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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O ESPETÁCULO DA FÉ: O USO DA TELEVISÃO PELA IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS
metadata.dc.creator: Fernandes , Andreia Maia
metadata.dc.contributor.advisor1: Terra, Kenner Roger Cazotto
metadata.dc.contributor.referee1: Terra, Kenner Roger Cazotto
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Osvaldo Luiz
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Moab César Carvalho
metadata.dc.description.resumo: A Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD) é classificada no Brasil como neopentecostal ou “pentecostalismo de terceira onda”. Voltada para o público de baixa renda e a partir de denso investimento em veículos de comunicação de massa, especialmente televisão, a IMPD se destacou no cenário religioso nacional. A questão que orientou a pesquisa é de abordagem histórica e descritiva, desdobrando-se em duas perguntas interconectadas: como a IMPD se tornou um agente expressivo no campo pentecostal brasileiro utilizando os meios de comunicação de massa? Qual o discurso diferenciado desse novo agente religioso? O objetivo é descrever o surgimento e a expansão da IMPD como novo agente no campo religioso brasileiro, a partir do conceito de religiosidade midiática. Os objetivos corolários são: destacar as características do discurso religioso da IMPD (prosperidade, cura e libertação); e, estudar o perfil carismático (weberiano) e messiânico do fundador e líder da IMPD, o autointitulado “apóstolo” Valdemiro Santiago. Utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica sobre a temática, recorrendo teses e dissertações; publicações de autores reconhecidos; e, coleta de testemunhos de membros disponíveis no sítio web institucional da IMPD. A opção estratégica da IMPD de investir em televisão é uma forma eficiente de se notabilizar e expandir no competitivo campo religioso neopentecostal.
Abstract: The Igreja Mundial do Poder de Deus [World Church of the Power of God] (IMPD) is classified in Brazil as Neopentecostal or “third wave Pentecostalism”. Aimed at the low-income public and from dense investment in mass communication vehicles, especially television, IMPD stood out in the national religious scene. The question that guided the research is of historical and descriptive approach, unfolding into two interconnected questions: how did IMPD become an expressive agent in the Brazilian Pentecostal field using the mass media? What is the different discourse of this new religious agent? The objective is to describe the emergence and expansion of IMPD as a new agent in the Brazilian religious field, based on the concept of media religiosity. The corollary objectives are: to highlight the characteristics of the religious discourse of the IMPD (prosperity, healing and liberation); and, to study the charismatic (Weberian) and messianic profile of the founder and leader of the IMPD, the self-titled “apostle” Valdemiro Santiago. The methodology used was bibliographic review on the theme, using theses and dissertations; publications of recognized authors; and, collection of testimonies of members available on the IMPD institutional website. IMPD's strategic option to invest in television is an efficient way to stand out and expand in the competitive Neopentecostal religious field.
Keywords: Neopentecostalismo
Igreja Mundial do Poder de Deus
Televisão
Apóstolo Valdemiro Santiago
Religiosidade midiática
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Ciências da Religiões
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/390
Issue Date: 11-Nov-2020
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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