Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/379
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Francisco de Assis Souza dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Ronivaldo Moreira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4487157243728765pt_BR
dc.creatorKruger, Ana Paula Boone-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0775518845997487pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-03T19:46:20Z-
dc.date.available2020-09-20-
dc.date.available2022-06-03T19:46:20Z-
dc.date.issued2020-08-20-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/379-
dc.description.abstractThis study has as main objective to measure the effects, positive and/or negative, resulting from the field of influences between social networks and Religious Education, according to the opinion of Elementary School teachers, in Vila Velha (ES). Therefore, the problem question to be answered at the end of this study is: what is the perception of teachers in relation to YouTube as a didactic resource for mediation between Religious Education and Elementary School students? Among the arguments that justify the accomplishment of this work, it is that, from the angle of social relevance, the study is based on the belief that the school is one of the main vehicles of information in the different teaching and learning methods, and should be used to bring knowledge to students, and adhere to the modern tools that technology provides, which can be useful, as they allow to increase the teaching and learning process, making classes more attractive and facilitating teachers daily lives. The research still finds justification in the importance of looking for ways to analyze the effects of technological tools in the educational routine, aiming to identify the most relevant aspects, to motivate the positive points, and to minimize the negative points, which, certainly, will confer greater effectiveness to that process. From a theoretical and methodological point of view, this research also finds justifications for its realization in the importance of knowing the local effects of the field of influences between YouTube and Religious Education, with regard to Elementary Education, in the municipal schools of Vila Velha (ES). With regard to methodological aspects, this study was carried out by combining theoretical and bibliographic research and field research with teachers belonging to the municipality of Vila Velha (ES). For this, the following lines of study were used: bibliographic research and field research. As for the methodology, this study consists of a quali-quantitative research, being classified as quali-quantitative, due to the objectives, whose classification is applied because it provides greater intimacy with the problem.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por principal objetivo mensurar os efeitos, positivos e/ou negativos, decorrentes do campo de influências entre as redes sociais e o Ensino Religioso, conforme a opinião dos/as professores/as do Ensino Fundamental II, em Vila Velha (ES). Diante disso, a questão-problema a ser respondida ao final deste estudo é: qual a percepção dos professores em relação ao YouTube como recurso didático para mediação entre o Ensino Religioso e os alunos do Ensino Fundamental? Dentre os argumentos que justificam a realização deste trabalho, tem-se que, pelo ângulo da relevância social, o estudo se baseia na crença de que a escola seja um dos principais veículos de informação nos diferentes métodos de ensino e de aprendizagem, devendo ser usada para levar conhecimento aos alunos, e aderir às modernas ferramentas que a tecnologia disponibiliza, as quais podem ser úteis, pois permitem incrementar o processo ensino e aprendizagem, tornando as aulas mais atrativas e facilitando o cotidiano dos professores. A pesquisa ainda encontra justificativa na importância de buscar formas de analisar os efeitos das ferramentas tecnológicas no cotidiano educacional, visando a identificar os aspectos mais relevantes, para motivar os pontos positivos, e minimizar os pontos negativos, o que, por certo, irá conferir maior eficácia a esse processo. Do ponto de vista teórico-metodológico, essa pesquisa também encontra justificativas para a sua realização na importância de se conhecerem os efeitos locais do campo de influências entre o YouTube e o Ensino Religioso, no que tange ao Ensino Fundamental, nas escolas municipais de Vila Velha (ES). No que diz respeito aos aspectos metodológicos, este estudo foi realizado por meio da combinação de pesquisa teórico-bibliográfica e pesquisa de campo junto a professores pertencentes ao município de Vila Velha (ES). Para tanto, fez-se uso das seguintes linhas de estudo: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Quanto à metodologia, este estudo se constitui de pesquisa de caráter quali-quantitativo, sendo classificada como quali-quantitativa, devido aos objetivos, cuja classificação se aplica por propiciar maior intimidade com o problema.