Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Terra, Kenner Roger Cazotto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.contributor.referee1Terra, Kenner Roger Cazotto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Osvaldo Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Moab César Carvalho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7558858835648697pt_BR
dc.creatorFernandes , Andreia Maia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3015915312784100pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-07T13:07:49Z-
dc.date.available2020-11-11-
dc.date.available2022-06-07T13:07:49Z-
dc.date.issued2020-11-11-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/390-
dc.description.abstractThe Igreja Mundial do Poder de Deus [World Church of the Power of God] (IMPD) is classified in Brazil as Neopentecostal or “third wave Pentecostalism”. Aimed at the low-income public and from dense investment in mass communication vehicles, especially television, IMPD stood out in the national religious scene. The question that guided the research is of historical and descriptive approach, unfolding into two interconnected questions: how did IMPD become an expressive agent in the Brazilian Pentecostal field using the mass media? What is the different discourse of this new religious agent? The objective is to describe the emergence and expansion of IMPD as a new agent in the Brazilian religious field, based on the concept of media religiosity. The corollary objectives are: to highlight the characteristics of the religious discourse of the IMPD (prosperity, healing and liberation); and, to study the charismatic (Weberian) and messianic profile of the founder and leader of the IMPD, the self-titled “apostle” Valdemiro Santiago. The methodology used was bibliographic review on the theme, using theses and dissertations; publications of recognized authors; and, collection of testimonies of members available on the IMPD institutional website. IMPD's strategic option to invest in television is an efficient way to stand out and expand in the competitive Neopentecostal religious field.pt_BR
dc.description.resumoA Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD) é classificada no Brasil como neopentecostal ou “pentecostalismo de terceira onda”. Voltada para o público de baixa renda e a partir de denso investimento em veículos de comunicação de massa, especialmente televisão, a IMPD se destacou no cenário religioso nacional. A questão que orientou a pesquisa é de abordagem histórica e descritiva, desdobrando-se em duas perguntas interconectadas: como a IMPD se tornou um agente expressivo no campo pentecostal brasileiro utilizando os meios de comunicação de massa? Qual o discurso diferenciado desse novo agente religioso? O objetivo é descrever o surgimento e a expansão da IMPD como novo agente no campo religioso brasileiro, a partir do conceito de religiosidade midiática. Os objetivos corolários são: destacar as características do discurso religioso da IMPD (prosperidade, cura e libertação); e, estudar o perfil carismático (weberiano) e messiânico do fundador e líder da IMPD, o autointitulado “apóstolo” Valdemiro Santiago. Utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica sobre a temática, recorrendo teses e dissertações; publicações de autores reconhecidos; e, coleta de testemunhos de membros disponíveis no sítio web institucional da IMPD. A opção estratégica da IMPD de investir em televisão é uma forma eficiente de se notabilizar e expandir no competitivo campo religioso neopentecostal.