Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/402
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Terra, Kenner Roger Cazotto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.contributor.referee1Terra, Kenner Roger Cazotto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee3Stieg, Vanildo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5154995727091651pt_BR
dc.creatorSouza, Suziléa Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4771353181069236pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-08T14:16:36Z-
dc.date.available2021-02-11-
dc.date.available2022-06-08T14:16:36Z-
dc.date.issued2021-02-11-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/402-
dc.description.abstractThis master's dissertation aims to analyze the Curriculum Guidelines for Religious Education in the municipal teaching network of Vila Velha - ES and to implement reflections on the Bakhtinian language approach, based on the concept of dialogism, in the context of Continuing Education aimed at / to teachers Religious Education in the Municipality of Vila Velha. The qualitative methodological option was adopted in the form of documentary research in the historical approach, having as analytical corpus the Curriculum Proposal of the municipality of Vila Velha (2008). This dissertation was divided into three chapters. In the first, the concept of dialogism according to Bakhtin is exposed, which presents the concretization of the discursive proposal of language through concepts of verbal interaction in a relationship between the subjects; language is presented as a condition for the meaning of the discourse, including for Religious Education; we use studies found in the Repository of the Federal University of Espírito Santo, in order to manifest Bakhtin's dialogism in some fields of education. The second chapter discusses the analysis of the curriculum proposal for Religious Education in the municipality of Vila Velha - ES, going through the national guidelines and delving into the voices present in the curriculum design. In the third, innovative contributions are pointed out in the methodology of the Religious Education curriculum, based on Continuing Education for educators as mediators in the teaching-learning process, aiming at valuing the voices present in the context of the curricular component. The conclusion of the work was to point out, through Dialogical Continuing Formations, for Religious Education educators, that the Bakhtinian dialogism present in the didactic material of the curricular component, be it in art, in religious manifestations or in literature, can provide significant changes in the Religious Education curriculum and social transformation in the subjects' lives.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado visa a analisar as Diretrizes Curriculares do Ensino Religioso da rede municipal de ensino de Vila Velha – ES e implementar reflexões na abordagem bakhtiniana de linguagem, a partir do conceito de dialogismo, no contexto das Formações Continuadas direcionadas aos/às professores/as de Ensino Religioso do Ensino Fundamental do município de Vila Velha. Foi adotada a opção metodológica qualitativa na modalidade de pesquisa documental na abordagem histórica, tendo como corpus analíticos a Proposta Curricular do município de Vila Velha (2008). Esta dissertação foi dividida em três capítulos. No primeiro, expõe-se o conceito de dialogismo segundo Bakhtin, que apresenta a concretização da proposta discursiva de linguagem por meio de conceitos da interação verbal em uma relação entre os sujeitos; apresenta-se a linguagem como condição de significado do discurso, inclusive para o Ensino Religioso; recorre-se a estudos encontrados no Repositório da Universidade Federal do Espírito Santo, no intuito de manifestar o dialogismo de Bakhtin em alguns campos da educação. No segundo capítulo discorre-se sobre a análise da proposta curricular do Ensino Religioso do município de Vila Velha - ES, perpassando as diretrizes nacionais e aprofundando-se nas vozes presentes na concepção de currículo. No terceiro, apontam-se contribuições inovadoras na metodologia do currículo de Ensino Religioso, a partir de Formação Continuada para os/as educadores/as enquanto mediadores/as no processo ensino aprendizagem, visando à valorização das vozes presentes no contexto do componente curricular. A conclusão do trabalho foi apontar por meio de Formações Continuadas dialógicas, para os/as educadores/as de Ensino Religioso, que o dialogismo bakhtiniano presente no material didático do componente curricular, seja ele na arte, nas manifestações religiosas ou na literatura, pode proporcionar significativas mudanças no currículo de Ensino Religioso e transformação social na vida dos sujeitos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-08T14:16:36Z No. of bitstreams: 1 TCC - Suziléa Silva de Souza.pdf: 24405975 bytes, checksum: 78140938d381519da1a573bb92c80f53 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-08T14:16:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Suziléa Silva de Souza.pdf: 24405975 bytes, checksum: 78140938d381519da1a573bb92c80f53 (MD5) Previous issue date: 2021-02-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALCÂNTARA, Regina Godinho de. As relações sons e letras e letras e sons em livros didáticos de alfabetização (PNLD 2010): limitações e desafios ao encontro de uma abordagem discursiva de linguagem. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/handle/10/1151. Acesso em: 06 mar. 2020. AMORIM, M. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa, 2004. AMORIM, K. S. Linguagem, comunicação e significação em bebês. Tese (Livre Docência) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2012. ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5. ed. 6 reimp. Petrópolis: Vozes, 2013. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Dialogismo e construção de sentidos. Campinas: UNICAMP, 1997. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992a. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lauch e Iara Frateschi Vieira. 6. ed. São Paulo: Huritec, 1992b. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1999. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. O homem ao espelho, apontamentos dos anos 40. Rio de Janeiro: Pedro e João Editores, 1997. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Para uma filosofia do ato. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza. Texas: University of Texas Press. Michael Holquist & Vadim Liapunov, 1993. BAKHTIN, Mikail Mikhailovich, Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BAKHTIN, Bakhtin Mikhailovich. Problemas da poética de Dostoievski. Trad. P. Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997. BARROS, Diana Luz Pessoa de. Contribuições de Bakhtin às teorias do texto e do discurso. In: FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão; CASTRO, Gilberto de (Org.). Diálogos com Bakhtin. Curitiba: UFPR, 2001. BARROS, Diana Luz Pessoa de. Contribuições de Bakhtin às teorias do texto e do discurso. In: FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão; CASTRO, Gilberto de (Org.). Diálogos com Bakhtin. Curitiba: UFPR. 1996. BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin e outros conceitos-chave. 4. ed. 3. reimp. São Paulo: Contexto, 2010. BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. Campinas: UNICAMP. 1980. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. p. 114. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/legislacao/ constituicao1988/arquivos/ConstituicaoTextoAtualizado_EC%20105.pdf. Acesso em: 13 jun. 2020. BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional, 1996. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 15. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 16 jun. 2020. BRASIL. Resolução CEB nº 2, de 7 de abril de 1998, Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ dmdocuments/resolucao_ceb_0298.pdf. Acesso em: 11 jul. 2020. CARDOSO, Zelina. Políticas e reformas educacionais no contexto neoliberal. 2017. Disponível em: http://uniesp. edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170411131231.pdf. Acesso em: 15 jun. 2020. CASTRO, Gilberto de; FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão (Orgs.). Diálogos com Bakhtin. Paraná: UFPR, 1996. CATARINO, Giselle Faur de Castro; LIMA, Maria da Conceição de Almeida Barbosa; QUEIROZ, Glória Regina Pessôa Campello. A prática docente e o dialogismo bakhtiniano: o ensino como um ato responsável. Ciênc. Educ., Bauru, v. 21, n. 4, p. 835-849, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v21n4/1516-7313-ciedu-21-04-0835.pdf. Acesso em: 28 set. 2020. CLARK, Katerina; HOLQUIST, Michael. Mikhail Bakhtin. São Paulo: Perspectiva, 1998. COSTA, Wanderleia Dalla; DIEZ, Carmen Lucia Fornari. Face a face com o outro: uma alternativa ética para a educação. In: CECCHETTI, Elcio; POZZER, Adecir (Orgs.). Educação e diversidade cultural: tensões, desafios e perspectivas. Blumenau: Edifurb, 2014. CUNHA, Luiz Antônio. Os Parâmetros Curriculares para o ensino fundamental: convívio social e ético. In: Cadernos de Pesquisa. São Paulo, 1996. DOMINGUES, Gleyds Silva. Currículo e ensino religioso: no intramuros da escola. In: XIII Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso, 2014. FARACO, C. A. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. FARACO, C. A. Um posfácio meio impertinente. In: BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João, 2010. FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar Edições, 2006. FERRAÇO, Carlos Eduardo. Pesquisa com o cotidiano. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 98, p. 73-95, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v28n98/a05v2898.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020. FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete Magalhães. Currículo, cotidiano e conversações. Revista e-curriculum, São Paulo, Universidade Católica de São Paulo, v. 8 n. 2. p. 1-17, agosto, 2012. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/ viewFile/10985/8105. Acesso em: 10 jul. 2020. FIORIN, José Luiz. Introdução do pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2008. FISCHER, Louis. A fé. São Paulo: Circulo do Livro, 1982. FONAPER. Ensino religioso na educação básica: fundamentos epistemológicos e curriculares / [Organizado por] AdecirPozzer, Francisco Palheta, Leonel Piovezana e Maria José Torres Holmes. – Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Vygotsky e Bakhtin, Psicologia e Educação: um intertexto. São Paulo: Ática, 1994a. GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João, 2010. GERALDI, J. W. O mundo não nos é dado, mas construído. In: VOLOCHÍNOV, V. N. A construção da enunciação e outros ensaios. Trad. e Notas João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014. GIL, Antônio Carlos Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008. GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. GIROUX, H; MCLAREN, P. Por uma pedagogia crítica da representação. In: SILVA, T. T.; MOREIRA, A. F. (Orgs.) Territórios contestados. Porto Alegre: Artes Médicas. 1995. GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Linguagem, dialogicidade e docência: o processo de formação em atos. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 16, n. 49, jul./set. 2016. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/4969. Acesso em: 05 out. 2020. GRAS, Germán Enrique. Aspectos dialógicos da composição musical Pontos de Partida. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal de Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/97658. Acesso em: 10 mar. 2020. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Educação e História do Ensino Religioso. Pensar a Educação em Revista, Curitiba/Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 5-26, jul-set 2015. Disponível em: http://pensaraeducacaoemrevista.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2017/04/vol_1_no_2 _Sergio_Junqueira.pdf. Acesso em: 14 jun. 2020. KRAMER, Sônia. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. Educ. Soc., Campinas. v. 18, n. 60, p. 15-35, 1997. KOCH, Simone Riske. Discurso e Ensino Religioso: um olhar a partir da diferença. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2007. Disponível em: https://bu.furb.br//docs/TE/2007/318007_1_1.pdf. Acesso em: 24 abr. 2020. LOPES, A.; MACEDO, E. O pensamento curricular no Brasil. In: LOPES, A. & MACEDO, E. (orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002. LUCKESI, Carlos Ciprano. O papel da didática na formação do educador. In: NÓVOA, Vera Maria (org.) Diadática em questão. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. MACEDO, Roberto Sidnei. Currículo: campo, conceito e pesquisa. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. MEIRIEU, Philippe. A pedagogia entre o dizer e o fazer: a coragem de recomeçar. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002. MIGUEL, Rogério Tiago. Religião em ambientes digitais: o discurso religioso e possibilidades de diálogo na perspectiva de Mikhail Bakhtin. Horizonte, Belo Horizonte, v. 15, n. 48, p. 1544-1546, out./dez. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/ index.php/horizonte/article/view/16276/12854>. Acesso em: 03 mar. 2020, p. 06. MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (Re)construção das Identidades Sociais de Gênero e orientação sexual no Discurso da sala de aula de Línguas. Anais... ENPULI, 14, UFMG, Belo Horizonte, 1997. MOLON, Newton Duarte; VIANNA, Rodolfo. O círculo de Bakhtin e a linguística aplicada. Bakhtiniana, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 142-165, jul./dec. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bak/v7n2/10.pdf. Acesso em: 10 mai. 2020. OLENIK, Marilac Loraine; DALDEGAN, Viviane Mayer. Encantar: uma prática pedagógica no ensino religioso. 2 ed. Petrópolis: Vozes 2004. OLIVEIRA, Tania Alice de. Intolerância religiosa repõe práticas obscurantistas na escola e interfere no processo ensino aprendizagem. In: XIII Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso, 13., 2014, Belém/ PA. Anais do XIII Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso. Florianópolis: FONAPER, v. 13, 2015. p. 477-488. PÉREZ-ESTÉVEZ, Antônio. Hermenêutica dialógica. Trad. Antônio Sidekum. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2013. PIFFER, Maristela Gatti. O trabalho com a linguagem escrita na educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2006. PINHEIRO, Tatiana. Mikhail Bakhtin: O filósofo do diálogo. Revista Nova Escola, 01 ago. 2009 [online]. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1621/mikhail-bakhtin-o-filosofo-do-dialogo. Acesso em: 01 dez. 2019. PONZIO, A. A concepção bakhtiniana do ato como dar um passo. In: BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João, 2010. POZER, Adecir; PALHETA, Francisco; PIOVAZANA, Leonel; HOLMES, Maria José Torres (Org.). Ensino religioso na educação básica: fundamentos epistemológicos e curriculares. Florianópolis: Saberes em diálogo, 2015. RADAELLI, Maria Eunice Barth. Contribuições de Vygotsky e Bakhtin para a linguagem: interação no processo de alfabetização. Revista Thêma et Scientia, v. 1, n. 1, p. 30-34, 2011. Disponível em: http://www.themaetscientia.fag.edu.br/index.php/RTES/article/view/151. Acesso em: 14 dez. 2019. SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. SACRISTÁN, José Gimeno; GOMEZ, Perez A. L. Compreender e transformar o ensino. 4. Ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. SAMPAIO, Maria Cristina Hennes. A propósito de para uma filosofia do ato (Bakhtin) e a pesquisa científica nas Ciências Humanas. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 42-56, 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/2998. Acesso em: 25 set. 2020. SANTOS, Wiliam Soares dos. Ensino religioso em escolas públicas: uma pesquisa etnográfica. Dialogia, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 109-121, 2009. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=1624. Acesso em: 29 abr. 2020. SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2012. SCHWARTZ, Cleonara Maria; ARAUJO, Gilda Cardoso; RODRIGUES, Paulo da Silva. Escola de gestores da educação básica: democracia, formação e gestão escolar. Vitória: GM, 2009. SCORSOLINI-COMIN, Fábio. Diálogo e dialogismo em Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: contribuições para a educação à distância. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 03, p. 245-265, jul.-set. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v30n3/v30n3a11.pdf. Acesso em: 15 fev. 2020. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO. Movimento de Discussão Curricular do Município de Vila Velha: A articulação entre Currículo, Formação, Pesquisa e Cotidiano Escolar. Vila Velha: SEMED, 2015. SEVERO, Christine Gorski. Sobre o sujeito na perspectiva de Bakhtin. Grande Dourado: Universidade Federal de Grande Dourado, 1997. SILVA, Danielle Sousa; LEITE, Francisco de Freitas. O subjetivismo idealista e o objetivismo abstrato no círculo de Bakhtin. Miguilim Revista eletrônica do Netlli. v. 2, n. 2, p. 38-45, ago. 2013. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/230134585.pdf. Acesso em: 31 ago. 2020. SILVA, Rute Patrícia da. Escola: um dos lugares/espaços para a construção da alteridade- relato de uma experiência. In: CAMARGO, César; CECCHETTI, Elcio; OLIVEIRA, Lilian Blanck de (Orgs.). Terra e alteridade: pesquisas e práticas pedagógicas em ensino religioso. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2007. SOARES, Maria Clara Couto. Banco Mundial: políticas e reformas. In: TOMMASI, Lívia (org). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1998. SOBRAL, A. O ato “responsível”, ou ato ético, em Bakhtin, e a centralidade do agente. Signum, Londrina, n. 11, p. 219-235, jul. 2008. SOBRAL, A. Ato/atividade e evento. In: BRAIT, B. (Org). Bakhtin: conceitos-chave. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2005. SOUZA, S. J. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. 6. ed. Campinas: Papirus, 2001. SOUZA, Silvana Ferreira; CORRÊA, Hércules Tolêdo; VINHAL, Tatiane Portelza. A leitura e a escrita na escola: uma experiência com o gênero fábulas. In: COSTA, Priscila Fernandes. Os gêneros literários e sua inserção na sala de aula de Ensino Religioso por meio da fábula e da poesia, 2015. STIEG, Vanildo. A alfabetização no contexto do discurso do letramento: propostas e práticas. São Carlos: Pedro & João editores, 2014. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. TEIXEIRA, Aparecida de Fátima Brasileiro. Letramento literário no livro didático: a circulação da leitura no Projeto Intervalo. In: Anais do 4º Encontro de Leitura e Literatura da UNEB (ELLUNEB), 2013. TEIXEIRA, Beatriz de Basto. Parâmetros curriculares nacionais, plano nacional de educação e a autonomia da escola. p. 1-18. Juiz de Fora: UFJF; ANPED, 2000. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt_05_02.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020. VILA VELHA. Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Vila Velha, 1º ao 9º ano. Vila Velha: SEMED, 2008. VILA VELHA. Movimento de Discussão Curricular do Município de Vila Velha: a articulação entre currículo, formação, pesquisa e cotidiano escolar. Vila Velha: Secretaria Municipal de Educação, 2016. YOUNG, M. F. D. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 48, p. 609-623, 2011. YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educ. Soc. Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n101/a0228101.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleDIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO RELIGIOSO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VILA VELHA – ES: PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS DIALÓGICAS E ALTERITÁRIAS BAKHTINIANAS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO EM SALA DE AULApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Suziléa Silva de Souza.pdfTCC - Suziléa Silva de Souza23,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.