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Tipo: Dissertação
Título: HISTÓRIA DO ENSINO RELIGIOSO BRASILEIRO: DO PERÍODO COLONIAL À REPÚBLICA
Autor(es): GALVÊAS, MARIA DE FÁTIMA PIMENTEL PEREIRA
Primeiro Orientador: Brotto, Julio Cezar de Paula
Primeiro membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Segundo membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Terceiro membro da banca: Brotto, Julio Cezar de Paula
Resumo: A presente pesquisa surge da percepção da autora, que na condição de professora da disciplina de História em uma Escola Pública com atuação nos ensinos Fundamental e Médio percebe que uma prática em que seja fortalecida a inclusão social por meio do Ensino Religioso deve, necessariamente, potencializar o conhecimento da História e da Cultura Brasileira. Muito se tem discutido acerca da inclusão e permanência do Ensino Religioso na matriz curricular da Escola Pública, com propostas variadas de aproximação ao objeto de estudo. Nesta dissertação, alinhada com sua Área de Concentração, Religião e Sociedade, bem como, com sua Linha de Pesquisa, Religião e Esfera Pública, propôs-se analisar a temática Educação e Religião através do olhar da História com a contribuição das Ciências das Religiões. Para alcançar seu objetivo a pesquisa se caracterizou metodologicamente como uma revisão bibliográfica, ficando circunscrita à apresentação de um breve histórico do Ensino Religioso na educação brasileira, percorrendo o Período Colonial, o Período Imperial e o Período Republicano. Também foi de compreensão da pesquisadora que seria necessário apresentar os Modelos de Ensino Religioso, tradicionalmente, propostos no Brasil, a saber: o Modelo Catequético, o Modelo Teológico e o Modelo das Ciências das Religiões. Por fim a pesquisa demonstrou que as contribuições das Ciências das Religiões para o Ensino Religioso superam as demais propostas pelo fato de que o valor do estudo da Religião através dos referenciais propostos pelas Ciências das Religiões ofertam bases para uma formação cidadã, ética e dialógica dos alunos e das alunas.
Resumo Alternativo: The present research arises from the perception of the author, who, as a teacher of History in a Elementary Public School, realizes that a practice in which social inclusion through Religious Education should be strengthened necessarily by the knowledge of the Brazilian History and Culture. Much has been discussed about the inclusion and permanence of Religious Education in the curricular matrix of the Public School, with varied proposals of approach to the object of study. In this dissertation, aligned with its Area of Concentration, Religion and Society, as well as, with its Research Line, Religion and Public Sphere, it was proposed to analyze the theme Education and Religion through the look of History with the contribution of the Sciences of Religions. To reach its objective, the research was methodologically characterized as a bibliographical revision, being limited to the presentation of a brief history of Religious Education in Brazilian education, covering the Colonial Period, the Imperial Period and the Republican Period. It was also the understanding of the researcher that it would be necessary to present the Models of Religious Education, traditionally proposed in Brazil, namely: the Catechetical Model, The Theological Model and the Religious Sciences Model. Finally, the research showed that the contributions of the Sciences of Religions to Religious Education surpass the others proposed by the fact that the value of the study of Religion through the references proposed by the Sciences of Religions offer bases for a citizen, ethical and dialogic formation of the students.
Palavras-chave: História, Ensino Religioso, Escola Pública, Ciências das Religiões.
History, Religious Education, Public School, Religious Studies.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ABREU, Gilton. O ensino religioso como instrumento para minimizar as desigualdades sócio-educacionais no contexto escolar. 2017. Dissertação (Mestrado). Escola Superior de Teologia. Programa de Pós-Graduação em Teologia. São Leopoldo, 2009, 68 f. Disponível em: <http://tede.est.edu.br/tede/tde_arquivos/1/TDE-2009-10-26T190651Z-154/Publico/abreu _g_tmp81.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2017. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006. CUNHA, Clera de Faria Barbosa. Exclusão escolar: concepção de professores (as) de uma escola pública inclusiva. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC. Barbacena, 2009. BAUMAN, Zygmunt. Capitalismo parasitário. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010. BOFF, Leonardo. Ética da vida. Rio de Janeiro: Sextante, 2005. BRASIL. Constituição Federal de 16 de Julho de 1934. 1934 [n.p.]. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/38
Data do documento: 20-Nov-2017
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