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luana Cordeiro Ribeiro (luana@faculdadeunida.com.br) on 2022-06-07T13:07:49Z No. of bitstreams: 1 TCC - Andreia Maia Fernandes.pdf: 3820098 bytes, checksum: be9add3fb84fd498dc118994fb6fa25f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-07T13:07:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Andreia Maia Fernandes.pdf: 3820098 bytes, checksum: be9add3fb84fd498dc118994fb6fa25f (MD5) Previous issue date: 2020-11-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesADORNO, Theodor W. Indústria cultural e sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA (ANCINE). TV Aberta: informe anual 2016. Rio de Janeiro: ANCINE, 2017. Disponível em: <https://oca.ancine.gov.br/sites/default/files/ repositorio/pdf/informe_tvaberta_2016.pdf>. Acesso em: 19 de mar. 2019. ALENCAR, Gedeon. Assembleia de Deus. Origem, militância e construção (1911–1946). São Paulo: Arte, 2010. APÓSTOLO VALDEMIRO SANTIAGO: de menino pobre à Apóstolo de Deus. Direção de Silvia Regina. Brasil: WS, 2011, 160 min. DVD. ARAÚJO, Marconi M. de. A salvação é aqui e agora: o papel da cura entre os neopentecostais da Igreja Universal do Reino de Deus. Universitas FACE, Brasília, v. 4, n. 1-2, p. 151-174, 2007. Disponível em: <https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/article/ view/471>. Acesso em: 21 jun. 2020. ASSIS, Denise de S.; MELO, Mônica S. de S. Analisando o discurso religioso midiatizado no programa DE FRENTE COM GABI: um contraste entre os discursos do Padre Fábio de Melo e do Pastor Silas Malafaia. In: MELO, Mônica S. de S. (org.). Reflexos sobre o discurso religioso. Belo Horizonte: UFMG, 2017. p. 85-104. [pdf]. ASSMANN, Hugo. A igreja eletrônica e seu impacto na América Latina. Petrópolis: Vozes, 1986. AZEVEDO, Antônio C. de A.; GEIGER, Paulo. Dicionário histórico das religiões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. BANDEIRA, Alexandre D. Valdemiro Santiago parte para o abraço: Estratégias midiáticas e interacionais envolvidas na Mundial Igreja do Poder de Deus. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rios dos Sinos, São Leopoldo, 2017. BERGER, Peter L. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulus, 1985. BERGER, Peter L. A dessecularização do mundo: uma visão global. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 9-23, 2001. Disponível em: <http://www.uel.br/laboratorios/ religiosidade/pages/arquivos/dessecularizacaoLERR.pdf>. Acesso em: 30 out. 2019. BERGER, Peter. L. Os múltiplos altares da modernidade: rumo a um paradigma da religião numa época pluralista. Petrópolis: Vozes, 2017. BETTENCOURT, Estevão T. Crenças, religiões, igrejas e seitas: quem são? 8. ed. Santo André: O Mensageiro, 2012. BÍBLIA sagrada. Tradução dos Monges Beneditinos de Maredsous. São Paulo: Ave-Maria, 2015. BIRMAN, Patrícia. Imagens religiosas e projetos para o futuro. In: BIRMAN, Patrícia (org.). Religião e espaço público. São Paulo: Attar, 2003. p. 235-255. BITUN, Ricardo. O neopentecostalismo e sua inserção no mercado moderno. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 1996. BITUN, Ricardo. Igreja Mundial do Poder de Deus: rupturas e continuidades no campo religioso neopentecostal. Tese (Doutorado em Sociologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. BITUN, Ricardo. Continuidade nas cissiparidades: neopentecostalismo brasileiro. In: FERREIRA, João F. (org.). Novas perspectivas sobre o protestantismo brasileiro: pentecostalismo e neopentecostalismo. São Paulo: Fonte, 2012. p. 123-156. BOECKEL, Cristina; STOCHERO, Tahiane. Líder da Igreja Mundial do Poder de Deus leva facada durante culto em SP. In: G1 (Globo.com), São Paulo; Rio de Janeiro. 08 jan. 2017. Disponível em: <https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/lider-da-igreja-mundial-poder-de-deus-leva-facada-durante-culto-em-sp.ghtml>. Acesso em: 29 nov. 2019. BOGAZ, Antônio S.; HANSEN, João H.; COUTO, Márcio A. Patrística: caminhos da tradição cristã. São Paulo: Paulus, 2016. BORELLI, Viviane. Dispositivos midiáticos e as novas formas do religioso. In: BORELLI, Viviane (org.). Mídia e religião: entre o mundo da fé e do fiel. Rio de Janeiro: E-Papers, 2010. p. 15-30. BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. BUCCI, Eugênio. O senhor do céu contra São Mateus. