Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/391
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Reinaldo Arruda-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6332878079429293pt_BR
dc.creatorSouza, Ramon Maciel de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632545004772783pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-07T13:25:55Z-
dc.date.available2020-12-01-
dc.date.available2022-06-07T13:25:55Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/391-
dc.description.abstractThis research intends to analyze, in the light of the Aesthetics of Reception, the readings that Calvin and Arminius made of Romans nine. In order to to this, it was sought to evidence the emergence of the impasse between Calvinists and Arminians, which became stronger since the 16th century, at the Synod of Dort, in the Netherlands, seeking to understand what were the possible historical-social motivations that led them to build the assumptions from predestination and free will. After this preliminar survey, the methodology used aimed to analyze the interpretations of the biblical text by Calvinists and Arminians. The German literary theory called Aesthetics of Reception, by Hans Robert Jauss and Wolfgang Iser, which elevates the reader to a prominent place in the generation of meaning in the text, and its categories of poiesis, aisthesis, katharsis formed the theoretical framework to understand how the interpretations of a literary text can generate procedural dogmas in a social context. Using this theoretical framework, the research aimed to answer how the interpretations of the text of Romans nove, made by Calvino and Armínio, affected their pastoral actions and which social worldviews were formed from there. It also investigated whether the interpretations are similar, opposite or complementary. Furthermore, the objective was to clarify whether it is possible that chapter nine of Romans may be reinterpreted in a literary way. Finally, considering the profession of the researcher, who is a Protestant pastor, it tryed to demonstrate the importance of this new look at the biblical text, aiming at a pastoral action more appropriate to the contemporary. The present research has a bibliographic character and uses articles and works within the chosen area.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como intenção analisar, à luz da Estética da Recepção, as leituras que Calvino e Armínio fizeram de Romanos nove. Para tanto, buscou-se evidenciar o surgimento do impasse entre calvinistas e arminianos, que se torna evidente a partir do século XVI no Sínodo de Dort, na Holanda, buscando entender quais foram as possíveis motivações histórico-sociais que os levaram a construir os pressupostos da predestinação e do livre-arbítrio. Após esse levantamento, a metodologia utilizada teve como objetivo analisar as interpretações do texto bíblico. A teoria literária alemã denominada Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, que eleva o leitor à proeminência na geração de sentido do texto, e suas categorias de poiesis, aisthesis, katharsis formaram o arcabouço teórico para se compreender como as interpretações de um texto literário podem gerar dogmas de procedimentos em um contexto social. Utilizando esse quadro teórico, o trabalho teve o objetivo de responder como as interpretações do texto de Romanos nove, feitas por Calvino e Armínio, afetaram suas ações pastorais e quais cosmovisões sociais foram formadas a partir daí. Averiguou, ainda, se as interpretações são semelhantes, opostas ou complementares. Ademais, buscou elucidar se é possível que o capítulo nove de Romanos possa ser reinterpretado de forma literária. Por fim, considerando a profissão do pesquisador, que é pastor protestante, objetivou-se demonstrar a importância deste novo olhar sobre o texto bíblico, visando uma ação pastoral mais adequada à contemporaneidade. A pesquisa realizada possui caráter bibliográfico e recorre a artigos e obras dentro da área escolhida.