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-03T19:46:20Z No. of bitstreams: 1 TCC - Ana Paula Boone Kruger.pdf: 3247357 bytes, checksum: cc968ce4efea4cadfb2b51d83bbd81ad (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-03T19:46:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Ana Paula Boone Kruger.pdf: 3247357 bytes, checksum: cc968ce4efea4cadfb2b51d83bbd81ad (MD5) Previous issue date: 2020-08-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesABREU, Sandra Elaine Aires de. O ensino da escrita, da leitura, do cálculo e da doutrina religiosa nas escolas de primeiras letras da província de Goiás no século XIX. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n. 18, p. 13-48, set./dez. 2008. Disponível em: <http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/87>. Acesso em: 10 mar. 2019. ALMEIDA, I. D. A.; BEZERRA DA SILVA, J. C.; DA SILVA JUNIOR, S. A.; BORGES, L. M. Tecnologias e Educação: O Uso do YouTube na Sala de Aula. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2., 2015, Campina Grande. Anais [...]. 2015. ALMEIDA, Marcos Inácio Severo de; COELHO, Ricardo Limonji França; CAMILO-JÚNIOR, Celso Gonçalves; GODOY, Rafaella Martins Feitosa de. Quem lidera sua opinião? Influência dos formadores de opinião digitais no engajamento. RAC – Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, p. 115-137, jan./fev. 2018. ÁLVARES, Gabriela Medina. A prática pedagógica em educação religiosa mediante as mídias: cinema e informática. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS. Anais... CIET/EnPED– Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento, 2018. ALVES, Rubens. O que é religião? São Paulo: Loyola, 2002. AMARAL, Diana Elizabette Lima do; RAMOS, Jeannette Filomeno Pouchain. Mediação de conflitos no ambiente escolar para promover a cultura de paz. Revista Conhecer: debate entre o público e o privado, v. 8, n. 21, p. 24-44, 2018. ARAGÃO, Gilbraz; SOUZA, Mailson. Transdisciplinaridade, o campo das ciências da religião e sua aplicação ao Ensino Religioso. Revista Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 58, n. 1, p. 42-56, jan./jun. 2018. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. São Paulo: Moderna, 1996. AZZI, Riolando. História da igreja no Brasil. Tomo II. Petrópolis: Vozes, 2002. BARBIERI JUNIOR, Walter. A troca racional com Deus: a teologia da prosperidade praticada pela Igreja Universal do Reino de Deus, analisada pela perspectiva da teoria da escolha racional. 2007. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. BARROS, Glhevysson dos Santos; SOARES, Jurema Rosa Lopes; SANTOS, Caroline Delfino dos. Intolerância religiosa e mídias digitais: o debate interdisciplinar em foco. RPI – Revista de Pesquisa Interdisciplinar, v. 4, n. 1, p. 1-15, 2019. BONAVIDES, Paulo; AMARAL, Roberto. Textos políticos da História do Brasil, v. IX. Brasília: Senado Federal, 1996. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Educação é base. Brasília: MEC, 2015. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 20 mai. 2020. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. BRASIL. Constituição Política do Império do Brasil, 1824. Artigo 179 alíneas 32 e 33. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm>. Acesso em: 10 mar. 2019. BRASIL. Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso – parâmetros curriculares nacionais: Ensino Religioso. São Paulo: AM Edições, 1997. BRASIL. Lei Federal n. 9.394/96 – Diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1996. BRASIL. Lei Federal n. 9.475/97 – Dá nova redação ao artigo 33 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1997. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil.3/leis/L9394.htm>. Acesso em: 10 mar. 2019. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição Brasileira de 1937. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao46.htm>. Acesso em: 10 mar. 2019. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, 1891. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ constituicao/constituicao91.htm>. Acesso em: 10 mar. 2019. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, 1934. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ constituicao/constituicao34.htm>. Acesso em: 10 mar. 2019. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil, 1967. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/c onstituicao/constituicao67.htm>. Acesso em: 10 mar. 2019. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao.htm>. Acesso em: 10 mar. 2019. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 9.475. Brasília, 22 jul. 1997. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ Leis/l9475.htm>. Acesso em: 10 mar. 2019. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição Política do Império do Brasil, 1824. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao24.htm>. Acesso em: 10 mar. 2019. BREGALDA, Regiano. Educar para o cuidado: um desafio contemporâneo. Passo Fundo: UPF, 2015. BUDKE, Sidnei. Mídia & religião: conflitos e oportunidades do diálogo inter-religioso no ciberespaço. Anais do Congresso Estadual de Teologia. São Leopoldo, EST, p. 560-576, 2016. CALDEIRA NETO, Odilon. Memória e justiça: o negacionismo e a falsificação da história. Revista Antíteses, v. 2, n. 4, p. 1097-1123, jul./dez. 2009. CAMPOS, Leonildo Silveira. Raízes históricas, sociais e teológicas do movimento pentecostal. Revista Simpósio, São Paulo, ASTE, n. 48, p. 44-47, 2008. CÂNDIDO, Viviane Cristina. Do Ensino Religioso ao estudo da religião: uma proposta epistemológica. Revista Interações – Cultura e Comunidade, São Paulo, v. 4, n. 5, p. 229-244, 2009. CARLETTI, Anna. O internacionalismo vaticano e a nova ordem mundial a diplomacia pontifícia da Guerra Fria aos nossos dias. Brasília: FUNAG, 2012. CARON, Lurdes (Org.). O Ensino Religioso na Nova LDB. Petrópolis: Vozes, 1997. CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. CASTRO, Raimundo Márcio Mota de. Tocar em frente as ensinhanças da dúvida: a busca da identidade do Ensino Religioso. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2009. CASTRO, Ricardo Figueiredo de. O negacionismo no holocausto: pseudo-história e história pública. Revista Resgate, v. 22, n. 28, p. 5-12, jul./dez. 2014. COSTA, Marisa Vorraber (Org.). A educação na cultura da mídia e do consumo. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. CURY, Carlos Roberto Jamil e outros. A relação educação-sociedade-Estado pela mediação jurídico-constitucional. In: FAVERO, Osmar (Org). A educação nas constituintes brasileiras: 1823-1988. São Paulo: Autores Associados, 2001 CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino religioso e escola pública: o curso histórico de uma polêmica entre a igreja e o estado no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 17, p. 20-37, jun. 1993. DANTAS, Douglas Cabral. O Ensino Religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã. Horizonte: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 112-124, 2004. FERRARI, Odêmio António. A Igreja Universal do Reino de Deus e o exercício do poder. São Paulo: Ave-Maria, 2007. FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. Ensino religioso. Petrópolis: Vozes, 1994. FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. O Ensino Religioso no Brasil: tendências, conquistas e perspectivas. Petrópolis: Vozes, 1996. FIORIN, José Luiz. Da necessidade de distinção entre texto e discurso. In: SOUZA-E-SILVA, Beth Brait Maria Cecília. Texto ou Discurso. São Paulo: Contexto, 2012. FIORIN, José Luiz. Percurso gerativo de sentido. In: FIORIN, José Luiz. Elementos de análise de discurso. São Paulo: Contexto, 2005. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GOMES, Karolayne; NEVES, Manoella; PEREIRA, Deriky. O poder dos influenciadores digitais sobre a sociedade do consumo por meio do Instagram. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO, 21., São Luís 2019. GONÇALVES, Daniel Abreu; PRATES, Daniela Medeiros de Azevedo. O Ensino Religioso na rede pública de ensino: (re)abrindo o debate. Revista Thema, IFSul, Charqueadas, v. 15, n. 4, p. 1318-1334, 2018. JAMES, William. As variedades da experiência religiosa. São Paulo: Cultrix, 1995. JEZLER, Prisacila Wândega. Os influenciadores digitais na sociedade de consumo: uma análise acerca da responsabilidade civil perante a publicidade ilícita. 2017. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Programa Graduação em Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. JORGE, Wellington Junior; TERUYA, Teresa Kazuko; SOUZA, Izaque Pereira de. Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): possibilidades de desafios. Canoas: ULBRA, 2017. Disponível em: <http://www.sbece.com.br/resources/anais/7/ 1495548082_ARQUIVO_Ensinoreligiosonabasenacionalcomumcurricular(BNCC).pdf>. Acesso em: 10 mar. 2019. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira; HOLANDA, Ângela Maria Ribeiro. Ensino religioso: aspecto legal e curricular. São Paulo: Paulinas, 2007. JUNQUEIRA, Sérgio. A presença do Ensino Religioso no contexto da educação. In: JUNQUEIRA, S. e WAGNER, R. O Ensino Religioso no Brasil. Curitiba: Champagnat, 2011. JUNQUEIRA, Sérgio; WAGNER, Raul. O Ensino Religioso no Brasil. Curitiba: Champagnat, 2011. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001. LIMA, Emanuely Gonçalves de. A representação do cabelo (crespo/cacheado) por YouTubers: um estudo de recepção do processo de empoderamento e construção identitária da mulher negra. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO, 21., São Luís, 2019. LUI, Janayna de Alencar. Em nome de Deus: um estudo sobre a implementação do Ensino Religioso nas escolas públicas de São Paulo. 2006. 112 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Florianópolis, 2006. MACHADO, Jorge. O ciberespaço como arquitetura da liberdade – tentativas de territorialização e controle na rede. In: ALVES, Giovanni e MARTINEZ, Vinício (Orgs.). Dialética do ciberespaço. Trabalho, tecnologia e política no capitalismo global. Londrina: Práxis, 2002. MAGALHÃES, Gilcéia Freitas. Ação Católica, ação política: as influências do grupo católico durante o Estado Novo. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 23., 2005, Londrina. Anais do XXIII Simpósio Nacional de História – História: guerra e paz. Londrina: ANPUH, 2005. Disponível em: <https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548206370_02b46e15293d9a9da73f44bbc3f9eff9.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2019. MANDELI, Maíra de Lima. Liberdade religiosa. Revista Intertemas, São Paulo, v. 16, n. 16, 2008. Disponível em: <http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/Direito/ article/view/688>. Acesso em: 10 mar. 2019. MANZINI-COVRE, Maria de Lourdes. O que é cidadania. São Paulo: Brasiliense, 2006. MARCELINO, Pedro Renato Lúcio. A pós-modernidade e o consumismo. Contribuição discente parte 1. Revista Acadêmica de Direitos Fundamentais, Osasco, v. 3, n. 3, p. 23-32, out. 2009. MARQUES, Gutemberg de Lima; BARRETTO, Anderson Gomes Paes. YouTubers brasileiros: da autoexposição à monetização em lojas virtuais. Revista Eletrônica da Estácio Recife, v. 4, n. 1, 2018. MARTINO, Luís Mauro Sá. A potência da alteridade nas mídias digitais: uma perspectiva de identidade e diferença. LUMINA – Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, v. 10, n. 2, p. 1-18, ago. 2016. MARTINO. Luís Mauro Sá. Mídia, religião e sociedade: das palavras às redes digitais. São Paulo: Paulus, 2016. MELLO, Gabriella Trevisan de; LIMA, Gustavo Barbiere. A influência dos Vlogs criados no YouTube sobre o comportamento de compra de inscritos: uma pesquisa qualitativa. Revista Executiva Online, Bebedouro, v. 2, n. 1, p. 65-79, 2017. MELO, Sílvia Mara de; LIMA, Virgínia Jacinto. O discurso religioso e as lentes da mídia. Revista Arredia, Dourados, v. 5, n. 8, p. 1-15, jan./jun., 2016. MENIN, Fernanda Asseff; REIS, Fábio Augusto Gomes Vieira; GIORDANO, Lucília do Carmo; AMARAL, Ana Maria Carrascosa do; GABELINI, Beatriz Marques; CERRI, Rodrigo Irineu. Critérios de delimitação de áreas de influência em estudos de impacto ambiental de rodovias: abordagem de processos de dinâmica superficial. Revista do Instituto de Geociências, USP, Geologia, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 209-224, set. 2017. MIRANDA, Jorge. Estado, liberdade, religiosa e laicidade. Gaudium Sciendi, n. 4, p. 20-48, 2013. MOURA, Gabriela Beatriz Ferraz de; FREITAS, Lúcia Gonçalves de. O YouTube como ferramenta de aprendizagem. Revista REVELLI, v. 10, n. 3, p. 259-272, set. de 2018. MUNIZ, Tamiris Alves. A disciplina ensino religioso no currículo escolar brasileiro: institucionalização e permanência. 2014. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2014. NERY, José Israel. O Ensino Religioso no Brasil no contexto da história e das leis. Brasília: AEC, 1993. NEVES, João Adamor Dias; MOTA, Márcio de Oliveira. Estratégias de marketing de serviços religiosos em Fortaleza. Revista de Administração, v. 6, n. 2, p. 26-44, 2008. OLIVEIRA, Angelita Correa. Ensino religioso na educação básica: desafios e perspectivas. Revista da Graduação, PUC-RS, v. 5, n. 1, p. 24-25, 2012. OLIVEIRA, Aurenéa Maria de; SANTOS, Vanessa Nicolau Freitas dos. LDBEN, Ensino Religioso e temas transversais em escolas públicas de Pernambuco. Anais do XXI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÇÃO, PUC-PR, Curitiba, 2015. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17952_9262.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2019. OLIVEIRA, Lilian Blank de. Ensino Religioso no Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2007. OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007. ORTUNES, Leandro. Pastores midiáticos: influenciadores digitais ou apenas pastores? In: 41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIAS DA COMUNICAÇÃO, 41., Joinville 2018. ORTUNES, Leandro; CHICARINO, Tathiana Senne; MARTINHO, Silvana; PENTEADO, Cláudio Luís de Camargo. Pastores influenciadores digitais e o “cyber-rebanho” de suas redes de relações In: VIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (VIII COMPOLÍTICA), 8., 2019, Brasília. Anais... Brasília: FAC/UnB, 2019. p. 1-26. PASSOS, João Décio. Ensino religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PENTEADO, Luiz Gonzaga Moura. Entre dizeres, saberes e fazeres: os espaços vivenciados pelo Ensino Religioso no currículo da escola pública de Recife, no período de 1996 a 2014. 