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 03 jun. 2001. BUENO, Wilson da C. Comunicação empresarial: políticas e estratégias. São Paulo: Saraiva, 2009. CAMPOS, Leonildo S. Templo, teatro e mercado. Petrópolis: Vozes; São Bernardo do Campo: Simpósio; Umesp, 1997. CAMPOS, Leonildo S. O milenarismo intramundano dos novos pentecostais brasileiros. Estudos de Religião, a. XIV, n. 18, p. 99-120, 2000. CAMPOS, Leonildo S. Evangélicos, pentecostais e carismáticos na mídia radiofônica e televisiva. Revista USP, São Paulo, n. 61, p. 146-163, 2004. Disponível em: <http://www.usp.br/revistausp/61/15-leonildo.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2019. CAMPOS, Leonildo S. Evangélicos e mídia no Brasil: uma história de acertos e desacertos. Rever, São Paulo, a. 8, p. 1-26, 2008. Disponível em: <https://www.pucsp.br/rever/ rv3_2008/t_campos.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2019. CAMPOS, Roberta B. C. O profeta, a palavra e a circulação do carisma pentecostal. Revista de Antropologia da USP, São Paulo, v. 54, n. 2, p. 1013-1049, 2011. CAMPOS, Roberta B. C.; GUSMÃO, Eduardo H. Celebrações da fé. Rituais de exorcismo, esperança e confiança, na IURD. Anthropológicas, Recife, a. 12, v. 19, n. 1, p. 91-122, 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/ view/23663/19319>. Acesso em: 12 abr. 2020. CARDOSO, Rodrigo. À espera de um milagre. Isto É, 30 out. 2013. Disponível em: <https://istoe.com.br/331588_A+ESPERA+DE+UM+MILAGRE/>. Acesso em: 12 fev. 2020. CARDOSO, Rodrigo; LOES, João. O homem que multiplica fiéis. Isto é, São Paulo, 28 jan. 2011. Disponível em: <https://istoe.com.br/122005_O+HOMEM+QUE+MULTIPLICA+ FIEIS/>. Acesso em: 20 fev. 2020. CASHMORE, Ellis. E a televisão se fez! São Paulo: Summus, 1998. CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. Trad. Ângela Corrêa. São Paulo: Contexto, 2013. CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, 2007. COMUNICACIÓN CRISTIANA [Site institucional]. Congreso Marketing Religioso, [s.d.]. 1 banner. Disponível em: <https://comunicacionreligiosa.wordpress.com/publicidad/congreso-marqueting-religioso>. Acesso em: 11 jul. 2020. CONSORTE, Josildeth G.; NEGRÃO, Lísias N. O messianismo no Brasil contemporâneo. São Paulo: FFLCH-USP/CER, 1984. CORRÊA, Manoel L. G. As vozes prementes: o discurso religioso da Congregação Cristã do Brasil. 2. ed. Campinas: Unicamp, 1989. CORREA, Marina A. O. dos S. Alteração das características tradicionais da Igreja Assembleia de Deus: um estudo a partir da igreja do bairro Bom Retiro em São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/2006>. Acesso em: 12 mar. 2020. COSTA, Marcos R. N. Maniqueísmo: história, filosofia e religião. Petrópolis: Vozes, 2003. CUNHA, Magali do N. O conceito de religiosidade midiática como atualização do conceito de Igreja Eletrônica em tempos de cultura gospel. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO (INTERCOM), XXV, 2002, Salvador. Anais... Salvador: INTERCOM, 2002. p. 1-22. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/ 2002/Congresso2002_Anais/2002_NP1cunha.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2019. CUNHA, Magali do N. Vinho novo em odres velhos. Um olhar comunicacional sobre a explosão gospel no cenário religioso evangélico do Brasil. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27134/tde-29062007-153429/publico/tese_magali_ cunha_2004.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2020. CUNHA, Magali do N. A explosão gospel: um olhar das ciências humanas sobre o cenário evangélico no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 2007. DANTAS, José G. Faces de um Deus caipira: uma análise da atuação do apóstolo Valdemiro Santiago nos cultos televisionados. In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGÍA, XXIX, 2013, Santiago. Anales... Santiago-Chile: Flacso, 2013. [pdf]. DESROCHE, Henri. Dicionário de messianismos e milenarismos. São Bernardo do Campo: UMESP, 2000. DOMINGO ESPETACULAR. O apóstolo milionário. In: R7 (RecordTV), Exclusivo. 