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dc.contributor.advisor1Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee3Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.creatorGRASSELLI, MARTINÉLIA DE ALMEIDA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685122614533765pt_BR
dc.date.accessioned2018-07-10T19:59:31Z-
dc.date.available2017-12-07-
dc.date.available2018-07-10T19:59:31Z-
dc.date.issued2017-12-07-
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dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/39-
dc.description.abstractThis dissertation seeks to reflect on the importance of children's education, with respect to respect for religious and cultural diversity, for overcoming violence, with a perspective on education for peace. Education for peace needs to be understood here as the reflection and the realization of activities that lead to respect for the existing plurality. The education of children takes place in the pedagogical making of caring and educating. The child is understood as subject of rights, according to the Statute of the Child and the Adolescent. Therefore, it actively participates in the pedagogical process. It is from the children that is constructed the pedagogical doing in the infantile education. The history of education in Brazil has been the object of long discussions and many publications, due to the present reality of violence in schools and society in general. This reality of violence is also present in early childhood education. When thinking about a more efficient kindergarten, we seek a pedagogical practice that values and respects the child, supporting it in its difficulties and limitations, giving it freedom so that it can reflect and express itself in the most different forms. In this sense, a consideration is made on the pedagogical project “To educate for peace: breaking the walls of the CMEI to overcome the culture of violence”, developed by all the classes of child education from the Center of Infantile Education João Pedro de Aguiar, with involvement childrens, the families of the children, teachers and employees. The interdisciplinary project involved all children's activities, culminating with the painting of the wall of the Education Center, pointing to the respect for plurality as a condition for the construction of peace - and peace is colorful, as shown in the paintings of the wall of the CMEI.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação busca refletir sobre a importância da educação infantil, no que diz respeito à diversidade religiosa e cultural, para a superação de violências, tendo como perspectiva a educação para a paz. Educação para a paz necessita ser aqui entendida como a reflexão e a realização de atividades que conduzem para o respeito à pluralidade existente. A educação infantil se realiza no fazer pedagógico do cuidar, do brincar e do educar. A criança é entendida como sujeito de direitos, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente. Portanto, ela participa ativamente do processo pedagógico. É a partir das crianças que se constrói o fazer pedagógico na educação infantil. A história da educação no Brasil tem sido objeto de longas discussões e de muitas publicações, devido à realidade presente da violência nas escolas e na sociedade em geral. Essa realidade de violência também se faz presente na educação infantil. Ao se pensar em uma educação infantil mais eficiente, busca-se uma pedagógica que valorize o diálogo e o respeito à criança, apoiando-a em suas dificuldades e limitações, dando-lhe liberdade para que possa refletir e se expressar nas mais diferentes formas. Nesse sentido, reflete-se sobre o projeto pedagógico “Educar para a paz: rompendo os muros do CMEI para superar a cultura da violência” desenvolvido por todas as turmas de educação infantil do Centro de Educação Infantil João Pedro de Aguiar, com envolvimento das crianças, das famílias, dos professores e professoras e demais funcionários. O projeto interdisciplinar envolveu todas as atividades das crianças e culminou com a pintura do muro do Centro de Educação, apontando para o respeito à pluralidade, como condição para a construção da paz, sendo que a paz é colorida, como mostram as pinturas do muro do CMEI.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-07-10T19:59:31Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Martinelia de Almeida Grasseli.pdf: 10362743 bytes, checksum: a40c6102d2cf398951f31655ad45d580 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-10T19:59:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Martinelia de Almeida Grasseli.pdf: 10362743 bytes, checksum: a40c6102d2cf398951f31655ad45d580 (MD5) Previous issue date: 2017-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALCUDIA, Rosa et. al. Atenção à diversidade. Porto Alegre: Artmed, 2002. ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: <http://faculdadeparque.com.br/ebooks/Educacao_infantil_discurso_legislacao_praticas_institucionais_ANDRADE.pdf>. Acesso em: 20 jan 2017. ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de. Os centros de convivência infantil da UNESP: Contextos e Desafios. UNESP: Franca, 2003. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/98553/andrade_lbp_me_fran.pdf?sequence=1>. Acesso em 20 jan. 2017. AQUINO, Lígia Maria Leão de; VASCONCELOS, Vera Lúcia Ramos de. Orientação Curricular para Educação Infantil: Referencial Curricular Nacional (RCNEI) & Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNEI). In: VASCONCELOS, Vera Lúcia Maria de. (Org.). Educação da Infância: história e política. 2. ed. Niterói: UFF, 2011. ARCE, Alessandra Lima. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiversidade religiosa. Superação da violência. Educação para a paz. Educação Infantil. Ciências das Religiões.pt_BR
dc.subjectReligious diversity. Overcoming violence. Education for peace. Child education. Religion sciences.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO INFANTIL: RESPEITAR A DIVERSIDADE RELIGIOSA, SUPERAR VIOLÊNCIAS, EDUCAR PARA A PAZ. UMA REFLEXÃO SOBRE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DESENVOLVIDAS NO CENTRO DE EDUCACÃO INFANTIL JOÃO PEDRO DE AGUIAR – VITÓRIA/ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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