Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/379
Tipo: Dissertação
Título: CAMPO DE INFLUÊNCIAS MÚTUAS ENTRE O YOUTUBE E O ENSINO RELIGIOSO
Autor(es): Kruger, Ana Paula Boone
Primeiro Orientador: Oliveira, David Mesquiati de
Primeiro membro da banca: Gonçalves, David Mesquiati de
Segundo membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Terceiro membro da banca: Souza, Ronivaldo Moreira de
Resumo: Este estudo tem por principal objetivo mensurar os efeitos, positivos e/ou negativos, decorrentes do campo de influências entre as redes sociais e o Ensino Religioso, conforme a opinião dos/as professores/as do Ensino Fundamental II, em Vila Velha (ES). Diante disso, a questão-problema a ser respondida ao final deste estudo é: qual a percepção dos professores em relação ao YouTube como recurso didático para mediação entre o Ensino Religioso e os alunos do Ensino Fundamental? Dentre os argumentos que justificam a realização deste trabalho, tem-se que, pelo ângulo da relevância social, o estudo se baseia na crença de que a escola seja um dos principais veículos de informação nos diferentes métodos de ensino e de aprendizagem, devendo ser usada para levar conhecimento aos alunos, e aderir às modernas ferramentas que a tecnologia disponibiliza, as quais podem ser úteis, pois permitem incrementar o processo ensino e aprendizagem, tornando as aulas mais atrativas e facilitando o cotidiano dos professores. A pesquisa ainda encontra justificativa na importância de buscar formas de analisar os efeitos das ferramentas tecnológicas no cotidiano educacional, visando a identificar os aspectos mais relevantes, para motivar os pontos positivos, e minimizar os pontos negativos, o que, por certo, irá conferir maior eficácia a esse processo. Do ponto de vista teórico-metodológico, essa pesquisa também encontra justificativas para a sua realização na importância de se conhecerem os efeitos locais do campo de influências entre o YouTube e o Ensino Religioso, no que tange ao Ensino Fundamental, nas escolas municipais de Vila Velha (ES). No que diz respeito aos aspectos metodológicos, este estudo foi realizado por meio da combinação de pesquisa teórico-bibliográfica e pesquisa de campo junto a professores pertencentes ao município de Vila Velha (ES). Para tanto, fez-se uso das seguintes linhas de estudo: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Quanto à metodologia, este estudo se constitui de pesquisa de caráter quali-quantitativo, sendo classificada como quali-quantitativa, devido aos objetivos, cuja classificação se aplica por propiciar maior intimidade com o problema.
Resumo Alternativo: This study has as main objective to measure the effects, positive and/or negative, resulting from the field of influences between social networks and Religious Education, according to the opinion of Elementary School teachers, in Vila Velha (ES). Therefore, the problem question to be answered at the end of this study is: what is the perception of teachers in relation to YouTube as a didactic resource for mediation between Religious Education and Elementary School students? Among the arguments that justify the accomplishment of this work, it is that, from the angle of social relevance, the study is based on the belief that the school is one of the main vehicles of information in the different teaching and learning methods, and should be used to bring knowledge to students, and adhere to the modern tools that technology provides, which can be useful, as they allow to increase the teaching and learning process, making classes more attractive and facilitating teachers daily lives. The research still finds justification in the importance of looking for ways to analyze the effects of technological tools in the educational routine, aiming to identify the most relevant aspects, to motivate the positive points, and to minimize the negative points, which, certainly, will confer greater effectiveness to that process. From a theoretical and methodological point of view, this research also finds justifications for its realization in the importance of knowing the local effects of the field of influences between YouTube and Religious Education, with regard to Elementary Education, in the municipal schools of Vila Velha (ES). With regard to methodological aspects, this study was carried out by combining theoretical and bibliographic research and field research with teachers belonging to the municipality of Vila Velha (ES). For this, the following lines of study were used: bibliographic research and field research. As for the methodology, this study consists of a quali-quantitative research, being classified as quali-quantitative, due to the objectives, whose classification is applied because it provides greater intimacy with the problem.
Palavras-chave: Educação
Ensino Religioso
Modernidade
Redes sociais. YouTube
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/379
Data do documento: 20-Ago-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Paula Boone Kruger.pdfTCC - Ana Paula Boone Kruger3,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.