19 mar. 2012. Disponível em: <https://recordtv.r7.com/domingo-espetacular/videos/exclusivo-o-apostolo-milionario-15092018>. Acesso em: 28 nov. 2019. DUARTE, Elizabeth B. Televisão: novas modalidades de contar as narrativas. Contemporânea, Salvador. v. 10, n 02, p. 324-339, 2012. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/6015/4393>. Acesso em: 25 jul. 2019. DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 2003. EISENSTEIN, Elizabeth L. A revolução da cultura impressa os primórdios da Europa moderna. Ática, 1998. ESTEVES, António J. Sociologia: um momento fundacional sob o signo da secularização. Sociologia, Porto-Portugal, v. 19, p. 345-368, 2009. Disponível em: <http://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2340/2141>. Acesso em: 15 nov. 2019. FAUSTO NETO, Antônio. A religião teleterapeutizante: discursividades dos templos midiáticos. Fronteiras, São Leopoldo, v. 6, n. 2, p. 25-46, 2004. FEITOSA, Carla V. da C. Religião e mídia: comunicação e poder. Tuiuti - Ciência e Cultura, Curitiba, v. 4, n. 46, p. 205-214, 2013. Disponível em: <https://interin.utp.br/index.php/ h/article/view/1079>. Acesso em: 22 fev. 2020. FIGUEREDO FILHO, Valdemar. Entre o palanque e o púlpito: mídia, religião e política. Rio de Janeiro: UFRJ; IFCS, 2002. FIORIN, José L. A sacralização da política. In: FULANETI, Oriana de N.; BUENO, Alexandre M. (orgs.). Linguagem e política: princípios teórico-discursivos. São Paulo: Contexto, 2013. p. 21-38. FONSECA, Alexandre B. Evangélicos e mídia no Brasil. Bragança Paulista: Universitária São Francisco, 2003. FRESTON, Paul. Protestantes e política no Brasil: da Constituinte ao impeachment. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993. FRESTON, Paul. Breve história do pentecostalismo brasileiro. In: ANTONIAZZI, Alberto (org.). Nem anjos nem demônios: interpretações sociológicas do pentecostalismo. Petrópolis: Vozes, 1996a. p. 67-99. FRESTON, Paul. Pentecostalismo. Belém: Unipop, 1996b. GANDRA, Alana. Pesquisa diz que, de 69 milhões de casas, só 2,8% não têm TV no Brasil. Agência Brasil, Rio de Janeiro, 21 fev. 2018. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2018-02/uso-de-celular-e-acesso-internet-sao-tendencias-crescentes-no-brasil>. Acesso em: 13 mar. 2019. GASPARETTO, Paulo R. Midiatização da religião: processos midiáticos e a construção de novas comunidades de pertencimento. São Paulo: Paulinas, 2011. GIUMBELLI, Emerson. O fim da religião. São Paulo: Attar, 2002. GUERRA, Lemuel. As influências da lógica mercadológica sobre as recentes transformações na Igreja Católica. Rever, São Paulo, a. 3, n. 2, p. 1-23, 2003. Disponível em: <https://www.pucsp.br/rever/rv2_2003/p_guerra.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2019. GUERRIERO, Silas. A magia existe? São Paulo: Paulus, 2003. GUIAME [Site institucional]. Valdemiro Santiago agradece a Deus pela reabertura da igreja. Mundo cristão, [s.d.]. 22 dez. 2010. Disponível em: <https://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/valdemiro-santiago-agradece-a-deus-pela-reabertura-da-igreja-mundial.html>. Acesso em: 20 jan. 2020. GUTIÉRREZ, Luis I. S. Tele-fé: religião mediatizada. Estratégias de Reconhecimentos de sentidos religiosos de telefiéis do canal Rede Vida de Televisão em Porto Alegre, RS. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale dos Sinos, São Leopoldo, 2006. HABERMAS, Jürgen. Entre naturalismo e religião: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007. HARTMANN, Atíllio. Religiosidade midiática: uma nova agenda pública na construção dos sentidos? Cadernos IHU, São Leopoldo, a. 2, n. 9, p. 1-23, 2004. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/images/stories/cadernos/ihu/009cadernosihu.