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTALADILSON DA SILVA CASTRO NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA/ES
Autor(es): Fritz, Joelma Gonçalves Campos Castilhos
Primeiro Orientador: Marlow, Sergio Luiz
Primeiro membro da banca: Marlow, Sergio Luiz
Segundo membro da banca: Terra, Kenner Roger Cazotto
Terceiro membro da banca: Brotto, Julio Cesar de Paula
Resumo: O objetivo deste trabalho foi ressignificar a permanência de crianças e adolescentes em condição de vulnerabilidade da EMEF Adilson da Silva Castro, por meio de práticas educativas colaborativas que articulam as TICs ao desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas que repudiam todas as formas de preconceitos, racismo, situações discriminatórias de desrespeito à diversidade religiosa e protagoniza ações que valorizaram o diálogo, a tolerância, a cooperação, a empatia, o respeito à diversidade religiosa. A partir desta pesquisa documental sobre a diversidade religiosa de discentes em situação de vulnerabilidade social participantes de um projeto de inclusão digital, analisados à luz das teorias fundamentadas no curso de Mestrado em Ciências das Religiões, é possível se pensar a construção e transformação da Escola em um ambiente inclusivo, humano e acolhedor, em especial para discentes marcados pela pobreza, intolerância, abandono, violência e discriminação, promovendo uma educação emancipadora que forma verdadeiros cidadãos íntegros, dignos e protagonistas de seu próprio processo de ensino aprendizagem.
Resumo Alternativo: The objective of this work was to reframe the permanence of children and adolescents in conditions of vulnerability at EMEF Adilson da Silva Castro, through collaborative educational practices that articulate ICTs to the development of didactic-pedagogical activities that repudiate all forms of prejudice, racism, discriminatory disrespect to religious diversity and leads actions that valued dialogue, tolerance, cooperation, empathy, respect for religious diversity. From this documentary research on the religious diversity of students in situations of social vulnerability participating in a digital inclusion project, analyzed in the light of the theories based on the Master's course in sciences of religions, it is possible to think about the construction and transformation of School in an inclusive, human and welcoming environment, especially for students marked by poverty, intolerance, abandonment, violence and discrimination, promoting an emancipatory education that forms true, dignified citizens and protagonists of their own teaching-learning process.
Palavras-chave: Diversidade Religiosa
Vulnerabilidade Social
Inclusão
Tecnologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/406
Data do documento: 26-Fev-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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