Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/389
Tipo: Dissertação
Título: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NAS PERSPECTIVAS SOBRE A ARTE E A CULTURA EM PAUL TILLICH E HANS ROOKMAAKER
Autor(es): Pereira, Rodolfo Rodrigues
Primeiro Orientador: Terra, Kenner Roger Cazotto
Primeiro membro da banca: Terra, Kenner Roger Cazotto
Segundo membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Terceiro membro da banca: Dias, Lucimeri Ricas
Resumo: Este trabalho propõe uma análise comparativa entre o pensamento de Paul Tillich e Hans Rookmaaker a respeito da religião, da cultura e da arte. É possível uma síntese entre os pensamentos desses dois autores? Onde convergem e onde divergem são o objetivo dessa pesquisa, na busca de que a partir dessa comparação, que é a metodologia, aquela síntese se torne uma base possível para que artistas e profissionais lancem mão de tal para suas produções. No primeiro capítulo são abordados a teoria e o pensamento de Tillich, quais seus conceitos a respeito de religião e cultura, como essa dialogicidade se dá em sua teologia da cultura e como ele propõe que o distanciamento entre ambas seja superado. A maneira que a arte aparece dentro dessa perspectiva é tratada nesse início, considerando tema, forma e estilo. A presença do símbolo dentro da religião e da cultura aparece em seguida, explicitando sua função e sua importância para o ser humano transitar por espaços que sem o símbolo seria inviável. O primeiro capítulo termina com a apresentação do método da correlação, que é o referencial teórico desta dissertação. Como surge esse método, quais são suas influências e maneiras como pode ser utilizado para o diálogo em fronteiras dos pensamentos encerra esse tópico. Já no segundo capítulo, surgem a teoria e o pensamento de Rookmaaker, considerando um recorte histórico de como foi configurado o neocalvinismo na Holanda, como era a realidade desse país e quem foram pensadores importantes nessa vertente, de onde surge a proposta da cosmovisão cristã que tem como fundamento a tríade “criação-queda-redenção”. Rookmaaker aparece como expoente nesse momento e sua percepção sobre a arte e o sagrado é analisada. Como ele compreende a atuação do cristão dentro da realidade da sociedade, como esse pode agir dentro das esferas de lei sugeridas por Dooyeweered, onde a estética e a beleza são encaixadas e, a partir da cultura, o artista pode agir para a transformação dela, sendo lida pelo autor como o campo de redenção. Ainda é trabalhada a forma que Rookmaaker percebe a arte moderna como evidência da morte de uma cultura, em que mais uma vez ele entende que pode haver mudanças por conta de uma atuação bem realizada. Por fim, o terceiro capítulo traz um diálogo entre as duas vertentes, percebendo onde elas se encontram, considerando o momento histórico em comum dos dois teólogos e filósofos, seus olhares sobre a cultura, sobre a verdade e sobre a impossibilidade de lidar com seriedade a temática sem que o dualismo entre religião e cultura seja superado; onde as vertentes se desencontram, no axioma da cosmovisão neocalvinista em debate com o existencialismo, na compreensão a respeito da arte moderna e, também, na preocupação da estética que Rookmaaker tem, e que para Tillich não é o ponto principal. O que encerra o terceiro capítulo é uma síntese dos dois pensamentos, que é construída na fronteira desse encontro e que pode servir como uma base para profissionais dentro da arte transmitirem mensagens que podem corroborar com a construção de uma sociedade melhor, seja dentro da educação formal ou em formas artísticas variadas que o público seja conduzido à reflexão de problemáticas presentes no mundo hodierno.
Resumo Alternativo: This paper proposes a comparative analysis of Paul Tillich and Hans Rookmaaker’s thoughts towards religion, culture and arts. Is it possible a syntheses between the thoughts of these two authors? Where they converge and diverge is this research's point, in the search that from this comparison, that is the methodology, that syntheses become a possible foundation to enable possible artists and professionals to use it on their work. In the very first chapter the theory and the thought of Tillich are approached. His concepts regarding religion and culture asthe dialogue takes place in his theology of culture and how he implie that the distance between both relegion and culture are overcome. It is argued the way that art appears within this perspective in the beginning of this chapter, considering theme, shape and style. The presence of a symbol within religion and culture appears right next, explaining its function and its importance for the human being to move through spaces where the lack of that symbol would be impracticable. The first chapter is ended with the presentation of the correlation method, which is the theoretical framework of this study. As he suggests, what are those influences and ways in which they can be used for dialogue at the frontiers of thoughts closes this topic. In the second chapter, Rookmaaker's theory and thinking arises, considering a historical outline of how neocalvinism was shaped in The Netherlands, what was the reality of that country and who were those important thinkers on this part, from where the proposal of the Christian worldview that has the triad creation-fall-redemption as the foundation of it. Rookmaaker appears as an exponent at that moment and his perception of art and the sacred is analysed. How he understands the Christian's performance within the reality of society, as it can act within the spheres of law suggested by Dooyeweered, where aesthetics and beauty are seated, and from the culture of the artist can act to transform it, whereas it can be read by the author as the field of redemption.The way in which Rookmaaker perceives modern art as evidence of the death of a culture is still worked on, where once again he understands that there may be changes due to a well performed performance. Lastly, the third chapter brings a dialogue between the two parts, realising where they are found, considering the common historical moment of the two theologians and philosophers, their views on culture, on the truth and on the impossibility of dealing seriousness with thematic without overcoming the dualism between religion and culture; where the parts are not meeting, in the axiom of the neocalvinist worldview in debate with existentialism, in the understanding of modern art as well as in the concern for aesthetics that Rookmaaker has once for Tillich it is not the main point. What closes the third chapter is a synthesis of the two thoughts, which is built on the border of this meeting and which may be served as a basis for professionals within arts to transmit messages that can collaborate with the construction of a better society, whether within formal education or in varied artistic forms where the public is led to reflect on problems present in the modern world.
Palavras-chave: Religião
Cultura
Arte
Tillich
Rookmaaker
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/389
Data do documento: 9-Nov-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rodolfo Rodrigues Pereira.pdfTCC - Rodolfo Rodrigues Pereira12,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.