Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/377
Tipo: | Dissertação |
Título: | ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA E OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE VILA VELHA (ES) |
Autor(es): | Rodrigues, Erika Barros de |
Primeiro Orientador: | McGeoch , Graham Gerald |
Primeiro membro da banca: | McGeoch, Graham Gerald |
Segundo membro da banca: | Brotto, Julio Cezar de Paula |
Terceiro membro da banca: | La Paz, Nivia Ivette Núñez de |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo geral identificar e analisar os desafios enfrentados pela gestão educacional para promover o Ensino Religioso nas escolas públicas do município de Vila Velha (ES). Justificando este estudo, entende-se que o momento social é de transformações intensas. Contudo, parece que a sociedade não está pronta para a aceitação de direitos que, por muito tempo, foram negados. O direito às manifestações religiosas, por exemplo, embora legitimado desde a Constituição Federal de 1988, ainda há resistência e preconceito em um dos países mais religiosos do mundo. O desenvolvimento deste estudo se baseou na importância de se abordar um tipo de preconceito presente no Brasil, por meio do cada vez mais registram-se queixas de preconceito e discriminação religiosa. A escola é agente formador e transformador. Nela chegam todas as manifestações de problemas sociais. Diante disso, faz-se necessário conhecê-los e entender suas dimensões para elaborar estratégias visando superar tais obstáculos. Afinal, é na escola que a religião precisa ser compreendida como ciência, necessidade e agente promotor de respeito e convívio. Assim, faz-se necessário investigar os motivos de preconceito, discriminação e da não democracia religiosa, ainda frequentes na escola pública. Em relação à metodologia adotada, os passos necessários envolveram: a) pesquisa exploratória e descritiva; b) pesquisa bibliográfica; c) pesquisa documental; d) pesquisa de campo; e) entrevista em profundidade. No que tange às religiões, este estudo adotou abordagem inter-religiosa, por considerar que, para a gestão escolar que pretenda respeitar a laicidade da Educação, torna-se importante promover o Ensino Religioso, visto ser fundamental a defesa do pluralismo religioso. Para a coleta de informações, optou-se por fazer entrevistas com professores/as e gestores/as de escolas municipais de Vila Velha (ES), em que são ministrados Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. As entrevistas foram feitas com três profissionais, sendo 1 gestor/a e 2 professores/as, os quais preferiram não se identificarem, nem às suas respectivas unidades de ensino – posto que relataram problemas ocorridos no interior das escolas, ao longo do ano de 2019, envolvendo questões relacionadas à intolerância religiosa e/ou dificuldades para fazer valer o princípio da laicidade do Estado, bem como para promover a inclusão religiosa. |
Resumo Alternativo: | This study aimed to identify and analyze the challenges faced by educational management to promote Religious Education in public schools in the municipality of Vila Velha (ES). Justifying this study, it is understood that the social moment is one of intense transformations. However, it seems that society is not ready for the acceptance of rights that, for a long time, have been denied. The right to religious manifestations, for example, although legitimized since the Federal Constitution of 1988, there is still resistance and prejudice in one of the most religious countries in the world. The development of this study was based on the importance of addressing a type of prejudice present in Brazil, through complaints of prejudice and religious discrimination being increasingly recorded. The school is a training and transforming agent. It contains all manifestations of social problems. Given this, it is necessary to know them and understand their dimensions to develop strategies to overcome such obstacles. After all, it is at school that religion needs to be understood as a science, a necessity and an agent that promotes respect and conviviality. Thus, it is necessary to investigate the reasons for prejudice, discrimination and religious non-democracy, which are still common in public schools. Regarding the methodology adopted, the necessary steps involved: a) exploratory and descriptive research; b) bibliographic research; c) documentary research; d) field research; e) in-depth interview. With regard to religions, this study adopted an interreligious approach, considering that, for school management that intends to respect the secularity of Education, it is important to promote Religious Education, since it is fundamental to defend religious pluralism. For the collection of information, we chose to do interviews with teachers and managers of municipal schools in Vila Velha (ES), in which Elementary Education I and Elementary Education II are taught. The interviews were conducted with three professionals, being 1 manager and 2 teachers, who preferred not to identify themselves, nor to their respective teaching units – since they reported problems that occurred inside schools, throughout 2019, involving issues related to religious intolerance and/or difficulties to enforce the principle of secularism of the State, as well as to promote religious inclusion. |
Palavras-chave: | Ensino Religioso Diversidade religiosa Gestão administrativa Laicidade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/377 |
Data do documento: | 14-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Erika Barros de Rodrigues.pdf | TCC - Erika Barros de Rodrigues | 2,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.