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2020. HOOVER, Stewart. Mídia e religião: premissas e implicações para os campos acadêmico e midiático. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 35, n. 2, p. 41-68, 2014. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/229067344.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2019. IMPD [Site institucional]. Notícias, [s.d.]. Disponível em: <https://impd.org.br/noticias/570>. Acesso em: 16 abr.2020. IMPD [Site institucional]. Institucional, [s.d.]. Disponível em: <https://impd.org.br/institucional>. Acesso em: 01 jun. 2019. IMPD. São Paulo, 23 set. 2019. 1 fotografia. Facebook: @impdoficial. Disponível em: <https://scontent.fvix1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/71206092_2537948656250930_ 8167944168153284608_o.jpg?_nc_cat=102&_nc_sid=730e14&_nc_eui2=AeHzEwQvS3NBUzPO0YKoA3Muhs4QGHD_U_eGzhAYcP9T991UQSz09trBLHrAORu-SvKfLR3BFLjo8fR3YUHcuVt&_nc_ohc=xdSElw8QRhMAX9I3H9f&_nc_ht=scontent.fvix1-1.fna&oh=f36eae7aa6a6617c6340a29d197d07ac&oe=5F964176>. Acesso em: 11 jul. 2020. JOÃO PAULO II, Papa. Mensagem para a celebração do 35º dia mundial das comunicações. A Santa Sé, Vaticano, 27 mai. 2001. Disponível em: <http://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/messages/communications/documents/hf_jp-ii_mes_20010124_world-communications-day.html>. Acesso em: 13 mar. 2019. KACHANI, Morris. Universal perde fiéis para rival ‘milagreira’. Folha de São Paulo, São Paulo, 15 abr. 2012. Disponível em: <https://m.folha.uol.com.br/poder/2012/04/1076218-universal-perde-fieis-para-rival-milagreira.shtml>. Acesso em: 01 mai. 2020. KATER FILHO, Antonio M. O marketing aplicado à Igreja Católica. São Paulo: Loyola, 1994. KELLNER, Douglas. A cultura da mídia: estudos culturais. Identidade política entre o moderno e pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001. KLEIN, Alberto. Imagens de culto e imagens da mídia. Porto Alegre: Sulina, 2006. KOTLER, Philip. Administração de marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000. LIMA, Raymundo de. O maniqueísmo: o bem, o mal e seus efeitos ontem e hoje. Espaço Acadêmico, Maringá, v. 1, n. 7, p. 1-5, 2001. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/40166>. Acesso em: 04 abr. 2020. LOPES, Marcelo. Déjà vu: magia e pensamento mágico num ritual de cura neopentecostal. O caso da Igreja Mundial do Poder de Deus. Nures, a. 8, n. 21, p. 1-17, 2012. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/nures/article/view/15584>. Acesso em: 12 mar. 2020. MARANHÃO FILHO, Eduardo M. de A. Neopentecostalismo de supergeração: o ciberespaço como chave para o sucesso neopentecostal. História Agora, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 342-362, 2010. MARCUSCHI, Luiz A. O léxico: lista, rede ou cognição social? In: NEGRI, L; FOLTRAN, Maria J.; OLIVEIRA, Roberta P. de (orgs.). Sentido e significação: em torno da obra de Rodolfo Ilari. São Paulo: Contexto, 2004. p. 263-284. MARIANO, Ricardo. Os neopentecostais e a teologia da prosperidade. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 44, p. 24-44, 1996. MARIANO, Ricardo. Análise sociológica do crescimento pentecostal no Brasil. Tese (Doutorado em Sociologia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: Sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2005. MARIANO, Ricardo. Crescimento pentecostal no Brasil: fatores internos. Rever, São Paulo, a. 8, n. 4, p. 68-95, 2008. Disponível em: <https://www.pucsp.br/rever/rv4_ 2008/t_mariano.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2019. MARIANO, Ricardo. Mudanças no campo religioso brasileiro no censo 2010. Debates do NER, Porto Alegre, a. 14, n. 24, p. 119-137, 2013. MARIZ, Cecília L. Pentecostalismo, Renovação Carismática Católica e Comunidades Eclesiais de Base: uma análise comparada. Cadernos CERIS, Rio de Janeiro, a. I, n. 02, p. 11-42; 69-73, 2001. MARTÍN-BARBERO, Jesús. Secularización, desencanto y reencantamiento massmediático. Diálogos de la Comunicación, Lima-Peru, n. 41, p. 71-81, 1995. MARTÍN-BARBERO, Jesús; REY, Germán. Os exercícios do ver: hegemonia do audiovisual e ficção televisiva. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2001. MARTINO, Luís M. S. Mídia e poder simbólico. São Paulo: Paulus, 2003. MARTINO, Luís M. S. Mídia, religião e sociedade: das palavras às redes digitais. São Paulo: Paulus, 2016. MARTINS, Guilherme C. R.; SANTOS, Lucas A. dos. Programa Fé para Hoje: pioneirismo no televangelismo brasileiro. In: CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO ECLESIAL (ECLESIOM), XI, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: ECLESIOCOM, 2016. p. 1-12. Disponível em: <https://portal.metodista.br/eclesiocom/edicoes-anteriores/2016/ arquivos/programa-fe-para-hoje-pioneirismo-no-televangelismo-brasileiro>. Acesso em: 10 out. 2019. McALISTER, Roberto. Dinheiro: um assunto altamente espiritual. Rio de Janeiro: Anno Domini, 2010. MELO, Mônica S. de S. Considerações sobre o domínio de prática discursiva religioso. In: MELO, Mônica S. de S. (org.). Reflexos sobre o discurso religioso. Belo Horizonte: UFMG, 2017. p. 131-148. [pdf]. MENDES, Elenilton O. A pentecostalização do protestantismo. Unitas, Vitória, v. 6, n. 1, p 346-366, 2018. Disponível em: <http://revista.faculdadeunida.com.br/index.php/unitas/ article/view/640>. Acesso em: 12 mai. 2020. MENDONÇA, Antonio G. Protestantes, pentecostais & ecumênicos: o campo religioso e seus personagens. São Bernardo do Campo: UMESP, 2008a. MENDONÇA, Joêzer S. O evangelho segundo o gospel: mídia, música pop e neopentecostalismo. Conservatório de Música Ufpel, Pelotas, v. 1, n. 09, p. 220-249, 2008b. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/RCM/article/view/ 2442/2289>. Acesso em: 12 fev. 2020. MOREIRA, Alberto da S. Cultura midiática e educação infantil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 85, p. 1203-1235, 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/es/ v24n85/a06v2485>. Acesso em: 01 abr. 2020. NUNES, Éber. Da burocracia para a profecia: mudanças no neopentecostalismo brasileiro. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007. Disponível em: <http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2490/1/ Eber%20Nunes.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2020. OLIVEIRA, David M.; TERRA, Kenner R. C. Êxtase como lócus hermenêutico na experiência religiosa dos pentecostalismos. RBHR, Maringá, v. 11, n. 31, p. 65-86, 2020. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RbhrAnpuh/article/view/41882>. Acesso em: 03 jul. 2020. OLIVEIRA, José F. de. Do púlpito para as antenas: a difícil transição. São Paulo: Paulinas, 2007. OLIVEIRA, Onésimo C. A igreja eletrônica: os programas religiosos na TV brasileira. Comunicação e Sociedade, São Bernardo do Campo, a. VI, n. 12, p. 5-21, 1984. OLIVEIRA, Valdemiro S. de. O grande livramento. São Paulo: IMPD, 2006. OLIVEIRA, Valdemiro S. de. Os pensamentos de Deus. 3. ed. São Paulo: E-la Print, 2007. OLIVEIRA, Valdemiro S. de. Milagre urgente. 2. ed. São Paulo: [Edição do Autor], 2011. ORLANDI, Eni P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1996. ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 3. ed. Campinas: Pontes, 2001. ORO Ari P. Avanço pentecostal e reação católica. Petrópolis: Vozes, 1996. ORO, Ari P. Neopentecostalismo: dinheiro e magia. Ilha, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 71-85, 2001. ORO, Ari P. Neopentecostalismo macumbeiro. Revista USP, São Paulo, n. 68, p. 319-332, 2006. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13505>. Acesso em: 01 jun. 2019. PATRIOTA, Karla R. M. Fé na prateleira de vendas: a sedução do marketing religioso. In: Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação (CELACOM), VIII, 2004, São Bernardo do Campo. Anais... São Bernardo do Campo: CELACOM, 2004. [n.p.]