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Tipo: Dissertação
Título: DESIGREJADOS: A DESINSTITUCIONALIZAÇÃO RELIGIOSA EVANGÉLICA BRASILEIRA A LUZ DO CONCEITO DE HIPERMODERNIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO RELIGIOSO
Autor(es): Nepomuceno, Samuel da Silva
Primeiro Orientador: Rosa, Wanderley Pereira da
Primeiro membro da banca: Rosa, Wanderley Pereira da
Segundo membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Terceiro membro da banca: Marlow, Sergio Luiz
Resumo: A pesquisa visa fazer uma análise do fenômeno da desinstitucionalização religiosa de parte dos evangélicos no Brasil e de suas possíveis implicações para o Ensino Religioso na contemporaneidade. Tal análise tem como referencial teórico o conceito de hipermodernidade cunhado pelo filósofo francês Gilles Lipovetsky, incluindo a ênfase dada pelo pensador ao hiperindividualismo presente nas muitas esferas da cultura contemporânea. O fenômeno religioso dos desigrejados tem sido objeto de debate entre muitos pesquisadores devido ao seu acentuado crescimento dos últimos anos alterando assim a composição do cenário religioso evangélico brasileiro. Diante disso surge o seguinte problema: como o Ensino Religioso, na qualidade de componente curricular, pode abordar em seus conteúdos este emergente fenômeno religioso? Para dar conta deste problema esta pesquisa tem como principais objetivos: avaliar quem são os chamados desigrejados e quais são suas principais práticas e crenças; analisar quais são as possíveis causas ou motivos que têm levado muitos fiéis a evasão institucional e, por fim, propor importantes reflexões e aplicações práticas sobre como o estudioso e o profissional do Ensino Religioso deve se comportar diante da emergência destes novos movimentos religiosos contemporâneos.
Resumo Alternativo: The research aims to analyze the phenomenon of religious deinstitutionalization on the part of evangelicals in Brazil and its possible implications for Religious Education in contemporary times. Such analysis has as theoretical framework the concept of hypermodernity coined by the French philosopher Gilles Lipovetsky, including the emphasis given by the thinker to hyperindividualism present in the many spheres of contemporary culture. The religious phenomenon of unchurched has been the subject of debate among many researchers due to its marked growth in recent years, thus altering the composition of the Brazilian evangelical religious scene. In view of this, the following problem arises: how can Religious Education, as a curricular component, address this emerging religious phenomenon in its content? To address this problem, this research has as main objectives: to evaluate who are the so-called unchurched and what are their main practices and beliefs; analyze what are the possible causes or reasons that have led many faithful to institutional evasion and, finally, propose important reflections and practical applications on how the scholar and the professional of Religious Education should behave in the face of the emergence of these new contemporary religious movements.
Palavras-chave: Desinstitucionalização Religiosa
Hipermodernidade
Desigrejados
Ensino Religioso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/394
Data do documento: 4-Dez-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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