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dc.contributor.advisor1Santos, Francisco de Assis Souza dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Francisco de Assis Souza dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee3Pedrosa, Juliana Marcondes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9107526288043362pt_BR
dc.creatorGuerra, Hudson Holanda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3083696055181241pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-06T18:55:27Z-
dc.date.available2020-10-09-
dc.date.available2022-06-06T18:55:27Z-
dc.date.issued2020-10-09-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/386-
dc.description.abstractThis work deals with the Psychology of Religion with a focus on the relationship between educational psychology and school education. Psychology focuses on the human being, being religiosity the creation of humanity. The way in which the sacred is approached in the context of cultures is recognized as a religion, therefore, because it is a human creation it is a product of Psychology, which requires an understanding of this product of the subject. This study had the general objective of seeking answers as to the importance of the contribution of psychology in the realization of Religious Education, by enabling interdisciplinary work, it is expected to contribute so that this learning has an effective meaning for students. The Religious Education discipline faces a significant number of challenges to gain space and recognition in the educational scenario, highlighting the relevance of promoting a more detailed monitoring of interdisciplinarity in the promotion of teaching, since religious education has a relevant influence in the context of interdisciplinarity, taking into account that it is a discipline that has content links that relate to other disciplines. It is in this context that the present study is inserted, which deals with the psychology of religion, identifying the pedagogical and epistemological assumptions of these curricular components. Understanding how Religious Education can be offered in an interdisciplinary way with the contribution of psychology and identify how school Religious Education, added to the contributions of psychology, can contribute to generate meaningful learning for the student. To this end, the data collection for this work was done through research in books, theses, magazines, monographs, public data, newspapers, advertisements, jurisprudence, sentences, laws, bill of laws, mainly in Brazilian legislation.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata da Psicologia da Religião com enfoque na relação entre psicologia da educação e formação escolar. A Psicologia tem como foco o ser humano, sendo a religiosidade, criação da humanidade. A forma como o sagrado é abordado no contexto das culturas é reconhecida como religião, sendo assim, por se tratar de uma criação humana é um produto da Psicologia, o que requer a compreensão desse produto do sujeito. Este estudo teve como objetivo geral buscar respostas quanto à importância da contribuição da psicologia na efetivação do Ensino Religioso, ao possibilitar o trabalho interdisciplinar, espera-se contribuir para que essa aprendizagem tenha significado efetivo para os alunos. A disciplina de Ensino Religioso enfrenta um significativo número de desafios para conquistar espaço e reconhecimento no cenário educacional, destacando a relevância de se promover um acompanhamento mais detalhado da interdisciplinaridade na promoção da docência, visto que o ensino religioso apresenta relevante influência no contexto da interdisciplinaridade, levando-se em consideração se tratar de uma disciplina que detém vínculos de conteúdos que se relacionam com as demais disciplinas. É neste contexto que se insere o presente estudo, o qual trata da psicologia da religião, identificando os pressupostos pedagógicos e epistemológicos destes componentes curriculares. Compreendendo-se ainda como o Ensino Religioso pode ser ofertado de forma interdisciplinar com a contribuição da psicologia e identificar como o Ensino Religioso escolar, somado às contribuições da psicologia, poderá contribuir para gerar uma aprendizagem significativa ao discente. Para tanto, a captação de dados para este trabalho, deu-se por meio de pesquisas em livros, teses, revistas, monografias, dados públicos, jornais, propagandas, jurisprudências, sentenças, leis, projeto de leis, principalmente, na legislação brasileira.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-06T18:55:27Z No. of bitstreams: 1 TCC - Hudson Holanda Guerra.pdf: 2196975 bytes, checksum: f79491490b639e66dcc59ffba6aa688c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-06T18:55:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Hudson Holanda Guerra.pdf: 2196975 bytes, checksum: f79491490b639e66dcc59ffba6aa688c (MD5) Previous issue date: 2020-10-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectPsicologia da Religiãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA PSICOLOGIA DA RELIGIÃO: A RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO ESCOLARpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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