. Disponível em: <https://docplayer.com.br/4540689-Fe-na-prateleira-de-vendas-a-seducao-do%20marketing-religioso.html>. Acesso em: 15 dez. 2019. PEREIRA, Leandro F. Cidadão Macedo: o império midiático do bispo. Cadernos de Pesquisa do CDHIS, Uberlândia, v. 23, n. 2, p. 545-561, 2010. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/ index.php/cdhis/article/view/8060/7157. Aceso em: 15 jul. 2020. PIERATT, Alan. O evangelho da prosperidade: análise e resposta. Trad. Robinson Malkomes. São Paulo: Vida Nova,1995. PIERUCCI, Antônio F. Religião e liberdade, religiões e liberdades. In: PIERUCCI, Antônio F.; PRANDI, Reginaldo. A realidade social das religiões no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1996. PIERUCCI, Antônio F. Reencantamento e dessecularização: a propósito do auto-engano em sociologia da religião. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 9, p. 99-117, 1997. PIERUCCI, Antônio F. Religião como como solvente: uma aula. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 75, p. 111-127, 2006. PINTO, Eduardo. O apóstolo Valdemiro Santiago abraça fiéis em culto da Igreja Mundial do Poder de Deus, Uol, São Paulo, 25 jul. 2014. 1 fotografia. Disponível em: <https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/em-crise-valdemiro-santiago-atrasa-pagamento-e-deixa-rede-tv-4227>. Acesso em: 13 jan. 2020. PINTO, Eduardo. Panorâmica do templo. In: IMPD, [Site institucional]. [s.d.], [n.p.]. 1 fotografia. Disponível em: https://impd.org.br/institucional>. Acesso em: 01 jun. 2020. PUNTEL, Joana T. Cultura midiática e igreja: uma nova ambiência. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2008. QUEIROZ, Maria I. P. de. O messianismo no Brasil e no mundo. São Paulo: Alfa-Omega, 2003. RAMOS, Luiz C. Os fins justificam a mídia. Caminhando, São Bernardo do Campo, v. 7, n. 1, p. 110-123, 2002. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/Caminhando/article/view/1484>. Acesso em: 10 out. 2019. RAMOS, Luiz C. Culto e entretenimento na sociedade do espetáculo. Caminhando, São Bernardo do Campo, v. 15, n. 2, p. 180-188, 2010. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/Caminhando/article/ view/2151>. Acesso em: 12 out. 2019. REZENDE, Elaine R. de O. E a igreja se fez empresa: um estudo sobre a Igreja Mundial do Poder de Deus. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011. REZENDE, Elaine R. de O. O Marketing do Apóstolo. Estratégias da Igreja Mundial do Poder de Deus para conquistar o mercado religioso brasileiro. Curitiba: Prismas, 2015. ROCHA, Penha. Mídia e Religião: canal Século 21 e Rede Família. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO (INTERCOM), XXV, 2002, Salvador. Anais... Salvador: INTERCOM, 2002, p. 1-17. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/ papers/nacionais/2002/Congresso2002_Anais/2002_NP13ROCHA.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2019. RODRIGUES, Elisa. A dimensão comunicativa e a performatividade nos cultos da Igreja Mundial do Poder de Deus. Estudos de sociologia, Araraquara, v. 18, n. 34, p. 209-226, 2013. RODRIGUES, Elisa. A mão de Deus está aqui! estudo etnográfico da Igreja Mundial do Poder de Deus. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/281258>. Acesso em: 13 out. 2019. ROMERO, Paulo. Decepcionados com a graça: esperanças e frustrações no Brasil neopentecostal. São Paulo: Mundo Cristão, 2005. ROXO, Sergio. Nova indústria da fé ameaça poder da Universal do Reino de Deus: Igreja Mundial do Poder de Deus cresce e constrói templo para 150 mil fiéis. O Globo, São Paulo. 03 dez. 2011. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/nova-industria-da-fe-ameaca-poder-da-universal-do-reino-de-deus-3379198>. Acesso em: 02 jun. 2019. SALES, Gabriela D. Deus transforma catador de lixo em empresário. In: IMPD [Site institucional]. 10 jan. 2019. Disponível em: <https://impd.org.br/milagres/4781>. Acesso em: 24 jul. 2020. SALES, Gabriela D. Curada de câncer na garganta. In: IMPD [Site institucional]. 