Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/375
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, David Mesquiati de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5577933648133224 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, David Mesquiati de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5577933648133224 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | McGeoch, Graham Gerald | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7296719930305317 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Rodrigues, Silvia Geruza Fernandes | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7255504154335447 | pt_BR |
dc.creator | Pimentel, Andréia Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5223454115625162 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-03T17:12:51Z | - |
dc.date.available | 2020-08-12 | - |
dc.date.available | 2022-06-03T17:12:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-12 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/375 | - |
dc.description.abstract | Due research covers the history and achievements of the families of children with ASD. Two students participated in the study, one aged 16 and the other aged 14. It was necessary to apply questionnaires with family members to understand the history and specificity of each one, as well as their involvement with the sacred. It is important to interact, create bonds of trust, apply differentiated activities, magazine clipping, painting, drawings and dialogue with students. For listening, understanding and stimulating the student with ASD proves that they are able to develop in teaching and learning, to become autonomous in society. With the work developed in the classroom, trust was gained and participation in projects was enhanced, which resulted in the recognition of students with ASD. | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa abrange a história e conquistas das famílias de crianças com TEA. Participaram do estudo dois alunos, um com 16 anos e outro com 14. Foi necessária a aplicação de questionário junto aos familiares para entender o histórico e especificidade de cada um, bem como o seu envolvimento com o sagrado. É importante interagir, criar laços de confiança, aplicar atividades diferenciadas, recorte de revistas, pinturas, desenhos e diálogo com os alunos. Ouvir, compreender e estimular o aluno com TEA coloca em evidência que eles conseguem se desenvolver no ensino-aprendizagem, para tornarem-se autônomos na sociedade. Com o trabalho desenvolvido em sala de aula foi conquistada a confiança e potencializado a participação em projetos, que resultaram no reconhecimento do aluno com TEA. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-03T17:12:51Z No. of bitstreams: 1 TCC - Andreia Ferreira Pimentel.pdf: 2282911 bytes, checksum: c44f682140f03465cca801a92ede9627 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-03T17:12:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Andreia Ferreira Pimentel.pdf: 2282911 bytes, checksum: c44f682140f03465cca801a92ede9627 (MD5) Previous issue date: 2020-08-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências da Religiões | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | pt_BR |
dc.relation.references | ALVES, Rubem: O que é religião? São Paulo: Ed. Loyola, 1999. __________. Por uma educação romântica. Campinas: Papirus, 2002. AUTISMO e aprendizagem escolar: Lives NeuroSaber. Live com Dr. Clay Brites, 28’13”, 22 nov. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SRsXLkTQ7Iw>. Acesso em 31 mar. 2020. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 10 jan. 2020. BASTOS, Ana Cristina de Almeida Cavalcante. Formação do Professor do Ensino Religioso e os saberes necessários para uma educação inclusiva. In: III CONEDU. Anais...Congresso Nacional de Educação, 05 a 07 de outubro de 2016. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID3549_15082016173211.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2020. BAPTISTA, Cláudio Roberto. Autismo e educação: reflexão e proposta de intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2007. BARBOSA, Rafael Ribeiro Mansur. Psiquiatria e psicanálise: para além de divergências e convergências. Rio de Janeiro: UERJ, 2013. BENVENUTI, Marcelo Frota Lobato; OLIVEIRA, Thais Porlan de; LYLE, Leticia Albernaz Guimarães. Afeto e comportamento social no planejamento do ensino: a importância das consequências do comportamento. Psicol. USP, São Paulo, v. 28, n. 3, p. 368-377, dez. 2017. