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dc.contributor.advisor1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee3Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.creatorNepomuceno, Samuel da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7852630975582016pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-07T16:57:23Z-
dc.date.available2020-12-04-
dc.date.available2022-06-07T16:57:23Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/394-
dc.description.abstractThe research aims to analyze the phenomenon of religious deinstitutionalization on the part of evangelicals in Brazil and its possible implications for Religious Education in contemporary times. Such analysis has as theoretical framework the concept of hypermodernity coined by the French philosopher Gilles Lipovetsky, including the emphasis given by the thinker to hyperindividualism present in the many spheres of contemporary culture. The religious phenomenon of unchurched has been the subject of debate among many researchers due to its marked growth in recent years, thus altering the composition of the Brazilian evangelical religious scene. In view of this, the following problem arises: how can Religious Education, as a curricular component, address this emerging religious phenomenon in its content? To address this problem, this research has as main objectives: to evaluate who are the so-called unchurched and what are their main practices and beliefs; analyze what are the possible causes or reasons that have led many faithful to institutional evasion and, finally, propose important reflections and practical applications on how the scholar and the professional of Religious Education should behave in the face of the emergence of these new contemporary religious movements.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa visa fazer uma análise do fenômeno da desinstitucionalização religiosa de parte dos evangélicos no Brasil e de suas possíveis implicações para o Ensino Religioso na contemporaneidade. Tal análise tem como referencial teórico o conceito de hipermodernidade cunhado pelo filósofo francês Gilles Lipovetsky, incluindo a ênfase dada pelo pensador ao hiperindividualismo presente nas muitas esferas da cultura contemporânea. O fenômeno religioso dos desigrejados tem sido objeto de debate entre muitos pesquisadores devido ao seu acentuado crescimento dos últimos anos alterando assim a composição do cenário religioso evangélico brasileiro. Diante disso surge o seguinte problema: como o Ensino Religioso, na qualidade de componente curricular, pode abordar em seus conteúdos este emergente fenômeno religioso? Para dar conta deste problema esta pesquisa tem como principais objetivos: avaliar quem são os chamados desigrejados e quais são suas principais práticas e crenças; analisar quais são as possíveis causas ou motivos que têm levado muitos fiéis a evasão institucional e, por fim, propor importantes reflexões e aplicações práticas sobre como o estudioso e o profissional do Ensino Religioso deve se comportar diante da emergência destes novos movimentos religiosos contemporâneos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-07T16:57:23Z No. of bitstreams: 1 TCC - Samuel da Silva Nepomuceno.pdf: 3913338 bytes, checksum: 0b0c36f63be5b161f61ec2c6ac518197 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-07T16:57:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Samuel da Silva Nepomuceno.pdf: 3913338 bytes, checksum: 0b0c36f63be5b161f61ec2c6ac518197 (MD5) Previous issue date: 2020-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesinstitucionalização Religiosapt_BR
dc.subjectHipermodernidadept_BR
dc.subjectDesigrejadospt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleDESIGREJADOS: A DESINSTITUCIONALIZAÇÃO RELIGIOSA EVANGÉLICA BRASILEIRA A LUZ DO CONCEITO DE HIPERMODERNIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO RELIGIOSOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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