Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/386
Tipo: | Dissertação |
Título: | A PSICOLOGIA DA RELIGIÃO: A RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO ESCOLAR |
Autor(es): | Guerra, Hudson Holanda |
Primeiro Orientador: | Santos, Francisco de Assis Souza dos |
Primeiro membro da banca: | Santos, Francisco de Assis Souza dos |
Segundo membro da banca: | Gonçalves, José Mário |
Terceiro membro da banca: | Pedrosa, Juliana Marcondes |
Resumo: | Este trabalho trata da Psicologia da Religião com enfoque na relação entre psicologia da educação e formação escolar. A Psicologia tem como foco o ser humano, sendo a religiosidade, criação da humanidade. A forma como o sagrado é abordado no contexto das culturas é reconhecida como religião, sendo assim, por se tratar de uma criação humana é um produto da Psicologia, o que requer a compreensão desse produto do sujeito. Este estudo teve como objetivo geral buscar respostas quanto à importância da contribuição da psicologia na efetivação do Ensino Religioso, ao possibilitar o trabalho interdisciplinar, espera-se contribuir para que essa aprendizagem tenha significado efetivo para os alunos. A disciplina de Ensino Religioso enfrenta um significativo número de desafios para conquistar espaço e reconhecimento no cenário educacional, destacando a relevância de se promover um acompanhamento mais detalhado da interdisciplinaridade na promoção da docência, visto que o ensino religioso apresenta relevante influência no contexto da interdisciplinaridade, levando-se em consideração se tratar de uma disciplina que detém vínculos de conteúdos que se relacionam com as demais disciplinas. É neste contexto que se insere o presente estudo, o qual trata da psicologia da religião, identificando os pressupostos pedagógicos e epistemológicos destes componentes curriculares. Compreendendo-se ainda como o Ensino Religioso pode ser ofertado de forma interdisciplinar com a contribuição da psicologia e identificar como o Ensino Religioso escolar, somado às contribuições da psicologia, poderá contribuir para gerar uma aprendizagem significativa ao discente. Para tanto, a captação de dados para este trabalho, deu-se por meio de pesquisas em livros, teses, revistas, monografias, dados públicos, jornais, propagandas, jurisprudências, sentenças, leis, projeto de leis, principalmente, na legislação brasileira. |
Resumo Alternativo: | This work deals with the Psychology of Religion with a focus on the relationship between educational psychology and school education. Psychology focuses on the human being, being religiosity the creation of humanity. The way in which the sacred is approached in the context of cultures is recognized as a religion, therefore, because it is a human creation it is a product of Psychology, which requires an understanding of this product of the subject. This study had the general objective of seeking answers as to the importance of the contribution of psychology in the realization of Religious Education, by enabling interdisciplinary work, it is expected to contribute so that this learning has an effective meaning for students. The Religious Education discipline faces a significant number of challenges to gain space and recognition in the educational scenario, highlighting the relevance of promoting a more detailed monitoring of interdisciplinarity in the promotion of teaching, since religious education has a relevant influence in the context of interdisciplinarity, taking into account that it is a discipline that has content links that relate to other disciplines. It is in this context that the present study is inserted, which deals with the psychology of religion, identifying the pedagogical and epistemological assumptions of these curricular components. Understanding how Religious Education can be offered in an interdisciplinary way with the contribution of psychology and identify how school Religious Education, added to the contributions of psychology, can contribute to generate meaningful learning for the student. To this end, the data collection for this work was done through research in books, theses, magazines, monographs, public data, newspapers, advertisements, jurisprudence, sentences, laws, bill of laws, mainly in Brazilian legislation. |
Palavras-chave: | Ensino Religioso Interdisciplinaridade Psicologia da Religião |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/386 |
Data do documento: | 9-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Hudson Holanda Guerra.pdf | TCC - Hudson Holanda Guerra | 2,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.