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642017000300368>. Acesso em: 10 jan. 2020. BEZERRA, Marcos Ferreira. A importância do método aba – análise do comportamento aplicada – no processo de aprendizagem de autistas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 03, ed. 10, v. 06, p. 189-204, out. 2018. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/aprendizagem-de-autistas>. Acesso em: 15 jan. 2020. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 10 jan. 2020. __________. Lei n.º 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm>. Acesso em: 20 jan. 2020. __________. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 20 jan. 2020. __________. Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/Leis/L8069.htm>. Acesso em: 20 jan. 2020. BROWN, Candy Gunther. Why I Do Not Use Contemplative Pedagogy in the Public University Classroom. In: JACOBY, Sarah; TINKLENBERG, Jessica (Eds.). Contemplative Studie sand the Religious Studies Classroom. Spotlighton Teaching. ReligiousStudies News. Atlanta: American Academy of Religion, 2019. Disponível em: <http://rsn.aarweb.org/sites/ default/files/PDFs/Spotlight%20on%20Teaching/Contemplative_Pedgagogy_and_the_Religious_Studies_Classroom.pdf>. Acesso em: 06 fev. 2020. CAVALCANTI, Ana Elizabeth; ROCHA, Paulina Schmidtbauer (Orgs.). Autismo: construção e desconstrução. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. CHIOTE, Fernanda de Araújo Binatti. Inclusão da criança com autismo na educação infantil: trabalhando a mediação pedagógica. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013. DALPRÁ, Liane Rossales. Autismo e família: construindo entendimentos. 2016. 60 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Programa de Pós-Graduação em Teologia, Faculdades EST, São Leopoldo, 2016. DAVID, Rodrigues (org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006. DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca: UNESCO, 1994. EDAN. CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS. Discurso sobre Deficiência em Igrejas e Instituições Teológicas. Disponível em: <http://www.edan-wcc.org/programs/disability-discourse-in-churches-and-theological-institutions/>. Acesso 21 fev. 2020. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. __________. Pedagogia do oprimido, 17. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. __________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996. GAUDERER, E. Christian, Autismo, década de 80: Uma atualização para os que atuam na área, do especialista aos pais. São Paulo: Sarvier, 1985. GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: Rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. IDOETA, Paula Adamo. Autismo: as descobertas recentes que ajudam a derrubar mitos sobre o transtorno. G1. Ciência e Saúde, 16 fev. 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/02/16/autismo-as-descobertas-recentes-que-ajudam-a-derrubar-mitos-sobre-o-transtorno.ghtml>. Acesso 28 fev. 2020. ISABEL, Cristina Moura de Carvalho (org.). Pensar o Ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental.– Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009. IVIC, Ivan; COELHO, Edgar Pereira. (Orgs.). Lev Semionovich Vygotsky. Recife: Editora Massangana; Fundação Joaquim Nabuco, 2010. JACOBY, Sarah. Contemplative Pedagogy and the Religious Studies Classroom. In: JACOBY, Sarah; TINKLENBERG, Jessica (Eds.). Contemplative Studies and the Religious Studies Classroom. Spotlight on Teaching. Religious Studies News. Atlanta: American Academy of Religion, jun. 2019. Disponível em: <http://rsn.aarweb.org/sites/default/files/ PDFs/Spotlight%20on%20Teaching/Contemplative_Pedgagogy_and_the_Religious_Studies_Classroom.pdf>. Acesso em: 06 fev. 2020. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Ensino Religioso: aspectos legal e curricular. São Paulo: Paulinas, 2007. KRAMER, Sonia. Infância, Cultura Contemporânea e Educação Contra a Barbárie. In: BAZÍLIO, Luis; KRAMER, Sonia. Infância, Educação e Direitos Humanos. São Paulo: Cortez, 2003. KI-MOON, Ban. Dia mundial de sensibilização para o autismo 2 de abril de 2009. Nações Unidas Brasil [On-line]. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/dia-mundial-de-sensibilizacao-para-o-autismo-2-de-abril-de-2009/>.Acesso em: 18 mar. 2020. KRONBAUER, Selenir C. G; SOARES, Afonso M. L. Educação e religião: Múltiplos olhares sobre o ensino religioso. Coleção Docentes em Formação. São Paulo: Paulinas. 