Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/385
Tipo: Dissertação
Título: A IDENTIDADE DO/A CATEQUISTA NO SÉCULO XXI: O EQUILÍBRIO ENTRE A BUSCA DO SABER RELIGIOSO E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Autor(es): Oliveira, Frederico Pecorelli de
Primeiro Orientador: Stephanini, Valdir
Primeiro membro da banca: Stephanini, Valdir
Segundo membro da banca: Brotto, Julio Cezar de Paula
Terceiro membro da banca: Mattos, Lucia Alves Faria
Resumo: A problematização realizou-se por meio da pergunta: O que se deve incluir em uma formação para catequista cuja identidade transita nas movências entre educador(a), evangelizador(a) e catequista na constante formação de identidade? Os pressupostos do estudo residem no (a) catequista, sob contexto em um ambiente religioso: (i) é expressa uma identidade móvel ora como evangelizador(a), ora como educador(a) que, (ii) expressa no discurso e ação a imanência de sua identidade sob as fronteiras do diálogo entre a sabedoria tradicional religiosa e o conhecimento científico, nos quais solicita que esse conhecimento que vai ajudar na sua prática seja do repertório produzido pelas Ciências das Religiões, auxiliando o (iii) processo decisório, que adiciona elementos resultantes do diálogo entre a sabedoria tradicional religiosa e do conhecimento científico, no qual (iv) visa-se serem resgatadas memórias das didáticas, sob seu julgamento, exitosas, conduzindo a incorporar saberes docentes para ensinar a fé. Objetivo geral é compreender como o ser catequista percebe a formação de sua identidade. Especificamente espera-se compreender sua percepção enquanto catequista, diante do ambiente catequese, entender o que é ser catequista dentro do seu chamado/missão, entender seu lugar no híbrido de ser educador, evangelizador e catequista, identificar, sob o ponto de vista dos próprios catequistas, quais aspectos deveriam conter em uma formação na modalidade de um curso/oficina. A pesquisa efetivou-se através da revisão bibliográfica, questionário, uso de software MaxQDA. Os teóricos consultados foram Alberich (2004), Marques (1952), Delors (1998), Carmo (2016a), Charlot (2000). No primeiro capítulo é realizada a conexão e análise da discussão teórica. No segundo capítulo seguindo a organização do pensamento por meio do julgar. Por fim, no último capítulo é realizado um debate entre os teóricos por meio de eixos de análise compreensiva. Produto didático da pesquisa se efetiva em uma formação na plataforma Moodle 3.9.
Resumo Alternativo: The problematization took place through the question: what should be included in a formation for catechists whose identity transits in the movements between educator, evangelizer and catechist in the constant formation of identity? The presupposedof the study dwell in the catechist, about context in a religious environment: (i) is expressed a mobile identity, sometimes as an evangelizer, sometimes as an educator, who, (ii) expressed in the discourse and action the immanence of his identity under the borders of the dialogue between traditional religious knowledge and scientific knowing, in which he asks that this knowledge that will help in his practice be from the repertoire produced by the Sciences of Religions, assist the (iii) decision-making process that adds elements resulting from the dialogue between traditional religious knowledge and scientific knowing, in which, (iv) aims to memories of didactics are identified, under their judgment, leading to incorporating teaching knowledge to teach the faith. General objective: comprehend how the catechist perceives the formation of his identity. Specific objectives : comprehend his perception as a catechist, given the catechesis environment; and know what it means to be a catechist within your calling / mission; know its place in the hybrid of being an educator, evangelizer and catechist; to identify, from the point of view of the catechists themselves, which aspects they should contain in a formation, in the form of a course / workshop. The research was carried bibliographic review, questionnaire, using MaxQDA. The literature review: Alberich (2004), Marques (1952), Delors (1998), Carmo (2016a), Charlot ( 2000). In the first chapter, the connection and analysis of the theoretical discussion of the vision of the theorists of the formation of the catechist's identity. In the second chapter, following the organization of thought judging. Finally, in the last chapter, a debate is held between theorists through axes of comprehensive analysis. Didactic product of research is effective in an training on the Moodle 3.9 platform.
Palavras-chave: Catequista
Educação Continuada
Ciências das Religiões e Identidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/385
Data do documento: 28-Ago-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Frederico Pecorelli de Oliveira.pdfTCC - Frederico Pecorelli de Oliveira4,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.