08 jan. 2020. Disponível em: <https://impd.org.br/milagres/5628>. Acesso em: 24 jul. 2020. SALES, Gabriela D. Curada da lepra. In: IMPD [Site institucional]. 04 mar. 2020. Disponível em: <https://impd.org.br/milagres/5660>. Acesso em: 24 jul. 2020. SANCHES, Mariana; MENDONÇA, Ricardo; ARINI, Juliana. Milagres e milhões. Época, Rio de Janeiro, 27 mar. 2010. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/ 0,,EMI129503-15223,00.html>. Acesso em: 30 abr. 2019. SANT’ANNA, Jaime R. Demagogia coercitiva nos discursos religiosos de Padre Agamedes, de Levantado do Chão, de José Saramago. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPLIP, XXII, 2009, Salvador. Anais... Salvador: ABRAPLIP, 2009. p. 498-514. [pdf]. SCHMIDT, Gerson. TV Brasileira: novo púlpito da igreja eletrônica. O verbo se faz imagem televisiva. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. Disponível em: <http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/2050/1/000401824-Texto%2BCompleto-0.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2019. SIMAS, Marcos R.; BITUN, Ricardo. Magia na Igreja Mundial do Poder de Deus. Ciências da Religião, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 73-93, 2016. Disponível em: <http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/9875>. Acesso em: 20 jun. 2019. SODRÉ, Muniz. A máquina de narciso: televisão, indivíduo e poder no Brasil. São Paulo: Cortez, 1990. SODRÉ, Muniz. A salvação cotada em dólar. Observatório da Imprensa, Campinas, n. 129, [n.p.], 11 jul. 2001. Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/primeiras-edicoes/a-salvao-cotada-em-dlar/>. Acesso em: 20 fev. 2020. SOUZA, Catiane R. P. de. No engraçado há “graça”? O discurso religioso na mídia e os efeitos de sentido do humor. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012. Disponível em: <http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6137>. Acesso em: 24 jul. 2020. TERRA, Kenner R. C. Teorias da linguagem e estudos do discurso: apontamentos metodológicos para uma análise do discurso religioso. Horizonte, Belo Horizonte, a. 16, n. 51, p. 1085-1106, 2018. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/ article/view/P.2175-5841.2018v16n51p1085>. Acesso em: 25 jul. 2019. TÍLIO, Rogério C. Revisitando a análise crítica do discurso: um instrumental teórico metodológico. E-scrita, Nilópolis, v. 1, n. 2, p. 86-102, 2010. Disponível em: <https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/21/pdf_19>. Acesso em: 23 nov. 2019. WEBER, Max. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981. WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. v. 1. Brasília: UnB, 1991. WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. v. 2. Brasília: UnB; São Paulo: Imprensa Oficial, 1999. WEBER, Max. Sociologia das religiões. São Paulo: Cone, 2010. WOLF, Mauro. Teorias das comunicações de massa. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. WOLTON, Dominique. Elogio do grande público: uma teoria crítica da TV. São Paulo: Ática,1996. WOLTON, Dominique. Pensar a comunicação. Brasília: UnB, 2004. WSSTORE [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: <https://www.wsstore.com.br/>. Acesso em: 10 fev. 2020. ZANINI, André. Messianismo e neopentecostalismo: Uma análise da práxis religiosa de Valdemiro Santiago na Igreja Mundial do Poder de Deus. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNeopentecostalismopt_BR
dc.subjectIgreja Mundial do Poder de Deuspt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectApóstolo Valdemiro Santiagopt_BR
dc.subjectReligiosidade midiáticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO ESPETÁCULO DA FÉ: O USO DA TELEVISÃO PELA IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Andreia Maia Fernandes.pdfTCC - Andreia Maia Fernandes3,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.