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dc.contributor.advisor1Brotto, Julio Cezar de Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1572132876854513pt_BR
dc.contributor.referee1Brotto, Julio Cezar de Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1572132876854513pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Osvaldo Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee3Filho, Vicente Gregório de Sousa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2102658538115652pt_BR
dc.creatorVendramine, Maria de Fátima dos Santos de Almeida-
dc.creator.Latteshttp: //lattes.cnpq.br/1870102461225119pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-07T17:51:00Z-
dc.date.available2020-12-11-
dc.date.available2022-06-07T17:51:00Z-
dc.date.issued2020-12-11-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/398-
dc.description.abstractThis dissertation aims, as a general objective, to analyze the effectiveness of the Religious Education discipline, as a tool to promote citizenship, with students enrolled in classes of 8th grade of Basic Education, at UMEFTI Senador João de Medeiros Calmon. As for the specific objectives, we sought to identify the main goals of Religious Education, to be applied in public elementary schools; compare what is presented in the literature about Religious Education, with the work developed in that school, in order to expose what is positive and what is negative in the application of the subject in question; suggest ways that can correct eventual dysfunctions pointed out by the field research, in relation to the way Religious Education has been taught. In this sense, the problem-issue is: the Religious Education discipline, taught at UMEFTI Senador João de Medeiros Calmon, in Vila Velha (ES), is understood, by students enrolled in the 8th year of Elementary Education, as tool that promotes citizenship? As a justification, the study stems from the need to test, in real terms, the learning acquired during the course. The study also finds justification of a personal character, considering that this researcher has many years of her professional life dedicated to education. As for relevance, it is believed that the research can detect positive and negative aspects related to the provision of Religious Education, serving as a parameter, both for the school unit and for the municipal school system, for possible corrections of directions in relation to the points negatives and reinforcement of positive points. As for the methodology, this study was developed through the combination of theoretical and bibliographic research and practical research, with students enrolled in the 8th year of Elementary School II. Bibliographic and field research were used, resulting in qualitative research. However, in the face of Covid-19, the application of questionnaires was replaced by online classes. Thus, it was decided to send a request to two Religious Education teachers to apply exercises, via the online system, in order to assess the effectiveness of Religious Education as a promoter of citizenship.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação visa, como objetivo geral, analisar a eficácia da disciplina Ensino Religioso, como ferramenta de promoção da cidadania, junto a alunos/as matriculados/as em turmas de 8º ano do Ensino Básico, na UMEFTI Senador João de Medeiros Calmon. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se identificar as principais metas do Ensino Religioso, a serem aplicadas em escolas públicas de Ensino Fundamental; comparar o que é apresentado pela literatura acerca do Ensino Religioso, com o trabalho que desenvolvido nessa escola, de modo a expor o que há de positivo e o que há de negativo na aplicação da disciplina em questão; sugerir caminhos que possam corrigir eventuais disfunções apontadas pela pesquisa de campo, em relação à forma como o Ensino Religioso vem sendo ministrado. Nesse sentido, a questão-problema é: a disciplina Ensino Religioso, ministrada na UMEFTI Senador João de Medeiros Calmon, em Vila Velha (ES), é entendida, pelos/as alunos/as matriculados/as no 8º ano do Ensino Fundamental, como ferramenta promotora da cidadania? Como justificativa, o estudo decorre da necessidade de se testar, em âmbito real, o aprendizado adquirido ao longo do curso. O estudo também encontra justificativa de caráter pessoal, considerando-se que esta pesquisadora tem muitos anos de sua vida profissional dedicados à educação. Quanto à relevância, acredita-se que a pesquisa pode detectar aspectos positivos e negativos relativos à oferta do Ensino Religioso, servindo de parâmetro, tanto para a unidade escolar, quanto para a rede municipal de ensino, para possíveis correções de rumos em relação aos pontos negativos e reforço dos pontos positivos. Quanto à metodologia, este estudo desenvolveu-se por meio da combinação de pesquisa teórico-bibliográfica e pesquisa de cunho prático, com alunos/as matriculados no 8º ano do Ensino Fundamental II. Foram utilizadas pesquisa bibliográfica e de campo, resultando em pesquisa qualitativa. Porém, em face do Covid-19, a aplicação de questionários foi substituída por aulas online. Assim, optou-se por enviar solicitação a dois professores/as de Ensino Religioso, para que aplicassem exercícios, via sistema online, visando aferir a eficácia do Ensino Religioso como promotor da cidadania.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-07T17:51:00Z No. of bitstreams: 1 TCC - Maria de Fátima S A Vendramine.pdf: 5481569 bytes, checksum: 4d170843c91a5571ca107d3856863989 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectValores religiosospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titlePERCEPÇÕES DE DISCENTES DO 8º ANO DA UMEFTI SENADOR JOÃO DE MEDEIROS CALMON SOBRE O COMPONENTE CURRICULAR ENSINO RELIGIOSO E CIDADANIApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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