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Tipo: Dissertação
Título: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA A APRENDIZAGEM DO ENSINO RELIGIOSO
Autor(es): Rohem, Isabel Cristina Boechat
Primeiro Orientador: Terra, Kenner Roger Cazotto
Primeiro membro da banca: Terra, Kenner Roger Cazotto
Segundo membro da banca: Gonçalves, José Mário
Terceiro membro da banca: Freitas , Eliane Maura Littig Milhomem de
Resumo: O presente trabalho traz como tema a importância do lúdico para a aprendizagem do Ensino Religioso e sua proposta visa apresentar o Ensino Religioso a partir de uma nova perspectiva, promovendo a inserção do lúdico no contexto das salas de aulas, deixando de evidenciar o rigor das aulas tradicionais de Ensino Religioso, desenvolvendo uma proposta lúdica. Dessa forma tende a ocorrer uma preocupação maior de valorização da diversidade das manifestações religiosas possibilitando que as atividades lúdicas sejam agregadas às aulas, tornando-as mais atraentes e interativas. A pesquisa tem por objetivo investigar a importância do Ensino Religioso nas escolas por meio de metodologias lúdicas, buscando compreender e questionar a importância dessas atividades para o processo de ensino e aprendizagem. A elaboração e desenvolvimento do trabalho fez-se a partir de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida por meio de uma abordagem descritiva e caráter qualitativo. A proposta de trabalho terá como suporte teórico as teorias, conceitos de obras cientificas de renome, a fim de entender os pontos favoráveis de se inserir o lúdico como proposta pedagógica diferencial. Em suma, entende-se que o texto religioso, a exemplo das outras representações, procura entender as necessidades do indivíduo por meio de uma linguagem simbólica, metafórica, e os textos sagrados quando apresentados de forma lúdica podem funcionar como condução da teoria à prática dentro da disciplina no Ensino Religioso.
Resumo Alternativo: The present work has as its theme the importance of playfulness for the learning of Religious Education and its proposal aims to present Religious Education from a new perspective, promoting the insertion of playfulness in the context of classrooms, failing to show the rigor of the classes. Traditional Religious Education, developing a playful proposal. Thus, there tends to be a greater concern for valuing the diversity of religious manifestations, allowing ludic activities to be added to classes, making them more attractive and interactive. The research aims to investigate the importance of Religious Education in schools through playful methodologies, seeking to understand and question the importance of these activities for the teaching and learning process. The elaboration and development of the work was based on a bibliographic research developed through a descriptive and qualitative approach. The work proposal will have as theoretical support the theories, concepts of renowned scientific works, in order to understand the favorable points of inserting the ludic as a differential pedagogical proposal. In short, it is understood that the religious text, like other representations, seeks to understand the needs of the individual through a symbolic, metaphorical language, and the sacred texts when presented in a playful way can function as the conduction of theory to practice within of discipline in Religious Education.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Lúdico
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/387
Data do documento: 14-Out-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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