2013. LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl De; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. LEAR, Kathy. Ajude-nos a aprender: Um Programa de Treinamento em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) em ritmo auto-estabelecido. Manual de Treinamento em ABA. Parte 1. Trad. Margarida Hofmann Windholz et al. Toronto, 2004. Disponível em: <http://www.autismo.psicologiaeciencia.com.br/wp-content/uploads/2012/07/Autismo-ajude-nos-a-aprender.pdf>.Acesso em: 06 abr. 2020. MANTOAN, Maria Teresa Eglér; PRIETO, Rosângela Gavioli. Inclusão escolar. Pontos e Contrapontos. Valéria Amorim Arantes (org.). São Paulo: Summus, 2006. NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal de Direitos Humanos. UNIC/Rio/005, jan. 2009. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2020. FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSO (FONAPER). Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso. São Paulo: Mundo Mirim, 2009. PEREIRA, Mário Eduardo Costa. Bleuler e a invenção da esquizofrenia. Rev. latinoam. psicopatol. fundam., São Paulo, v. 3, n. 1, p. 158-163, mar. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142000000100158>. Acesso em: 03 fev. 2020. PASSOS, João Décio. Ensino religioso: Construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PIAGET, Jean. Relações entre a afetividade e a inteligência no desenvolvimento mental da criança. Trad. e org. Cláudio J. P. Saltini e Doralice B. Cavenaghi. Rio de Janeiro: Wak, 2014. RAMALHO, Lidiane Quirino; GOMES, Sebastiana Aparecida Vidal. A BNCC e as especificidades de crianças autistas no campo de experiências “EU, o outro e nós”. In: II CONBRALE – II Congresso Brasileiro sobre Letramento e Dificuldades de Aprendizagem. Anais... v. 1, 2018. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/conbrale/ resumo.php?idtrabalho=76>. Acesso em: 20 jan. 2020. RODRIGUES, Elisa; OLIVEIRA, Tânia Alice de. PIBID de Ensino Religioso: Uma proposta de educação para relações de equidade em contextos de contextos de diversidade religiosa. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 58, n. 1, p. 73-86, jan./jun. 2018. Disponível em: <http://periodicos.est.edu.br/index.php/estudos_teologicos/article/view/3171/pdf>. Acesso em: 10 fev. 2020. ROTH, Harold D. Contemplative Pedagogy. In: JACOBY, Sarah; TINKLENBERG, Jessica (Eds.). Contemplative Studies and the Religious Studies Classroom. Spotlight on Teaching. Religious Studies News. Atlanta, GA: American Academy of Religion, jun. 2019. Disponível em: <http://rsn.aarweb.org/sites/default/files/PDFs/Spotlight%20on%20Teaching/Contemplative _Pedgagogy_and_the_Religious_Studies_Classroom.pdf>. Acesso em: 06 fev. 2020. SANCHEZ, Wagner Lopes. Pluralismo religioso: As religiões no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2005. SÃO PAULO. Núcleos Especializados da Infância e Juventude, de Combate à Discriminação, Racismo e Preconceito e do Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Cartilha: Direito das Pessoas com Autismo. 1. ed. Março de 2011. Disponível em: <https://www.revistaautismo.com.br/CartilhaDireitos.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2019. SAVIANI, Dermeval. Educação: Do senso comum à consciência filosófica. 16. ed. Campinas: Autores Associados, 2004. __________. Educação no Brasil: concepção e desafios para o século XXI. Revista HISTEDBR, Campinas, n. 3, jul. 2001. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/ revista/revis/revis03/art1_3.html>. Acesso em: 26 mar. 2020. SENA, Luzia (Org.). Ensino Religioso e Formação Docente: Ciências da Religião e Ensino Religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006. SILVA, Eliane Moura da. Religião, Diversidade e Valores Culturais: Conceitos teóricos e a educação para a cidadania. Revista de estudo da religião, n. 2, p. 1-14, 2004. Disponível em: <https://www.pucsp.br/rever/rv2_2004/p_silva.pdf>. Acesso em: 06 out. 2019. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: Uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. SURIAN, Luca. Autismo: Informações essências para familiares, educadores e profissionais de saúde. São Paulo: Paulinas, 2010. TELLES, Cynara Maria Andrade. Autismo: Um acontecimento discursivo. 2016. 195f. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7479>. Acesso em: 12 jan. 2020. TUSTIN, Frances: Autismo e psicose infantil. Rio de Janeiro: Imago, 1975. VYGOTSKY, Lev Semenovich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 2001. __________. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000. __________. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Religioso | pt_BR |
dc.subject | Ciências das Religiões | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.title | AUTISMO E ENSINO RELIGIOSO: DESAFIOS E EXPECTATIVAS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Andreia Ferreira Pimentel.pdf | TCC - Andreia Ferreira Pimentel | 2,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.