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dc.contributor.advisor1Terra, Kenner Roger Cazotto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.contributor.referee1Terra, Kenner Roger Cazotto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee3Freitas , Eliane Maura Littig Milhomem de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768969420465227pt_BR
dc.creatorRohem, Isabel Cristina Boechat-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9146510137388185pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-06T19:25:27Z-
dc.date.available2020-10-14-
dc.date.available2022-06-06T19:25:27Z-
dc.date.issued2020-10-14-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/387-
dc.description.abstractThe present work has as its theme the importance of playfulness for the learning of Religious Education and its proposal aims to present Religious Education from a new perspective, promoting the insertion of playfulness in the context of classrooms, failing to show the rigor of the classes. Traditional Religious Education, developing a playful proposal. Thus, there tends to be a greater concern for valuing the diversity of religious manifestations, allowing ludic activities to be added to classes, making them more attractive and interactive. The research aims to investigate the importance of Religious Education in schools through playful methodologies, seeking to understand and question the importance of these activities for the teaching and learning process. The elaboration and development of the work was based on a bibliographic research developed through a descriptive and qualitative approach. The work proposal will have as theoretical support the theories, concepts of renowned scientific works, in order to understand the favorable points of inserting the ludic as a differential pedagogical proposal. In short, it is understood that the religious text, like other representations, seeks to understand the needs of the individual through a symbolic, metaphorical language, and the sacred texts when presented in a playful way can function as the conduction of theory to practice within of discipline in Religious Education.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traz como tema a importância do lúdico para a aprendizagem do Ensino Religioso e sua proposta visa apresentar o Ensino Religioso a partir de uma nova perspectiva, promovendo a inserção do lúdico no contexto das salas de aulas, deixando de evidenciar o rigor das aulas tradicionais de Ensino Religioso, desenvolvendo uma proposta lúdica. Dessa forma tende a ocorrer uma preocupação maior de valorização da diversidade das manifestações religiosas possibilitando que as atividades lúdicas sejam agregadas às aulas, tornando-as mais atraentes e interativas. A pesquisa tem por objetivo investigar a importância do Ensino Religioso nas escolas por meio de metodologias lúdicas, buscando compreender e questionar a importância dessas atividades para o processo de ensino e aprendizagem. A elaboração e desenvolvimento do trabalho fez-se a partir de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida por meio de uma abordagem descritiva e caráter qualitativo. A proposta de trabalho terá como suporte teórico as teorias, conceitos de obras cientificas de renome, a fim de entender os pontos favoráveis de se inserir o lúdico como proposta pedagógica diferencial. Em suma, entende-se que o texto religioso, a exemplo das outras representações, procura entender as necessidades do indivíduo por meio de uma linguagem simbólica, metafórica, e os textos sagrados quando apresentados de forma lúdica podem funcionar como condução da teoria à prática dentro da disciplina no Ensino Religioso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luana Cordeiro Ribeiro (luana@faculdadeunida.com.br) on 2022-06-06T19:25:27Z No. of bitstreams: 1 TCC - Isabel Cristina Boechat Rohem.pdf: 5080356 bytes, checksum: 6b6863333301801437bb95763d39fdab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-06T19:25:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Isabel Cristina Boechat Rohem.pdf: 5080356 bytes, checksum: 6b6863333301801437bb95763d39fdab (MD5) Previous issue date: 2020-10-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA A APRENDIZAGEM DO ENSINO RELIGIOSOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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