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dc.contributor.advisor1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.contributor.referee2McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee3Júnior , Aluer Baptista Freire-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9343266414106942pt_BR
dc.creatorBarroso, Jéssica Quaresma-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4030242351805739pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-07T16:30:31Z-
dc.date.available2020-12-04-
dc.date.available2022-06-07T16:30:31Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/393-
dc.description.abstractThis work has as a general objective to address the religious freedom of children and adolescents in the school environment, pointing out the following problem question: how to guarantee this right? The hypothesis considered in this dissertation is due to the need to disseminate religious knowledge in schools, as a way of preparing citizens for human coexistence. Therefore, it was necessary, first, to discuss the right to religious freedom and the right to education. In this way, religious freedom was elucidated in the international human rights system and in Brazilian constitutional law. Subsequently, it develops on education, a fundamental social right. In the second part, it deals with the core of the dissertation: the religious freedom of children and adolescents in the school environment. In this chapter, relating education to religion, some issues were addressed: the regulation of religious education in Brazil and its teaching models in public schools in different Brazilian states, the recognition of the right to a day of rest in the legal system and the religious freedom of adolescents in socio-educational inpatient units. In the third part, it is about religious intolerance in the school environment, highlighting the prejudice against students adhering to religions of African origin, Christian prayers in educational institutions and religious bullying. Soon after, the importance of education is highlighted in the UNESCO Declaration of Principles on Tolerance, the contribution of Sciences of Religions to school religious education and, finally, religious knowledge as more than a guarantee of religious freedom in schools , an instrument in the construction of peace. Regarding the methodology, the data were obtained through bibliographic research. The usefulness of this work is to assert that religious freedom is a fundamental right of children and adolescents and that it must be guaranteed by educational institutions.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta como objetivo geral abordar a liberdade religiosa da criança e do adolescente no ambiente escolar, apontando a seguinte questão-problema: como garantir esse direito? A hipótese considerada nesta dissertação é pela necessidade da disseminação do conhecimento religioso nas escolas, como forma de preparação do cidadão para a convivência humana. Sendo assim, fez-se preciso, primeiramente, discutir o direito à liberdade religiosa e o direito à educação. Desse modo, foi elucidada a liberdade religiosa no sistema internacional de direitos humanos e no direito constitucional brasileiro. Posteriormente, desenvolveu-se sobre a educação, um direito fundamental social. Na segunda parte, tratou-se do âmago da dissertação: a liberdade religiosa das crianças e adolescentes no ambiente escolar. Nesse capítulo, relacionando-se a educação com a religião, trabalhou-se algumas problemáticas: a regulamentação do ensino religioso no Brasil e seus modelos de ensino nas escolas públicas dos diferentes estados brasileiros, o reconhecimento do direito ao dia de descanso no ordenamento jurídico e a liberdade religiosa dos adolescentes nas unidades socioeducativas de internação. Na terceira parte, tratou-se da intolerância religiosa no ambiente escolar, ressaltando o preconceito contra alunos adeptos de religiões de matriz africana, as orações cristãs realizadas nas instituições de ensino e o bullying religioso. Logo após, destaca-se a importância da educação na Declaração de princípios sobre a tolerância da UNESCO, a contribuição das Ciências das Religiões para o ensino religioso escolar e, por fim, o conhecimento religioso como mais do que uma garantia à liberdade religiosa nas escolas, um instrumento na construção da paz. Com relação à metodologia, os dados foram obtidos mediante pesquisa bibliográfica. A utilidade deste trabalho é asseverar que a liberdade religiosa é um direito fundamental da criança e do adolescente e que deve ser assegurado pelas instituições de ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luana Cordeiro Ribeiro (luana@faculdadeunida.com.br) on 2022-06-07T16:30:31Z No. of bitstreams: 1 TCC - Jéssica Quaresma Barroso.pdf: 3429709 bytes, checksum: 71cff4ef2ffd217cfb0348aa44dd9c69 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-07T16:30:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Jéssica Quaresma Barroso.pdf: 3429709 bytes, checksum: 71cff4ef2ffd217cfb0348aa44dd9c69 (MD5) Previous issue date: 2020-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiberdade religiosapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectConhecimento religiosopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO DIREITO À LIBERDADE RELIGIOSA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO AMBIENTE ESCOLARpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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