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luana Cordeiro Ribeiro (luana@faculdadeunida.com.br) on 2022-06-07T13:25:55Z No. of bitstreams: 1 TCC - Ramon Maciel de Souza.pdf: 2456294 bytes, checksum: a350de17387d9736edd6ae83b638b61f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-07T13:25:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Ramon Maciel de Souza.pdf: 2456294 bytes, checksum: a350de17387d9736edd6ae83b638b61f (MD5) Previous issue date: 2020-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesARMÍNIO, Jacó. As obras de Armínio. v. 1. São Paulo: CPAD, 2015a. ARMÍNIO, Jacó. As obras de Armínio. v. 3. São Paulo: CPAD, 2015b. ARMÍNIO, Jacó. Uma análise de Romanos 9. Rio de Janeiro: Reflexão, 2016. E-book. ATHAYDE, Emmanuel Roberto Leal de. Anselmo de Cantuária – A Fé em busca da compreensão. São Paulo: Reflexão, 2011. BARROS, José D’Assunção. Cristianismo e política na Idade Média: as relações entre o papado e o império. Horizonte, Belo Horizonte, v. 7, n. 15, p. 53-72, 2009. BAUMGARTNER, Mireille. A igreja no ocidente: das origens às reformas no século XVI. Lisboa: Edições 70, 2015. BERKHOF, Louis. Princípios de interpretação bíblica. São Paulo: JUERP, 1981. BÍBLIA Anotada Expandida: Charles C. Ryrie. São Paulo: Mundo Cristão, 2007. BOEHNER, Philotheus; GILSON, Etienne. História da Filosofia Cristã: Desde as Origens até Nicolau de Cusa. Petrópolis: Vozes, 1988. BRIAN, Rustin E. Jacó Armínio: O homem de Oudewater. São Paulo: Reflexão, 2018. BRUCE, F. F. Romanos: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 2004. CAIRNS, Earle E. O cristianismo através dos séculos: uma história da igreja cristã. São Paulo: Vida Nova, 1995. CALVINO, João. As institutas. São Paulo: Cultura Cristã, 2002a. CALVINO, João. As institutas. São Paulo: Cultura Cristã, 2002b. CALVINO, João. As institutas. São Paulo: Cultura Cristã, 2002c. CALVINO, João. As cartas de João Calvino. São Paulo: Cultura Cristã, 2009. CALVINO, João. Romanos. São José dos Campos: Editora Fiel, 2013. E-book. CANTARELA, Antônio Geraldo. Questões de hermenêutica bíblica à luz da estética da recepção. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, v. 45 n. 127, p. 419-438, 2013. CAPPELLI, Marcio. A Bíblia em devir: contribuições da estética da recepção e da epistemologia do rizoma aos estudos bíblicos. Estudos teológicos, São Leopoldo, v. 59, n. 2, p. 370-383, 2019. COLONNESE, Luiza Rosenberg; FREITAS, Laura Villares. Psicologia analítica e estética da recepção: diálogos possíveis. Psicologia USP, São Paulo, v. 29 n. 3, p. 354-362, 2018. CORRÊA, Caetano Dias. As possibilidades de uma leitura do fenômeno jurídico a partir da religião: a proposta metodológica e o exemplo da teologia política de João Calvino. Sequência, Florianópolis, v. 38, n. 75, p. 190-217, 2017. COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Sociabilidades religiosas: mitos, ritos e identidades. Associação Brasileira de História das Religiões. Goiânia-GO, 2009, p. 11. Disponível em: <http://www.abhr.org.br/publicacoes/anais-dos-simposios/anais-do-xi-simposio-nacional-da-abhr-ufg-goiania-2009>. Acesso em: 28 jan. 2020. FILORAMO, Giovanni; PRANDI, Carlo. As ciências das religiões. São Paulo: Paulus, 1999. FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2018. FRANCO JÚNIOR, Hilário. A idade Média, nascimento do ocidente. São Paulo: Brasiliense, 1986. FRYE, Northrop. O código dos códigos. A Bíblia e a literatura. São Paulo: Boitempo, 2004. GILSON, Étienne. O Espírito da Filosofia Medieval. São Paulo: Martins Fontes, 2006. GIRARDEAU. John L. Calvinism and Evangelical Arminianism. Virginia, Harrisonburg: Sprinkle Publications, 1984. GONZALEZ, Justo L. Uma história ilustrada do cristianismo: a era dos reformadores. São Paulo: Vida Nova, 1995 GONZALEZ, Justo L. Uma história do pensamento cristão: da reforma protestante ao século 20. São Paulo: Cultura Cristã, 2004. GUNTER, W. Stephen. Armínio e suas declarações de sentimento. São Paulo: Reflexão, 2017. HUNT, Dave. Que amor é esse? A falsa representação de Deus no calvinismo. São Paulo: Reflexão, 2015. ISER, Wolfgang. A interação do texto com o leitor. In: JAUSS, Hans Robert; ISER, Wolfgang; STIERLE, Karlheinz; GUMBRECHT, Hans Ulrich. A literatura e o leitor: textos da estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p. 83-132. JAUSS, Hans Robert. História literária como desafio à ciência literária. Porto: Soares Martins, 1974. JAUSS, Hans Robert. O Prazer estético e as experiências fundamentais da poiesis. In: JAUSS, Hans Robert; ISER, Wolfgang; STIERLE, Karlheinz; GUMBRECHT, Hans Ulrich. A Literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p. 