2015. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2015. PEREIRA, Eloísa Cristina Romão; JOHN, Valquíria Michela. A venda da fé pela mídia: análise do discurso religioso apresentado no programa de TV da Igreja Mundial do Poder de Deus. Revista Anagrama, v. 9, n. 2, p. 1-15, jul./dez. 2015. PINHEIRO, Maria F. O público e o privado na educação: um conflito fora de moda? In: FÁVERO, O (Org.). A educação nas constituintes brasileiras 1823-1988. Campinas: Autores Associados, 2001. PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo; CATARINO, Elisângela Maura; SANTANA, Maria Luzia da Silva; TEIXEIRA, Filomena. A Tríade Religiosidade, Gênero e Direitos Humanos: diálogo com professoras membros da Congregação Cristã do Brasil (CCB). Revista Religare, v. 15, n. 2, p. 670-686, dezembro, 2018. RAUBER, Tânia Mara; MOREIRA, Benedito Dielcio. Jovens YouTubers e o embate entre a rede e a televisão. In: XVII Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação, 17., 2017, Cuiabá. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, UFMT, Cuiabá, 2016. p. 1-13. RICHARDSON, Roberto Jarry (Org.). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999. RODRIGUES, Elisa. A formação do estado secular brasileiro. Revista Horizonte, v. 11, n. 29, p. 149-174, 2012. ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. São Paulo: Atlas, 2003. SARTORI, Giovanni. Homo videns: televisão e pós-pensamento. Bauru: EDUSC, 2001. SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, ideologia e contra ideologia. Temas básicos de educação e ensino. São Paulo: EPU, 2006. SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. SILVA, Caio Melo da; HOLZBACH, Ariane. Espectatorialidade comentada no YouTube: um estudo comparado sobre recepção de webséries. Revista Geminis, v. 9, n. 3, p. 41-51, abr. 2019. SILVA, Cristiane Rubim Manzina da; TESSAROLO, Felipe Maciel. Influenciadores digitais e as redes sociais enquanto plataforma de mídia. In: XVI Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação, 16., 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, São Paulo, 2016. Disponível em: <https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-2104-1.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2019. SILVA, Fabiana Maria Lobo da. Liberdade de religião e o Ensino Religioso nas escolas públicas de um estado laico: perspectiva jusfundamental. Revista de Informação Legislativa, ano 52, n. 206, abr./jun. 2015. SILVA, Marco Polo Oliveira da. YouTube, juventude e escola em conexão: a produção da aprendizagem ciborgue. 2016. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMG, Belo Horizonte, 2016. SILVA, Vagner Gonçalves da. Concepções religiosas afro-brasileiras e neopentecostais: uma análise simbólica. Revista USP, São Paulo, n. 67, p. 150-175, set./nov., 2005. SILVEIRA, Emerson Sena de. Espetáculo, religião e consumo: passagens e tensões na hipermodernidade. In MOREIRA, Alberto da [et al.]. A Religião entre o espetáculo e intimidade. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2014. SOUSA, Bertone de Oliveira. A teologia da prosperidade e a redefinição do protestantismo brasileiro: uma abordagem à luz da análise do discurso. Revista Brasileira de História das Religiões, ANPUH, v. 4, n. 11, set., 2011. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/ index.php/rbhranpuh/article/view/30407/15991>. Acesso em: 20 jul. 2019. SOUZA, Catiane Rocha Passos de; PEREIRA, Laísa da Silva. Influenciadores digitais religiosos: modus vivendi na sociedade em midiatização. Salvador: ENECULT, 2019. TERRA, Carolina Franzon. Como identificar o usuário-mídia, o formador de opinião online no ambiente das mídias sociais. Revista Internacional de Relações Públicas, v. 2, n. 4, p. 73-96, 2012. SALLESI, Walter; GENTILINI, Maria Augusta. Desafios do ensino religioso em um mundo secular. Revista Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 169, p.856-875, jul./set., 2018. ZANETTE, Maria Carolina. Influência digital: o papel dos novos influentes no consumo. Curitiba: Appris, 2015.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectRedes sociais. YouTubept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleCAMPO DE INFLUÊNCIAS MÚTUAS ENTRE O YOUTUBE E O ENSINO RELIGIOSOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Paula Boone Kruger.pdfTCC - Ana Paula Boone Kruger3,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.