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dc.contributor.advisor1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Francisco de Assis Souza dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.contributor.referee3Camargo, Fernanda Monteiro Barreto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3626587521917442pt_BR
dc.creatorJubrael, Daisy Patricia Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9191927475012038pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-08T14:02:15Z-
dc.date.available2021-02-08-
dc.date.available2022-06-08T14:02:15Z-
dc.date.issued2021-02-08-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/400-
dc.description.abstractCurrently, it is understood that human knowledge constitutes a single set, whose divisions aim to facilitate learning, allowing academic specialization. Based on the theory of interdisciplinarity, the main objective of this study is to investigate how an educational approach that contemplates the study of the Portuguese Language and Religious Education can be made feasible. The question-problem that was sought to answer is: can the interdisciplinary approach contribute, positively, both for the greater learning of the Portuguese Language, as well as for the greater understanding of Religious Teaching? The work is justified because it is believed that the school is one of the main teaching-learning vehicles, and should facilitate, produce and bring knowledge, since, through interdisciplinary actions, the child can develop concepts and values, integrating with countless areas to improve your level of knowledge and free your imagination, overcoming the difficulties of understanding, as well as making the study a pleasurable and integrated action in everyday life. Another justification is based on the fact that education is achieved by the student to the extent that the teacher leads him / her to reflect on everyday situations, so that the child learns to like and understand the contents presented to you. As for the methodology, this study was carried out through the combination of theoretical and bibliographic research and field research with UMEF Professor Elson José de Souza, in a class of the 9th grade of elementary school, in Vila Velha (ES). As a type of research, bibliographic research and field research, of a qualitative character, were used, in which, due to the pandemic, the application of questionnaires was replaced by analysis of online classes. Among the main conclusions, it is understood that the interdisciplinary approach is of great importance for the teaching of these two disciplines, allowing its content to be passed on in a pleasant way, taking advantage of a considerable part of the knowledge that students bring with them.pt_BR
dc.description.resumoAtualmente entende-se que o conhecimento humano constitui único conjunto, cujas divisões visam facilitar o aprendizado, permitindo a especialização acadêmica. Com fundamento na teoria da interdisciplinaridade, o objetivo principal deste estudo é investigar como se pode viabilizar abordagem educativa que contemple o estudo da Língua Portuguesa e o Ensino Religioso. A questão-problema que se buscou responder é: a abordagem interdisciplinar poderá contribuir, positivamente, tanto para o maior aprendizado de Língua Portuguesa, quanto para a maior compreensão de Ensino Religioso? O trabalho encontra justificativa por se acreditar que a escola seja um dos principais veículos de ensino-aprendizagem, devendo facilitar, produzir e levar conhecimento, visto que, por meio de ações interdisciplinares, a criança pode desenvolver conceitos e valores, integrando-se a inúmeras áreas para que melhore seu conhecimento e libere a imaginação, superando dificuldades de compreensão, fazendo do estudo ação prazerosa e integrada ao cotidiano. Outra justificativa baseia-se no fato de que a educação é alcançada na medida em que o/a professor/a leve o/a aluno/a a refletir sobre situações cotidianas, para que aprenda a gostar e compreenda os conteúdos que lhe são apresentados. Quanto à metodologia, este estudo foi realizado por meio da combinação de pesquisa teórico-bibliográfica e pesquisa de campo junto à UMEF Professor Elson José de Souza, em turma do 9º ano do Ensino Fundamental, em Vila Velha (ES). Como tipo de pesquisa foram utilizadas pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, de caráter qualitativo, na qual, por conta da pandemia, a aplicação de questionários foi substituída por análise de aulas online. Entre as principais conclusões, entende-se que a abordagem interdisciplinar é importante para o ensino dessas duas disciplinas, permitindo que seu conteúdo seja repassado de forma prazerosa, aproveitando parte do conhecimento que os/as alunos/as trazem consigo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-08T14:02:15Z No. of bitstreams: 1 TCC - Daisy Patrícia Pereira Jubrael.pdf: 2715585 bytes, checksum: 3399398a99f48e6368f3bc1cd8116a7d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-08T14:02:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Daisy Patrícia Pereira Jubrael.pdf: 2715585 bytes, checksum: 3399398a99f48e6368f3bc1cd8116a7d (MD5) Previous issue date: 2021-02-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA INTERDISCIPLINARIDADE DO ENSINO RELIGIOSO COM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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