43-62. JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação a teoria literária. São Paulo: Ática, 1994. JUNG, C. G. Psicologia e poesia. In: obras completas: o espírito na arte e na ciência. Petrópolis: Vozes, 2009. LEITE, Eduardo Silva. O Sínodo de Dort. São Paulo: Reflexão, 2016. LEONEL, JOÃO. Estética da Recepção como exemplo de contribuição da teoria literária para a teologia exegética. Teoliteraria, São Paulo, v. 29 n. 3, p. 354-362, 2012. ASSIS, Machado de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1979. MENEZES JÚNIOR, Eumar Evangelista; FERREIRA, Rildo Mourão; ALVARENGA, Marcos Vinicius Borges. A influência da religião na esfera política: protestantismo e liberdade religiosa. Estudos de Religião, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 51-68, 2018. MCLEMORE, Bonnie J. Miller. Teologia pastoral como teologia pública. Estudos teológicos, São Leopoldo, v. 52, n. 1, p. 75-98, 2012. MCGRATH, Alister. A vida de João Calvino. São Paulo: Cultura Cristã, 2004. MURRAY, John. Romanos: comentário bíblico fiel. São Paulo: Fiel, 2003. NASCIMENTO, Sidnei Francisco. Comentário de Orígenes à epístola aos Romanos. Rever, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 142-161, 2017. NOBBS, Douglas. Teocracia e tolerância um estudo das controvérsias no calvinismo holandês de 1.600 a 1650. Niterói: Bvbooks, 2017. NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza. Linguagens da religião. São Paulo: Paulinas, 2012a. NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza. Hermenêutica da recepção: textos bíblicos nas fronteiras da cultura no longo do tempo. Estudos de Religião, São Paulo, v. 26, n. 42, p. 16-31, 2012b. OSLON, Roger. A história da teologia cristã. São Paulo: Vida, 2000. OLIVEIRA, Jamierson. Arminianismo puro e simples: uma introdução histórico-teológica. Rio de Janeiro: CPAD, 2018. PIPER, John. Cinco pontos: em direção a uma experiência mais profunda da graça de Deus. São Paulo: Fiel, 2014. PARRIS, David Paul. Reception theory and Biblical hermeneutics. Eugene; Oregon: Pickwick Publications, 2009. PHILLIPS, John. Exploring Romans. Chicago: Moody Paperback, 1981. REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia: Patrística e Escolástica. v. 2. São Paulo: Paulus, 2003. ROCHA, Abdruschin Schaeffer; ROCHA, Alessandro Rodrigues. O pensamento ficcional e seus desdobramentos na formulação dos discursos teológicos. Horizonte, Belo Horizonte, v. 16, n. 51, p. 1107-1127, 2018. SAWYER, M. James. Uma introdução à teologia: das questões preliminares, da vocação e do labor teológico. São Paulo: Vida, 2009. SCHNEIDER, Nélio. Não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti: a relação entre cristãos e judeus em Romanos 9-11. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 33, n. 1, p. 37-46, 1993. SILVESTRE, Armando Araújo. Calvino e a resistência ao estado. São Paulo: Mackenzie, 2003. SOARES, Afonso Maria Ligorio. Compêndio da Ciência da Religião. In: PASSOS, João Décio. (Org.). Ciência da Religião aplicada à Teologia. São Paulo: 2013. p. 649-662. STIERLE, Karlheinz. Que significa a recepção dos textos ficcionais. In: JAUSS, Hans Robert; ISER, Wolfgang; STIERLE, Karlheinz; GUMBRECHT, Hans Ulrich. A Literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p. 133-188. TITILLO, Thiago. A gênese da predestinação na história da teologia Cristã. São Paulo: Reflexão, 2016. VIRKLER, Henry A. Hermenêutica: princípios e processos de interpretação bíblica. São Paulo: Editora Vida, 1990. WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. E-book. WEGNER, Uwe. Exegese do novo testamento manual de teologia. São Leopoldo: Sinodal, 1998. ZABATIEIRO, Júlio Paulo Tavares. A recepção da Epístola aos Romanos na obra Saint Paul: La fondation de l’universalisme, de Alain Badiou. Estudos de Religião, São Paulo, v. 26, n. 42, p. 85-98, 2012. ZILBERMAN, Regina. Estética da Recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstética da Recepçãopt_BR
dc.subjectPredestinaçãopt_BR
dc.subjectLivre-arbítriopt_BR
dc.subjectAção pastoralpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleDOIS CAMINHOS PARA A SALVAÇÃO: AS LEITURAS DE ARMÍNIO E CALVINO DE ROMANOS NOVE À LUZ DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ramon Maciel de Souza.pdfTCC - Ramon Maciel de Souza2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.