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dc.contributor.advisor1Filho, José Mário-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee1Filho, José Adriano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee2Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee3Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.creatorRocha, Gabriela Oliveira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3073774558152883pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-03T14:11:14Z-
dc.date.available2020-06-30-
dc.date.available2022-06-03T14:11:14Z-
dc.date.issued2020-06-30-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/370-
dc.description.abstractThis is a study about the religious imaginary, present in the official anthems of the municipalities of Vila Velha (ES) and Vitoria (ES), in relation to the field of Religious Education in Elementary Education. This study was accomplished to promote thinking in relation to the process of teaching-learning, in order to understand the anthems as part of history, culture, and municipalities, in the daily routines and pedagogical practices, to establish an intercultural link with education, music and religion. Therefore, one seeks to understand the constitution of the religious imaginary of children and adolescents of the early and final stages of Elementary Education. The research question was: “What is the religious imaginary of official anthems from the municipalities of Vila Velha and Vitória, in the state of Espirito Santo?” The question served as a starting point to analyze the civic hymnology of Espirito Santo, to highlight elements of the religious imaginary. In order to accomplish this goal, one used the studies of Vygotsky, Wallon, Gardner, Custódio, Klein, Arroyo, Eliade and others. The main objective was to describe the pedagogical issues in the religious imaginary of the anthems of the municipalities of Vila Velha and Vitoria. As specific objectives, one tried to identify the aspects that support the identification of the religious imaginary, present an analysis of the religious aspect in the anthems chosen, and show the importance of the imaginary, memory and identity of the people from Espirito Santo, through literature and the curriculum of Religious Education. In relation to the research type, one tried to validate, as a theoretical support for methodology, considering the characteristic of the topic chosen, the scientific observation, which is a qualitative methodology, and which includes, in exploratory, qualitative and descriptive research, the analysis of bibliographic contents. Therefore, this study presents three chapters: public education and religion; music in education; the religious imaginary in civic anthems of the chosen municipalities. One concludes that, in the analysis of the cities chosen, the presence of the religious imaginary is real and very meaningful for the society in general, considering the process of colonization, the history of the occupation of territories, and the peoples who live in the cities described in this study.pt_BR
dc.description.resumoEstudo sobre o imaginário religioso presente nos hinos oficiais dos municípios de Vila Velha – ES e da Cidade de Vitória – ES, pensando o campo do Ensino Religioso na Educação Básica. Este estudo foi realizado para iniciar uma reflexão acerca do processo de ensino-aprendizagem de maneira a compreender os hinos como parte da história, da cultura, da municipalidade, nos cotidianos das escolas capixabas e práticas pedagógicas, oportunizando um diálogo intercultural com a educação, a música e a religião através do imaginário religioso. Dessa forma, busca-se compreender a formação do imaginário religioso das crianças e adolescentes dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como questão problema: “Qual é o imaginário religioso nos hinos oficiais dos municípios de Vila Velha e Vitória, no Estado do Espírito Santo?” O problema de pesquisa serviu como ponto de partida para analisar a hinologia cívica capixaba, ressaltando elementos do imaginário religioso. Para tanto, recorreu-se a estudos de Vygotsky, Wallon, Gardner, Custódio, Klein, Arroyo, Eliade dentre outros estudiosos. Teve como objetivo geral descrever considerações pedagógicas sobre o imaginário religioso dos hinos dos municípios de Vila Velha e Vitória. E, como objetivos específicos identificar fatores que contribuem para elucidar o significado do imaginário religioso, apresentar análise do aspecto religioso dos hinos pesquisados, e demonstrar a importância do imaginário, da memória e da identidade do povo capixaba, por meio da literatura e do componente curricular do Ensino Religioso. Quanto ao tipo de pesquisa procurou-se legitimar como suporte teórico metodológico, respeitando a característica do tema escolhido, a observação científica que é uma metodologia qualitativa e que compreende numa pesquisa exploratória, qualitativa e descritiva a investigação do conteúdo bibliográfico. Assim, o estudo se apresenta em três capítulos: educação pública e religião; a música na educação; e o imaginário religioso nos hinos cívicos, dos municípios pesquisados. Conclui-se que, na análise dos hinos das cidades pesquisadas, a presença do imaginário religioso é real e muito significativa para a sociedade de um modo geral, tendo em vista o processo de colonização, a história da ocupação do solo e a religiosidade dos povos que ocupam as cidades descritas nesta pesquisa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-03T14:11:14Z No. of bitstreams: 1 TCC - Gabriela Oliveira da Rocha.pdf: 2878937 bytes, checksum: b4ebc01887bebc4943f2bc3de4c9b338 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectHinologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectImaginário Religiosopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleASPECTOS DO IMAGINÁRIO RELIGIOSO NOS HINOS OFICIAIS DOS MUNICÍPIOS DE VITÓRIA/ES E VILA VELHA/ES E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO RELIGIOSOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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