Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/402
Tipo: Dissertação
Título: DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO RELIGIOSO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VILA VELHA – ES: PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS DIALÓGICAS E ALTERITÁRIAS BAKHTINIANAS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO EM SALA DE AULA
Autor(es): Souza, Suziléa Silva de
Primeiro Orientador: Terra, Kenner Roger Cazotto
Primeiro membro da banca: Terra, Kenner Roger Cazotto
Segundo membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Terceiro membro da banca: Stieg, Vanildo
Resumo: A presente dissertação de mestrado visa a analisar as Diretrizes Curriculares do Ensino Religioso da rede municipal de ensino de Vila Velha – ES e implementar reflexões na abordagem bakhtiniana de linguagem, a partir do conceito de dialogismo, no contexto das Formações Continuadas direcionadas aos/às professores/as de Ensino Religioso do Ensino Fundamental do município de Vila Velha. Foi adotada a opção metodológica qualitativa na modalidade de pesquisa documental na abordagem histórica, tendo como corpus analíticos a Proposta Curricular do município de Vila Velha (2008). Esta dissertação foi dividida em três capítulos. No primeiro, expõe-se o conceito de dialogismo segundo Bakhtin, que apresenta a concretização da proposta discursiva de linguagem por meio de conceitos da interação verbal em uma relação entre os sujeitos; apresenta-se a linguagem como condição de significado do discurso, inclusive para o Ensino Religioso; recorre-se a estudos encontrados no Repositório da Universidade Federal do Espírito Santo, no intuito de manifestar o dialogismo de Bakhtin em alguns campos da educação. No segundo capítulo discorre-se sobre a análise da proposta curricular do Ensino Religioso do município de Vila Velha - ES, perpassando as diretrizes nacionais e aprofundando-se nas vozes presentes na concepção de currículo. No terceiro, apontam-se contribuições inovadoras na metodologia do currículo de Ensino Religioso, a partir de Formação Continuada para os/as educadores/as enquanto mediadores/as no processo ensino aprendizagem, visando à valorização das vozes presentes no contexto do componente curricular. A conclusão do trabalho foi apontar por meio de Formações Continuadas dialógicas, para os/as educadores/as de Ensino Religioso, que o dialogismo bakhtiniano presente no material didático do componente curricular, seja ele na arte, nas manifestações religiosas ou na literatura, pode proporcionar significativas mudanças no currículo de Ensino Religioso e transformação social na vida dos sujeitos.
Resumo Alternativo: This master's dissertation aims to analyze the Curriculum Guidelines for Religious Education in the municipal teaching network of Vila Velha - ES and to implement reflections on the Bakhtinian language approach, based on the concept of dialogism, in the context of Continuing Education aimed at / to teachers Religious Education in the Municipality of Vila Velha. The qualitative methodological option was adopted in the form of documentary research in the historical approach, having as analytical corpus the Curriculum Proposal of the municipality of Vila Velha (2008). This dissertation was divided into three chapters. In the first, the concept of dialogism according to Bakhtin is exposed, which presents the concretization of the discursive proposal of language through concepts of verbal interaction in a relationship between the subjects; language is presented as a condition for the meaning of the discourse, including for Religious Education; we use studies found in the Repository of the Federal University of Espírito Santo, in order to manifest Bakhtin's dialogism in some fields of education. The second chapter discusses the analysis of the curriculum proposal for Religious Education in the municipality of Vila Velha - ES, going through the national guidelines and delving into the voices present in the curriculum design. In the third, innovative contributions are pointed out in the methodology of the Religious Education curriculum, based on Continuing Education for educators as mediators in the teaching-learning process, aiming at valuing the voices present in the context of the curricular component. The conclusion of the work was to point out, through Dialogical Continuing Formations, for Religious Education educators, that the Bakhtinian dialogism present in the didactic material of the curricular component, be it in art, in religious manifestations or in literature, can provide significant changes in the Religious Education curriculum and social transformation in the subjects' lives.
Palavras-chave: Currículo
Dialogismo
Ensino Religioso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/402
Data do documento: 11-Fev-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Suziléa Silva de Souza.pdfTCC - Suziléa Silva de Souza23,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.